03 fevereiro 2015

Anderson Silva é flagrado em teste antidoping antes de luta contra Diaz

Brasileiro teria metabólitos de Drostanolona em seu exame de urina realizado no dia 9 de janeiro de 2015. Lutador ainda pode pedir que seja feita a contraprova

Uma bomba explodiu no mundo do MMA nesta terça-feira (03). Ex-campeão dos pesos-médios UFC, Anderson Silva foi flagrado no exame antidoping após metabólitos de drostanolona serem encontrados em seu exame de urina, realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 9 de janeiro, portanto antes da luta contra Nick Diaz, no UFC 183, no último sábado, em Las Vegas. O resultado do teste foi revelado nesta terça-feira, e o UFC confirmou a informação através de um comunicado oficial. O lutador ainda pode solicitar a contraprova.

Confira a íntegra do comunicado oficial do UC:

Prefeitura de Petrolina cadastra ambulantes para o Carnaval


Com a consolidação do Carnaval em Petrolina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, abre inscrições para o cadastro dos vendedores ambulantes que desejam comercializar produtos no polo principal da festa, da Praça 21 de Setembro.

Os interessados devem se dirigir à Sedesa, no Centro de Convenções Nilo Coelho, no período de 04 a 06 de fevereiro, no horário de 8h as 13h. Para fazer a inscrição, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado de capacitação emitido pela Prefeitura de Petrolina.

Como acontece todos os anos, o requisito principal para que o ambulante possa se cadastrar é que este tenha participado do curso de Manipulação de Alimentos e Bebidas, ministrado pela prefeitura através da Sedesa, em parceria com o Sebrae.

Mais de 25% dos municípios não começaram a elaborar o plano de educação


Pouco mais de um quarto dos municípios brasileiros, 1.441, não iniciaram o trabalho de adequação ou elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). O prazo para que isso seja feito é o mês de julho. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). No Brasil, apenas 37 municípios cumpriram todas as fases até a sanção da lei.

Os planos municipais estão previstos no Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado no ano passado. O PNE prevê metas da educação básica até a pós-graduação para serem atingidas nos próximos dez anos. Para que isso seja feito, a lei estipula que estados e municípios elaborem os próprios planos para que as metas sejam monitoradas e cumpridas localmente.

Os dados divulgados no portal do MEC estão disponíveis na página Planejando a Próxima Década: Construindo os Planos de Educação, que tem por objetivo ajudar os gestores na elaboração dos planos, além de monitorar essa elaboração. Dentre os municípios ainda sem comissão coordenadora instituída, para iniciar o debate do plano, estão cinco capitais: Salvador, Natal, Recife, Aracaju e Belo Horizonte.

Codevasf leva novas ações de reforço hídrico e inclusão produtiva para famílias do sertão de Pernambuco

Foto: Codevasf/Divulgação

Novas ações de reforço hídrico e de repovoamento de mananciais começam a ser executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Serra Talhada, no sertão do Pajeú, em Pernambuco. Por meio da 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina, foram entregues 30 mil alevinos para o repovoamento de um dos quatro principais mananciais do município, o Açude Cachoeira II. Ainda para este ano, estão previstos também os peixamentos, com mais 70 mil alevinos, das barragens do Ipa, Jazigo e Serrinha. Além disso, no âmbito do programa Água para Todos, a Companhia perfurou e instalou cerca de 60 poços tubulares, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 300 mil.

Os alevinos depositados no açude beneficiarão 300 famílias que vivem e se alimentam do pescado existente nos mananciais do município. São pescadores e pescadoras que estavam passando dificuldades com a falta dos peixes, a exemplo de Maria da Penha Pereira. “A chegada dos peixes representa muita coisa pra gente. O que dá rendimento para todo pescador vem daqui do açude. Estava fazendo muita falta. Agora vai melhorar muito para nós”, comemorou a pescadora, que vive da pesca no Açude Cachoeira II, o qual possui capacidade de armazenamento de 21 milhões de metros cúbicos de água.

Nota do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia sobre conflitos agrários no reassentamento

José Maurício, presidente do STR-Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Nota do STR de Petrolândia

O Sindicato Rural de Petrolândia divulga essa nota com muita preocupação. O assunto são pendências com os reassentados. A CHESF, como sempre, não tem compromisso com os reassentados, deixando o reassentamento por conta dos invasores que não são da cidade, com isso gerando conflito agrário. 

Hoje temos grande problema com a área de sequeiro. A CHESF não quer entregar e os agricultores estão se enfrentando.

O STR avisa às autoridades que, a qualquer momento, vai ter morte entre os agricultores.

Não foi falta de aviso tudo que vem acontecendo, e será de grande culpa da CHESF!

Atenciosamente,

José Maurício Filho
Presidente do STR-Petrolândia

Jatobá: Resultado do "baba" da Associação Pó de Serra, em Itaparica, no domingo passado (1º)

Fotos: Jair Souza

Foi realizado no domingo passado (1º) a tradicional pelada dos amigos da Associação Pó de Serra, em Itaparica, no município de Jatobá. Confira os resultados, enviados pelo nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé. 

Primeiro tempo: Camisa Azul 3 x 1 Camisa Vermelha
Camisa Azul
Gols: Sílvio, Berg e Marcos
Escalação: Moisés, Chimbá, Valdir, Bangu, Elói, Marcos, Berg, Sílvio, Miúdo, Gegê, Juvenal.
Camisa Vermelha
Gols: Léo
Escalação: Geraldo, Catinha, Léo, Nicácio, Gean, Cristiano, Givanildo, Hamilton, Nego, Flávio, Quel.

Segundo tempo: Camisa Azul 2 x 4 Camisa Vermelha
Camisa Azul
Gols: Sapatão (2)
Escalação: Moisés, Pedro, Naldinho, Pitomba, Osmando, Elói, Bangu, Sapatão, Gegê, Miúdo, Sílvio.
Camisa Vermelha
Gols:  Léo (3) e Nego Van
Escalação: Miller, Ronaldo, Bam, Nego Van, Evandro, Adriano, Tema, Léo, Catinha, Nego e Naldo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Marília: “Falta articulação à PCR para coibir trabalho infantil no Carnaval”

Fotos: Wilfred Gadêlha

Durante reunião pública na manhã desta terça-feira (03), a vereadora Marília Arraes cobrou medidas efetivas da prefeitura e anunciou fiscalização dos espaços destinados ao acolhimento de crianças durante os festejos

A falta de articulação entre as instâncias de proteção à criança e ao adolescente noq eu se refere ao trabalho infantil durante o Carnaval, em especial os serviços sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife foi evidenciado na manhã desta terça-feira 3, durante reunião pública convocada pela vereadora Marília Arraes (PSB), realizada no Plenarinho da Câmara.

A dez dias do início da folia, uma coordenação mais efetiva das ações foi cobrada por Marília: “É preciso juntar forças para coibir o trabalho infantil: não dá para ficar do jeito que está, temos que pensar e fazer algo novo. A vereadora ainda cobrou da PCR a divulgação dos dados do trabalho feito durante as festividades para que a sociedade possa fiscalizar as iniciativas e anunciou que vai fiscalizar os espaços destinados ao acolhimento de crianças no Carnaval do Recife.

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz Lima, cardiologista, atende nesta quarta-feira (04) na Endocardio a partir das 08:30 hs


O cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende nesta quarta (04) a partir das 08:30h na Endocardio, em Petrolândia, no consultório da Odontomedic (Dr. Eudes Fonseca), na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no centro da cidade.

A Endocardio oferece serviço médico especializado, com profissionais qualificados para cuidar da sua saúde, atuando na prevenção e tratamento de doenças como infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol e triglicerídeos), doenças da tireóide, diabetes, obesidade, deficiência de crescimento na crianca e alterações hormonais. A Endocardio conta também com nutricionista e ortopedista.

Além de consultório, a Endocardio conta com equipamentos para realização de exames complementares para sua segurança e maior comodidade. Os exames disponíveis na Endocardio são Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, MAPA, Holter 24h, Ultrassonografia de Carótidas e Vertebrais e Ultrassonografia de Tireóide.

Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clinica do Dr. Eudes Fonseca)
Petrolandia - PE

Marcações para consultas e exames complementares
(87) 3851-2246 / (87) 9193-8770
e-mail: endocardio@outlook.bom
Fanpage Facebook: www.facebook.com/pages/Endocardio-Endocrinologia-Cardiologia
Fotos: Assis Ramalho

Noruega quer criminalizar a mendicância


O governo da Noruega apresentou hoje (3) um polêmico projeto de lei que não só torna crime a mendicância organizada, como também proíbe o ato de ajudar. De acordo com o texto, qualquer pessoa que oferecer dinheiro, abrigo ou comida a um mendigo pode ser presa. Nos dois casos, a pena seria de um ano de prisão.

O debate sobre a proibição da mendicância na Noruega não é novo. Em 2005, uma lei com o mesmo teor foi rejeitada no Parlamento. Em agosto no ano passado, a cidade de Arendal, no Sul da Noruega, se tornou a primeira a aprovar uma lei proibindo os mendigos de pedirem esmolas nas ruas e casas. Em setembro, oito dos 15 distritos que integram a capital, Oslo, disseram não a uma proposta semelhante.

O projeto de lei apresentado pelo governo busca tornar a proibição nacional. O secretário de Estado do Ministério da Justiça da Noruega, Vidar Brien-Karlsen, membro do Partido Progressista, explicou que a ampliação da proposta, incluindo a criminalização da ajuda aos pedintes, foi necessária para que a polícia tenha autoridade de autuar pessoas que coordenam redes organizadas de mendicância.

Vereadores de Petrolândia visitam Superintendência da Codevasf em Petrolina

Foto: Câmara Municipal de Petrolândia/Divulgação 

Na quinta-feira passada, dia 29 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques, e os vereadores Noca e Zé Pezão, visitaram a a Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina. 

No encontro com o superintendente João Bosco, os vereadores apresentaram pendências do órgãos em Petrolândia, além de tratarem sobre obras de infraestrutura hídrica, como a implantação de três poços artesianos perfurados e o serviço de escavação dos canais de captação de água dos perímetros irrigados, obra esta orçada em mais de R$ 600 mil. 

Também foram debatidos os problemas com a falta de assistência técnica para os produtores petrolandenses, previsão de data para inauguração da casa do mel do Projeto Apolônio Sales, e uma possível transferência do Escritório da Codevasf, atualmente instalado no vizinho município de Jatobá, para a cidade de Petrolândia.

Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Secretaria de Educação de Petrolândia comunica início do ano letivo no dia 10 de março

Nota de Utilidade Pública

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia informa aos pais, professores, alunos e toda comunidade escolar, que as aulas terão seu inicio no dia 10 de março, logo após a Seleção Simplificada para Professores.

Agradecemos a compreensão.

Secretaria de Educação de Petrolândia

Alta da energia em 2015 pode superar 50%



Decisões tomadas nesta terça-feira (3) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que a conta de luz de pelo menos parte da população pode subir acima de 50% em 2015. Os números contradizem o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que em janeirodisse não acreditar que os reajustes chegassem a 40%.

Nesta terça, a Aneel autorizou os primeiros reajustes de 2015, para seis das 63 distribuidoras do país. Em alguns casos, o aumento nas tarifas supera os 40%. Cinco distribuidoras são do grupo CPLF e atendem parte do interior paulista. A outra, Energisa Borborema, atua no interior da Paraíba.

O maior reajuste foi autorizado para a CPFL Jaguari: de 45,7%, em média. Para os clientes residenciais e comércio atendido pela distribuidora, o aumento será de, em média, 39,49%. Já para indústrias e grandes consumidores de energia na área de atuação da empresa, será de 48,85%, em média.

As contas de luz, no entanto, ainda devem sofrer outros impactos este ano – como o repasse para tarifa cobrada dos consumidores da conta do fundo CDE – por conta do aumento do custo de geração resultante do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas – o que pode levar a alta na tarifa de parte dos consumidores a passar de 50%.

ENTENDA o que está fazendo a conta de luz subir

MinC promete simplificar prestação de contas de pontos de cultura


A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (Minc), deve publicar até o fim de fevereiro a primeira instrução normativa para regulamentar a Lei Cultura Viva, que trata da política da Rede Nacional de Pontos de Cultura, implementada no ano passado. A instrução terá o objetivo de simplificar a prestação de contas dos pontos de cultura e adotar a autodeclaração para registrá-los no cadastro nacional.

A secretária Ivana Bentes disse que será feita uma última rodada de discussões com o Departamento Jurídico do MinC, com o ministro Juca Ferreira e com a Controladoria-Geral da União (CGU) para que a regulamentação seja simplificada, melhorada, e que, efetivamente, seja uma ferramenta de desburocratização. "A lei já está em vigor, e a instrução vai trazer esse detalhamento", disse ela depois de participar de debate sobre a lei, hoje (3), na Nona Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro.

Segundo Ivana, a instrução normativa simplificará a prestação de contas por recursos recebidos e vai estabelecer um termo de compromisso cultural, a partir do qual o ponto de cultura financiado comprovará que a atividade cultural foi realizada e atingiu o público pretendido. O principal é reconhecer o mérito das ações do projeto, e se ele atingiu o objetivo proposto, disse ela.

Após ser dispensada da Globo Xuxa fecha contrato milionário com a Record


Especula-se que Xuxa vá receber R$ 1 milhão de salário e mais participação em merchandisings e faturamento comercial de seus programas.


A apresentadora Xuxa Meneghel, 51 anos, decidiu fechar contrato com a Record. Ela vinha negociando um contrato com a direção da emissora havia pelo menos um ano -- desde que foi afastada do vídeo na Globo. O colunista Flávio Ricco apontou que as conversas estavam adiantadas em novembro de 2014.

As cláusulas do contrato foram acertadas na última segunda-feira (2) à noite entre a direção da Record, Xuxa (diretamente de Miami, nos EUA) e seus advogados. A assinatura deve ocorrer na próxima semana. É a segunda grande contratação da Record nos últimos anos. Em 2009, a emissora também contratou Gugu Liberato.

O contrato de Xuxa na Globo tinha validade até 2017, mas continha várias liberdades, como o não pagamento de multa em caso de rescisão de uma parte ou de outra. O contrato tem duração de três anos.

Floresta: Confira atrações da Festa de Nossa Senhora de Lourdes em Airi neste sábado (07)

Ascom Prefeitura Municipal de Floresta

Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético


Conta de Desenvolvimento Energético terá orçamento de R$ 25,96 bilhões em 2015. Caberá aos consumidores pagar a diferença e não ao contribuinte – como ocorreu em anos anteriores, quando coube ao Tesouro parte dessa diferença.

Criada com o objetivo de promover fontes alternativas de energia – eólicas, de pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e carvão mineral, por exemplo – e de universalizar o acesso à energia elétrica no país, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) terá orçamento de R$ 25,96 bilhões em 2015 e receita ordinária de R$ 2,75 bilhões.

Com isso, será necessária uma arrecadação de R$ 23,21 bilhões, valor que, apesar de ainda preliminar, deverá ser pago por meio de cotas: caberá aos consumidores pagar a diferença e não ao contribuinte – como ocorreu em anos anteriores, quando coube ao Tesouro parte dessa diferença.

Os valores foram aprovados hoje (3) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após serem propostos pelo relator da matéria, Tiago de Barros Correia. Eles têm ainda caráter provisório, podendo ser alterados se for acatada alguma proposta durante as audiências públicas previstas para o período de 4 a 13 de fevereiro.

Isidoro, Roberto, Nicolas e Nickson, atletas de Petrolândia, podem deixar o Compare F.C. de Floresta


Com propostas de equipes locais, o quarteto da cidade de Petrolândia, Isidoro, Roberto, Nicolas e Nickson poderá ficar de fora da Copa dos Campeões.

A diretoria do Compare Futebol vai aguardar a passagem dos festejos de carnaval para tomar uma decisão sobre o assunto. Caso não renovem seus contratos a diretoria já tem substitutos em conversas adiantadas.

UPE GARANHUNS: Professores da Rede Pública que não têm curso superior já podem se inscrever para o PARFOR


Estão abertas na UPE Campus Garanhuns as inscrições para o PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que atende os docentes da rede pública de educação básica (Estadual ou Municipal) que ainda não têm formação superior nas disciplinas ou séries em que atuam em sala de aula.

O PARFOR oferece cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia, entre outros, contemplando uma oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

As aulas terão inicio em Agosto, e os encontros acontecerão nas terças e quintas (horário noturno) e sábados (horário diurno).

Especialistas alertam para condição de hidrelétricas em duas regiões do país


O diretor do Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), Luiz Pinguelli Rosa, avaliou que se não chover em quantidade satisfatória algumas hidrelétricas que geram energia para as regiões Sudeste e Centro-Oeste só terão condições de operar por mais um mês. O alerta foi feito em carta que o diretor encaminhou ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e que inclui dados do estudo do diretor do Instituto de Desenvolvimento do Setor Energético (Ilumina), Roberto D'Araujo.

“Se não chover, estamos perdidos. Se chover 50% da média [tradicional], vamos ter racionamento no meio do ano, porque o período de seca começa em abril. É mais do que urgente começar alguma coisa. Todas as medidas que estão sendo tomadas estão corretas, mas com um grande atraso”, revelou à Agência Brasil. No trabalho da Ilumina, D'Araujo indica que a situação hídrica do país é bastante severa, mas não é inédita. Aponta ainda que o caso mais grave é o do Rio São Francisco, que registra índices declinantes há mais de dez anos.

A análise foi apresentada ontem (2) no seminário A Crise Hídrica e a Geração de Energia Elétrica, coordenado pela Coppe com especialistas do setor, nocampus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Fundão, zona norte do Rio de Janeiro. Os dois especialistas defenderam a adoção, pelo governo, de uma campanha de esclarecimento da população sobre o uso racional de energia e água.