18 fevereiro 2016

Petrolândia: Quadras 01, 02 e 05 recebem a Megaoperação Todos contra a Dengue


Fotos: Assis Ramalho


Na manhã desta quinta-feira (18), teve início em Petrolândia, Sertão de Itaparica, a Megaoperação Todos contra a Dengue, mobilização coordenada pela Secretaria de Saúde de Petrolândia, em parceria com comitê de ações coordenadas.

Os moradores das Quadras 01, 02 e 05 foram os primeiros a receber a visita das equipes de Combate a Endemias e Vigilância Sanitária, em trabalho de conscientização e busca de focos de mosquitos Aedes aegypti. Apesar de o título da operação referir-se apenas à dengue, o objetivo é combater todas as doenças transmitidas pelo vetor: dengue, vírus zika e chicungunha.

Para maior eficiência, a ação prioriza as visitas aos domicílios, porém o lixo espalhado em ruas e praças também exige atenção e intervenção das equipes, na coleta de latas, garrafas e outros objetos que possam servir como criadouros para o mosquito.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Maria Andreza, uma das dificuldades enfrentadas pela equipe é encontrar alguns imóveis fechados, devido à ausência dos proprietários em horário de trabalho. As visitas são realizadas das 07h30 às 12h00 e das 14 às 17h00, apenas nos dias úteis. Durante a mobilização, não haverá visitas no sábado e domingo. Veja abaixo o calendário de visitas.


Ver mais fotos>Megaoperação Todos contra a Dengue em Petrolândia

Faça sua parte: colabore com a limpeza e a saúde pública no município de Petrolândia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Coordenadoria da Mulher e Secretaria de Cultura unem-se para fortalecer artesanato no município

Eliane Sá e Alexandre Sertão (Foto: Fátima Belém)

A titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, Eliane de Sá, e o Secretário Executivo de Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Sertão, reuniram-se na terça-feira (16), na Sala dos Conselhos de Petrolândia, para firmar parceria com o objetivo de fortalecer, divulgar e incentivar o artesanato de Petrolândia.

Em breve, serão detalhadas as ações para desenvolvimento da parceria.

Fonte: Alexandre Sertão/Secretário Executivo de Cultura, Esporte e Lazer em Blog Cultura de Petrolândia
Foto: Fátima Belém

Pesquisa investiga se outros fatores associados ao Zika causam microcefalia

Foto: Chico Escolano/EPTV

Pesquisadores dos Estados Unidos e do Brasil vão investigar se o vírus Zika provoca sozinho a microcefalia ou se a malformação ocorre quando o agente está combinado com outros fatores.

“[Vamos descobrir se a causa do aumento de microcefalia] é o vírus Zika só ou associado a alguma coisa, ou é o virus Zika no organismo que tem essa ou aquela predisposição. São questões em aberto”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em entrevista antes da abertura de encontro entre pesquisadores e representantes dos governos brasileiro e norte-americano na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília.

A pesquisa está sendo desenvolvida na Paraíba, em parceria entre técnicos do governo local e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos.

Notificação de casos de Zika passa a ser obrigatória no Brasil


A partir de hoje (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika passa a ser obrigatória. A portaria, publicada no Diário Oficial da União,prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias.

No caso de gestantes com suspeita de infecção pelo vírus Zika ou de óbito suspeito, a notificação deverá ser imediata, ou seja, feita pelos profissionais de saúde em até 24 horas.

O Ministério da Saúde informou que a mudança é resultado de uma análise dos métodos de acompanhamento do Zika no Brasil. Até então, a infecção era monitorada por meio do Sistema de Vigilância Sentinela, para prestar apoio a medidas de prevenção à doença.

Bastam poucas chuvas para o Sertão ganhar novas cores e um cenário onde predomina o verde


Lagoa de Caatinga depois da chuva no Sertão da Paraíba (Manuel Dantas Vilar/Divulgação)

"O Nordeste é seco. O inverno é um pequeno intervalo de tempo entre dois estios, que, às vezes, se emendam". A afirmação é do engenheiro paraibano Manuel Dantas Vilar Filho, criador de cabras e produtor de queijos da Fazenda Carnaúba, em Taperóa, Sertão da Paraíba (260 km do Recife).

Manelito é sumidade quanto o assunto é o semiárido nordestino. Na sua Carnaúba, criou diversas formas de convivência com a seca. Provou, acima de tudo, que há um Sertão possível - um lugar que demanda esforço, trabalho e dedicação, mas que pode ter solo propício se a cultura certa for a escolhida e, principalmente, uma pecuária que pode render sobrevivência e sustento justo.

CBHSF financiará obras de recuperação hidroambiental em Canindé de São Francisco

Município sergipano vai receber proteção de nascentes, construção de barraginhas, cercamentos e outros benefícios (Foto: Delane Barros)

A empresa Cobrape apresentou, nessa quarta-feira (17), no Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público de Sergipe, o Termo de Referência de projetos hidroambientais que devem ser financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé de São Francisco. De acordo com a proposta apresentada e aprovada na Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, serão realizados serviços como proteção de nascentes, construção de barraginhas, cercamentos e outros benefícios.

As ações desenvolvidas no município devem servir de modelo e ser replicadas em outras localidades. O secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, representou o colegiado na solenidade. Ele comparou a proposta sergipana com o que vem sendo feito atualmente na bacia do rio Piauí, em Alagoas, único afluente perene do rio São Francisco no Estado. “Lá, estamos recuperando mais de 500 nascentes e vamos expandir para outra bacia, a do rio Perucaba”, anunciou Maciel.

Peixamento da Codevasf une tradição popular e revitalização do “Velho Chico” em Porto Real do Colégio (AL)

Somente nestes dois primeiros meses de 2016, a Codevasf já realizou três peixamentos nas tradicionais festividades em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, considerado protetor dos ribeirinhos (Foto: Divulgação/Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) uniu mais uma vez a tradição popular e a revitalização do “Velho Chico” no último final de semana durante a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, realizada de 11 a 14 de fevereiro, no município ribeirinho de Porto Real do Colégio, em Alagoas. Em mais um peixamento na região do Baixo São Francisco alagoano, a Codevasf inseriu milhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica em trechos do rio entre Alagoas e Sergipe. Esse foi o terceiro peixamento realizado pela Companhia em 2016 durante as festas de Bom Jesus dos Navegantes, uma da mais tracionais representatividades da cultura e religiosidade do Baixo São Francisco.

O peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Porto Real do Colégio foi realizado em dois trechos do rio São Francisco e contou com a participação ativa de ribeirinhos e de turistas de todas as idades. Os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico e científico da Codevasf, que promove a revitalização da ictiofauna da bacia do São Francisco.

Rodrigo Novaes alerta para caos na saúde pública e epidemias no Sertão

De acordo com o parlamentar, Petrolândia, Floresta e Tacaratu são algumas das cidades cujas unidades de saúde estão em estado crítico (Foto: Roberto Soares)

A falta de medicamentos em hospitais públicos no momento em que assolam epidemias de dengue, chikungunya, zika e influenza vem sendo um desafio diário para gestores municipais do Sertão pernambucano. Foi o que relatou o deputado Rodrigo Novaes (PSD), nesta quarta (17), em discurso no Plenário. Ele fez um apelo à Secretaria Estadual de Saúde para que sejam tomadas providências urgentes. “Essa luta exige a união da sociedade com o poder público”, preconizou.

De acordo com o parlamentar, Petrolândia, Floresta e Tacaratu são algumas das cidades cujas unidades de saúde estão em estado crítico. “São centenas de atendimentos por dia, mais de três vezes a média comum, em condições precárias. Faltam dipirona injetável e soro, e não tem maca para todo mundo”, contou. O secretário estadual de Saúde, Iran Costa Junior, teria prometido enviar carros fumacê ao Interior, com objetivo de exterminar mosquitos Aedes aegypti, transmissores das doenças. “Quanto aos medicamentos, ele expôs a dificuldade em razão da burocracia”, disse Novaes.

Mobilização nacional da educação no combate ao Aedes aegypti começa nesta sexta (19)

A ideia, segundo Mercadante, é cada escola ter pelo menos cinco servidores organizados para fazer o trabalho de conscientização de forma permanente e que os estudantes transmitam as informações aos familiares e façam fiscalização em casa (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Escolas de todo o país fazem amanhã (19) um dia de mobilização nacional da educação pelo combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. As ações vão envolver professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária, forças armadas, governadores e prefeitos. A campanha de conscientização e orientação para o combate aos criadouros do mosquito vão continuar durante todo o ano nas redes educacionais do país.

Amanhã serão realizadas atividades específicas nas escolas como distribuição de panfletos e palestras. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que a prevenção é a melhor alternativa contra o Aedes aegypti e que a mobilização das redes pública e privada de educação fará a diferença no combate ao mosquito.

“Só na rede pública são mais de 200 mil escolas. Através da sala de aula podemos manter informada a juventude, as crianças e elas levarem para dentro de casa uma nova atitude. O dia é pra todo mundo parar e refletir, mas vai ter que ser uma campanha permanente. Todo mundo tem que gastar 15 minutos por semana para não deixar nada de água parada dentro de casa”, disse ao participar da edição de hoje (18) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Tacaratu: MPPE alerta contra a propaganda eleitoral antecipada no município


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu mais uma recomendação para que possíveis candidatos atentem para o prazo legal da realização da propaganda eleitoral. Desta vez, a recomendação é direcionada aos candidatos do município de Tacaratu (89ª Zona Eleitoral). Os interessados a se candidatar no município devem se abster de qualquer conduta que caracterize propaganda eleitoral explícita extemporânea ou subliminar irregular, ou seja, fora do prazo estipulado pela Lei Federal n°9.504/97, que é a partir de 16 de agosto do ano de eleição.

Caracteriza a propaganda extemporânea subliminar ou invisível quando leva-se ao conhecimento público, de forma dissimulada com uso de subterfúgios, candidatura própria ou de alguém, demonstrando de forma implícita, através de atos positivos do beneficiário ou negativos do opositor, que o beneficiário é o mais apto para assumir a função pública pleiteada.

De acordo com a recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Raphael Guimarães dos Santos, a Lei Federal nº 9.504/97 determina que o início do prazo para veiculação de propaganda eleitoral será a partir de 16 de agosto do ano das eleições e a violação desse prazo sujeitará o responsável pela divulgação e o beneficiário da propaganda extemporânea, seja explícita ou subliminar, à multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda, se este for maior. No caso de propagandas por meio de outdoors, o material pode ser retirado imediatamente e a multa varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Instituições confirmam em CPI da Alepe terceirização irregular do ensino

Presidente da CPI das Faculdades Irregulares, Rodrigo Novaes aponta que buscará ouvir a Uninacional, com sede em Brasília, apontada como possível “cérebro” do esquema (Foto: Jarbas Araújo)

Na primeira reunião de 2016, a CPI das Faculdades Irregulares tomou sete depoimentos . Durante o encontro desta quarta (17), instituições privadas de ensino com sede em Cabrobró, Floresta e Caruaru confirmaram a prática ilegal de terceirização do ensino, uma das práticas irregulares apuradas pela comissão.

De acordo com o relatório parcial da CPI, a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) e a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), além de outras instituições vinculadas à Uninacional, operam um esquema de convênios com inúmeros institutos para captação de alunos para os cursos de extensão sem autorização do Ministério da Educação (MEC). Ao final, segundo a investigação, elas aproveitam os certificados para transformar em diplomas de graduação.

Representando o Instituto Educacional Lourival Simões de Medeiros (IELSM), de Cabrobró, Hosanete Medeiros confirmou à CPI que ofereceu cursos de extensão em Serviços Sociais, Educação Física e Ciências Contábeis em nome da Fadire. Segundo ela, 35% das mensalidades recebidas dos 120 alunos era repassado para a faculdade, que prometia aproveitar os créditos na graduação. De acordo com Hosanete, o convênio foi cancelado após a instauração da CPI.

Petrolândia: Matrículas abertas para o Pré-ENEM CFEPP 2016; Aulas começam no dia 29 deste mês.

CFEPP Cursos: quem faz, aprova (Foto: CFEPP/Divulgação)

O CFEPP Cursos de Petrolândia, organização de Alan Rodrigues e Jaqueline Rodrigues, tem uma novidade para os estudantes de Petrolândia e região: o Pré-ENEM CFEPP 2016. As matrículas estão abertas e as aulas terão início no dia 29 de fevereiro. Com oito meses de duração, o curso é de aprendizado intensivo, com aulas de segunda a sexta, das 18h50 às 22h00.

Matricule-se no Pré-ENEM CFEPP 2016 e desfrute de um ótimo sistema de ensino, com aulas dinâmicas para facilidade no aprendizado, estrutura adequada, e aprenda com renomados professores da região: Gláucia (Química), Janailson (Matemática e Física), Jorge (Inglês), Cássio (História), Pedroso (Geografia), Valéria (Português e Redação) e Ramon (Biologia).

O Pré-ENEM CFEPP 2016 oferece apenas 80 vagas e os primeiros 40 alunos matriculados recebem fardamento gratuito e ainda faz musculação gratuitamente na Academia Enforma de Petrolândia.

CFEPP PREPARATÓRIO ENEM 2016
Início das aulas: 29/02/2016
Término: 28/10/2016
Aulas: 18h50 às 22h00

Tabelas de Horários
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Inglês
(Jorge)
Português
(Valéria)
Geografia
(Pedroso)
Português
(Valéria)
Química
(Gláucia)
Inglês
(Jorge)
Redação
(Valéria)
Geografia
(Pedroso)
Português
(Valéria)
Química
(Gláucia)
Intervalo
20:20 às 20:30
Intervalo
20:20 às 20:30
Intervalo
20:20 às 20:30
Intervalo
20:20 às 20:30
Intervalo
20:20 às 20:30
Biologia
(Ramon)
História
(Cássio)
Matemática
(Janailson)
Matemática
(Janailson)
 Física
(Janailson)
Biologia
(Ramon)
História
(Cássio)
Matemática
(Janailson)
Matemática
(Janailson)
  Física
(Janailson)

Vem pro CFEPP Cursos! No Pré-ENEM CFEPP, quem faz aprova!

Curta e compartilhe CFEPP Cursos no Facebook: https://www.facebook.com/cfepp.cursos.14

CFEPP Cursos Petrolândia
Av. dos Três Poderes, 58 - 1º andar - Centro
Telefone (87) 3851-1532 WhatsApp (87) 9 9954-1287

Informações/fotos: CFEPP Cursos Petrolândia

Forrozeiros vão a Brasília reivindicar que São João se torne feriado nacional

O ministro do Turismo, Henrique Alves, durante encontro com artistas e grupos de forró de nove estados brasileiros (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Cerca de 20 dos principais nomes do forró tradicional nordestino estiveram nessa quarta-feira (17) nos ministérios do Turismo e da Cultura para pedir, entre outras reivindicações, empenho dos ministros Henrique Eduardo Alves e Juca Ferreira para que o dia de São João se torne feriado nacional.

Atualmente, o São João, comemorado em 24 de junho, é feriado em alguns estados do Nordeste, como Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Em agosto de 2015, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para que o feriado seja nacionalizado.

“Gostaríamos que o São João se tornasse uma festa do calendário oficial do governo brasileiro, que o 24 de junho seja feriado nacional e que nós tenhamos força como movimento cultural do Brasil, porque o São João é a maior festa brasileira”, disse o cantor e compositor cearense Alcymar Monteiro.

Jatobá: Têm início hoje shows da Festa do Padroeiro da Volta do Moxotó


Tem início na noite desta quinta-feira (18) a programação de shows da Festa em louvor de São Vicenter Férrer, Padroeiro de Volta do Moxotó, distrito de Jatobá. A atração de hoje é religiosa.

A grade de atrações, divulgada pela Prefeitura de Jatobá, é a seguinte:
18 (quinta) - Ministério Marca da Vitória
19 (sexta) - Farra na Balada; Gilberto e Banda
20 (sábado) - Ycaro e Vitório; Geninho Batalha
21 (domingo) - Pagodão das Antigas

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Ascom Jatobá

Petrolândia: Megaoperação Todos contra a Dengue tem início hoje. Confira calendário de visitas.

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Carga de cosméticos avaliada em R$ 67 mil é roubada na da BR-232, em Arcoverde

Caminhão foi abandonado sem a carga no município de Pedra (Foto: Divulgação/ PRF)

Uma carga de comésticos avaliada em R$ 67 mil foi roubada na BR-232 em Arcoverde, Sertão de Arcoverde. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão relatou que foi abordado por um grupo de quatro pessoas armadas e em um carro de passeio, na quarta-feira (17).

Ainda segundo a PRF, o condutor relatou também que os criminosos o mantiveram refém em um lugar isolado por algumas horas. Os assaltantes teriam dito a ele que o veículo seria abandonado em Pedra, no Agreste.

O efetivo foi até o município apontado e encontrou o caminhão no acostamento da BR-424, sem a carga. A vítima e o veículo foram levados para a delegacia. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso.

G1 Caruaru

Medalhista Pan-Americano traz vôlei de praia para Afogados da Ingazeira

 Arena de futsal (Fotos: Divulgação/PMAI)
Sandrinho, Lula e Edgar

Afogados da Ingazeira dista exatos 384 quilômetros da praia de Boa Viagem, a mais famosa do Recife. Mas a distância da areia não impediu que apaixonados (ou não) por voleibol possam “desfrutar” de uma disputa de vôlei de praia.

A iniciativa é do medalhista de prata nos jogos pan-americanos de Winnipeg, no Canadá, Luís Antônio Barbosa da Silva, mais conhecido como Lula, Pernambucano que fez história ao lado do parceiro Francismar. A medalha foi conquistada em 1999, e foi a primeira vez que a modalidade integrou o calendário de disputas de um pan-americano.

A ação faz parte de um projeto de divulgação do vôlei de praia que, até agora, vinha percorrendo várias cidades da região metropolitana e bairros do Recife. A iniciativa de trazê-lo para Afogados partiu de uma parceria da Prefeitura de Afogados com a Secretaria Estadual de Turismo e Esportes.

Surto de diarreia preocupa moradores do município de Delmiro Gouveia, AL

Centro de Delmiro Gouveia - AL

Um surto de diarreia tem atingido os moradores de Delmiro Gouveia, cidade do Sertão de Alagoas, e ainda não se sabe o motivo do surto. Nas últimas duas semana 134 pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

O diretor da UPA, Fernando Júnior, relata que os casos mais graves, geralmente em crianças e idosos, têm sido encaminhados para o hospital da cidade. “Apesar de sermos uma unidade de urgência e emergência, não esperávamos uma quantidade tão grande de casos”, diz Júnior.

Entre estes casos está o da dona de casa Maria Elisabeth, de 58 anos. “Tenho dor de cabeça, vomitado e muita dor de barriga”, conta. No momento ela se encontra em repouso e toma soro para se reidratar.