Numa manhã de domingo, no final de agosto de 2011, veteranos do futebol de Petrolândia e Jatobá participaram de um "baba" no campo da Associação Esportiva Pó de Serra, em localizado no bairro de Itaparica. A pelada, como sempre, foi uma desculpa para a reunião dos amigos no almoço de confraternização, com animadas conversas sobre novos e velhos temas.
Nas fotos, resgatadas do Orkut, pois não este blog ainda havia sido criado, relembramos o saudoso amigo Jackson, o "Jacu", falecido há quase dois anos.
CANDIDATO DE MARÍLIA - ''Eu sou o único candidato a deputado federal de Petrolândia e região pelo Solidariedade, o único candidato de Marília Arraes''. Na entrevista, Dr João fala o por que aceitou o conive de Marília Arraes para sair como candidato a deputado Fedearl - assista no vídeo abaixo
TUDO NO TEMPO DE DEUS - ''Deus preparou tudo para acontecer de forma harmoniosa, tudo no tempo dele. Estou encontrando um momento propício para nós desenvolver um trabalho como único deputado federal da história de Petrolândia''. - assista no vídeo abaixo
Dr João reforçar o seu compromisso de trabalhar por emprego, por melhorias na saúde, na educação, no agronegócio, no turismo e na qualidade de vida do povo de Petrolândia e região. - assista no vídeo abaixo
Dr João diz que vota em Lula, mais prega respeito por quem vota em Bolsonaro, ou em outro candidato. ''Eu tenho amigos e parentes que votam em Bolsonaro, e respeito o lado de todos. É democracia. Mais eu sou Lula, sou Lula de berço, eu peço votos para ele. Eu acho que é ele que vai resolver os problemas que afligem o nosso Brasil, o Brasil está destrambelhado''. - Esse e outros assuntos, assista no vídeo abaixo
O médico Dr. João Lopes está novamente em campanha eleitoral. Em 2022 ele é candidato a deputado federal pelo Solidariedade (SD), partido da candidata mais bem colocada nas pesquisas ao governo de Pernambuco, Marília Arraes. A agenda deste domingo (28/08) começou cedo, em reunião com agrigultores na Agrovila 01 do Assentamento Antonio Conselheiro 2, em Petrolândia.
Em seguida, o candidato realizou visita à Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), durante a tradicional pelada no Estádio "O Galegão" e confraternização dos boleiros na sede da associação, onde Dr. João concedeu entrevista ao Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia.
Na conversa, o candidato falou sobre sua expectativa para a eleição de 2022 e a renovação do estímulo para a política. Em anos anteriores, Dr. João foi candidato a prefeito de Petrolândia e a deputado estadual.
O ex-deputado federal e ex-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Kaio Maniçoba, candidato a deputado estadual pelo PP, participou neste domingo (28/08) de um café da manhã com apoiadores no município de Petrolândia, no sertão do estado. Kaio é filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba. "Em ano de Copa do Mundo escalamos uma verdadeira seleção para ser o nosso time em Petrolândia", afirmou o candidato em sua postagem no Instagram.
"Estão conosco 4 ex-prefeitos: Amadeu, Dr. Marquinhos, Jane Souza e Lourival Simões, este último que também já foi deputado estadual. Reforçam o time também os vereadores Técio de João Vicente e Dedé de França, que inclusive é o presidente da Câmara. Fazem parte ainda lideranças importantes como os suplentes Delano de Dona Santa e Nina da Melancia", declara Kaio.
Participaram também apoiadores de outras cidades do Sertão de Itaparica, como Zito de Maninho e o vereador Aécio Lima, de Tacaratu, e o vereador Jailton Pereira, de Jatobá.
Coordenador da biblioteca da EREM Jatobá Daniel Filho e blogueira Lúcia Xavier (Foto: Daniel Filho)
A co-editora do Blog de Assis Ramalho, Lúcia Xavier, visitou a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, localizada em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, onde realizou a doação de obras do jornalista, sociólogo e acadêmico Abdias Moura à biblioteca da instituição escolar. Os livros foram recebidos pelo professor - também blogueiro - Daniel Filho, coordenador da biblioteca.
Com exceção de O Sumidouro do São Francisco (Subterrâneos da Cultura Brasileira) 2ª edição, de 1993, pertencente a Lúcia, os demais livros foram doados ao Blog pelo próprio autor, em 2013, após o acadêmico descobrir uma citação à sua obra no Blog de Assis Ramalho, postada em 2012. O trecho reproduzido citava o olhar do autor sobre a antiga cidade de Petrolândia, às vésperas da construção da barragem de Itaparica.
A doação foi feita para permitir que as obras recebam tratamento adequado à preservação e para torná-las patrimônio acessível aos estudantes e à comunidade. Segundo o coordenador Daniel Filho, a biblioteca escolar foi aberta à comunidade e o acervo disponível está acessível aos interessados.
Vale lembrar que em julho deste ano a EREM de Jatobá completou 65 anos de história. De acordo com a diretora da instituição, Audrey Clécia, a data não foi comemorada festivamente, mas os 70 anos da escola vão ser solenemente celebrados. Com 15 salas de aula, a Jatobá permanece em obras de reforma e ampliações.
EREM de Jatobá (Foto: Lúcia Xavier/BlogAR)
Entre os livros doados, estão a 2ª e a 3ª edição do livro O Sumidouro do São Francisco, assim apresentado pelo Jornal do Commercio: "Os antigos cronistas transmitiam a informação, colhida entre os índios, de que o Rio São Francisco se escondia num extenso túnel subterrâneo, antes de retornar à superfície, à altura da Cachoeira de Paulo Afonso. Aproveitando o simbolismo da lenda, o sociólogo Abdias Moura escreveu um livro, a que deu o título de O Sumidouro do São Francisco (Subterrâneos da Cultura Brasileira), publicado no Rio de Janeiro pelas Edições Tempo Brasileiro, mostrando a natureza encoberta dos grandes conflitos que marcam toda a História do Brasil, mas sobre os quais alguns historiadores preferem silenciar, quando não interpretam de maneira capciosa, situando-se do ponto de vista do colonizador branco e, portanto, contra o índio exterminado ou desculturado e o preto escravizado e, depois da abolição, marginalizado."
A primeira edição desse livro foi publicada em 1985 e logo esgotada. Em 1993 foi lançada a segunda edição, com o mesmo subtítulo. O Sumidouro do São Francisco (Origens dos conflitos no Brasil), terceira edição da obra, ampliada, é de 2003. Abdias Moura é membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Nordestina de Letras e Artes. Vale lembrar, ainda, que nesse sábado (27/08) completaram-se quatro anos que o autor lançou o livro de poesias "As Quatro Estações do Amor", em pleno exercício da escrita criativa, então aos 88 anos. Conheça mais do autor no site http://www.abdias.jor.br/
Sem cobrança de Couvert, o Grupo Pagode Pra Recordar se apresenta neste último domingo de agosto/2022 no Maria Fumaça, na Orla da cidade, a partir das 17h:30.
DOMINGO NO MARIA FUMAÇA TAMBÉM É DIA DO DELICIOSO BAIÃO DE 2
Neste domingo, 28 de agosto de 2022, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos do Grupo Escolar Delmiro Gouveia, o 'Grupo Véi', como era chamado carinhosamente pelos alunos petrolandenses.
Se você tem uma foto histórica da velha Perolândia no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (87) 9.9955-1186
Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa Velha Petrolândia