12 fevereiro 2025

Pernambuco em alerta para a praga vassoura-de-bruxa da mandioca

Planta atingida pela vassoura-de-bruxa no Amapá. A mandioca é essencial para a economia e a alimentação no Norte e Nordeste do Brasil, especialmente em Pernambuco (Foto: Adagro)

No final do ano passado, durante atividades em propriedades de mandioca nos municípios de Bodocó e Araripina, em Pernambuco, fiscais e assistentes agropecuários da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), observaram sintomas suspeitos da praga Vassoura-de-bruxa da mandioca (Rhizoctonia theobromae). Diante da suspeita, o fiscal de estadual agropecuário, Flávio Sebastião Rocha Lima e os assistentes de defesa e fiscalização agropecuária, Halbert Kleber da Silva Siqueira e Artur Evaristo Dutra de Oliveira Anjos, procederam com o isolamento da área e a coleta de amostras do material suspeito para analise laboratorial.

As amostras coletadas foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Goiânia - GO, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, para realização de diagnósticos de pragas quarentenárias. A presença da praga foi descartada após análise molecular. A Vassoura-de-bruxa é uma doença fúngica grave que afeta a produtividade da mandioca e é considerada uma praga quarentenária no Brasil. A doença foi detectada pela primeira vez no país em agosto de 2024, no Amapá, onde gerou uma situação de emergência em três municípios.

Petrolandense que estava desaparecido é encontrado com vida dentro de mata, em Petrolina


O homem, identificado Hedriano da Rocha Lima, que estava desaparecido desde o último sábado (7), foi encontrado na manhã desta quarta-feira (12), em Petrolina.

Em contato com um familiar da vítima, a reportagem do R1 Notícias apurou que algumas pessoas, naturais de Petrolina, foram os responsáveis por achar Hedriano.

Ainda segundo o que apurou o R1, a vítima, de 47 anos, foi encontrada, com vida, em uma região rural do município e estava, aparentemente, muito assustada com a situação.

Alguns familiares de Hedriano Rocha deixaram à cidade de Petrolândia com destino a Petrolina para saber o que, de fato, aconteceu.

Por: R1

Ato autoriza indígenas a usar etnia como sobrenome e aldeia como local de naturalidade

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As pessoas indígenas podem agora inserir em cartório, no registro civil, o nome de sua etnia como sobrenome. É possível registrar também a naturalidade como sendo da aldeia ou do território onde a pessoa nasceu, ao lado do respectivo município onde a localidade está situada.

As novidades fazem parte de uma mudança na resolução que regulamenta o registro civil de indígenas nos cartórios brasileiros. A alteração foi confirmada na terça-feira (11) pelo plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A atualização do ato normativo havia sido aprovada em dezembro também pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por disciplinar a atuação dos cartórios. A participação do CNMP decorre da atribuição do Ministério Público de proteger o interesse dos povos tradicionais, conforme determina a Constituição.

Petrolândia (PE): Família comunica o falecimento do senhor Manoel Pedro Faustino; mais conhecido por 'Mané Grilo'



É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Manoel Pedro Faustino; mais conhecido por Mané Grilo, ocorrido terça-feira 11/2/25, por complicações de saúde.

O senhor Mané Grilo deixa sua esposa Tereza Tomás; seus filhos: Tomás, Cristiano, Francisco e Adriana; netos e demais familiares.

VELÓRIO

O velório está ocorrendo na Casa de Velatório PAM, próximo a Academia das Cidades, em Petrolândia - PE.

SEPULTAMENTO

O sepultamento está previsto para às 16h, no cemitério municipal São Francisco de Assis (Petrolândia)

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de solidariedade e respeito humano

*A toda família os nossos sinceros sentimentos de pesar

Informações/foto: A família
Via: BLOG OXENTE NEWS