Filósofa Ruhana Berg, Mestra em Direitos Humanos, fez a palestra magna da 4ª CMPM em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier Ramalho)
A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com apoio da Coordenadoria Municipal da Mulher e do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, promoveu nessa segunda-feira (28) a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A abertura do evento ocorreu por volta das 10h30min, com a presença de autoridades, conselheiros e grande público de interessados e interessadas em debater e colaborar com propostas para implementação no município e para as próximas etapas do fórum, as conferências estadual e nacional.
Trechos de pronunciamentos na 4ª CMPM
Após a recepção e lanche, o público lotou o auditório do prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Antigo PETI), na Quadra 01, para assistir à abertura e à palestra magna. A mesa de honra foi ocupada pelo prefeito Fabiano Marques, o vice-prefeito Rogério Novaes, a vereadora Adelina Martins, o vereador Evaldo Nascimento, a secretária de Desenvolvimento Social Meirielly Cruz, a Coordenadora da Mulher e presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cléia Fabíola, e a vice-presidente Nadja Leal. Ainda ocuparam a mesa as representantes da Secretaria Estadual da Mulher, Mariana Nascimento, coordenadora do Sertão de Itaparica, e a magnífica Ruana Berg, gerente de Articulação e Gênero. Presentes no auditório as secretárias municipais Niedja Batista (Reforma Agrária), Ozita Barros (Educação) e Helena Gomes (Cultura). Os trabalhos da 4ª CMPM foram conduzidos por Luana Santos.
Antes dos pronunciamentos, foram executados os hinos do Brasil e de Petrolândia. A primeira convidada a falar foi a vereadora Adelina, que permaneceu até o encerramento do evento. Em seguida, o vereador Evaldo. A secretária Meirielly fez um ligeiro pronunciamento antes do vice-prefeito Rogério Novaes e do prefeito Fabiano Marques. A seguir, a coordenadora regional Mariana Nascimento e a palestrante Ruhana Berg saudaram a mesa e o público. A Coordenadora da Mulher Cléia Fabíola fez um breve discurso e declarou aberta a 4ª CMPM. O Regimento Interno foi lido por Nadja Leal.
A palestra magna de inspiração à plateia foi proferida pela filósofa Ruhana Berg Araújo, com o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas". A professora dispensou o monólogo e conduziu, com maestria, uma interação que envolveu o público de forma reflexiva e participativa na discussão do tema. Encerrada a palestra, Cristina Melo declamou uma poesia de sua autoria em alusão à Conferência.