03 março 2023

Secult-PE inicia escutas com classe artístico-cultural sobre a Lei Paulo Gustavo

Nos dias 13, 14 e 15 de março serão realizados encontros em parceria com os Conselhos do Audiovisual, de Políticas Culturais e de Preservação do Patrimônio Cultural sobre a execução da lei em Pernambuco (Foto: Felipe Souto Maior-SecultPE/Fundarpe)

Com o objetivo de promover uma consulta à cadeia produtiva cultural e aos demais atores da sociedade civil sobre a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), em parceria com o Conselhos Estaduais de Política Cultural, de Preservação do Patrimônio Cultural, e do Audiovisual, realizará o Ciclo de Escutas Lei Paulo Gustavo. A primeira etapa acontecerá em dois momentos: presencialmente, nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, das 8h às 12h e 14h às 18h; e por transmissão online, no dia 15 de março, das 14h às 18h. Para participar, será necessário se inscrever por meio de um formulário disponível na internet.

No dia 13 de março, as escutas terão foco no segmento do audiovisual, com a participação do Conselho Consultivo do Audiovisual e toda a cadeia produtiva do setor. Já no dia 14, serão abordadas as demais linguagens culturais, com a participação e articulação do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC/PE) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE). No último dia, 15 de março, será realizada mais uma escuta destinada a todos os segmentos culturais de forma online, com o link da participação enviado via e-mail aos inscritos.

BC libera compra pelo WhatsApp com cartões Mastercard e Visa


Os portadores de cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard poderão fazer compras por meio do WhatsApp. O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação no Programa Facebook Pay, como é chamado o sistema de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.

Em março de 2021, as duas operadoras, Visa e Mastercard, tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Desde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.

“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”, destacou o BC em nota.

Lojas da Compesa fecham no feriado da Data Magna na segunda-feira (06)

Foto: Compesa/Divulgação

As 157 lojas de atendimento da Compesa no Estado, inclusive as unidades do Expresso Cidadão estarão fechadas na próxima segunda-feira (6), feriado da Data Magna de Pernambuco. O funcionamento será retomado a partir da terça-feira (7) no horário das 8h às 17h.

A Compesa lembra que os serviços essenciais serão mantidos, assim como estarão disponíveis as equipes de plantão para atuar nos serviços emergenciais.

Mesmo no feriado, os clientes podem contar com todos os serviços da Companhia através dos diversos canais de atendimento como a Loja Virtual, no endereço eletrônico (www.compesa.com.br), o aplicativo Compesa Mobile, pelo 0800 081 0195 ou através do Whatsapp 81 9488 2336.

Compesa

Secretaria Estadual de Agricultura cria GT em parceria com a avicultura

O assunto principal é prevenir a entrada da Gripe Aviária em PE (Foto: SARA/Divulgação)

Produtores da avicultura pernambucana, representantes das entidades do setor e Governo do Estado tiveram nessa quinta-feira (2), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que foi formado após o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, receber mais de 20 integrantes avícolas, no final de tarde de quarta-feira (1°). Eles discutiram especialmente sobre o cumprimento do protocolo de prevenção da gripe aviária. A reunião foi articulada com o apoio da deputada estadual Débora Almeida, e do presidente da Avipe, Juliano Malta.

Também nessa quinta-feira (02), a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca reuniu representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Adagro, Avipe e a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf), para discutir os encaminhamentos emergenciais, a partir de um plano operacional, inclusive, com uma campanha publicitária educativa sobre o tema. "A melhor medida é a prevenção e para isso vamos firmar parcerias com os ministérios da Agricultura e Saúde, caminhando juntos aos produtores com a Adagro", afirmou o secretário Aloísio Ferraz.

Polícia Civil e CPRH resgatam animais exóticos e nativos silvestres criados ilegalmente em Caruaru

Foto: CPRH/Divulgação

A Agência Estadual de Meio Ambiente foi acionada pela Polícia Civil, na noite da última quarta-feira (01/03), para o resgate de animais exóticos e nativos, provenientes da América do Norte, da Ásia e também da fauna brasileira, que estavam sendo criados ilegalmente em uma residência, no município de Caruaru, no Agreste do Estado. A infratora foi multada em R$ 16 mil.

No total, foram apreendidos 57 animais exóticos, sendo: 45 serpentes popularmente conhecidas como cobra-do-milho (corn snake), originárias da América do Norte; 12 geckos, espécie de réptil originária da Ásia, além de 11 ovos da cobra-do-milho .De acordo com a Lei Federal 9605/08, não é permita a criação nem a venda desses animais no território nacional. No cativeiro os policiais civis também encontraram uma serpente jiboia (Boa constrictor), pertencente à fauna brasileira.