14 agosto 2016

Programa Escolas Transformadoras reconhece 3 novas escolas no Brasil

Comunidade de Escolas Transformadoras do Brasil passa a contar com 15 escolas que acreditam que crianças e jovens podem ser transformadores da realidade (Foto: SERTA)

Por Carolina Prestes/Escolas Transformadoras


O Programa Escolas Transformadoras – iniciativa global da Ashoka e, no Brasil, uma correalização com o Instituto Alana – acredita que todas as crianças e todos os jovens podem transformar a realidade e contribuir para um mundo melhor. O Programa vê a escola como espaço privilegiado para formar pessoas transformadoras e defende que, para isso, é preciso cultivar quatro principais competências: a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

No mundo, já são mais de 250 escolas que trabalham nesta direção e integram a Rede Global de Escolas Transformadoras. No Brasil, a comunidade acaba de ganhar novas integrantes: a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa (CE), o SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa (PE) e o Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho (PR). Com estes novos reconhecimentos, o programa no Brasil passa a contar com 15 escolas.

Inseridas em realidades e contextos bastante distintos, o que une essas escolas é a certeza de que a educação tem potencial para formar pessoas capazes de resolver de forma criativa os problemas que as cercam e acolher as complexidades e diversidades do mundo. Outro ponto fundamental é a capacidade da escola de influenciar outros espaços e atores, garantindo que os seus aprendizados atravessem muros e beneficiem a sociedade de forma mais ampla.

Pesquisa diz que mulheres com incontinência urinária têm vida sexual afetada


Uma pesquisa feita por profissionais do Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostra que mulheres com incontinência urinária têm a vida sexual e a qualidade de vida mais afetada do que as que têm controle da urina. Cerca de 15% a 30% da população acima de 60 anos apresentam algum grau de incontinência e as mulheres têm probabilidade até duas vezes maior de apresentar o problema.

Para a pesquisa, foram analisadas 356 mulheres (243 incontinentes e 113 continentes), com idades que variaram entre 30 e 80 anos, por meio de questionários e exames na bexiga e a constatação foi a de que 53% das que sofriam de perda involuntária da urina também apresentavam disfunção sexual e 10% delas classificavam como ruim a qualidade de vida. No grupo de mulheres sem o problema, esses índices ficaram em 29% e 3,9%.

Juazeiro- Suzana Ramos é aclamada pelos Vaqueiros na Massaroca

"Reafirmo aos vaqueiros que podem contar comigo e com Leão"

Neste sábado (13), a pré-candidata a vice prefeita de Juazeiro na Chapa com Charles Leão (PPS), Suzana Ramos (PSDB) prestigiou os festejos do Distrito de Massaroca, em Juazeiro. Suzana participou da tradicional missa dos vaqueiros na comunidade de Lagoinha e em seguida visitou a Feira de Caprinos e Ovinos da Massaroca.

Na comunidade de Lagoinha, Suzana recebeu o carinho e apoio dos vaqueiros, que após a missa, aclamou em verso a história da pré-candidata a vice-prefeita. Conversando com os vaqueiros Suzana reafirmou o compromisso dela e de Charles Leão em defender as tradições sertanejas e a valorização dos vaqueiros.

Petrolândia: Mensagem da Secretaria de Saúde em homenagem ao Dia dos Pais

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: CRAS promove encontro com familiares de idosos atendidos pela instituição



Na última quarta-feira (10), em Petrolândia, foi realizado encontro da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com palestras e atividades de integração para os idosos e familiares.

A assistente social Josilda Marques, comunicadora da Web Rádio Petrolândia, com os programas Socializar é Preciso (aos sábados, das 18h às 20h) e Alegrai-vos no Senhor (às terças, no mesmo horário), registrou o evento.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Josilda Marques

Aprenda a fazer chips de legumes para substituir produtos industrializados

Além das tradicionais batatas, chips podem ser feitos de batata-doce, mandioquinha, beterraba, abobrinha e outros legumes.

Os chips de legumes são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados, pois podem ser feitos em casa, de maneira muito simples e prática. As receitas abaixo são do site CicloVivo, com cinco sugestões de alimentos, inclusive a batata, que podem ser transformados em chips naturais, em opções para os mais diversos gostos.

1. Batata-doce

A batata-doce é um ótimo alimento para fornecer energia através de carboidratos complexos, ou seja, que não elevam rapidamente o açúcar do sangue. Ela é indicada para quem pratica atividades físicas e, em pequenas quantidades, a quem está de dieta.

2. Mandioquinha

Câmara técnica da revitalização da Bacia do Rio São Francisco realiza primeira reunião nesta segunda (15)

Reprodução Plano Novo Chico/Blog de Assis Ramalho

Após a publicação do decreto presidencial que criou o Conselho Gestor do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, a câmara técnica que exercerá a função de secretaria do grupo já terá sua primeira reunião. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, enviou ofício para que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) esteja presente na próxima segunda-feira (15.08), às 16h, no primeiro encontro da Câmara, na sede do Ministério, em Brasília (DF).

O secretário e o vice-presidente do Comitê do São Francisco, Maciel Oliveira e Wagner Soares Costa, respectivamente, representarão o colegiado na reunião, que deverá traçar um plano de trabalho para o programa de revitalização, intitulado pelo Governo Federal como “Novo Chico”. Durante o Diálogo Público promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na capital federal na última quinta-feira (11.08), o ministro ressaltou a importância das atividades a serem executadas pela câmara técnica, sobretudo no “planejamento das ações da revitalização”, destacou Barbalho.

Petrolândia: Na Caravana Chico do Bem, Café com Arte realiza oficina de sabão com óleo usado





Neste sábado (13), na programação da Caravana da Cidadania Chico do Bem, a Associação Café com Arte realizou oficina para ensinar a fabricar sabão com óleo vegetal usado.

A capacitação, ministrada por Fátima Belém e Gilmara, aconteceu na escola municipal da Agrovila 06 do Bloco 03 do Limão Bravo, comunidade atendida pelos serviços da Caravana Chico do Bem, promovida pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (Sedes).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Associação Café com Arte

Petrolândia: Homenagem do Grupo Sanfrancisco ao todos os pais no dia dedicado a eles

Abertura do estande do Grupo Sanfrancisco 17ª ExpoSerra, realizada em julho

No vídeo abaixo, a mensagem do Grupo Sanfrancisco em homenagem a todos os pais de Petrolândia e região. Feliz Dia dos Pais!


Acompanhe o Grupo Sanfrancisco no Facebook www.facebook.com/sanfranciscogrupo e no site gruposanfrancisco.com.br

Confira nos álbuns abaixo a participação do Grupo Sanfrancisco em importantes eventos para o setor comercial da região.

Grupo Sanfrancisco

Petrolândia: Pastor Ricardo participa de reunião na Associação dos Moradores do Icó-Mandantes


Na quarta-feira passada (10), o pastor Ricardo Rodolfo participou de reunião na Agrovila 02 dos Mandantes, com membros da Associação dos Moradores do Icó-Mandantes (AMIM).


O presidente da AMIM, Cristiano Nunes (foto), avaliou o encontro. "A reunião foi muito satisfatória. Os moradores ficaram muito otimistas com o resultado da reunião. Agradeço a presença de todos."  


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Divulgação/AMIM