20 fevereiro 2024

Egape abre 2,5 mil vagas para 30 cursos gratuitos que acontecerão em março


Estão abertas as inscrições para 2,5 mil vagas voltadas para servidores estaduais, municipais e o público em geral ampliarem os conhecimentos profissionais por meio de 30 cursos gratuitos. Essas qualificações terão início em março e são oferecidas pela Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD). As inscrições podem ser feitas no site da escola, no www.egape.pe.gov.br.

Os servidores estaduais e municipais podem se matricular em 15 cursos presenciais, a exemplo de “Gerenciamento de Riscos em 7 Passos: Aspectos Práticos”, que ensinará os alunos a definir e categorizar as medidas de controle para diminuir os riscos identificados; “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, cujo objetivo é aumentar o monitoramento e controle na execução dos contratos, para alcançar a excelência na prestação dos serviços; e “Prestação de Contas Eletrônicas através do SEI Pernambuco”, que ajudará os estudantes a conhecer os procedimentos para a realização de procedimentos de natureza financeira por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Pernambuco.

Agência de Empreendedorismo de Pernambuco financia estandes para artesãos da Fenearte

Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (19), a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) lançou uma linha de crédito especial para que os artesãos e os comerciantes classificados para a Fenearte 2024 possam comprar seus estandes. O financiamento é uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio da parceria entre a AGE e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), ligadas às secretarias de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) e de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), respectivamente.

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina, realizará sua 24ª edição no período de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. No entanto, a comercialização dos estandes se inicia hoje, no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, com a presença da equipe de Negócios da AGE. Até o dia 12 de março, serão repassadas orientações aos empreendedores em relação às condições do financiamento.

CRÉDITO - Para ter acesso à linha de crédito, é preciso ter sido selecionado para a feira nas categorias Individual Pernambuco, Alimentação, Associações e Redes Solidárias. O empreendedor poderá contar com recursos de até R$ 21 mil, com prazo de pagamento de quatro a nove meses.

CBH do São Francisco realiza em Lagoa Grande-PE primeira reunião para planejamento da campanha Vire Carranca 2024


A 11ª edição da Campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico, que acontece desde 2004 nas quatro regiões fisiográficas da bacia do São Francisco, já tem local definido no Submédio. Depois de concorrer duas vezes, manifestando o desejo de receber o evento, a cidade de Lagoa Grande (PE), Terra do Vinho, como é conhecida pela sua produção de vinhos e espumantes, sediará a campanha este ano.

Para isso, na última sexta-feira (16), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio, Cláudio Ademar, acompanhado de membros da CCR, esteve na cidade onde se reuniu com o prefeito Vilmar Capellaro e sua equipe. A reunião foi o primeiro passo para iniciar a organização do evento que é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em parceria com os municípios-sede no dia 03 junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

Este ano, a campanha vai destacar as riquezas do Rio São Francisco, o que é gerado a partir das suas águas, seja pela cultura, tradição, música e também a produção de alimentos. “O objetivo é apresentar as riquezas produtivas, naturais e culturais do Velho Chico, compreendendo sua importância para o ecossistema e para as pessoas que dependem dele para viver. Nosso objetivo é sensibilizar sobre a necessidade de preservar e revitalizar o rio, garantindo sua sustentabilidade para as gerações futuras”, explicou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar.