04 junho 2019

Augusto Coutinho defende Canal do Sertão em audiência no Ministério da Agricultura



O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) esteve nesta terça-feira, 4, no Ministério da Agricultura, onde apresentou um documento em defesa do Canal do Sertão de Pernambuco. “Esta é uma obra muito importante para a economia Pernambucano. Uma vez construído, ele vai viabilizar a agricultura irrigada em cidades estratégicas do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco”, disse o deputado Augusto Coutinho. Ele esteve acompanhado do deputado estadual de Pernambuco Antônio Fernando (PSC).

Ainda durante o dia, Augusto Coutinho visitou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela execução do projeto do Canal do Sertão. A importância desta obra será retomada em nova audiência solicitada pelo parlamentar, desta vez, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “Vamos seguir lutando pela concretização deste Canal”, reforçou Augusto Coutinho.

Petrolândia: Dr. Marcos é contemplado com Prêmio Excelência 2019


Foi realizado em Petrolândia, a entrega do Prêmio Excelência 2019 concedido pela TLN Pesquisas e Eventos aos destaques a personalidades, profissionais e empresas que se destacaram em pesquisa de opinião pública, realizada em Petrolândia no início do ano de 2019.

Dr. Antonio Marcos de Souza (Dr. Marcos) recebeu o certificado de Prêmio Excelência 2019, como Médico clínico, ginecologista médico do ano.

Prefeitura de Petrolândia realiza formação para servidores municipais


A Prefeitura Municipal, através da Controladoria Interna do município, realizou nesta terça-feira (04) uma formação para os servidores públicos. Foram abordados os temas: importância da transparência, autofiscalização, a importância da integração e gestão eficaz.

O momento contou ainda com o palestrante Jasiel Melo, que também é controlador e contabilista da cidade de São Bento do Una - PE. Para Rafael Alves, Coordenador Municipal de Controle Interno, as discussões acerca dos temas pautados no encontro foram assertivas e necessárias.

Petrolândia está na lista das 40 cidades pernambucanas com barbeiro infectado

Centro da cidade de Petrolândia-PE -foto/divulgação: Wikipédia

O primeiro surto de doença de Chagas de Pernambuco e possivelmente o maior do Brasil, anunciado por autoridades de saúde na última sexta-feira (31), traz luz para o mapa do Trypanosoma cruzi (parasita encontrado em fezes de insetos) no Estado. São 22 municípios considerados prioritários para a doença e acompanhados pelo Programa de Enfrentamento as Doenças Negligenciadas, o Sanar. Além disso, 40 cidades (29 no Sertão e 11 no Agreste – veja a lista abaixo) aparecem com triatomíneos infectados, que atuam como vetores na transmissão e são chamados popularmente de barbeiro. Nessa lista, está Ibimirim, no Sertão de Pernambuco, epicentro do surto que envolve pelo menos 77 pessoas. Das 25 pessoas com diagnóstico confirmado, seis permanecem internadas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife.

Não é de agora que Ibimirim desperta a atenção da vigilância epidemiológica. Dados reunidas com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, revelam que o município desponta entre os cinco de Pernambuco (ao lado de Pombos, Riacho das Almas, Salgueiro e Vertentes) que tiveram casos agudos de Chagas em 2010 e 2011. A partir do ano seguinte, o Estado ficou sem registro de doença aguda pelo Trypanosoma cruzi, que voltou à cena nas últimas semanas em Ibimirim. “Se houve contaminação, tem barbeiro. O trabalho agora também é buscar onde está o foco”, diz a médica hematologista Cristina Carrazzoni, que tem acompanhado os 77 pacientes expostos ao surto: 69 adultos e adolescentes, além de oito crianças (uma delas está entre os casos confirmados).

Ontem ela e demais profissionais avaliaram, na Casa de Chagas, em Santo Amaro, a condição de saúde de dez pessoas que não têm manifestado sintomas, mas que precisam de assistência porque a fase inicial do problema geralmente não dá sinais. “Os surtos agudos passam despercebidos pela semelhança de quadros clínicos com outras doenças. Identificar essa etapa é importante para tentar detectar a causa do surto e bloquear o risco de outras pessoas se contaminarem da mesma forma”, explica Cristina.

Em Ibimirim, essa investigação está em andamento pela Secretaria Estadual de Saúde, que divulgará hoje um novo balanço da microepidemia, com base no trabalho de campo que tem realizado em áreas próximas à escola onde ficaram os participantes de evento religioso realizado na Semana Santa.

O infectologista Filipe Prohaska, do Huoc, informa que os pacientes internados têm apresentado melhora do quadro clínico. “Dos oito que precisaram ficar no hospital, dois tiveram alta. Eles têm sinais da doença em atividade, mas esperamos uma boa evolução.” Por terem sido diagnosticadas na fase aguda, as pessoas contaminados têm mais chances de terem a doença controlada, em comparação com aquelas que tiveram a enfermidade detectada anos após a infecção. “O tratamento tem como objetivo fazer com que a doença não evolua para a cardiopatia crônica ou eventualmente para uma alteração digestiva”, diz o cardiologista Wilson Oliveira, coordenador da Casa de Chagas.

Lista dos 40 municípios pernambucanos com triatomíneos infectados em 2018:

Afogados da Ingazeira
Afrânio
Águas Belas
Belém de São Francisco
Bodocó
Brejinho
Cabrobó
Calumbi
Canhotinho
Capoeiras
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Caruaru
Cupira
Flores
Floresta
Garanhuns
Ibimirim
Iguaraci
Ingazeira
Itacuruba
Itapetim
Jucati
Mirandiba
Orocó
Pedra
Petrolândia
Petrolina
Salgueiro
Santa Cruz
Santa Maria da Boa Vista
São Bento do Una
São José do Egito
Serra Talhada
Serrita
Terezinha
Terra Nova
Tuparetama
Venturosa
Verdejante

Por Cinthya Leite
JC Online

Relatório Quadrimestral de Gestão Social do Governo do Estado já está disponível


Seplag é a responsável pela elaboração do documento que faz balanço das ações do governo


A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de Pernambuco disponibilizou, na última quinta-feira (30), o formato digital do Relatório Quadrimestral de Gestão Social (RGS 2019.1). O documento faz uma avaliação dos resultados da ação do governo em análise qualitativa e quantitativa das áreas de atuação e dos objetivos estratégicos descritos no Plano Plurianual (PPA).

O RGS tem duas edições por ano, já que o conteúdo do 3º quadrimestre de cada ano é consolidado na edição anual do Relatório da Ação do Governo – RAG, documento entregue à Assembleia Legislativa de Pernambuco no início de cada ano legislativo.

Instituto Ethos anuncia realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima


Evento será em outubro, no Recife

O Instituto Ethos anuncia, na Semana Mundial do Meio Ambiente, a realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, um encontro anual que reunirá organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica e os setores privado e público brasileiro para três dias de diálogos e formulação de propostas para a implementação da NDC brasileira -Contribuição Nacionalmente Determinada, que determina os principais compromissos e contribuições do Brasil para o futuro acordo climático. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a agenda 2030.

O objetivo da conferência é comprovar que a sociedade, os governos subnacionais e o setor produtivo brasileiro mantêm-se firmes no Acordo de Paris e que o protagonismo na agenda de clima, florestas, desenvolvimento sustentável e a governança climática são grandes oportunidade para o Brasil. Desta forma, serão promovidos compromissos empresariais e prioridades para a agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável. Experiências, negócios, soluções, tecnologias e políticas brasileiras que valorizam, integram e fazem progredir os resultados da governança climática serão apresentados durante o evento.

Estudantes podem se inscrever no Sisu até sexta-feira (07)


Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. Ao todo, serão ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (7), na página do programa.

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.

O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 10. As matrículas devem ser realizadas de 12 a 17 de junho. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho. A convocação desses estudantes ocorrerá após o dia 19 deste mês.

Petrolândia: Em novo vídeo, João Batista aponta abandono do Parque João Pernambuco


Pré-candidato a Prefeito de Petrolândia, João Batista (Jota) lançou um novo vídeo da série "Petrolândia Empreendedora" para falar sobre o abandono do Parque João Pernambuco, um elefante branco na opinião dele.

No vídeo, Jota também cite a importância de mudar a troca de favores por novas práticas, éticas no âmbito das instituições políticas.

Assista abaixo

Petrolândia: Revenda de veículos LEAL CAR recebe Prêmio Excelência 2019


Foi realizado em Petrolândia, a entrega do Prêmio Excelência 2019 concedido pela TLN Pesquisas e Eventos aos destaques a personalidades, profissionais e empresas que se destacaram em pesquisa de opinião pública, realizada em Petrolândia no início do ano de 2019.

A LEAL CAR recebeu o certificado de Prêmio Excelência 2019, como destaque em venda de veículos novos e seminovos.

Em Petrolândia a Loja fica localizada nas proximidades da BR-316.

Veja abaixo relação das empresas, profissionais e personalidades que se destacaram na 9ª edição do Prêmio Excelência da TLN, em Petrolândia.

> Petrolândia: Entrega do Prêmio Excelência 2019 é realizado no Maria Fumaça com grande participação; veja lista

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso: Prefeito revoga decreto que exonerava professores aposentados após determinação da Justiça


Secretaria da Educação reuniu os servidores para anunciar a decisão. “Ao chegar aqui e verem o prefeito anunciar a revogação, houve uma grande vibração e agradecimento pelo ato que foi confirmado”, ressaltou a secretária de Educação Elza Brito. Foto: Ascom/PMPA

A decisão do prefeito Luiz de Deus (PSD) em revogar o decreto que exonerava professores aposentados da administração municipal, anunciada na manhã de sexta-feira (31), foi tomada após determinação do Juiz de Direito, Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Paulo Afonso, BA.

Dr Pantoja acatou ação da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – Delegacia Hidroelétrica de Paulo Afonso, que havia impetrado uma ação com pedido Liminar/Mandado de Segurança, contra o ato do prefeito de Paulo Afonso.

No dia 09 de maio de 2019, Luiz de Deus publicou através de Diário Oficial o Decreto nº 5625/2019, dispondo “Sobre o desligamento dos servidores efetivos do quadro de servidores públicos da administração do município de Paulo Afonso-BA, aposentados pelo regime geral da previdência social”.

PSB de Pernambuco debate impacto dos cortes da educação para a Juventude


Na tarde deste sábado, deputados João Campos e Diogo Moraes fizeram uma avaliação sobre os retrocessos defendidos pelo Governo Federal (Foto: Roberto Pereira)


O Partido Socialista Brasileiro, através do segmento da Juventude, realizou, na tarde deste sábado (01), um debate sobre os cortes na educação no Brasil, os impactos na vida dos jovens e a conjuntura nacional. O evento, que contou com a participação de mais de 70 pessoas, foi realizado na sede do PSB, no bairro da Boa Vista, com a presença do deputado federal João Campos, do estadual Diogo Moraes, além dos presidentes nacional e estadual da JSB, Tony Sechi e Tyago Bianch, respectivamente. O debate também atraiu vereadores e lideranças políticas de cidades vizinhas.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da JSB Pernambuco, Tyago Bianch, que reforçou a importância do engajamento dos segmentos sociais organizados do PSB na discussão de temas importantes para o País. Em seguida, o deputado federal João Campos fez uma explanação sobre as principais pautas em discussão em Brasília.