04 março 2024

Petrolândia: Major da Polícia Militar é promovido ao posto de tenente coronel e é homenageado por amigos da AVEPE

 

Conhecido por todos os amigos como Major Viana, recentemente ele foi promovido ao posto de Tenente Coronel da Polícia Militar de Pernambuco


Neste domingo, 03 de março de 2024, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada de futebol.

Logo após o famoso baba, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE, amigos comemoraram a promoção na carreira militar do sócio Jailson Viana da Silva, popularmente conhecido por Major Viana, que recentemente foi promovidoao posto de Tenente Coronel da Polícia Militar de Pernambuco,

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia o agora tenente coronel falou da promoção e lembrou quando chegou em Petrolândia no ano de 2006 quando ocupava o cargo de 1º Tenente da PM/PE. Ele também falou de seu amor por Petrolândia, e as boas amizades que construiu na cidade. VEJA VÍDEO ABAIXO



Redação do Blog de Assis Ramalho

Delegação pernambucana participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Foto: Renato Moreira/Secult-P|E/Fundarpe

Com ampla adesão da sociedade civil e de representantes das mais diversas linguagens artísticas, Pernambuco participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). Dos aproximadamente 1.300 delegados previstos para participar do evento, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), 42 são pernambucanos eleitos na etapa estadual, realizada em novembro do ano passado. A 4ª CNC será realizada a partir desta segunda (4) e até a próxima sexta-feira (8), com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.

A cidade de Petrolândia tem dois representantes na delegação estadual, com a participação de Deison Bezerra e Shirleide Nascimento. 

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, a 4ª CNC será um importante espaço para a proposição de estratégias de articulação e cooperação institucional no setor cultural entre os entes públicos e a sociedade civil. “Estamos felizes com a delegação eleita e que representará Pernambuco e toda nossa potência cultural plural e diversa na Conferência Nacional de Cultura, que é muito esperada e que será a maior já realizada no nosso País”, destaca Cacau de Paula.

MIDR reconhece situação de emergência em Petrolândia e mais 12 cidades atingidas por estiagem e desastres

Estão na lista municípios dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul (Foto: Arquivo Agência Brasil)

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 13 cidades atingidas por desastres em nove estados do país. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4). Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.

No Rio Grande do Norte, cinco cidades obtiveram reconhecimento do Governo Federal: Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, João Câmara, Pedra Preta passam por seca, enquanto Messias Targino enfrenta estiagem. A seca é um período sem chuvas maior do que a estiagem.

Também estão em estiagem Boa Vista do Tupim e Rio do Antônio, na Bahia; Boa Viagem, no Ceará; Petrolândia e Terra Nova, em Pernambuco; e Acauã, no Piauí. A cidade piauiense Simões enfrenta estiagem, já Canela, no Rio Grande do Sul, registrou vendaval.

Arcoverde/Petrolândia: Aniversariante do dia, empresário Agnaldo da Art Nossa recebe felicitações do amigo Flávio

 


Nesta segunda-feira, 04 de março de 2024, familiares e amigos do  empresário Agnaldo da Art Nossa
parabenizam pela passagem do seu aniversário.

As felicitações especiais vem da cidade de Arcoverde, por meio do amigo Flávio.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Flávio



Deputado Fabrizio Ferraz e grupo de oposição de Floresta lançam Dr. Severininho como pré-candidato à prefeitura do município

Sob o comando do deputado estadual Fabrizio Ferraz, o grupo de oposição de Floresta anunciou o nome de Dr. Severininho para a disputa da prefeitura do município nas eleições deste ano. Após um amplo diálogo, foi definido que o médico estará à frente da chapa que disputará o pleito contra a atual gestão. 

Médico com um longo histórico de serviços prestados aos florestanos, Dr. Severininho é reconhecido pelo trabalho que realiza na área da saúde de Floresta e se firmou como uma das principais lideranças da oposição, lutando pela melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida da população. 

“Dr. Severininho é um nome de grande importância dentro do nosso grupo, com trabalho reconhecido pela população e bastante querido pelos florestanos. É uma pessoa que tem dedicado a sua vida a trabalhar pelas pessoas e que conhece a realidade de Floresta como ninguém”, afirmou Fabrizio Ferraz

Por: Assessoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz

.

Petrolândia, a Atlântida do Sertão, completa 36 anos de tranferência de sede no feriado estadual da Revolução Pernambucana, dia 06 de março

Orla Fluvial em agosto de 2016 (Foto: Lúcia Xavier Ramalho/Arquivo BlogAR)

O dia 6 de março de 2024 será repleto de comemorações no Estado de Pernambuco. Marcado pela sétima ocorrência de feriado estadual na Data Magna, correspondente à Revolução Pernambucana de 1817, o dia será ainda mais especial no município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, a quase 500 Km da capital Recife. Com população estimada em mais de 36 mil habitantes, a cidade localizada às margens do rio São Francisco, celebrará nesta quarta (06) o 36º aniversário da transferência da sede do governo do município da velha cidade, agora submersa nas águas da represa de Itaparica, para o novo centro administrativo e comercial, distante alguns quilômetros da povoação original. Em Petrolândia, o 6 de março já é feriado municipal.

Em Petrolândia, na data que unifica dois feriados, junta-se o orgulho de ser pernambucano e relembrar as perdas e conquistas na busca por independência e desenvolvimento, ao orgulho de pertencer a esta cidade que também sua história marcada por perdas e conquistas na busca por independência e desenvolvimento. O azul e branco, cores dominantes nas duas bandeiras, destacam ainda mais as semelhanças. Até os versos mais conhecidos do Hino de Pernambuco, lembram também Petrolândia.

Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal!
Nova Roma de bravos guerreiros
Pernambuco imortal, imortal!

Petrolândia recebeu em 2012 o título de Capital Pernambucana da Coconicultura, em reconhecimento à grande produção do fruto no município.

Petrolândia é rica em belas paisagens naturais, como grutas e praias de água doce, e algumas construções reintegradas à Natureza, como as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus que, há 30 anos, resistem a mergulhar inteiramente no Lago de Itaparica. Mantêm-se altivas, como atração turística do município, como cartão postal e ponto obrigatório de visitação turística. As ruínas de outros prédios submersos podem render à cidade também o epíteto "Atlântida do Sertão". Mas, ao contrário de Atlântida, o lendário continente tragado pelo oceano, cuja localização das ruínas submersas ainda hoje é incerta, Petrolândia tem catalogado descobertas no fundo da represa.

A Nova Petrolândia foi construída sob o clamor popular, os debates políticos e batalhas, inclusive com ocupação de canteiro de obras para forçar a negociação com os agricultores, ações que obtiveram conquistas até então inéditas na história da construção de hidrelétricas no País, como a concessão de verba de manutenção a reassentados.

Petrolândia também é imortal ou, mais propriamente, renasceu várias vezes. Como fênix, ressurgiu do fogo de secas devastadoras e da água das inundações do São Francisco, quando ele ainda era um rio e alimentou o Bebedouro do Jatobá, e fez crescer Jatobá, depois Jatobá de Tacaratu, que virou Itaparica, que em tupi significa 'cercado de pedras', e por fim Petrolândia, a terra de Pedro.

A relação de Petrolândia com o São Francisco é intensa. Surgida às margens do "rio dos currais", após mais de 200 anos de registros históricos, a Atlântida do Sertão é completamente dependente de suas águas. Além da receita obtida pela geração de energia na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga e dos produtivos - e problemáticos - perímetros de irrigação, a cidade é também um dos municípios com a maior produção de tilápias no Brasil, com mais de uma centena de empreendimentos de aquicultura e piscicultura instalados no Lago de Itaparica.

Hoje, trinta anos passados desde a mudança da "velha para a nova cidade", já não estão vivas muitas testemunhas desse processo, pessoas que saíram de suas casas, de suas terras e foram instaladas no centro da cidade ou nas agrovilas, ou até mudaram de cidade. O cantor e compositor Rui Sá é uma dessas perdas. Autor da canção-tema e hino popular de Petrolândia (Recordações), ele não quis viver na cidade nova e foi embora para São Paulo. Lá, faleceu no ano de 2014.

Mas, não somente pessoas foram transferidas durante a transição da sede da cidade. As palmeiras imperiais que embelezaram a Orla Fluvial e se tornaram símbolo de Petrolândia, também vieram da "velha cidade", transplantadas do entorno do escritório da Codevasf para a nova margem das águas.

 
Orla Fluvial em agosto de 2016 (Foto: Lúcia Xavier Ramalho/Arquivo BlogAR)

Na Orla, durante quase três décadas, mais de 20 palmeiras assistiram ao crescimento da cidade, adornaram a beleza do lago e foram cenário para fotos de moradores e visitantes do município. A maioria delas definhou no período dos anos de 2015 a 2028, quando foram retirados os troncos das últimas árvores mortas. Porém, em 2019 , novas palmeiras imperiais foram plantadas.(foto abaixo)

Orla Fluvial em março de 2024 - Foto: Assis Ramalho

Por: Lúcia Xavier Ramalho
Membro do IHGP-Instituto Histórico e Geográfico de Petrolândia

Tacaratu/Petrolândia: Cícero Abraão é reeleito para mais dois bienos a frente da associação Quilombola Borda do Lago da Ag. 04 da reta



Neste domingo, 03 de março de 2024, teve a eleição da associação Quilombola Borda do Lago situada na agrovila 4 da reta, a onde o presidente Cícero Abraão mais conhecido como neguinho Quilombola ou neguinho de Betinho foi reeleito por aclamação para mais dois bienos a frente da associação Quilombola. 

 Em sua palavras o presidente agradeceu aos moradores quilombolas pela confiança depositada nele e sua equipe, seguimos na luta por melhorias pra nossa comunidade Quilombola.

Confira abaixo fotos da eleição