08 maio 2014

“O desenvolvimento de Pernambuco deve ser melhor distribuído”, defende Armando Monteiro, em Arcoverde


Com a participação de mais de 1,7 mil pessoas inscritas, a terceira plenária do Projeto Pernambuco 14 reuniu na noite desta quinta-feira (8), em Arcoverde, representantes da sociedade civil e lideranças políticas de todo o Sertão do Moxotó. Um pouco antes da plenária final, o senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato a governador, defendeu uma política mais afirmativa do Estado em favor da interiorização do desenvolvimento.

“Pernambuco cresceu, mas acentuou os seus desníveis. Todos melhoraram, mas as distâncias se acentuaram, as distâncias sociais, a distribuição da riqueza e do processo de desenvolvimento do Estado, que passou a ser mais concentrado ainda em algumas regiões que tinham melhor infraestrutura”, afirmou, ao lado do deputado federal João Paulo, pré-candidato a senador.

“O Nordeste tem metade da renda nacional, mas Pernambuco tem um terço da renda do Sudeste e o pernambucano do Sertão tem um terço da renda da área metropolitana. E aí tem que haver uma ação firme e indutora do Estado para reverter esse quadro. A lógica do investimento é perversa porque só procura os locais que têm mais infraestrutura e melhor oferta de mão de obra. Ou há uma ação firme do Estado, no sentido de corrigir essas distorções, ou esses desequilíbrios vão crescer ainda mais”, acrescentou.

Assessoria de Imprensa de Armando Monteiro
Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Fernando Bezerra faz palestra para executivos do setor de seguros




O pré-candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, reuniu-se nesta quinta-feira (08), com executivos e corretores das principais associações de seguradoras de Pernambuco. No encontro, que aconteceu num restaurante do Derby, o ex-ministro da Integração Nacional fez uma palestra sobre as perspectivas de desenvolvimento do estado e as oportunidades para os próximos anos.

Para Fernando Bezerra, a reindustrialização de Pernambuco vai garantir um novo salto econômico, em especial, para o setor das seguradoras. “O PIB do estado dobrou entre 2007 e 2012 e já temos dados que apontam que este PIB vai duplicar novamente até 2019. Esse crescimento vai gerar grandes oportunidades para as seguradoras, principalmente, com a chegada do pólo automotivo que está se estabelecendo no estado.”

Iterpe entrega títulos de terra a agricultores de São Lourenço da Mata

Instituto regularizou a situação de 86 famílias que vivem da agricultura familiar em dois assentamentos do município

O Governo de Pernambuco realiza novas ações da Reforma Agrária e beneficia agricultores familiares do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado – Iterpe, instituição da Secretaria de Agricultura de Pernambuco – Sara, entregou, na manhã desta quinta-feira (08), títulos de posse a agricultores dos assentamentos Colégio e Pixaó, beneficiando 86 famílias.

A solenidade de entrega dos títulos aconteceu às 11h de amanhã no assentamento Colégio, com as presenças do secretário de Agricultura, Aldo Santos, do diretor-presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, do prefeito do município, Éttore Labanca, além de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – ProRural e de secretários do município.

O título de posse é o documento que garante ao assentado a legitimação de sua ocupação na terra, pois é o registro que concede a ele o direito de permanecer no imóvel rural e utilizar as terras do Estado para fins de produção. De acordo com o diretor-presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a conquista do título vai proporcionar ao agricultor segurança jurídica e viabilizar o acesso às políticas públicas e sociais, gerando cidadania e qualidade de vida. A titulação permite ao trabalhador rural se cadastrar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que garante aos agricultores a compra, por parte das prefeituras, da produção dos alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas.

– Sem o título, os trabalhadores não têm acesso a créditos do Governo Federal voltados para o meio rural, como o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) e o Crédito Fundiário, para poder investir na própria terra e proporcionar mais geração de renda – disse Gondim, lembrando que a agricultura familiar tem grande importância para a economia, sendo responsável por cerca de 70% da produção de alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Paulo Câmara recebe apoio de Associação do Banco do Brasil


A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) declarou apoio ao pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara. Em documento assinado pelo presidente e pelo seu Vice, Francisco Pinheiro e Fernando Madeiro, respectivamente, a Associação destacou a preocupação de Paulo com algumas áreas sociais, em particular com a segurança pública.

"Sua defesa acalorada da criação de uma Patrulha Rural - que levaria o Pacto Pela Vida ao interior do Estado - bem como a instalação de câmaras de segurança nos municípios, serão decisivas na repressão ao crime", registrou o documento.

Para o pré-candidato Paulo Câmara, "receber o apoio da Associação é algo muito gratificante, uma vez que foi no Banco do Brasil que iniciei minha carreira pública". Paulo foi escriturário do Banco em 1992, na cidade de Ribeirão.

Assessoria de Imprensa de Paulo Câmara
Foto: Lúcia Xavier

Petrolândia recebe o projeto Cultura Livre nas Feiras no Mercado Público nesta sexta-feira (09)


A Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco, em parceira com a Prefeitura de Petrolândia, por meio do Departamento Municipal de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, convida a população e visitantes de Petrolândia para abrilhantarem a realização do Projeto Cultura Livre nas Feiras, promovido pela Fundarpe/SeCult.

O evento será realizado no pátio de eventos do Centro Comercial (Mercado Público) nesta sexta-feira (09), a partir das 9 horas da manhã.

As atrações serão Forró Love Chote, Show de Humor (Alexandre Sertão e Eliel Agreste) e Fia Artesã (Exposições de Artesanato).

Alexandre Sertão/Departamento Municipal de Cultura/Secretaria Municipal de Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro


A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, entre os dias 12 e 23 deste mês. A informação foi divulgada hoje (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O edital do Enem será divulgado amanhã (9) no Diário Oficial da União e estará disponível também no site do Inep.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Nesta edição, o Enem traz novidades na acessibilidade. O site do exame vai oferecer o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva.

No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h (no horário de Brasília). No caso dos candidatos sabatistas, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, no dia 8, a prova será aplicada às 19h, no horário da capital federal. Para os sabatistas que estarão no Acre, em Rondônia, em Roraima e no Amazonas, o início será às 19h, no horário local. No entanto, todos os sabatistas têm que chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h.

Banco do Nordeste prorroga inscrições para concurso de analista bancário

Em Pernambuco, há vagas para agências de Recife, Salgueiro e Petrolina

As inscrições para o concurso do Banco do Nordeste, que se encerravam hoje, agora podem ser feitas até segunda-feira, 12 de maio. A prorrogação já foi publicada no Diário Oficial. O Edital completo está disponível nos sites da Fundação Getúlio Vargas – FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/bancodonordeste), e do BNB (www.bnb.gov.br), no link Concursos.

Os interessados têm até às 23h59min (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, 12, para efetuarem as inscrições. Eles devem acessar o site da FGV, organizadora da seleção, onde preencherão Requerimento de Inscrição e emitirão boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. O pagamento pode ser feito até o dia seguinte, por meio eletrônico.

Lançado no último dia 8 de abril, o edital prevê oportunidades de nível médio para o cargo de Analista Bancário 1, em toda a área de atuação do Banco – região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. O provimento imediato será de 12 vagas, ficando os demais aprovados como cadastro de reserva para atendimento de demandas de suprimento do cargo que venham a surgir durante o prazo de validade do concurso.

Câmara aprova projeto que tipifica crime de calúnia com objetivo eleitoral


Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) projeto de lei que tipifica o crime de denúncia caluniosa com finalidade eleitoral, impondo pena de prisão de dois a oito anos mais multa. A proposta segue agora para análise do Senado.

Pelo texto, poderá ser criminalizado quem provocar a instauração de investigação policial, processo judicial, investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional por meio de calúnia, com finalidade eleitoral.

“O Código Eleitoral não prevê a figura autônoma de denunciação caluniosa. Assim, urge que se crie uma figura qualificada”, justifica o autor da proposta, deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA). Segundo ele, pela atual redação, tal prática fica sujeita a penas alternativas. “Qualificando-se o crime e aumentando-se a pena mínima, tais práticas serão desestimuladas”, acrescentou.

Agência Brasil

MinC homenageia o Dia Nacional do Artista Plástico comemorado em 08 de maio


É sempre muito bom apreciar uma bela pintura. No Brasil, o artista plástico tem o seu dia no calendário. A data foi criada em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos mais importantes nomes das artes plásticas do século XIX no Brasil.

Pintura de Almeida Júnior

Ministério da Cultura

Gilson Kleina não resiste à pressão e é demitido do Palmeiras


Gilson Kleina não é mais o técnico do Palmeiras. O treinador foi demitido após a derrota de virada para o Sampaio Corrêa, por 2 a 1, na última quarta-feira, no Maranhão, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. A pressão após a segunda terceira derrota consecutiva, somada aos questionamentos recorrentes de conselheiros e torcedores tornaram a sua permanência insustentável. A saída de Alan Kardec para o rival São Paulo contribuiu para a queda no desempenho do time nos últimos jogos, e o comandante acabou pagando com o seu cargo.

Kleina tinha salário de R$ 200 mil mensais. Mas com o sistema de bônus oferecido pela diretoria, ele poderia receber num mês até o dobro disso - ou seja, R$ 400 mil. Com a demissão, o Palmeiras precisará pagar a ele o equivalente a dois salários como multa - a não ser que o técnico acerte com outro clube nesse período de 60 dias.

Desde a virada do ano passado a diretoria palmeirense não tinha convicção no trabalho de Kleina. Tanto que a renovação contratual do comandante virou uma novela. O Verdão tentou primeiro a contratação do argentino Marcelo Bielsa, mas não teve sucesso. A atitude irritou o técnico, mas no fim as duas partes chegaram em um acordo.

Gilson Kleina foi contratado em setembro de 2012 para tentar evitar o rebaixamento do time para a Série B. Sem sucesso, ele comandou o retorno do Verdão para a elite do futebol nacional, conquistando a segunda divisão. No cargo, ele acumulou cinco eliminações: Paulistão (2013 e 2014), Sul-Americana (2012), Copa do Brasil (2013) e Taça Libertadores (2013). No total, o comandante fez 105 jogos, com 56 vitórias, 20 empates e 29 derrotas.

Confira a nota oficial do Verdão

Banco do Brasil divulga resultado final de concurso para 8,6 mil vagas



O resultado final do concurso do Banco do Brasil para 8.630 vagas em cadastro de reserva foi divulgado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (8) - clique aqui para acessar. Os resultados estão na Seção 3, entre as páginas 96 e 127.

A homologação do resultado final traz o nome do candidato, número de inscrição, nota na prova objetiva, nota na redação, classificação na microrregião, classificação na macrorregião, classificação na UF e classificação entre as pessoas com deficiência. A validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período, passa a contar a partir desta quinta-feira (8).

As oportunidades são para os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Tocantins e para o Distrito Federal.

A seleção teve 636.386 inscritos - média de 73,74 candidatos por vaga. O número total de inscritos representa um aumento de 22,2%, se comparado aos mesmos locais que realizaram concurso no início de 2012. Alagoas registrou o maior crescimento: 126% a mais de inscrições. Já em São Paulo, está a maior quantidade de inscritos: 201 mil. As vagas para o Distrito Federal (microrregião 20) têm o maior número de candidatos, com 52.006. Em seguida está Belo Horizonte (microrregião 35), com 29.084 inscritos.

Deputado Rodrigo Novaes solicita câmara regional do Tribunal de Justiça para Serra Talhada


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez pronunciamento,na manhã de hoje (08), na Assembleia Legislativa, reivindicando a instalação de câmara de julgamento para o município de Serra Talhada, visando atender ao Sertão do Pajeú, Sertão Central, Itaparica e Moxotó.

O parlamentar parabenizou o Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Frederico Neves, pela inciativa de interiorizar a Corte, levando Câmaras Regionais para Petrolina e Caruaru. Mas, segundo Novaes, essas não atendem ao centro do estado, dada à distância para essas duas cidades. O julgamento de recursos em Serra Talhada visa facilitar o acesso à justiça, dando mais celeridade aos julgamentos e aproximando o Tribunal de Justiça do interior do estado.

“Petrolina está localizada na ponta do estado. Não atende ao povo sertanejo, pela dimensão da região. Indispensável a presença do Tribunal em Serra Talhada”, justificou o deputado. O apelo foi formalmente protocolado hoje, e nos próximos dias deverá acontecer encontro para tratar do assunto.

Assessoria de Imprensa do deputado estadual Rodrigo Novaes

Secretaria de Agricultura entrega títulos de posse de terra em São Lourenço da Mata


Mais segurança para famílias dos assentamentos Colégio e Pixaó, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), entrega nesta quinta-feira 86 Títulos de Concessão de Direito Real de Uso, que concedem aos assentados a posse definitiva da terra em que vivem.

A cerimônia de entrega dos títulos conta com a presença do prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Aldo Santos. “Pernambuco é um dos poucos estados que entrega o título já registrado em cartório, trazendo ainda mais segurança para as famílias beneficiadas”, destacou o secretário. Além da documentação para as famílias, os assentamentos Colégio e Pixaó contam com casas de alvenaria, uma barragem, igreja e 20 açudes. “Um colégio está sendo construído para levar mais educação para os filhos dos assentados”, afirma Aldo Santos.

Os assentamentos foram criados em julho de 1994 e juntos somam uma área de 595 hectares divididos em 202 lotes.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Câmara estabelece piso salarial de agentes de saúde em R$ 1.014


A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica o Projeto de Lei (PL 7.495/06) que fixa o piso salarial nacional dos agentes de saúde e de combates a endemias. Os deputados aprovaram o parecer do relator, deputado Domingos Dutra (SD-MA), que acolheu emendas de parlamentares e fixou o piso em R$ 1.014 mensais, além de estabelecer um plano de carreira.

Desde cedo, agentes de saúde transitavam ontem (7) pela Câmara. No início da tarde, eles fizeram um ato pela aprovação do projeto. Durante a votação, os agentes ocuparam as galerias e se posicionaram ao lado da mesa da Presidência. A aprovação foi comemorada com o Hino Nacional.

Para Dutra, o dia foi “memorável para a Câmara". O projeto tramitava desde 2006 na Câmara dos Deputados. A proposta inicial previa o piso nacional de dois salários mínimos, mas o governo alegava que o valor teria um impacto enorme no Orçamento e que não teria como arcar com os reajustes anuais.

"Na comissão especial, nós aprovamos um piso de dois salários mínimos e escalonamos a diferença em três anos, o governo não aceitou", disse Dutra. Atualmente o governo federal repassa por meio de portaria R$ 950 por mês aos municípios para cada agente comunitário.

Paulo Câmara debate propostas para PE em encontro da Rede Gestão

Reunião será nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, no restaurante O Pátio Café, nas Graças

O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), participará, nesta quinta-feira (8), do encontro da Rede Gestão, a ser realizado no restaurante O Pátio Café, nas Graças, a partir das 19h. O socialista falará para uma plateia de empresários pernambucanos das mais diversas áreas sobre sua trajetória, suas propostas, ouvindo sugestões e respondendo a questionamentos dos convidados.

Na ocasião, Paulo Câmara apresentará o modelo inovador de gestão que ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos, premiado nacional e internacionalmente, baseado no planejamento cuidadoso, no monitoramento constante e no cumprimento de metas.

A Rede Gestão é formada por um grupo de empresas e instituições especializadas em boas práticas de gestão, focado na realidade local. Paulo Câmara atenderá aos repórteres após o encerramento do encontro.

Assessoria de Imprensa do PSB

Petrolândia: Drª Daniela Carvalho faz aniversário e recebe homenagem de colegas de trabalho



Nesta quarta-feira(08), Dra. Daniela de Sá Carvalho, médica da Clínica Saúde & Sorriso Especialidades Odontológicas), fez aniversário e recebeu os parabéns e mensagem de colegas de trabalho.

''Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente. E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.

E através de toda a sua existência conte sua idade pelos amigos que conquista e nunca pelos anos que vive.

Isso é o que eu lhe desejamos de coração.

Feliz Aniversário!mais que colegas de trabalho ,uma família!!

Fotos: Facebook de Drª Daniela Carvalho

Notícia relacionada(clique para ler)

Dra. Daniela de Sá Carvalho: Endodontia, estética e clínica geral

Lisca entrega cargo e deixa o comando do Náutico



Era evidente que mais cedo ou mais tarde o técnico Lisca sairia do Náutico. O clima dentro do vestiário, apesar da negativa de várias pessoas do clube, não era nada amistoso. O que ninguém imaginava era a forma como aconteceu. Dentro de um taxi, após sair da reunião com toda a cúpula da diretoria alvirrubra, o agora ex-treinador do Timbu, em tom de desabafo, anunciara em primeira mão para aquele motorista que o levava de volta para casa que não era mais o comandante da equipe.

Imediatamente, a notícia se espalhou pela Internet, mas até então não havia um posicionamento oficial por parte do clube. Alguns minutos depois, eis o que todo mundo aguardava. Através do Twitter oficial, o clube disse que “após reunião de avaliação semanal com a diretoria, na noite dessa quarta (ontem), o técnico Lisca decidiu deixar o comando do time. O Náutico reconhece a dedicação do treinador, agradece pelo empenho e deseja sorte a Lisca em novos desafios. Quem comanda interinamente o time contra o Joinville é o técnico da base, Sérgio China”.

Deputado Rodrigo Novaes prestigia festa de aniversário de Belém de São Francisco

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve, na noite de terça-feira (06) e na madrugada de quarta (07), em Belém de São Francisco nas festas de comemorações de aniversário da cidade.

Novaes, que esteve na companhia do professos Licínio Lustosa e de vereadores do município, prestigiou o evento e abraçou os amigos do local.

Belém do São Francisco se localiza no sertão do São Francisco e completou na quarta-feira, 111 anos.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Charges do dia: É preciso rir pra não chorar

   
Humor Político
Humor Esportivo