10 julho 2023

Aberta votação pública para eleger fotografia vencedora do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2023

A votação ocorre on-line, até às 17h de 12 de julho, por meio do site da premiação

Recife (PE), 10 de julho de 2023 - Está aberto o período de votação on-line para eleger o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia, na edição 2023 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo. São dez os trabalhos finalistas selecionados pelo júri técnico, formado por jornalistas de diversos estados da área de atuação do Banco, que inclui os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Por meio do site da premiação, no portal do BNB na Internet (área Prêmio BNB de Jornalismo), o público poderá conhecer os trabalhos concorrentes e votar quantas vezes quiser. O prazo para votação será encerrado às 17h do próximo dia 12 de julho.

O vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia será anunciado juntamente com os demais finalistas desta edição. O autor da melhor fotografia ou reportagem fotográfica receberá prêmio no valor bruto de R$ 14 mil.

Ao todo, a edição 2023 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo premiará 18 trabalhos profissionais e um trabalho universitário. A solenidade de premiação será realizada neste mês, em Fortaleza (CE). Concorrem nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, em todo o território nacional e que retratem ações realizadas na área de atuação do Banco do Nordeste.

Em campanha, TSE reforça responsabilidade no exercício da democracia

Foto: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta segunda-feira (10), a campanha publicitária Na Hora da Verdade, A Democracia Fala Mais Alto.

A peça, que será veiculada até 15 de setembro, em rede nacional de rádio e televisão, também está disponível nas redes sociais da instituição.

No vídeo divulgado, o Rap da Democracia é cantado pela personagem principal, que aparece no cenário de uma disputa musical, em que o público revela a diversidade da população brasileira.

Vendas de eletroeletrônicos nacionais crescem 13% no primeiro semestre


A indústria nacional de eletroeletrônicos registrou uma elevação de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado: foram comercializados 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano ante 39,07 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (10), são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

De acordo com a entidade, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor – que vinha registrando 18 meses de quedas consecutivas. "Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022", disse o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.
Juros altos

Segundo o executivo, os juros permanecem sendo um dos principais obstáculos para a retomada das vendas no setor. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em em 13,75% ao ano. Esse patamar impacta, de acordo com Nascimento, especialmente o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são vendidos majoritariamente financiados.

II Encontro da Família Neco é realizado em Jatobá-PE na celebração dos 97 anos do Sr Pedro de Neco


No último domingo, 9 de julho, aconteceu o II Encontro da Família Neco. O evento foi realizado na Arena M10, no municipio de Jatoba PE, onde a grande família tem suas raízes, especialmente no povoado Bemquerer. A tradicional família petrolandense tem como base os patriarcas Alzira Marcionila, José Manoel, conhecido com Zé de Neco, Manoel José, conhecido como Mané de Neco,  Pedro Manoel, conhecido como Pedro de Neco, e Daniel da Silva, conhecido como Davi Coureiro. Pedro de Neco, o único deles ainda vivo. 

O encontro foi marcado por muita animação e serviu para estreitar os laços familiares e comemorar os 97 anos de Pedro de Neco. 

Os irmãos Zé, Mané e Daniel foram personagens políticas de grande influência, figurando como vereadores por vários anos na cidade de Petrolândia. Hoje, o representante politico da família é o vereador Silvio Rogério. 

Varias gerações estiveram presentes na reunião de família e muitos se encontraram pessoalmente pela primeira vez. 

O evento foi organizado por Vicente José, conhecido como Vicente do Banco do Brasil, Silvio Rogério e Adriana, neta de Alzira Marcionila.

Veja mais fotos abaixo.

Atriz mirim caruaruense é premiada em festival nacional de cinema

Foto: Isa Feitosa

A atriz mirim caruaruense Thaylana Queiroz, de apenas 5 anos, venceu na última sexta (07), o prêmio de Melhor Atuação no Festival Nacional de Cinema Universitário - Tainha Dourada, realizado em Itajaí-SC, pelo filme "Menina Semente" de Túlio Beat.

Concorrendo com produções universitárias do Brasil inteiro, o curta-metragem caruaruense se destacou conquistando o prêmio de atuação com a história de uma menina indígena que tem o poder de se transformar em semente para renascer num tempo melhor.

Petrolândia: Ex-vereadora Elita Ramalho conta a história da batalha contra a Chesf durante a construção da barragem de Itaparica

 

Elita Ramalho mostra com orgulho seu Certificado de Honra ao Mérito: Em função do movimento liderado pelas guerreiras e guerreiros hoje os agricultores do município estão em suas agrovilas e receberam a VMT (Verba de Manutenção Temporária) que lhes permitiu sobreviver até a terra produzir - Foto: Assis Ramalho


O IGH de Petrolândia, em seu papel de zelar pela memória, convidou 'guerreiros e guerreiras' a falar sobre o papel de cada um deles na grande batalha ocorrida durante a construção da barragem de Itaparica, no início dos anos 70 ao final de 80. Entre os convidados e convidadas, a ex-vereadora e sindicalista aposentada Maria Elita Ramalho Leal. Os demais convidados foram Vicente Coelho, Adaildson e Josefina (que não pode comparecer)


A plateia, formada por alunos do 3º.ano da Escola Jatobá , professores, funcionários da Sec de Cultura e familiares, escutou atenta e emocionada. Ao final, houve a entrega do Certificado de Honra ao Mérito e pode se ver o brilho de felicidade nos olhos dos homenageados, pela oportunidade de falar sobre essa história às novas gerações


A frente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Petrolândia, e do Polo Sindical, eles mobilizaram os agricultores dos municípios atingidos na luta por seus direitos. Deixaram suas famílias em segundo plano e em plena ditadura enfrentaram a polícia, o exército e o poder federal. Sem um tiro sequer venceram essa batalha , cuja vitória repercute até hoje.

Em função do movimento liderado por eles, hoje os agricultores estão em suas agrovilas e receberam a VMT ( verba de manutenção temporária) que lhes permitiu sobreviver até a terra produzir e a manter viva a economia da região. Por causa da coragem e empenho deles , e dos trabalhadores rurais, o município recebe até hoje um dos melhores ICMS do Estado em função da geração de energia elétrica.

Em seu discurso, Elita Ramalho contou a história da batalha contra a Chesf durante a construção da barragem de Itaparica. VEJA VÍDEO ABAIXO

O evento aconteceu no Centro Cultural



Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis

Notícia relacionada
Petrolândia/Itaparica: A GRANDE BATALHA; o vitorioso movimento organizado pelos sindicatos dos trabalhadores rurais do submédio São Francisco