14 dezembro 2017

Petrolândia/Jatobá: Movimento de ocupação da Usina Luiz Gonzaga é vitorioso com reabertura da mesa de diálogo e negociação de orçamento para 2018

v

Comissão formada para reunião

Saindo da reunião com documentos assinado


Foi feliz o desfecho, na tarde desta quinta-feira (14), da ação que manteve durante quatro dias o acampamento nas instalações da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Jatobá, no Sertão de Pernambuco, em mobilização articulada pelo Polo Sindical do Submédio São Francisco Pernambuco e Bahia, lideranças sindicais, representantes de vários movimentos e trabalhadores, todos em prol do Sistema Itaparica, rede de Perímetros Irrigados construídos pela Chesf em Pernambuco e Bahia, às margens da reservatório de Itaparica. A ocupação foi iniciada na madrugada de segunda-feira (11), com a participação de centenas de pessoas. 

À reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, a líder sindical Genilda relatou, com satisfação, a vitória do movimento para a reabertura do diálogo com o governo e a negociação do orçamento de 2018 para a manutenção dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica. 

"Boa tarde, Assis! Quero dizer que, graças a Deus, o nosso ato na Usina Luiz Gonzaga foi vitorioso. Então, acertadamente, o Polo Sindical e Comissão, junto com seus parceiros, parlamentares compromissados e sérios, com esse Sistema Itaparica, que estiveram aqui conosco estes dias. O Polo Sindical do Submédio São Francisco Pernambuco e Bahia, acertadamente decidiu e acertou quanto ao ponto de sua estratégia de ação, de mobilização, foi aqui na Usina Luiz Gonzaga, onde tudo começou. Então, valeu o empenho, valeu o esforço, todas as pessoas, todos que contribuíram pra nossa ação, pra nossa luta ter sido vitoriosa. 

Os pontos de pauta que nós apresentamos pra o governo hoje, em reunião por vídeoconferência e com a presença da Chesf, valeu a pena, porque nós saímos com o orçamento. Foi um fechamento do orçamento 2017. Para as questões de O&M [Operação e Manutenção] é que não foi fechado o orçamento, então vamos ter uma reunião dia 27, em Brasília, para discutir e encaminhar. Em 2018, o orçamento da previsão do PLOA, é de R$ 20 milhões, mas, entende-se o Sistema Itaparica, o Polo Sindical e a Codevasf também, informam que esse valor não representa um terço do valor, mas vamos ter a oportunidade de conversar, de dialogar na mesa, mais orçamento para o Sistema Itaparica. 

A grande conquista de tudo foi a retomada da mesa de diálogo. A mesa de diálogo vai ser retomada pra o Sistema Itaparica, já tem agendamento de uma reunião para fazer o planejamento, o agendamento de datas, para 2018 da mesa de diálogo. E vai estar, também, incluído nesta pauta, todas as reivindicações de revitalização do Sistema, definição do modelo de gestão dos perímetros, a conclusão do Jusante, que foi ponto de pauta pra estar sendo concluído o Jusante em 2018, a regularização fundiária dos perímetros e vamos estar discutindo a questão da ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural]. Nossos trabalhadores não podem ficar sem ATER. Então, o governo está bancando quatro passagens de pessoas do movimento para estarem indo a Brasília. 

E nós, por conta da nossa ação aqui na Usina Luiz Gonzaga, o Polo Sindical e algumas pessoas receberam uma ação. Então, essa ação judicial está sendo retirada, está sendo destituída do processo, então, isso é muito vitorioso para nós, no governo de coalizão, nesse governo em que a gente está, nesse governo Temer, nós termos chegado aonde nós estamos, nós termos saído dessa ação vitorioso, com conquista. Mostra a força, a união dos trabalhadores, que os trabalhadores, cada um agora na sua base, se mobilize e jamais vamos deixar essa bandeira cair. Itaparica tem que estar sempre com sua bandeira levantada, firme e forte." 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do Polo Sindical Submédio São Francisco PE/BA

Petrolândia/Jatobá: Descida de baronesas e alta mortalidade de peixes em tanques-rede despertam preocupações sobre o Lago de Itaparica



Na última sexta-feira (08), a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) alertou que blocos da planta baronesa haviam se desprendido e estavam descendo o rio São Francisco. Segundo o órgão, o deslocamento da vegetação ocorreu pela mudança de direção e velocidade dos ventos, além da queda da vazão da barragem de Sobradinho, reduzida para cerca de 550m³/s. Na tarde dessa quarta-feira (13), o fenômeno foi registrado no Lago de Itaparica, junto à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Jatobá, em fotos e vídeo, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, Rogério Viana.

O diretor de Projetos da AMMA, Victor Flores, afirmou que a migração das baronesas não traz prejuízos para a natureza. “Esse é um evento natural, que foi potencializado pela diminuição da vazão, Sobradinho nunca esteve numa vazão tão baixa. Por isso, deve-se redobrar a atenção, principalmente com a navegação, para que não ocorra nenhum acidente”, esclareceu ele, na semana passada.



Outro fenômeno, esse nada natural, é a alta mortalidade dos peixes nos tanques-rede, com altos prejuízos aos piscicultores do Lago de Itaparica, principalmente na margem baiana. Segundo o secretário municipal, alguns produtores estão com 100% de perdas em tanques. Grande quantidade de peixes mortos tem sido removida dos criatórios, com situação preocupante em Glória, na Bahia.

Atualmente, o Lago de Itaparica está com pouco mais de 11% de volume útil. As chuvas que caem na cabeceira da bacia do São Francisco têm alimentado Sobradinho em mais de 1000 m³/s, reservatório atualmente com volume útil estimado em 3,75%, conforme relatório da Agência Nacional de Águas (ANA).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Rogério Viana

Petrolândia: Pavimentação em paralelepípedos da Vila Umbuzeirão é solicitada pelos vereadores Eudes Fonseca e Toinho de Eugênio


Na noite dessa quarta-feira (13), os vereadores Toinho de Eugênio (Solidariedade) e Eudes Fonseca (PV) apresentaram, em conjunto, durante a última sessão ordinária deste ano na Câmara Municipal de Petrolândia, a solicitação à prefeitura para a pavimentação em paralelepípedos da Vila Umbuzeirão.

Veja abaixo íntegra de vídeo


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Cras e Cadastro único promovem Curso de Design de Sobrancelhas






A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  e do Cadastro Único, promoveu em Petrolândia o Curso de Design de Sobrancelhas.

Segundo Socorro Fernandes, Coordenadora do CRAS é mais um curso ofertado aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), para ensinar aos participantes as técnicas de design de sobrancelhas, tanto para o cuidado da própria beleza quanto como profissionalizante, com possibilidade de gerar renda extra com os novos conhecimentos.

Ainda de acordo com a coordenadora, além do curso ser totalmente gratuito, os participantes receberam um kit contendo materiais necessários para as atividades.

O curso visa melhorar a autoestima dos participantes e ensinar técnicas de design de sobrancelhas, proporcionando o aprendizado correto e habilidades práticas de várias técnicas e recursos para manipular esteticamente sobrancelhas.

Ver fotos>CURSO DE DESIGN DE SOBRANCELHA PROMOVIDO PELO CRAS

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Socorro Fernandes - Coordenadora do CRAS Petrolândia

Petrolândia: Eternos Amigos são atração da festa de 1 ano da BR Mania do Posto Rical neste sábado (16)

Divulgação/BR Mania

Tacaratu: Programação religiosa em louvor da festa de Nossa Senhora da Saúde em 2018


Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Petrolândia: Votos de boas festas da Climagem-Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem

Divulgação/Climagem

Pernambuco lança a segunda versão do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Plano prevê programas e ações voltadas a fortalecimento da agricultura familiar, oferta de alimentos a estudantes, trabalhadores e pessoas em vulnerabilidade alimentar. 

Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a lançar a segunda versão do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A apresentação do programa aconteceu na tarde da última terça-feira (12), no Centro de Convenções do hotel Portal de Gravatá, no agreste nordestino. Representando o governador Paulo Câmara, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, apontou o compromisso em construir as bases necessárias para a execução do plano.

“Fica aqui o primeiro compromisso em reorganizar o funcionamento da Suasan para dar a nossa câmara melhores condições de atuação. Pernambuco foi o primeiro estado a apresentar o seu plano de segurança alimentar, o primeiro a apresentar a segunda versão e eu quero que, em um tempo muito breve, nós sejamos o estado que tenha o melhor índice de cumprimento dos seus planos”, afirmou. “Esse deve ser o nosso maior compromisso. Garantir alimentação de qualidade e em quantidade de maneira acessível, contínua e perene, socialmente responsável e que respeite aquela que é a diretriz do controle social, aquela que é obrigação dos governos: cumprir bem a função das políticas públicas”, destacou Cloves.

Incentivo do Governo de Pernambuco à piscicultura do Lago de Itaparica é debatido na UFRPE


A criação de tilápia no Lago de Itaparica e os incentivos dados pelo Governo do Estado e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio do ProRural, no fortalecimento da Rede Produtiva da Piscicultura no Sertão foi tema debatido na manhã de ontem (13), durante a XIII Semana do Engenheiro de Pesca, que acontece de 12 a 15 de dezembro, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O coordenador da Unidade de Gestão Territorial do ProRural em Petrolândia, Kleyton Lima, abriu a mesa temática intitulada “Cadeia Produtiva de Tilápia para Pernambuco”, que aconteceu dentro do Seminário da Engenharia de Pesca “Valorização profissional da Engenheria de Pesca”. Durante a apresentação, o coordenador falou da importância dos investimentos do governo Paulo Câmara na região e dos benefícios socioeconômicos da piscicultura de Itaparica.

Durante os dias de evento ocorrerão também apresentações de trabalhos e palestras.

Assessoria de Comunicação
ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
Governo de Pernambuco

Petrolândia: O Natal Fantástico da loja Minas espera por você!


Aqui pode não nevar, mas o clima de Natal chegou com tudo na Lojas Minas. Venha conferir as ofertas especiais de fim de ano e garanta os melhores presentes da cidade para você e sua família. Viva o Natal Fantástico na Minas de Petrolândia, presente em sua vida o ano inteiro.

A loja Minas está localizada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria de Saúde. 

Divulgação/Minas

Petrolândia: Moção de Pesar pelo falecimento de dona Chiquinha Veloso é apresentada pelos vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca


Missa no aniversário de 100 anos de dona Chiquinha Veloso (Foto: Assis Ramalho/Arquivo Blog AR)

Na última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (13), os vereadores Toinho de Eugênio (Solidariedade) e Eudes Fonseca (PV) apresentaram, em parceria, Moção de Pesar pelo falecimento da sra. Maria Francisca das Neves, conhecida como Chiquinha Veloso. Ela faleceu aos 101 anos no dia 4 de julho deste ano.



Notícia relacionada

Veja abaixo a íntegra da Moção de Pesar Nº 18/2017

Conheça a história do queijo que nasceu no Brasil Colonial

O queijo Reino nasceu por acaso, mas conquista o paladar dos brasileiros por gerações

A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de queijos do País, oferece ao consumidor diversos tipos de queijos. Cada um tem uma história de como foi criado. Uma das mais curiosas é a do Queijo Reino. Ele leva este nome por causa de acontecimentos do tempo do Brasil Colonial.

Naquela época, a família real portuguesa trazia da Europa o queijo tipo Edam, que era transportado até aqui dentro de barris que, em viagens anteriores, eram utilizados para armazenar vinho.

A longa viagem alterava sua maturação e, consequentemente, o sabor, textura e a casca, que acabava ficando avermelhada. Portanto, se transformava em outro produto diferente do original. Foi assim que nasceu o queijo Reino – o nome vem justamente por conta da família real. Com o passar do tempo, esse queijo passou a ser embalado em latas de aço e virou tradição nas festas de fim de ano do Nordeste, onde as pessoas têm o costume de oferecer como presente em sinal de querer bem e carinho ao próximo.

Em Pernambuco, IPVA vai subir entre 5% e 8% em 2018


O valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago pelos pernambucanos em 2018, irá sofrer um reajuste de 5% a 8%. Assim como aconteceu neste ano, o calendário de cobrança será iniciado em fevereiro para todas terminações de placas, mudando apenas a data de vencimento. Para quem optar pelo pagamento em cota única, o desconto dado também será mantido, ficando em 7%.

A expectativa é arrecadar acima do valor de R$ 1 bilhão registrado nos últimos anos. O percentual exato de reajuste irá variar de acordo com o modelo do veículo, seguindo as referências da Tabela Fipe. Os prazos irão do dia 19 ao dia 28 de fevereiro, para todos os 2,9 milhões de veículos do Estado.

Lei estadual concede isenção de multas e juros de IPVA para donos de motocicletas em Pernambuco

Prefeitura de Tacaratu anuncia pagamento do 13º salário de servidores

José Gerson em entrevista a Assis Ramalho (Foto: Arquivo Blog AR)

A Prefeitura Municipal de Tacaratu vai pagar o 13º Salário aos servidores nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2017, segundo anunciou nesta quarta-feira, o Prefeito José Gerson da Silva, que mesmo considerando as dificuldades do cenário econômico brasileiro, de forma planejada, cumpre com eficácia suas responsabilidades de Gestor Público Municipal, para com todos os servidores. O gestor acrescenta ainda que “o 13º Salário é um reforço fundamental para este final de ano, colocando no mercado em torno de R$1.347.000,00, que movimentará a nossa economia local”.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Tacaratu

Prefeitura de Escada inicia planejamento do carnaval de 2018


Foto: Neto Fernandes/ASCOM

Na noite da última terça-feira (12/12), a Gerência de Eventos do município de Escada realizou a primeira reunião que deu início ao planejamento do carnaval de 2018. Participaram do encontro vários diretores e organizadores das agremiações carnavalescas, a prefeitura de Escada pretende no próximo ano proporcionar a população escadense e aos turistas que apreciam o carnaval local um evento multicultural e com bastante tradição como são realizados todos os anos.

O gerente de eventos Edmilson Rafael destacou, “estamos trabalhando para que Escada tenha um carnaval organizado de muita paz e folia para os escadenses”.

Escada é uma das cidades da mata sul do estado com o carnaval mais tradicional da região, com blocos de referências, como “As Catraias da Vila Operária” que sai às ruas da cidade sempre no domingo de carnaval, além de outras agremiações que abrilhantam a folia dos escadenses.

Sanchilis Oliveira - ASCOM-Escada

Walmart e Bompreço participam da campanha Natal Sem Fome


Até o dia 16 de dezembro, as lojas do Bompreço participam da campanha Natal Sem Fome, uma iniciativa da Ação da Cidadania que tem o objetivo de arrecadar mais de 500 toneladas de alimentos não perecíveis. Sob a coordenação do Instituto Walmart, 58 lojas da rede participam da ação como pontos de coleta das doações. 

 De acordo com a Ação da Cidadania, o número de brasileiros que não tem comida em casa é cada vez maior. O Brasil saiu do mapa da fome da ONU em 2014, mas cerca de 7 milhões de pessoas não têm o que comer, segundo números do IBGE. Diante desse quadro, a ONG retomou a campanha Natal Sem Fome, dez anos após a realização da última edição.

Aponte