09 dezembro 2018

Aldeia indígena é alvo de novo ataque em Jatobá-PE; Igreja é vandalizada

Igreja da aldeia indígena de Bem Querer de Baixo, em Jatobá (PE), foi alvo de novos ataques neste sábado (8)

A aldeia indígena Bem Querer de Baixo, em Jatobá (PE), foi alvo de novos ataques neste sábado (8): a igreja católica da localidade sofreu uma tentativa de incêndio e teve vidros e portas quebrados.

É o segundo incidente do tipo em menos de dois meses: há 41 dias, a única escola e o único posto de saúde da localidade foram incendiados. Ontem, como no ataque anterior, ninguém ficou ferido.

Os prédios atacados estão próximos à área de conflito com posseiros, dentro da Terra Indígena Pankararus. Para lideranças dos índios, que temem represálias e pediram para não ser identificados, os atentados estão ligados à disputa por terras.

Em setembro, 12 famílias de posseiros que moravam na aldeia foram retiradas da área que ocupavam ilegalmente. A desocupação precisou de força policial, já que os posseiros se recusaram a cumpriram ordem judicial de deixar o local. Posseiros ameaçaram os índios, de acordo com relatos.

Os Pankararus afirmam que diversas casas que, segundo o acordo judicial, deveriam ser transferidas aos índios, foram queimadas. Eles também dizem receber ameaças de que os posseiros envenenariam as águas utilizadas pela aldeia.

“Sempre foi dito que nada seria deixado para o usufruto dos indígenas nessa comunidade. A tragédia sempre foi anunciada e nenhuma medida efetiva foi tomada até agora. Isso só vai parar quando os culpados forem identificados e punidos”, disseram os Pankararus, em nota.

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 09/12/2018

 Rua São Francisco
 Alunos da Escola Delmiro Gouveia em foto na quadra de futebol de salão do Colégio da velha Petrolândia
 Década de 70
Turma boa da Velha Barreiras - na foto: Hilvanira Carvalho Gominho, Nonato, Cícero Moura, Socorro, Amélia, Vavá Venâncio - entre outros
Década de 60

Neste domingo, 09 de dezembro de 2018, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa nas águas do rio São Francisco.

O começo na nova Petrolândia: Prefeito Amadeu de Souza Lima em foto com alunos e professores ( desfile cívico de 7 de Setembro na década de 90)

História de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o Baixo São Francisco.