14 abril 2016

Reunião de Grupo de Trabalho na ANA sobre o São Francisco tem resultado positivo, considera CBHSF

Barragem de Itaparica (Foto: Assis Ramalho)

A primeira reunião do grupo de trabalho do São Francisco, realizada na tarde da última quarta-feira (13.04), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília e transmitida por videoconferência, apresentou um resultado considerado positivo pelos participantes. Isso, sobretudo, porque houve um encaminhamento prático das demandas discutidas, conforme considerou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.

Na reunião discutiu-se as propostas apresentadas pelo Comitê, divididas em sete itens. Elaborado pelos consultores do colegiado Pedro Molinas e Rodolpho Ramina, e pelo pesquisador Chang Kiang, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), o documento foi definido na última reunião da Diretoria Colegiada do Comitê, na semana passada, em Maceió (AL).

O texto propõe “o reconhecimento de que os reservatórios na bacia hidrográfica do rio São Francisco são de usos múltiplos, sendo necessário alocar vazões para satisfazer estes usos variados; a gestão dos reservatórios na bacia exige a definição de estados hídricos seco/úmido/normal e sua caracterização quanto às implicações operacionais; a gestão dos reservatórios terá que considerar um hidrograma ambiental, a ser definido para cada região da bacia hidrográfica do rio São Francisco”.

Workshop em Maceió encerra visita de norte-americanos ao Submédio e Baixo São Francisco

Foto: Codevasf/Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Auburn, sediada no estado do Alabama, nos Estados Unidos, e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participam nessa quarta-feira (13), das 9h às 12h30, em Maceió, de workshop sobre produção de ostras. O evento, que será realizado na sede do Sebrae Alagoas, na Rua Doutor Marinho de Gusmão – Centro, é uma parceria entre Codevasf, Sebrae e Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas.

Um dos destaques do workshop “Sistema de produção de ostras no sul dos Estados Unidos” é o professor norte-americano William C. Walton, integrante da equipe de que participa da visita técnica, iniciada em 4 de abril, ao Submédio e Baixo São Francisco com o objetivo de conhecer e realizar diagnóstico sobre o potencial de pesca e aquicultura dessas regiões. A ação faz parte de uma parceria firmada entre a Codevasf e a Universidade de Auburn em 2015.

Na região do Baixo São Francisco, os especialistas norte-americanos conheceram as ações na área de pesca e aquicultura desenvolvidas pela Codevasf nos estados de Alagoas e Sergipe.

Hellmanns’s apresenta 4 receitas para fazer um churrasco completo e saboroso

Informe publicitário

Um bom churrasco sempre faz sucesso entre os brasileiros. Os pratos que complementam a carne são um grande diferencial e, pensando nisso, Hellmann’s preparou 4 receitas de dar água na boca!

Pão de alho


Feito na churrasqueira, o pão de alho (foto) não pode faltar. Junto com a salada de maionese, esse é um dos acompanhamentos mais procurados.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
1 colher (chá) de óleo
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de maionese HELLMANN'S
1 colher (chá) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de salsinha fresca picada
2 unidades de pão francês

Festival de Inverno de Garanhuns recebe inscrições até 29 de abril


Artistas e produtores culturais já podem inscrever propostas para o 26º Festival de Inverno de Garanhuns (PE), que ocorre na segunda quinzena de julho. A Secretaria de Cultura do estado lançou edital para 12 áreas de atuação. Os interessados podem enviar projetos até o dia 29 de abril.

Para estar apto à seleção, o profissional precisa ter nascido em qualquer um dos estados do Nordeste, independentemente de onde more. Os nascidos em outra região do país ou estrangeiros devem ser residentes em Pernambuco há pelo menos um ano. Esses selecionados vão compor 80% da programação do evento. A secretaria pode convidar artistas, grupos e profissionais de qualquer estado brasileiro para cobrir os 20% restantes, de acordo com o edital.

As atividades são divididas nas seguintes categorias: artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e formação cultural (com os temas artesanato, economia criativa, gestão cultural, produção cultural e comunicação e cultura digital.)

Charges do dia: é preciso rir pra não chorar


Humor político

PEC do fim da reeleição é aprovada na CCJ do Senado

Proposta é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta (13) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113/2015, que estabelece o fim da reeleição para o Poder Executivo e impõe a cláusula de barreira para acesso ao Fundo Partidário.

A chamada PEC da Reforma Política já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados e foi dividida no Senado. A parte que tratava da janela partidária já foi promulgada, mas o restante, como o trecho que trata da reeleição e da cláusula de barreira, tinha ficado pendente de aprovação da CCJ. Agora a PEC segue para o plenário do Senado.

Paulo Afonso: Pré-Medicina Intensivo's aborda Ecologia e Termodinâmica neste sábado (16)


Neste sábado a professora Mirella Souza (Biologia) abordará todo o conteúdo de ecologia e o professor Roberto Oliveira abordará todo o conteúdo de termodinâmica.

Professor Roberto Oliveira/Pré-Medicina Unisa

Floresta: Legislativo aprova Projeto de Lei que altera piso dos professores; salário será de R$ 2.135,64


As sessões desta quarta-feira(13), eram de expectativas para os professores da rede municipal de Floresta, isso porque foi apresentado e votado o projeto de Lei 13/2016, de autoria do Executivo Municipal, que reajusta o piso salarial de professores da Educação Básica.

Aprovado por unanimidade, o projeto garante um reajuste de 11,26%, ficando o salário em R$ 2.135,64, com vigência retroativa a partir de janeiro de 2015. A reunião foi presidida pelo vereador Murilo Alexandre de Almeida, que votou a favor do reajuste, acompanhado pelos demais vereadores participantes desta sessão: Beto Souza, Bia Numeriano, Ézio Feitosa, Favinho Ferraz, Chichico Ferraz, Gilberto Quirino, Romualdo Torres e Zé de Emílio.