30 outubro 2016

Discriminação é o principal problema de pessoas com psoríase, diz especialista


Em menção ao Dia Mundial de Conscientização da Psoríase, comemorado na última sexta (29), a coordenadora do ambulatório de psoríase do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, Letícia Oba Galvão, alertou que o principal problema do paciente ainda é a discriminação. “Como são lesões na pele, placas vermelhas descamativas, as pessoas leigas acham que é contagioso. Por isso, o paciente acaba se fechando, se cobre e não procura um tratamento”, afirmou.

A dermatologista explicou que, apesar de incomodar, com coceiras e ardência na pele, com o tratamento adequado o paciente consegue conviver com a lesão e melhorar sua qualidade de vida.

O bancário Edgar Teixeira Dias, de 53 anos, convive há 14 anos com a psoríase e disse que as pessoas sofrem muito preconceito. “Apesar de não ser transmissível, há muita discriminação. As pessoas olham as lesões e se assustam sem saber o que é. O aspecto da doença choca as pessoas, faz com que elas se afastem e isso cria uma dificuldade a mais para os portadores”, informou Edgar, que é presidente da Associação Brasiliense de Psoríase.

Saiba mais sobre o Acidente Vascular Cerebral

No dia 29 de outubro foi comemorado o Dia Mundial do AVC, também conhecido como derrame cerebral

A cada ano, 17 milhões de pessoas têm um acidente vascular cerebral (AVC) no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. No Brasil, trata-se da segunda maior causa de morte e da primeira causa de incapacidade física definitiva.

O AVC é um déficit neurológico provocado por algum problema circulatório no cérebro. Há dois tipos: o isquêmico (AVCI), onde há obstrução de uma artéria, impedindo a chegada de oxigênio nos neurônios, e o hemorrágico (AVCH), quando ocorre extravasamento de sangue no interior do cérebro ou das meninges.

Podemos suspeitar que alguém está tendo um AVC quando subitamente ocorre:

Web Rádio Petrolândia: Doença Falciforme é tema do 'Saúde com Ciência' desta semana

O teste do pezinho é fundamental para detecção precoce da doença falciforme.

Na última quinta-feira, 27 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme. Em Petrolândia, a data foi marcada por reunião na Prefeitura Municipal de Petrolândia, para debate do tema, em encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres. 

O programa Saúde com Ciência, produzido pela Faculdade de Medicina da UFMG, reapresenta série sobre o tema. Os cinco episódios, um por dia, são apresentados de segunda a sexta-feira pela Web Rádio Petrolândia, durante a sua programação.  

Saúde com Ciência: saiba mais sobre a Doença Falciforme

Uma das doenças genéticas e hereditárias mais comuns no Brasil, a doença falciforme afeta o formato das hemácias ou glóbulos vermelhos, que carregam a hemoglobina – pigmento responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para o corpo. Quando isso acontece, a hemácia apresenta o aspecto de uma foice, daí o nome falciforme, dificultando a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos. Estudos sugerem que a alteração genética, que surgiu em regiões da África e Ásia, possibilitou a seleção natural dos indivíduos com o traço falciforme, protegendo-os da malária, infecção que dizimou milhares de pessoas nesses continentes.

Órgãos federais promoverão alimentação saudável nos ambientes de trabalho

Refeições servidas nos prédios públicos irão seguir as orientações do ‘Guia Alimentar para a População Brasileira e ‘Alimentos Regionais Brasileiros’, publicações do Ministério da Saúde. Venda, promoção, publicidade ou propaganda de alimentos industrializados ultraprocessados com excesso de açúcar, gordura e sódio e prontos para o consumo são proibidos.

Servidores de mais de 200 órgãos do Governo Federal terão acesso a uma alimentação mais saudável nos ambientes de trabalho. A medida consta na portaria normativa, publicada na última quinta-feira (27), que institui as “Diretrizes de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho do Serviço Público Federal”. O documento foi assinado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e contou com o apoio técnico do Ministério da Saúde e de outros órgãos federais.

A nova portaria é resultado do trabalho do Comitê Interministerial de Prevenção e Controle da Obesidade, que o Ministério da Saúde faz parte. O documento delimita diretrizes de promoção da alimentação adequada e saudável nos ambientes de trabalho, que deverão ser trabalhadas junto aos trabalhadores da administração pública. O objetivo é reduzir casos decorrentes de agravos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a hipertensão e diabetes.

Concurso para Guarda Municipal de Petrolândia: Licitação para contratação de empresa avança com classificação de proposta de preço da Funvapi


Funvapi venceu todas as etapas da licitação e deverá ser contratada para realizar concurso público para a Guarda Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Na última quinta-feira (27), foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) o resultado do julgamento de Proposta de Preços referente ao Processo de Licitação Nº 052/2016, na modalidade Tomada de Preço Nº 004/2016, observadas as condições de "Técnica e Preço". O certame tem como objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços à Prefeitura Municipal de Petrolândia na realização de concurso público para guarda municipal.

Conforme antecipado por este Blog, no dia 21 passado, após a fase de habilitação das empresas, composta por análise de documentos e comprovação de competência técnica para desempenhar a prestação de serviços, naquela data a licitação prosseguiu, com a abertura do envelope de proposta de preço da única empresa classificada para as etapas seguintes do processo licitatório, a Fundação Vale do Piauí (FUVAPI). Como resultado da conformidade da proposta apresentada, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) e Comissão Julgadora, em seu julgamento, manifestaram-se favoravelmente à classificação da Proposta de Preço da referida empresa.

Ministério do Meio Ambiente dialoga com cidades que abrigam barragens de hidrelétricas

Objetivo é auxiliar a articulação dos municípios que abrigam barragens de hidrelétricas para promover a sustentabilidade nessas regiões, desde o incentivo à piscicultura até o fomento ao turismo, de acordo com a vocação de cada cidade. 
Lago de Itaparica, em Petrolândia-PE, barragem da UHE Luiz Gonzaga (Foto: Lúcia Xavier)

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) estudará ações sustentáveis de recuperação e geração de renda em cidades que abrigam barragens de hidrelétricas. Na última terça-feira (25), o ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte, solicitou que a Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH) faça um levantamento das principais demandas do setor. O objetivo é estreitar relações entre o governo federal e as prefeituras na implantação de políticas para essas áreas.

Entre os pontos citados, está o incentivo às atividades de turismo e lazer e ao desenvolvimento sustentável com a participação dos produtores rurais e das comunidades locais. “A questão da água é prioritária no Brasil e no mundo”, destacou Edson Duarte. “É importante que seja feito um mapeamento das demandas para que sejam identificadas as propostas de soluções”, acrescentou. Segundo ele, a intenção do MMA é atuar como uma ponte entre os municípios e possíveis parceiros.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 30/10/2016


Neste domingão, 30 de outubro de 2016, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Petrolândia ontem, hoje e sempre