sábado, fevereiro 10, 2024

Quatro estudantes morrem em acidente entre van e caminhão em rodovia na Bahia

Vítimas estudavam em Vitória da Conquista — Foto: Redes sociais

Quatro estudantes morreram e outras oito pessoas ficaram feridas em um acidente entre uma van e um caminhão na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A colisão ocorreu na noite de sexta-feira (9), em frente ao posto fiscal da Secretaria da Fazenda.

De acordo com informações apuradas pela TV Sudoeste, a van levava 11 pessoas , além do motorista. Todos tinham como destino a cidade Curral de Dentro, em Minas Gerais, onde passariam o feriado de carnaval com suas respectivas famílias.

As vítimas foram identificadas como:

Laila Rodrigues, de 20 anos;
Tábita Teissiane, de 24 anos;
Sande Viana, de 20 anos;
Lauani Braga, de 19 anos.

De acordo com testemunhas, após a batida a van capotou diversas vezes e os passageiros foram arremessados para fora do veículo.

Os feridos foram levados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Neste sábado (10), três deles já receberam alta médica e cinco seguem internados. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Ainda não há informações sobre o que causou o acidente.

Por g1 BA e TV Sudoeste

Galo da Madrugada tem adereços inspirado em indígenas nas tradições dos pankararus, do distrito de Caraibeiras, em Tacaratu/PE

As varandas da paz do Galo da Madrugada têm 4 metros de comprimento...

OGalo da Madrugada, símbolo do Carnaval do Recife, homenageará os povos originários na edição carnavalesca de 2024. A escultura terá peças feitas em fibra de tecido denominadas de varandas da paz, desenvolvidas com técnica de macramê inspirada nas tradições dos pankararus, do distrito de Caraibeiras, em Tacaratu (PE). 

Imagem aérea mostra o Galo da Madrugada 2024 — Foto: Reprodução/TV Globo

As peças foram produzidas por artesãs da Coopertêxtil (Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu), a partir de uma consultoria do Sebrae-PE. Para produzir as varandas da paz, as artesãs fizeram uma imersão na aldeia indígena pankararu, para ter contato com os traços, cores e a simbologia cultural desse povo.

O projeto de criação da “Varanda da Paz – Coleção Galo da Madrugada 2024” contou com orçamento de R$ 70 mil reais, disponibilizados por meio de acordo de parceria com a Prefeitura de Tacaratu. O Sebrae apoia a Coopertêxtil há 2 anos, na formalização e gestão O artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pelo Galo da Madrugada deste ano, idealizou a peça em tamanho cenográfico, com cerca de 4 metros, para representar as penas das patas do Galo da Madrugada. O trabalho foi realizado em parceria com as artesãs da Coopertêxtil.

“Valorizar as Varandas da Paz no Galo da Madrugada faz parte de um projeto que eu iniciei, desde que assinei o primeiro Galo, de tornar esse símbolo um propulsor da visibilidade da produção local, valorizando grupos como o dessas artesãs de Caraibeiras e Tacaratu”, disse.

As varandas da Paz estarão disponíveis para a venda com o início do carnaval. A peça tem as cores dos anéis olímpicos, que representam a união dos 5 continentes. O principal produto comercializado pela Coopertêxtil são as redes. A coleção substitui a técnica de nós pelo tear – ferramenta utilizada para tecer.

PODER360...



Bordado por artesãos de Tacaratu/PE, Galo da Madrugada está nas ruas do Recife exaltando ritmos pernambucanos


Imagem aérea mostra o Galo da Madrugada 2024 — Foto: Reprodução/TV Globo

Maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada de 2024, que esse ano desfila Bordado por artesãos de Tacaratu, faz uma homenagem ao cantor e compositor recifense Reginaldo Rossi, conhecido popularmente como o “Rei do Brega”. Ele morreu no dia 20 de dezembro de 2013, mas, neste sábado (10), está vivo e prestes a entrar para a história de Pernambuco como "Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo"., faz uma homenagem ao cantor e compositor recifense Reginaldo Rossi, conhecido popularmente como o “Rei do Brega”. Ele morreu no dia 20 de dezembro de 2013, mas, neste sábado (10), está vivo e prestes a entrar para a história de Pernambuco como "Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo".

Polícia Civil de Pernambuco suspende deflagração da greve durante o Carnaval 2024

Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Após uma extensa assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (9), o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-PE) comunicou a suspensão da deflagração da greve da categoria que estava prevista para ter início à meia-noite desta sexta, durante o Carnaval 2024.

A decisão foi tomada pelos policiais após uma negociação que contou com o auxílio do deputado Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O processo também contou com a intermediação do deputado Joel da Harpa (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública.

Com a negociação, os policiais acataram a proposta de participar de uma negociação com o Governo de Pernambuco no dia 19 de fevereiro. A reunião será realizada na presidência da Alepe por volta das 10h.

Por Portal Folha de Pernambuco

General Augusto Heleno defendeu rompimento institucional para manter Bolsonaro


O general Augusto Heleno defendeu, durante a reunião da cúpula de governo do então presidente Jair Bolsonaro, rompimentos institucionais e uma “virada de mesa” antes das eleições de 2022. Na mesma reunião, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) manifestou preocupação com o risco de haver vazamentos sobre a atuação de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A reunião está registrada em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Tempus Veritatis. A operação foi deflagrada na quinta-feira (8) pela Polícia Federal para investigar uma suposta organização criminosa cuja atuação teria resultado na tentativa malsucedida de golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023.

Ao manifestar preocupação com a possibilidade de agentes da Abin que estariam sendo estrategicamente infiltrados naquele ano eleitoral, Augusto Heleno foi interrompido por Bolsonaro, sob o argumento de que o assunto teria de ser discutido no particular.