28 julho 2025

Petrolândia: Restaurante Águia do empresário Leno (Irmão), o melhor restaurante popular da região; faça uma visita

 

Novo estabelecimento do Restaurante Águia agora tem mais espaço e oferecee mais conforto para seus clientes - Fotos: Assis Ramalho

Leno (Irmão) proprietário do Resaturante Águia o melhor e mais popular restaurante de Petrolândia e região

Novo endereço do Restaurante Àguia apenas mudou de lado da BR-316, continua na mesma Avenida (Djalma Wanderley).


Leno e esposa comemoram inauguração do novo estabelecimento

O Restaurante Águia, de propriedade do empresário Lenivaldo Felix (Leno), popularmente conhecido por irmão, mudou de endereço. o melhor e mais popular restaurante de Petrolândia e região passou a funcionar na Avenida Djalma Wanderley, ao lado da BR-316, bem próximo do antigo endereço. Apenas mudou de lado da BR.

Em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, Leno (Irmão) falou sobre a instalação e a nova estrutura de seu novo estabelecimento. VEJA NO VÍDEO ABAIXO


Com sabores, aromas e modos de preparo tipicamente caseiros, o novo estabelecimento do Restaurante Águia, organização de Lenivaldo Félix (Irmão), agora ofereçe mais conforto com ambiente aconchegante.

O Restaurante Águia funciona diariamente para café, almoço e jantar, com opções variadas em self service (sem balança), com acompanhamentos assados na brasa ou guisados, à escolha do cliente.

O Restaurante Águia conquistou o Prêmio Excelência na categoria restaurante popular.

Restaurante Águia
Av. Djalma Wanderley, Centro.
Petrolândia (PE)
Celular: (87) 9. 9998-0006

VEJA ABAIXO FOTOS DO NOVO ESTABELECIMENTO (RESTAURANTE FELIZ)

Petrolândia: Futebol e aniversário de Erison e Tertinho neste domingo (27/07/2025) na AVEPE


Neste domingo, 27 de julho de 2025, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada de futebol.

Logo após o famoso baba, durante a tradicional confraternização dos domingos, que é realizada na sede da AVEPE, localizada na Orla Fluvial da cidade, foi cantado os parabéns para os sócios aniversariantes Erison e Tertinho

VÍDEO ABAIXO

Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de anestesia geral e sedação para realização de tatuagem

Imagem ilustrativa mostra tatuador fazendo um desenho na pele de uma pessoa  Foto: PIXABAY / DIVULGAÇÃO

Por Aline Freitas, g1

O Conselho Federal de Medicina proibiu o uso de sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para a realização de tatuagens. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (28).

De acordo com a resolução, a proibição vale para procedimentos de todos os tamanhos e em todas as regiões do corpo. A exceção é no caso de tatuagens indicadas por médicos para reconstrução de partes do corpo.

Em janeiro deste ano, o empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, morreu em um hospital particular de Itapema (SC), depois de supostamente ter tomado anestesia geral para fazer uma tatuagem.

Essa prática era comum entre famosos. Como no caso do cantor Igor Kannário, que decidiu "fechar o corpo" em apenas uma sessão. Ou o da influenciadora e irmã do jogador Neymar, Rafaella Santos, que tatuou um leão nas costas.

MC Cabelinho também revelou que tomou uma anestesia geral em uma das tatuagens. “Contratei uma equipe médica, fechei uma sala de cirurgia, os médicos disseram que era possível e eu tomei anestesia geral, dormi por 8 horas, fiquei entubado, porque era nas costas. Tatuei as costas toda”, explicou em entrevista ao “Na Piscina com Fê Paes Leme”.

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho


A consulta de descontos passados pode ser realizada no site ou app do Meu INSS (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Agência Brasil

Balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabiliza que, na primeira semana de ressarcimento pelos descontos indevidos feitos por entidades associativas a aposentados e pensionistas, 533 mil beneficiários já foram contemplados com o depósito em suas contas bancárias.

“E a gente já tem programado o pagamento, até dia 30 de julho, quarta-feira, de um total de 1,147 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas desse golpe”, disse o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

De acordo com o INSS, até o final da tarde de sexta-feira (25), foram contabilizadas 1,248 milhão de adesões, de um total de 2,295 milhões pessoas aptas a fazer o acordo proposto pelo governo federal para antecipar o reembolso.

Ad loading

“Nossa ideia é que esses 2,295 milhões de aposentados e pensionistas façam adesão de maneira imediata para poder receber rapidamente esse valor”, disse o presidente do instituto.

Número pode subir

Este número pode subir, segundo Gilberto Waller. “Até sexta-feira, 4,8 milhões de pessoas ainda não haviam reconhecido o desconto, para dar início ao processo com 15 dias úteis previstos para a instituição [que fez a cobrança supostamente indevida] responder”, disse.

A adesão ao acordo pode ser feita até o dia 14 de novembro. Vale ressaltar que os reembolsos serão feitos na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão. Ou seja, quem aderir primeiro, recebe primeiro.

Comunicação

STF interroga nesta segunda (28) kids pretos que são réus pela trama golpista. Núcleo 3 é composto de 11 militares e um policial federal

© Rosinei Coutinho/STF

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório dos réus da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A partir das 9h, um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, vai interrogar os réus que pertencem ao Núcleo 3 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Fazem parte do grupo 11 militares do Exército e um policial federal. Parte dos militares integrava o Batalhão de Forças Especiais do Exército, cujos soldados são conhecidos como kids pretos.

Todos respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Os denunciados deste núcleo são acusados de planejar "ações táticas" para efetivar o plano golpista, entre elas, o monitoramento de Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por estarem na condição de réus, os acusados podem ficar em silêncio diante das perguntas que forem feitas pelos representantes da PGR e do gabinete de Alexandre de Moraes.

A denúncia da PGR sobre a trama golpista foi dividida em quatro núcleos. Os réus dos núcleos 1, 2 e 4 já foram interrogados.

O processo mais adiantado é o do Núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus. O processo está nas alegações finais, última fase, e deve ser julgado em setembro.

Confira os réus que serão interrogados nesta segunda

Eduardo critica Tarcísio e Ratinho Jr por falarem de tarifaço de Trump sem defender Bolsonaro


O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ( Foto: Bruno Spada/Agência Câmara)

Estadão Conteúdo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Paraná, Ratinho Júnior, por não defenderem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores ao falarem dos impactos das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao Brasil. Tarcísio e Ratinho, que disputam a posição de pré-candidatos da direita à Presidência da República, em 2026, participaram de um evento promovida pela XP Investimentos no sábado, 26, na capital paulista.

Tarcísio citou expectativas de perdas para a economia de São Paulo se a taxa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros entrar em vigor e disse que haverá um "efeito maléfico" sobre as empresas. "Se a gente não botar a bola no chão, não agir como adulto e não resolver o problema, quem vai perder é o Brasil, e a consequência virá e aí nós vamos trabalhar para que a consequência não venha", afirmou o governador de São Paulo.

Neste domingo, 27, Eduardo escreveu no X: "É hora dos homens tirarem os adultos da sala." Em seguida, compartilhou um post do deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) com o vídeo da fala do governador de São Paulo durante o evento.

De vale-gás a crédito para reforma de moradias, Lula prepara pacotão eleitoral que mira classe média e periferia


Por Jeniffer Gularte — Brasília/O Globo 

O Palácio do Planalto prepara um pacotão de programas sociais para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançar no segundo semestre, a um ano da eleição, quando o petista pretende concorrer ao quarto mandato. O arsenal inclui a remodelagem do vale-gás, crédito para reforma de moradias e auxílio para motoboys e motoristas de aplicativos trocarem seus veículos. As medidas buscam ampliar o apoio a Lula na classe média e nas periferias.

De olho na corrida eleitoral, Lula tem reservado as quintas e sextas para viajar o país e divulgar ações do governo, em contato mais próximo com a população. Auxiliares defendem que ele use esta fórmula para lançar, na primeira quinzena de agosto, o programa Gás para Todos, que deve beneficiar 16,6 milhões de famílias. Apresentada por meio de Medida Provisória, a iniciativa deve substituir o Auxílio Gás atual, que contempla 5,4 milhões de famílias e é pago junto com o Bolsa Família.

O novo modelo terá um cartão próprio para retirada de botijões. O custo total estimado é de R$ 2,6 bilhões neste ano e R$ 5 bilhões em 2026.

Durante as viagens pelo país para os lançamentos, Lula tem acentuado o tom eleitoral das falas, com críticas mais agudas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O entorno do presidente avalia que o governo ganhou fôlego com o discurso de “justiça tributária” e a reação ao tarifaço americano de 50%, mas que agora o “modo campanha” precisa incluir ações com efeito prático no cotidiano do eleitorado.

Nessa nova fase, o foco de Lula é tentar ampliar seu apoio na classe média, vista pelo Planalto como um estrato pendular, que ora apoia o governo, ora vota na oposição. Segundo pesquisa Quaest divulgada neste mês, 43% dos eleitores com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos avaliam o governo Lula positivamente — eram 39% em junho —, enquanto 52% têm percepção negativa. Auxiliares do presidente frisam, por outro lado, que é importante que as ações do governo não se distanciem da população mais pobres e de periferia, tradicional base eleitoral de Lula.

BRASILEIRÃO: Flamengo líder, Bahia no G-4 e São Paulo embalado; confira jogos e classificação

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A 17ª rodada do Brasileirão foi finalizada neste domingo com cinco jogos. O grande destaque foi o Flamengo, que aproveitou o tropeço do Cruzeiro para assumir a liderança. O São Paulo também consolidou reação e o Bahia entrou no G-4.

>>> Clique e confira jogos e classificação do Brasileirão após realização da 17ª rodada (ge)

SÃO PAULO 3 X 1 FLUMINENSE

O São Paulo derrotou o Fluminense por 3 a 1 e chegou à terceira vitória consecutiva. A vitória poderia ter sido mais tranquila. Isso porque os donos da casa ainda perderam um pênalti e viram os cariocas pressionar bastante em busca do empate no fim.

O resultado fez o São Paulo encerrar a 17ª rodada com 22 pontos, em oitavo lugar. Já o Fluminense perdeu a quarta partida consecutiva, estacionou nos 20 pontos e caiu para 12º, se afastando do pelotão de frente.

FLAMENGO 1 X 0 ATLÉTICO-MG

O Flamengo teve um confronto equilibrado diante do Atlético-MG, mas conseguiu vencer por 1 a 0 no Maracanã, no Rio, e assumiu a liderança. Após um primeiro tempo bem movimentado e com várias chances, o time rubro-negro precisou usar a bola parada na segunda etapa para chegar ao gol, marcado por Léo Ortiz. A partida serviu de ‘tira-teima’, pois os times se reencontram no meio de semana pela Copa do Brasil.

Esta foi a terceira vitória seguida do Flamengo, que agora tem 36 pontos e lidera a competição, mesmo com 16 jogos – o duelo com o Sport foi adiado. O Cruzeiro, que liderava, ficou com 34 após ser derrotado mais cedo pelo Ceará, por 2 a 1, no Mineirão. Além disso, os mineiros já fizeram 17 jogos.

O Atlético-MG, por outro lado, perdeu pela terceira vez seguida e estacionou nos 20 pontos, em 13º lugar. Entretanto, os mineiros têm 15 jogos, ou seja, duas partidas atrasadas, contra Sport e Fortaleza.

CRUZEIRO 1 X 2 CEARÁ

Chegou ao fim a longa série de 16 jogos de invencibilidade, sendo 11 no Brasileirão, do Cruzeiro. O time foi surpreendido pelo Ceará, que visitou e venceu de virada, por 2 a 1, no Mineirão.

Com 34 pontos, perdeu a liderança para o Flamengo. O Ceará, por sua vez, que vinha de três derrotas seguidas, se reabilitou e subiu para a nona colocação com 21 pontos.
BAHIA 3 X 0 JUVENTUDE

O Bahia está no G-4 do Brasileirão. O time emplacou o quinto jogo invicto ao bater o Juventude, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Jean Lucas, duas vezes, e Lucho Rodríguez, no final da partida, marcaram os gols.

O Bahia foi aos 28 pontos e assumiu a quarta colocação, mesmo tendo feito dois jogos a menos. O Juventude conheceu a sua terceira derrota seguida e segue no Z-4, na 19ª colocação com 11 pontos.

INTERNACIONAL 1 X 1 VASCO

Em jogo com emoção até o fim e polêmica, Internacional e Vasco empataram por 1 a 1. Mesmo jogando fora de casa, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), o time cruzmaltino foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar com Rayan. No segundo tempo, porém, o Inter dominou, contou com expulsão polêmica de Léo Jardim, e buscou o empate com Carbonero.

Com o resultado, o Internacional está há quatro jogos sem perder, sendo três vitórias e um empate. Assim, alcançou 21 pontos, em décimo lugar. Já o Vasco não vence há três jogos, sendo uma derrota e dois empates seguidos. Com 15 pontos, aparece em 16º lugar, uma posição acima do Z-4.

Por: Agência Futebol Interior,


Paulo Afonso/BA celebra 67 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 28



Editorial (Site PA4)

Nesta segunda-feira, 28 de julho, o município de Paulo Afonso, localizado no norte da Bahia, celebra 67 anos de emancipação política. Marcada pela força das águas do Rio São Francisco e pelo protagonismo energético do país, a cidade tem uma trajetória de conquistas e um povo resiliente que continua a acreditar no seu potencial transformador.

Desde sua criação, em 1958, quando foi desmembrada do município de Glória, Paulo Afonso cresceu impulsionada pelo Complexo Hidrelétrico da Chesf — que por décadas foi o motor de desenvolvimento e empregabilidade da região. Com o passar do tempo, no entanto, a realidade mudou: a Chesf já não emprega como antes, e muitos filhos da terra são obrigados a buscar oportunidades em outras cidades e estados, no famoso “trecho”, como é chamado o caminho da migração por emprego.

Neste novo ciclo, o município precisa olhar para outras potencialidades que foram deixadas de lado. Um dos principais desafios da gestão atual é retomar o protagonismo de Paulo Afonso como destino turístico regional, explorando com mais estrutura, divulgação e investimentos suas riquezas naturais e culturais. Entre elas, a imponente Cachoeira de Paulo Afonso, os cânions do Rio São Francisco, a histórica Casa de Maria Bonita, a Reserva do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro, o Parque Belvedere, e muito mais.

Além do turismo, outra oportunidade estratégica está no agronegócio com irrigação, sobretudo pela localização da cidade e a presença das águas do São Francisco. Projetos estruturados de agricultura irrigada podem transformar o sertão em vetor de geração de emprego e renda, fixando o jovem no campo e criando novos empreendimentos.

Outros desafios exigem ação urgente:
A segunda ponte, o combate às baronesas na prainha, a ciclovia na BA-210, a retomada dos voos comerciais, e a melhoria da arborização urbana são reivindicações da população que precisam sair do papel.

A educação, por sua vez, é um dos orgulhos da cidade. Paulo Afonso conta com instituições públicas e privadas de ensino superior que colocam o município no mapa do conhecimento. O curso de Medicina no campus da UNIVASF, o de Engenharia Elétrica no IFBA — que acaba de anunciar também o curso de Ciência da Computação —, o tradicional curso de Direito na UNEB, e os diversos cursos oferecidos pelo UniRios, demonstram a vocação educadora da cidade e o potencial de desenvolvimento por meio da formação acadêmica.

Na cultura, Paulo Afonso é um verdadeiro celeiro de talentos. Músicos, poetas, escritores, artesãos, artistas visuais, atores e criadores resistem com arte, mesmo com pouco apoio por muitos anos. Agora, há esperança de maior valorização e espaço para a cultura com a nova administração, que se comprometeu a abrir caminhos para o reconhecimento e o fortalecimento da identidade cultural pauloafonsina.

Mas o maior clamor da população segue sendo a necessidade de um atendimento digno na área da saúde. Enquanto o tão prometido Hospital Regional Universitário ainda não se concretiza, a população enfrenta dificuldades na rede atual: ausência de especialidades, demora em exames e limitações no atendimento de urgência. Oferecer saúde pública de qualidade é o maior desafio da gestão e também a principal cobrança do povo.

Ao completar 67 anos, Paulo Afonso vive um tempo de reflexão e reinvenção. É preciso honrar o passado glorioso e, ao mesmo tempo, construir um futuro mais justo, inclusivo e promissor. O município tem riquezas naturais, história, cultura e gente trabalhadora — tudo o que precisa para voltar a ocupar o lugar de destaque que já teve na Bahia e no Brasil.

Hoje, mais do que uma comemoração, este aniversário é um convite à ação, ao planejamento e ao cuidado com quem vive e sonha nesta terra.

Parabéns, Paulo Afonso! Que venham dias melhores para todos que te constroem diariamente.