03 novembro 2018

Petrolândia: Morre o empresário 'Seu Zezinho' da Lili Magazine

Seu Zezinho - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O empresário José Bezerra dos Santos, mais conhecido como seu Zezinho da Lili Magazine, morreu no final da manhã deste sábado (03), em hospital de Caruaru.

De acordo com informações da família, há 12 dias seu Zezinho deu entrada no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima - com complicação de saúde. De lá foi encaminhado para uma unidade de saúde de Caruaru, onde veio a falecer.

Seu corpo está previsto para chegar a Petrolândia na madrugada deste sábado, onde vai ser velado na residência da família - na Rua Higino Alexandre de Araújo, na Quadra 02, esquina com Av. Prefeito José Gomes de Avelar.

O horário do sepultamento de Seu Zezinho,  que tinha 74 anos, ainda será definido pela família.

Nossos pêsames à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: Morre Buda da Barreiras, funcionário da prefeitura de Petrolândia

A foto acima foi compartilhada em grupo de Whatsapp por uma sobrinha dele. 

O Secretario Municipal de Agricultura como Chefe do Transporte de tratores e máquinas pesadas da Prefeitura de Petrolândia, Luiz Belarmino, mais conhecido como Buda, da Barreiras, morreu na tarde deste sábado (03), em hospital de Caruaru.

Segundo informações de amigos, Buda aguardava uma vaga no IMIP para realização de cateterismo. Mais informações a qualquer momento.

Nossos pêsames à família enlutada. 


Petrolândia: Uma reflexão sobre o Projeto Icó-Mandantes: Por Marinalva Silva – Professora e ex-diretora da Escola Icó-Mandantes


Nesses últimos dias venho acompanhando através de grupos watsapp, em conversas informais, sobre a situação em que se encontra o Projeto Icó-Mandantes.

Há meses vínhamos sustentando o abastecimento de água e pequenos reparos, através de uma taxa mínima de 50 reais por lote e 20 reais por família que não possui lote, paga por cada agricultor consciente de sua responsabilidade.

Em reunião realizada na Agrovila 01 dos Mandantes, no dia 24/10, sob a coordenação do Distrito (órgão criado com a finalidade de administrar, no futuro o projeto) e com a presença de agricultores, prefeitura, vereadores, deputado e representante do governo federal, foi definido que, em 31 de outubro seria paralisado o fornecimento de água do projeto, segundo acordo já firmado com os agricultores em assembléia a três meses atrás. Esta paralisação objetivava pressionar o poder publico a resolver em definitivo a situação de pendências em que se encontram todos os projetos criados a partir da Barragem de Itaparica. Nesta reunião, os representantes do distrito, a prefeitura, o sindicato e outros se comprometeram em buscar as instâncias responsáveis, para encontrar uma solução. Todos os presentes na reunião concordaram, pois foi dito que não somente o Icó-Mandantes, mas também o Apolônio, o Fulgêncio... iriam aderir à paralisação de modo, que ganhasse força o movimento. Entretanto, isso não aconteceu. Logo soubemos que os agricultores estavam se organizando para continuar o sistema que já vinha acontecendo a meses, ou seja, cada um dando uma contribuição para que os bombeiros pudessem ligar as bombas e os agricultores não perdessem suas lavouras.

Por esta razão, um grupo de agricultores do Icó-Mandantes se uniram e foram procurar a CODEVASF a fim de pegarem as chaves das EBs. Assinaram um termo de responsabilidade, reuniram os agricultores que quiseram e se interessaram em ouvir e novamente, todos deveriam assumiram o pagamento dos bombeiros.

Diante disso, ouve muitas críticas por parte de quem não concordava em quebrar um compromisso assumido em assembléia com o distrito.

Entretanto precisamos refletir alguns pontos:

• Somente o Ico-Mandantes tem pendências a resolver pelo Governo federal? Se não é somente nós, porque teríamos que ser os mártires da situação?

• Será que todos os demais projetos, funcionando com a contribuição do agricultor, somente nós seremos “penalizados”, por estarmos fazendo o mesmo?

• Ouço muitos dizerem que, os mais “aperreados” por água são os agricultores que teimaram em plantar “rameira”(mesmo sendo avisados que essa paralisação ia acontecer). Mas quem não tem fruteira situada e vive de “rameira”, como iria sustentar a família se passasse de 4 a 6 meses sem produzir nada pela incerteza da água?

• Quem tem plantio de fruteira? Diante desse sol, quantos dias essa planta sobreviverá sem trazer prejuízo de produção?

• Quantos anos cada agricultor levou para situar um plantio de coco, por exemplo, só investindo e agora que chega o momento de ter retorno, ele precisará esperar mais 6 meses para isso?

• Por que essas reivindicações não podem ser feitas com o produtor trabalhando? Temos consciência que essa luta não é de agora. São muitos anos reivindicando documentos, dando plenos direitos de posse da terra ao agricultor, troca de bombas que já estão sucateadas e ultrapassadas, indenização de lotes descartados por não produzir, troca de encanação furada, causando desperdício de água...

• Como ficaria o funcionamento das escolas, que precisam garantir os 200 dias letivos? Temos ciência de alguns prejuízos quanto a essa garantia, porque ao longo do ano temos problemas de falta de merenda, ônibus que quebra... Mas somado a tudo isso, seria justo, juntarmos mais esse prejuízo, que pode ser contornado?

• E por fim, o mais grave. Quantos dias a população do projeto teria reserva de água para abastecimento humano? Talvez 5 ou 8 dias, no máximo. E depois? Quem iria socorrer a todos? A prefeitura, na assembléia, deixou claro para todos, que não teria condições de suprir 17 comunidades com carro pipa. E, não vejo isso como má vontade ou irresponsabilidade administrativa, não. Vejo como alguém que vê a realidade e diz a verdade.

Não sou reassentada, nem agricultora, mas sou filha de agricultor florestano e com muito orgulho. Cheguei a este lugar em 1988, como professora. Conheço e acompanho a história do projeto. Faço parte dela. Quando aqui cheguei, muitos que hoje lutam por ele, eram criança ou talvez nem tivessem nascido ainda. Mas hoje, lutam por algo que é seu e isso é muito bonito. Porém, não se tem registro de que, família que se dividiu conseguisse alcançar o SUCESSO. E, todos nós que aqui moramos, precisamos entender que somos uma grande família. Se juntos não conseguirmos o que queremos, inútil será nossa luta separada! Se um ganha, todos ganharão, se um perde, perderemos todos. Pensemos nisso!

Paz e Bem.

Marinalva Silva – Professora e ex-diretora da Escola Icó-Mandantes
03/11/2018


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia promovem ato de serviço às pessoas que visitaram os túmulos de seus entes queridos no dia de Finados.





Voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Petrolândia estiveram presentes, nessa sexta-feira (02), no Cemitério Municipal São Francisco, com o objetivo de promover um ato de serviço às centenas de pessoas que visitaram os túmulos de seus entes queridos no dia de Finados.

Sob uma tenda armada para melhor atender à população, os voluntários distribuíram, gratuitamente, água mineral, água de côco e literatura com mensagens de fé e esperança.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informação e fotos da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Petrolândia


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Missa de Finados leva centenas de fiéis logo cedo para o cemitério São Francisco


Com fé e esperança na ressurreição dos familiares que já partiram, centenas de fiéis católicos estiveram participando, na manhã desta sexta-feira (02), da missa de finados, realizada no Cemitério Municipal de Petrolândia.

Os fiéis lotaram o espaço da tenda, montada para atender melhor os visitantes expostos ao calor excessivo. No decorrer da missa, celebrada pelo pároco do município, Luiz Augusto, eles cantaram, louvaram e fizeram oração pelos parentes e amigos que já se foram.

No cemitério municipal, muitos túmulos e jazigos restaurados, limpos e floridos, numa clara demonstração do sentimento dos familiares em relação aos seus familiares.

Através da prefeitura municipal de Petrolândia, a coordenação do cemitério preparou o ambiente para receber devidamente a população. As ações incluíram limpeza geral e roçagem.

O momento foi de reflexão, o padre Luiz Augusto confortou aqueles que perderam seus entes queridos, pedindo mais valorização a vida. “A igreja católica celebra este dia, dia dos finados, manifestando a sentença da ressurreição em Cristo, pois a vida aqui é uma passagem, estamos aqui nos preparando para podermos nos encontrar com o nosso Deus, por isso hoje não é dia de tristeza, é dia de lembrar com muito carinho daqueles que conviveram conosco que agora se encontram nos braços de Deus, por isso a gente reza pedindo a Deus que conceda a eles o descanso eterno”.

Depois de assistir a missa, ao longo do dia, centenas de pessoas homenagearam os parentes ou amigos que já partiram. Igualmente a todos os anos, vendedores montaram várias barracas em frente ao cemitério e venderam buquês, coroas de flores, caixas de velas e lanches.

Ver fotos > Cemitério de Petrolândia recebe grande público no Dia de Finados 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Nando Ferreira deseja ser a renovação da política local


Há cerca de um mês, por mensagens em grupos de WhatsApp, Nando Ferreira apresenta-se como uma das opções para o Legislativo de Petrolândia em 2022 (as eleições municipais acontecerão em 2020). Mas, quem é Nando Ferreira?

Morador de Petrolândia, Nando Ferreira tem 18 Anos. Segundo ele, "se formou nas melhores escolas de qualificações técnicas e profissionais da região, fez cursos profissionalizantes de Administração Política, Gestão Municipal e mais 19 qualificações profissionais". É Socorrista, formado pelo CFEPP Cursos, em 2017, e atualmente faz o curso de Técnico em Enfermagem na Escola Rio Branco.

O jovem pré-candidato a vereador diz que aos 15 anos começou a dar palestras em escolas do município, em trabalho voluntário. Perguntado sobre os temas das palestras, ele responde que foram sobre "atualidades, educacionais e motivacionais".

Ainda no terreno do voluntariado, Nando juntou uma equipe e criou a Campanha Avança Petrolândia, para fazer e arrecadar doações para famílias pobres e necessitadas de Petrolândia.

Segundo Nando, seus planos para o futuro são continuar a atuar na Saúde e, em 2020, ser candidato a vereador petrolandense. Em contato por WhatsApp, o Blog de Assis Ramalho fez algumas perguntas ao jovem sobre seu projeto político. Veja as respostas.

Qual sua motivação para ingressar na política? Renovar Nossa Câmara de Vereadores, Tendo Alguém Jovem lá dentro Diferente dos Últimos Anos, Sou Um Jovem Com Qualificações Profissionais E Técnicas. Estou Determinado a Apresentar propostas Eficientes e de Baixo Custo para o município. Petrolândia Precisa de algo Novo. De Alguém Jovem, Honesto, Pulso Firme e com Força de Vontade Para Apresentar projetos e fazer reivindicações Sociais.

Qual o partido? Estou Analisando Propostas de alguns Partidos Políticos da Cidade.

Por que acha que poderá fazer a diferença em 2020? Sim. Acredito que Podemos Iniciar algo de Novo em Nossa Cidade. Não Sou Fácil de ser Enganado. Vamos Fazer diferente, Vamos mostra que as qualificações técnicas e Profissionais podemos Mostrar uma Nova Forma de Política. Uma Política Mais Atuante e Sólida. Mas sempre Saudável e Representativa.

Se, tão jovem, você pretende entrar na política, já tem uma ideologia? Sim, tenho. Sou Mais Tradicional, Conservador e Prefiro Políticas Públicas dando Muito valor a Iniciativa Privada e Minha Ideologia Se Encaixaria na Característica mais Tradicionais, Conservadoras e Sempre voltadas ao Povo E suas Classes Sociais.

Suas Redes Sociais.
Instagram: Nando Ferreira2022
Facebook: Nando Ferreira
Twitter: Nando Ferreira _@2022Nando
Instagram: AVANÇA PETROLÂNDIA

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Nando Ferreira

Petrolândia: Final de semana tem agenda musical do Maria Fumaça, cada vez melhor!


A Agenda do Fim de Semana do Maria Fumaça continua hoje (3), com Keven Vip, às 20h30. Confira a programação do quiosque, cada vez melhor, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. 

Sábado (03)
20h30 - Keven Vip 

Domingo (04)
13h00 - Edy Ferreira
17h00 - Erickson Seduzyr

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira os ganhadores do Sorteio de Aniversário da Paulinelly Construções


No dia 29 de outubro foi realizado o Sorteio de Aniversário da Paulinelly Construções. Confira abaixo o resultado. 

A Paulinelly Construções, a loja que já parte da família, está localizada na Avenida Marquês de Olinda, n° 113, próximo à Casa de Show Velho Chico, no centro de Petrolândia. Contato: 87 3851-1754.



Petrolândia: Aniversariante do dia, Edson Fernando é parabenizado pela esposa Andreza e a filha



Neste sábado, 3 de novembro, a esposa e a filhinha de Edson Fernando Novaes Ferraz desejam felicidade, saúde e prosperidade a ele, aniversariante do dia. 

Parabéns meu amor,

Feliz aniversário meu amor! Fico muito feliz em ver você completando mais um ano, e espero que ele venha com sabedoria e muita felicidade. Só tenho a agradecer aos meus sogros por terem feito de você este homem tão lindo e cheio de qualidades, e à vida por trazer você para mim.

Que esta nova fase venha repleta de bons sentimentos, saúde, fé, amor, dinheiro e principalmente, sabedoria para lidar com as adversidades da vida. Você merece tudo de melhor que a vida possa te proporcionar meu bem.

Estarei sempre aqui, a cada dia, a cada aniversário, ano após ano lembrando o quanto você é importante para mim. Obrigada por fazer de mim uma mulher mais feliz diariamente. Eu amo você! Parabéns!


Andreza Bezerra Brito

Redação do Blog de Assis Ramalho

Iberdrola reconhece empresa brasileira como Fornecedora do Ano 2018


A empresa brasileira WEG, fabricante de motores elétricos e transformadores, recebeu o Prêmio Fornecedores do Ano 2018. A premiação Fornecedores Globais do Ano, concedida pela Iberdrola, foi realizada no Campus Iberdrola de San Agustín de Guadalix, em Madrid. Durante o evento, outras 11 empresas de oito nacionalidades diferentes foram reconhecidas. A finalidade é incentivar, promover e reconhecer a excelência, o desenvolvimento sustentável, a qualidade, a internacionalização, a inovação, a responsabilidade social das empresas, a criação de empregos e a prevenção de riscos.

Os Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2018 da Iberdrola constam de 12 categorias: Fornecedor do Ano; Equipamentos; Qualidade e Resposta de Serviço; Serviços Energéticos; Serviços não Energéticos; Meio Ambiente; RSC; Competitividade e Inovação; Diversidade e Igualdade; Segurança e Saúde no Trabalho; Serviços de Construção e Internacionalização.

O prêmio ao Fornecedor do Ano foi para o fabricante brasileiro WEG, que se converteu no principal fornecedor de transformadores do Grupo e possui centros de produção em três países com uma especial relevância para a Iberdrola (Brasil, México e Estados Unidos), onde contribui para a criação de empregos local, mais de 29.000 trabalhadores.

Obra de melhoria do abastecimento de água de Olinda chega as principais ruas da “Cidade Alta”

Escavações para assentamento de rede são realizadas na Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé (Foto: Compesa/Divulgação)

As ações do projeto Olinda+Água, que buscam estabelecer o abastecimento de água todos os dias para a população de 15 bairros olindenses, chegaram nas principais ruas da “Cidade Alta”, no Sítio Histórico de Olinda. Os trabalhos de escavações e assentamento de tubulações são realizados agora na Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé, onde serão implantados mais de 460 metros de rede de distribuição para reforçar o fornecimento de água para essa região. Como todo trabalho de abertura de vala é feito manualmente, a previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é terminar de assentar a rede nessa via até o mês de dezembro. Da Rua Bispo Coutinho, a obra seguirá para a Rua Saldanha Marinho, no Amparo, e Avenida Liberdade, no Carmo.