quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Prefeitura de Petrolândia recebe inscrições para comissão eleitoral do Conselho Municipal de Meio Ambiente

 


Divulgação/Prefeitura Municipal de Petrolândia 

Petrolândia sedia encontro no dia 27 para escuta pública da Secult-PE para planejamento da execução dos recursos da PNAB

Os encontros começam nesta quinta (22), em formato online e setorial. Já, a partir do dia 26, iniciam-se as reuniões presenciais em todas as macrorregiões do Estado

A Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult-PE inicia, nesta quinta-feira (22), uma série de escutas públicas para o planejamento e implantação, no Estado, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Os encontros, abertos à participação de toda comunidade cultural e da sociedade civil, acontecem em formato online e setorial, nos dias 22 a 23 de fevereiro e 04, 05 e 07 de março (Link para page do Portal com todos os Links), e de modo presencial, do dia 26 de fevereiro a 1º. de março, contemplando todas as macrorregiões: Agreste, Sertão, Zona da Mata e Região Metropolitana.

A cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, vai sediar o evento que reunirá também o Sertão do Pajeú e Sertão do Moxotó, no dia 27, a partir das 14h00, no auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na Quadra 11. 

A “Escuta Pública” junto à sociedade civil integra uma das etapas preliminares e obrigatórias para a implementação da Lei Federal nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, uma vez que tem o objetivo de conhecer e identificar as especificidades locais e os anseios da comunidade cultural para uma melhor definição das modalidades dos editais, categorias, valores, além de alcançar outras informações essenciais à execução de toda a política pública e para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos – PAAR.

PRF prende contrabandista e apreende 430.000 maços de cigarros em Paulo Afonso (BA)

Foto: PRF/BA

Na última segunda-feira (19), por volta das 14h00, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 430.000 maços de cigarros, em Paulo Afonso (BA). Caminhoneiro foi preso pelo crime de contrabando.

A apreensão ocorreu durante fiscalização voltada ao combate ao crime e de enfraquecimento às organizações criminosas, realizada por policiais rodoviários federais.

Os policiais abordaram uma carreta graneleiro com placas do Pernambuco. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e durante a entrevista o motorista disse que a carroceria do caminhão estava vazia. Acrescentou também que saiu de Feira de Santana para carregar de cocos na cidade de Rodelas e que após o embarque a mercadoria seria levada para o estado de São Paulo.

Petrolândia, Jatobá, Paulo Afonso, Recife e outras cidades: Eletrobras abre seleção com mais de 300 vagas

Foto: Eletrobras

A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina, divulgou mais de 300 oportunidades de emprego. As vagas são direcionadas para áreas operacionais - de manutenção e operação – voltadas a profissionais de níveis técnico e superior. Desde que foi privatizada, a companhia não realiza mais concursos públicos e, apenas em 2023, foram contratados mais de 800 profissionais em todo o país.

A companhia lançou o quarto lote das vagas de suas subsidiárias, disponibilizadas de forma escalonada. Serão 107 na Eletrobras Chesf; 114 na Eletrobras Furnas; 75 na Eletrobras Eletronorte; e 44 vagas na Eletrobras CGT Eletrosul. As vagas são para posições efetivas via regime CLT e estão distribuídas em todos os 26 estados do Brasil e também no Distrito Federal.

Petrolândia tem vaga para Técnico(a) Operador(a) de Usina e Subestação Jr. 

Para mais informações sobre o processo seletivo e as vagas disponíveis, basta acessar o endereço https://eletrobraspage.gupy.io/

Fonte: Eletrobras Chesf

Programa Moradia Legal vai entregar títulos de propriedade a moradores do Paulista nesta quinta (22)


Setenta e sete famílias do município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), serão contempladas com títulos de propriedade através do Programa Moradia Legal Pernambuco. A entrega será realizada na próxima quinta-feira (22/2), às 15h, na Rua Artur Heleno de Souza, nº 231, Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga. As pessoas beneficiadas receberão o documento dos imóveis onde residem de forma gratuita. No mês de janeiro, o Programa Moradia Legal Pernambuco chegou à marca de 20 mil títulos entregues em todo o estado.

A iniciativa, implantada em 2018, conta com a parceria de prefeituras, cartórios e diversas instituições, a exemplo da Universidade Federal (UFPE), da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), da Associação de Notários e Registradores (Anoreg/PE), da Associação Municipalista (Amupe) e de órgãos ligados aos governos Estadual e Federal. Pelo Judiciário, o Moradia Legal Pernambuco conta com atuação direta das equipes da Presidência, da Corregedoria e da Comunicação do TJPE, além do apoio da Escola Judicial (Esmape), da Coordenadoria da Mulher e de unidades administrativas e judiciárias.

Expo Franquias Nordeste: 80 expositores vão estar em feira no RioMar Recife de 21 a 23 de março

Credenciamento já está disponível para evento de 21 a 23 de março, das 14h às 21h (Foto: Divulgação)

Quem tem o desejo de iniciar um novo negócio e não sabe por onde começar, uma boa oportunidade é participar da Expo Franquias Nordeste (EFN 2024), que acontecerá de 21 a 23 de março, no RioMar Recife, das 14h às 21h. Nesta quinta edição, o evento volta para a capital pernambucana após ter sido realizado em Fortaleza no ano passado. Serão mais de 80 marcas de franchising no espaço de feiras, além de dois eventos paralelos imperdíveis, o Franchising Talks e o Congresso de Franquias & Varejo Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segundo dados da ABF, o mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022.

A EFN é a feira oficial de Franquias do Norte e Nordeste, sendo o único evento das duas regiões apoiado pela ABF, para empreendedores, profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores, entre outros interessados em franchising que queiram novas oportunidades de networking e expansão de empreendimentos. “Escolhemos realizar mais uma edição da EFN no principal shopping do Nordeste e para isso estamos trazendo uma variedade de expositores e os melhores compradores de todo o Norte e Nordeste”, avalia a diretora comercial da Insight Feiras e Negócios, Carol Baía.

Confira programação da Festa de Março de Bodocó/PE que acontece de 20 a 24 do próximo mês

Foto: Divulgação

Foi divulgada a programação da tradicional Festa de Março de Bodocó, Sertão de Pernambuco. O evento será realizado entre os dias 20 e 24 do próximo mês. A festa faz parte das comemorações do centenário da cidade e terá shows no palco principal e em um espaço reservado para o forró pé de serra, a "Budega do Forró".

A abertura da festa será realizada na Budega do Forró, com shows de Alcymar Monteiro, Sarah Leandro e Edy Dantas. Murilo Huff, Tierry e Tarcísio do Acordeon são algumas das atrações do palco principal.

Confira a programação:

Dia 20, quarta - Budega do Forró
  • Alcymar Monteiro
  • Sarah Leandro
  • Edy Dantas
Dia 21, quinta - Budega do Forró

Ações do Governo de Pernambuco para controle da moscas-dos-estábulos serão intensificadas; Uso de "cama de frango" como adubo será proibido em julho

GT se reuniu nesta quarta-feira (21) com o novo secretário da SDA (Foto: Cláudio Carvalho/SDA)

O Grupo de Trabalho (GT) da Moscas-dos-Estábulos, criado por portaria no âmbito do Governo de Pernambuco, com representantes da cadeia produtiva afetada pela praga, se reuniu nesta quarta-feira (21), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA). Foi decidido que a discussão das propostas para controle do inseto será intensificada. Em Pernambuco, são oito municípios onde a intensidade da mosca é maior, abrangendo uma área de 150 mil hectares, envolvendo 2 mil produtores.

O novo secretário da SDA, Cícero Moraes, que assumiu a pasta na segunda-feira (19), já convocou nova reunião para meados de março, com pauta prática dentro do plano de ação, com engajamento dos setores envolvidos – governo, academia e produtores. “Este ano, a partir de julho, o uso da cama de aviário (adubo utilizado por produtores, criando um ambiente favorável para a proliferação do inseto) está proibida por lei, mas precisamos ter estratégias para o controle, com soluções para a cadeia produtiva”, falou.

Sudene vai beneficiar pequenos produtores através de projetos na área de bioeconomia

Lançados pela autarquia em parceira com a Univasf, Rede Impacta Bioeconomia e Frutiech irão estimular pesquisa, inovação e qualificação técnica para estruturar cadeias produtivas na área de saúde e fruticultura (Foto: Agnelo Câmara/Sudene)

Pequenos produtores envolvidos nas cadeias produtivas associadas aos biomas presentes na área da Sudene serão os principais beneficiados pelos projetos lançados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste nesta segunda (19) no sertão de Pernambuco. Fruto de parceria da autarquia com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), a Rede Impacta Bioeconomia e o Fruitech unem desenvolvimento sustentável e inovação para estimular a economia regional com base em práticas que valorizem a sustentabilidade ambiental. As iniciativas foram apresentadas pelas instituições durante evento realizado no Cineteatro da Universidade. Os projetos contam com R$ 811 mil em investimentos da Sudene.

A Rede Impacta Bioeconomia reúne pesquisadores das universidades participantes do projeto para identificar novas utilizações de plantas nativas dos biomas caatinga, mata atlântica e cerrado para a área de saúde. A ideia é mapear as cadeias econômicas existentes nestes territórios e desenvolver, de maneira sustentável, novos produtos a partir de insumos como o umbu, maracujá da caatinga, pitanga, acerola e melão de São Caetano. É esperada, inicialmente, a produção suplementos alimentares e defensivos agrícolas, além de cosméticos e produtos farmacêuticos.

Conselheiros do TCE-PE Ranilson Ramos e Carlos Neves são empossados em mesas diretoras do IRB e da Atricon

Foto: TCE-PE

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Pernambuco, Carlos Neves e Ranilson Ramos, tomaram posse nas novas mesas diretoras da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e do Instituto Rui Barbosa (IRB), em cerimônias que aconteceram nesta terça-feira (20), em Brasília.

Carlos Neves assumiu a vice-presidência de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon. O conselheiro Edilson de Sousa Silva, do TCE de Rondônia, presidirá a associação no biênio 2024-25.

"Ocupar esse lugar na Atricon é fruto da história dos pernambucanos que passaram pela entidade, como Valdecir Pascoal, que foi presidente da associação por dois mandatos", disse o conselheiro Carlos Neves. "É uma honra, mas um desafio também, assumir esse posto que tem como missão defender as prerrogativas, as competências de cada Tribunal de Contas do país, perante o Legislativo. A importância dos Tribunais de Contas não pode ser esquecida. Nenhum ataque, nenhum combate poderá ficar impune, temos que sempre defendê-los, e essa será a nossa missão", completou ele.

Governo quer mobilizar 25 milhões de estudantes para combater a dengue

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a retomada das aulas na rede pública após o carnaval, os ministérios da Saúde e da Educação iniciaram nesta terça-feira (21) uma campanha de mobilização contra a dengue nas escolas.

A proposta é ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, reestruturado no ano passado.

Ao todo, serão 20 semanas de atividades em meio à comunidade escolar. A expectativa é de que 25 milhões de estudantes sejam orientados sobre o combate a arboviroses em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

Ao longo dos próximos meses, as escolas vão realizar atividades lúdicas sobre o tema, com gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras, murais da prevenção e concursos para engajar crianças, adolescentes e jovens no combate à dengue. O programa vai divulgar ainda guias educativos, podcasts, vídeos e lives com especialistas.

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um automóvel Fiorino furgão 1.3 ano 2010; interessados devem procurar Euclides Modas

VENDE-SE um automóvel Fiorino furgão 1.3 ano 2010. Excelente estado de conservação. IPVA pago - Confira fotos.

Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.

Embaixador de Israel não vai a ato de apoio a Bolsonaro em São Paulo

Embaixada descarta participação de Zonshine MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, não vai comparecer ao ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, convocado para este domingo (25), na avenida Paulista, em São Paulo. A informação foi confirmada ao R7 nesta quarta-feira (21) em nota enviada pela Embaixada de Israel no Brasil.

A entidade descartou a possibilidade de qualquer outro representante diplomático israelense participar do evento. "Respeitamos a liberdade de expressão no Brasil e preferimos ficar fora do debate político interno", diz o texto.

A informação veio em meio a uma crise diplomática causada por declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a ação do exército de Israel contra o grupo terrorista Hamas ao Holocausto dos judeus pela Alemanha nazista.

BRASÍLIA | Do R7, em Brasília

Além de Bolsonaro, outros 10 investigados depõem à PF nesta quinta-feira (22); saiba quem são

Bolsonaro tentou adiar data de depoimento, mas Alexandre de Moraes negou pedido - Valter Campanato/Agência Brasil

Além de Jair Bolsonaro (PL), a Polícia Federal (PF) colhe o depoimento de outros 10 investigados, nesta quinta-feira (22), por tentativa de um golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder. A informação é do portal Uol.

Prestam depoimento os ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno; da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.

Também foram convocados Tércio Arnaud Tomaz e o coronel da reserva Marcelo Costa Câmara, ex-assessores da Presidência da República; Mário Fernandes, ex-secretário-executivo na Secretaria-Geral; Cleverson Ney Magalhães, coronel do Exército e ex-oficial do Comando de Operações Terrestres; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; e Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

Todos são citados no relatório da Polícia Federal enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que embasou a Operação Tempus Veritatis sobre a tentativa de golpe. De acordo com o Uol, o objetivo dos depoimentos simultâneos é impedir a combinação de versões.

A operação foi autorizada por Moraes no âmbito do inquérito que apura a existência das milícias digitais e seu financiamento. O inquérito também investiga os atos golpistas do 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes.

De acordo com a PF, os investigados se estruturam em grupos com diversas finalidades, entre organizar os acampamentos golpistas, preparar o ato do 8 de janeiro, fazer a espionagem ilegal contra os ministros do STF e disseminar informações falsas.

Ainda de acordo com a corporação, a minuta de um decreto golpista encontrada na residência de Anderson Torres recomendava a prisão dos ministros dos STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e de Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional. O ex-presidente Bolsonaro também teria pedido alterações no documento, mantendo a prisão somente de Moraes e solicitando a realização de novas eleições.

Os fatos investigados podem levar à imputação pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Edição: Nicolau Soares - Brasil de Fato

Petrolândia: Confira agenda da Clínica MAIS SAÚDE para quinta e sexta-feira, e marque sua consulta

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de fevereiro de 2024.


VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS

STF condena mais 15 réus por atos de 8 de janeiro; penas variam de 12 a 17 anos de prisão - Confira os nomes

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 15 réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.

Agora, as condenações pelos atos chegam a 86, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão.

Todos os julgamentos ocorreram no plenário virtual, em que os votos são depositados por via eletrônica. A maioria dos ministros acompanhou o relator, ministro Alexandre de Moraes, que votou pela condenação dos cinco crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e André Mendonça divergiram, em parte, para condenar os réus por um número menor de crimes.

Ao final, prevaleceram as penas propostas por Moraes, que variam de 12 a 17 anos de prisão. Todos foram acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Assim como os outros condenados, todos os 15 réus também foram condenados a pagar, de modo solidário, uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Todos os condenados até o momento integram o grupo de pessoas que participou diretamente dos atos violentos. Os julgamentos de mais de 1.000 pessoas presas em frente ao Quartel-General das Forças Armadas, em Brasília, acusadas de incitar os crimes, encontram-se suspensos, enquanto a Procuradoria-Geral da República negocia acordos de não persecução penal.

As investigações contra autoridades omissas, financiadores e mentores intelectuais dos atos golpistas seguem em andamento. Nesta terça-feira (20), o Supremo tornou réus sete integrantes da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), todos acusados de omissão no caso.

Confira os nomes dos 15 novos condenados:

Petrolândia: Gerência da Compesa esclarece motivos da falta d'agua na cidade; fornecimento deve ser normalizado ainda hoje

 

A Compesa informa que foi necessário suspender nesta quarta-feira (21), o abastecimento de água de Petrolândia devido a necessidade de serviços de manutenção, causados por um vazamento no sistema que atende a cidade.

As intervenções estão em andamento e a previsão é que sejam finalizadas no final da tarde de hoje, quando será retomada a distribuição de água para a cidade.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Escritório da Celpe em Petrolândia

Prefeitura de Tacaratu alerta para perigo da automedicação em casos de suspeita de dengue

 

A Prefeitura Municipal de Tacaratu, cidade do sertão de Pernambuco, tem publicado em sua página oficial no Instagram, uma séria de alertas sobre o combate ao mosquito da dengue e à prevenção da arbovirose. Um dos posts trata sobre os medicamentos contraindicados nos casos de suspeita de dengue: ácido acetil salicílico-AAS (presente na composição de vários fármacos), ibuprofeno e nimesulida, devido à elevação do risco de hemorragia.

Abaixo, post sobre prevenção aos criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municpal de Tacaratu

Aeroportos brasileiros receberão R$ 20 bilhões em investimentos nos próximos anos


Pela primeira vez na história, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) reuniu os presidentes das 12 concessionárias que administram 59 aeroportos brasileiros, o que representa 99% do mercado. O encontro, realizado nesta terça-feira (20) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, serviu para Governo Federal e administradores aeroportuários apresentarem ações para o fortalecimento da aviação comercial do país, como a ampliação de rotas regionais e internacionais, os investimentos e melhorias nos terminais concedidos à iniciativa privada. A previsão é que as concessionárias invistam mais de R$ 20 bilhões nos próximos anos.

Importante passo para inserir a agenda aeroportuária como prioridade de desenvolvimento da economia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, indicou que o diálogo com os gestores dos aeroportos reforça o compromisso do governo de contar com a parceria privada para promover aos brasileiros melhores serviços e maior oferta de voos.

Costa Filho lembrou que a parceria com os agentes privados tem gerado dados positivos para o setor. A aviação civil comercial brasileira fechou 2023 com 112,6 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico e internacional, valor 15,3% superior ao total observado em 2022. "No último ano, conseguimos um crescimento acima de dois dígitos na aviação. Até 2026, nosso objetivo é que a aviação brasileira transporte mais 140 milhões de passageiros", adicionou.

Petrolândia vai receber curso de capacitação produção de artesanato com palha da bananeira promovido pela CODEVASF

Foto: Pensamento Verde

O Diário Oficial da União, edição desta quarta-feira, 21/02/2024, traz a publicação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba/3ª Superintendência Regional, com Extrato de Contrato com a empresa Cooperativa Pernambucana de Trabalho em Serviços e Assistência Técnica - COPERATA, no valor de R$ 26.000,00, para Ministração de 4 (quatro) cursos de capacitação produção de artesanato com palha da bananeira em comunidades de Petrolina, Salgueiro, Petrolândia e Orocó, municípios do estado do Pernambuco, inseridos na área de atuação da 3ª Superintendência Regional da CODEVASF, sediada em Petrolina. 

Confira abaixo a publicação na íntegra.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba/3ª Superintendência Regional

EXTRATO DE CONTRATO

Dengue: entenda por que a forma grave da doença não deve ser chamada de hemorrágica

Mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada, limpa ou suja, e pode transmitir o dengue, chicungunha, zyca e febre amarela. Hemorragia não é o principal sintoma da dengue grave. OMS substituiu o termo "dengue hemorrágica" para "dengue grave" em 2009 (Foto: Prefeitura Municipal de Araras-SP)

Por muitos anos, a forma mais severa da dengue foi classificada como "dengue hemorrágica", mas o termo não é mais usado pela comunidade médica. Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou para "dengue grave", movimento aderido pelo Ministério da Saúde em 2014.

Especialistas ouvidos pelo g1 explicam que a alteração no termo ocorreu porque a hemorragia não é o principal sintoma da forma mais severa da doença. Em muitos casos, ela NÃO se manifesta:

"O termo dengue hemorrágico remete à hemorragia e o que mata na dengue não é a hemorragia, é a desidratação. Temos relatos de várias situações em que os próprios pacientes não identificam seus sintomas de agravamento por conta do nome errado dengue hemorrágica", afirma o epidemiologista André Ribas Freitas, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic.

O infectologista Alexandre Naime, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor da Unesp, reforça que o termo "hemorrágica" causou confusões até mesmo nos atendimentos médicos. "A hemorragia é apenas um dos sintomas de gravidade. Quando o paciente não tinha sangramento, muitas vezes erroneamente, a infecção era interpretada como caso leve", afirma Naime.

"Quando a dengue agrava, você tem um consumo maior de plaquetas e isso tende ao sangramento, mas nem sempre isso acontece" - Renato Kfouri, infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Prefeitura de Petrolândia realiza licitação para credenciamento de empresa para consultas, procedimentos cirúrgicos e exames, para complementar serviços da rede municipal de saúde


A Prefeitura Municipal de Petrolândia publicou na edição desta quarta-feira, 21/02/24, do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, o Aviso de Licitação para credenciamento de empresa para prestação de serviços médicos especializados, com realização de consultas, procedimentos cirúrgicos e exames, a serem realizados no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Unidades de Saúde e SAMU, de forma complementar à rede municipal de saúde. As propostas serão recebidas a partir do dia 26/02/24, exclusivamente por meio eletrônico, e o Edital já está disponível. 

Confira abaixo o aviso na íntegra. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA - COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - C.P.L
AVISO DE LICITAÇÃO CREDENCIAMENTO Nº 001/2024

Processo Nº 008/2024, Inexigibilidade de Licitação Nº 008/2024, Objeto: Chamamento Público na forma de Credenciamento de Pessoa Jurídica para prestação de Serviços Médicos Especializados para a realização de consultas, procedimentos cirúrgicos e exames, a serem realizados no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Unidades de Saúde e SAMU de forma complementar à rede municipal de saúde. 
INICIO DO RECEBIMENTO DE ENVELOPES: 26/02/2024, exclusivamente no formato eletrônico do site www.portaldecompraspublicas.com.br/. O Edital completo e seus anexos estarão disponíveis para consulta e cópia na internet no site: http://www.petrolandia.pe.gov.br/.

Petrolândia/PE, 20 de Fevereiro de 2024.

EMILLY ROBERTA BATISTA CARVALHO
Agente de Contratação

Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia faz alerta contra criadouros do mosquito Aedes aegypti


Nessa terça-feira, 20/02, a Prefeitura Municipal de Petrolândia divulgou post no Instagram com alerta à população para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti,  transmissor do vírus da dengue, chikungunya e Zika. Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito.

Em menos de dois meses, já foram registrados no Brasil mais de 500 mil casos de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, a projeção do aumento de casos da doença se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.

"Elimine possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes com água parada. A prevenção começa em casa, mas o impacto é para toda a comunidade", alerta a Prefeitura de Petrolândia.


O cuidado para eliminar os focos do mosquito em casa tem de existir durante todo o ano, mas precisa ser intensificado no verão, período de intensas chuvas e altas temperaturas. A recomendação é não dar espaço para a proliferação do Aedes. Recipientes contendo água, grandes como caixas-d’água ou pequenos como uma tampinha de refrigerante, podem ser criadouros de larvas do mosquito. É preciso que cada cidadão esteja atento aos riscos e vistoriem, semanalmente, suas casas. 

Algumas medidas simples, como vistoriar caixas e depósitos com água para buscar a presença de larvas podem ser implementadas na rotina. Confira 10 passos que ajudarão a você proteger sua família contra o mosquito vetor:

1) Tampe caixas d’água, ralos e pias;

2) Higienize bebedouros de animais de estimação;

3) Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;

Colaboração entre municípios via Consórcio é destaque em evento no Recife

Encontro Estadual de Consórcios Públicos teve início hoje (21) e segue até amanhã (22)

O Encontro Estadual de Consórcios Públicos foi aberto nesta quarta-feira (21), no Recife, pelo presidente da Federação Nacional de Consórcios Públicos (Fenaconp), Edson Ávalo Marin, anfitrião do evento, ao lado de representantes de todas as esferas da gestão pública de Pernambuco. O encontro, que contará debates e mesas temáticas, acontece na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) até amanhã, 22.

Na oportunidade, Edson Ávalo frisou a necessidade de, cada vez mais, as cidades otimizarem suas ações através dos consórcios públicos. Ele também enfatizou que “a Fenaconp é uma grande incentivadora dos consórcios. Temos um escritório em Brasília, à disposição de todos os consórcios do país. Somos uma entidade nova, mas que tem força para trabalhar em prol do desenvolvimento dos municípios”. Em sua fala, o gestor também agradeceu a parceria com a Esmape e com o deputado estadual Joaquim Lira.

Prefeitura de Paulo Afonso-BA decreta situação de emergência nas regiões afetadas pelas chuvas


Considerando as fortes chuvas que caíram nos últimos dias no município, a Prefeitura de Paulo Afonso decretou situação de emergência por meio do Decreto nº 6.504, de 19 de fevereiro de 2024.

O documento enfatiza a medida está sendo tomada, considerando que a magnitude do desastre atingiu a classificação de nível II, fazendo com que superasse a capacidade de gerenciamento pelo poder público municipal, comprometendo a sua capacidade de resposta, necessitando de aportes de recursos dos entes estadual e federal, além dos recursos do município;

No decreto estão previstas, entre outras medidas, autorização de mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas, bem como a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir a população afetada pelo desastre, sob a Coordenação Municipal de Proteção em Defesa Civil.

O decreto tem validade 180 dias, a partir da data da sua publicação.

Prefeitura Municipal de Paulo Afonso-BA

Associação alerta para uso de substâncias psicoativas por motoristas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Embora o uso de remédios esteja associado à prevenção e ao tratamento de doenças, os efeitos colaterais de certas medicações podem afetar diretamente a habilidade de dirigir. O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

A entidade publicou uma diretriz de conduta médica que avalia o uso de diversos medicamentos – sobretudo os que contêm substâncias psicoativas – e suas consequências para quem vai conduzir veículos.

O documento cita a associação entre o uso de medicamentos, o desempenho na condução veicular e acidentes, com foco predominante nos ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, antidepressivos, analgésicos opióides e anti-histamínicos.

“Outros remédios prescritos e/ou adquiridos sem prescrição também podem afetar a capacidade de condução segura, caso de anfetaminas, antipsicóticos e relaxantes musculares”.