sexta-feira, março 03, 2023

Secretaria Estadual de Agricultura cria GT em parceria com a avicultura

O assunto principal é prevenir a entrada da Gripe Aviária em PE (Foto: SARA/Divulgação)

Produtores da avicultura pernambucana, representantes das entidades do setor e Governo do Estado tiveram nessa quinta-feira (2), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que foi formado após o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, receber mais de 20 integrantes avícolas, no final de tarde de quarta-feira (1°). Eles discutiram especialmente sobre o cumprimento do protocolo de prevenção da gripe aviária. A reunião foi articulada com o apoio da deputada estadual Débora Almeida, e do presidente da Avipe, Juliano Malta.

Também nessa quinta-feira (02), a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca reuniu representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Adagro, Avipe e a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf), para discutir os encaminhamentos emergenciais, a partir de um plano operacional, inclusive, com uma campanha publicitária educativa sobre o tema. "A melhor medida é a prevenção e para isso vamos firmar parcerias com os ministérios da Agricultura e Saúde, caminhando juntos aos produtores com a Adagro", afirmou o secretário Aloísio Ferraz.
A próxima reunião do GT está programada para o início da próxima semana, quando a Adagro apresentará levantamento das necessidades imediatas. "Seguimos todas as normas do Ministério da Agricultura e já estamos determinando a Adagro que inicie coletas para análises no próximo mês de abril", reforçou o secretário Executivo de Agricultura Familiar, Bruno França.

O secretário Aloísio Ferraz colocou a Secretaria e a Adagro à disposição dos produtores para as tomadas de todas as medidas preventivas para a defesa da gripe aviária e aproveitou para agradecer a articulação da deputada Débora Almeida. Recentemente, a Opas emitiu alerta epidemiológico, enfatizando a importância do controle da infecção em aves como a principal medida para reduzir o risco para os seres humanos e recomendou que os países reforçassem a vigilância da gripe sazonal e zoonótica nas populações animais e humanas.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário