16 janeiro 2024

Baiana de 20 anos é uma das 60 pessoas a tirar nota mil na redação do Enem 2023

Beatriz é uma das quatro pessoas na Bahia a atingir a nota máxima na redação do Enem 2023 — Foto: Arquivo pessoal

A baiana Beatriz Medeiros dos Santos Tudella, de 20 anos, se surpreendeu ao olhar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta terça-feira (16). Moradora de Salvador, ela foi uma das quatro pessoas na Bahia a conseguir a nota máxima na disciplina.

"Nunca tive muita dificuldade em redação e treinei bastante ano passado. Eu esperava 900, mas mil foi realmente uma surpresa. Fiquei muito feliz", comemorou a estudante.

Na Bahia, todas as notas máximas vieram de estudantes de instituições particulares, como Beatriz, que fez cursinho pré-vestibular por dois anos no Bernoulli, localizado no bairro da Pituba. No Brasil, a quantidade de pessoas que atingiram a nota máxima é de 60 pessoas e apenas quatro são estudantes de unidades públicas de ensino.

Com o objetivo de cursar medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a nota máxima na redação coloca Beatriz ainda mais próxima do curso, que tem nota de corte para ampla concorrência superior a 780 pontos.

Resultados do Enem 2023 já podem ser acessados

Resultado do Enem 2023 já está disponível. Na imagem, candidato mostra prova do 2º dia — Foto: Érico Andrade/g1

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da  Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil

Petrolândia: Aniversariante do dia, Elita Ramalho recebe felicitações da família


Nesta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, dona Elita Ramalho, mãe deste radialista/blogueiro e esposa de seu Antonio Leal Rodolfo(Toinho - in memorian.), comemorou aniversário e recebeu o carinho da família, parentes e amigos, e recebe mensagem especial de seus filhos.

Felicidades pela bênção de mais um ano de vida, de muitos que virão, com a Graça Divina.

Parabéns pelo seu aniversário!

Mensagem de seus filhos Assis Ramalho, Francinete, Lucinete, Cláudio, Dulce, Ancilon e Goreth.

As felicitações também são dos netos e bisnetos

FOTOS DE ARQUIVO DA FAMÍLIA


Família Ramalho Leal: Ancilon, Paula Francinete, seu Toinho (in memorian), dona Elita, Assis, Goreth, Cláudio e Lucinete (Foto: Lúcia Xavier)


 

 
Blog de Assis Ramalho

'Eu voei nas goelas dela', disse agricultora que ficou ferida após ser atacada por onça-parda em Carnaubeira da Penha/PE



Foto: reprodução

Maria Inez Freire Barros de Sá, de 58 anos, está internada em um hospital da rede pública após ter sido atacada por uma onça-parda no último sábado (13) em Carnaubeira da Penha, no Sertão. Ao g1, a agricultora contou que estava sozinha na roça no momento do ataque e que usou a força para se defender do animal.
Agricultora é ataca por onça em Carnaubeira da Penha, no Sertão. — Foto: Arquivo pessoal

Maria Inez estava em uma plantação em Jacurutu, zona rural do município. A agricultora disse que ia capinar para dar alimento a duas vacas e dar água às cabras quando o ataque aconteceu.

“Ela voou na minha perna e ficou mordendo, rasgou minha calça que era de malha. E eu voei nas goelas dela pra tirar ela da minha perna e ela mordeu muito a mão direita. Consegui apertar muito ela na garganta e joguei ela pra dentro do capim e corri pra dentro de casa”, disse Maria Inez

A agricultora disse ainda que o animal chegou a rosnar na direção dela quando conseguiu entrar em casa. Ela gritou, pediu ajuda e foi levada pelo filho ao hospital. Maria foi internada no Hospital Coronel Álvaro Ferraz, em Floresta, e em seguida foi transferida para o Hospital Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e voltou para o Hospital Coronel Álvaro, onde permanece internada.

Maria está em observação e se recupera dos ferimentos na unidade de saúde. Ela chegou a passar por um procedimento cirúrgico e tomou uma vacina antirrábica.

Mulher segue internada em Hospital Regional de Serra Talhada. — Foto: Arquivo pessoal

O que dizem as autoridades?

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) disse que tomou conhecimento, extraoficialmente, do caso envolvendo uma onça-parda no Sertão do estado. A Agência reforça que o animal estava em vida livre em seu habitat natural e que, normalmente, a onça-parda, bodeira ou suçuarana (Puma concolor) evitam a interação com humanos.

A CPRH afirmou que orienta os produtores rurais da região que, para evitar incidentes, que deixem os animais de criação e domésticos em local resguardado e próximo a área de boa iluminação no período noturno.

A mesma orientação serve para as áreas com circulação de pessoas, manter uma boa iluminação e evitar aproximação com esses felinos. 

Por G1 Caruaru