19 novembro 2017

Precisamos falar de Alzheimer

Doação feita neste mês de novembro de 100 milhões de dólares por Bill Gates e filmes como – Para Sempre Alice- reacendem a discussão para o combate da doença

No dia 13 de Novembro, o dono da Microsoft, fez um aporte de 100 milhões de dólares em estudos que procuram a cura para o Alzheimer. No Brasil já são mais de 1,2 milhão de casos, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer. No mundo este número sobe para 35 milhões de pessoas. A doença acontece pela atrofia lenta e progressiva do cérebro, causando demência e perda da memória. É ocasionada por dois tipos de dano neuronal: acúmulo de proteína beta-amiloide e emaranhado de proteína tau no cérebro. Sabe-se que tem influência genética, porém não é um atestado que o indivíduo desenvolverá a doença. Práticas diárias e estilo de vida podem ajudar no combate e desenvolvimento da patologia.

É fato que não há cura e que os medicamentos existentes ajudam a preservar o que restou da capacidade cognitiva, todavia alguns estudos provaram que boa alimentação, exercícios físicos, e novos conhecimentos, como aprender um novo idioma, podem ser uma boa trinca para as pessoas de todo o mundo minimizarem as chances de contraírem a enfermidade. Jean Carper, jornalista americana, cita esses três hábitos em seu livro – 100 dicas simples para prevenir o Alzheimer e a perda de memória- uma coletânea de pesquisas científicas sobre o tema.A indústria cinematográfica americana também já expôs no filme – Para sempre Alice- o quanto a doença evolui rápida e o drama vivido pela família e a paciente. A película rendeu a Julianne Moore o Oscar de melhor atriz em 2015 e nos faz refletir sobre a gravidade da doença ao mostrar a perda de memória, movimentos, e o impacto dos relacionamentos da personagem.

Casos de hemorroidas na mesma família não estão ligados à genética


É comum ouvir que as hemorroidas são transmitidas geneticamente de pai para filho. Afinal, isso é mito ou verdade? De acordo com a proctologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maristela Gomes de Almeida, a afirmação não é verdadeira.

Os casos da doença em uma mesma família são classificados como tendência familiar. Apesar de não existir uma causa totalmente conhecida, a médica explica que pode ter relação com os hábitos deste grupo de pessoas, como alimentação com poucas fibras e, consequentemente, ter o intestino preso.

Dois sinais importantes ajudam a identificar a doença, que é caracterizada pela dilatação das veias da região anal. Segundo a médica, sangramento na cor vermelho vivo e a saída das hemorroidas pelo ânus após a evacuação, também denominado prolapso hemorroidário, são características do problema.

"Estes sintomas podem ainda esconder algo mais grave, como o câncer no reto. Por isso, é preciso um diagnóstico correto do especialista antes de iniciar qualquer tratamento", pondera Maristela Gomes.

Petrolândia: Emanuell Henrique completa 3 anos e recebe parabéns da titia Milly


Neste domingo, 19 de novembro, o garotinho Emanuell Henrique completou 3 anos. Sua tia Milly parabeniza o sobrinho com votos de muitos anos de vida, saúde e felicidade. Feliz aniversário, Emanuell!

Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Milly Souza

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e OAB/AL assinam termo de parceria

Foto: Delane Barros/CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são, agora, oficialmente, parceiros para ações em defesa do chamado rio da integração nacional. A proposta lançada há alguns meses, foi oficializada essa semana, com a assinatura do termo de parceria entre as duas instituições. Com isso, a OAB passa a integrar grupos de trabalho e reuniões promovidas pelo CBHSF.

A solenidade de assinatura do documento, na última terça-feira (14 de novembro), na sede da OAB Alagoas, contou com a presença dos presidentes do Comitê, Anivaldo Miranda; da OAB, Fernanda Marinela; o vice-presidente da Ordem, Ednaldo Maiorano; a vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mayumi Ogata, os membros da comissão, Renato Scalco e Roberto Farias, que é representante da OAB no Comitê.

Petrolândia: Família parabeniza os 95 anos de dona Expedita Ramalho



Neste domingo (20), dona Expedita Ramalho, avó deste blogueiro, recebe os parabéns de suas filhas, netos, bisnetos, trinetos, e demais parentes, na comemoração de seu aniversário de 95 anos.

Parabéns, que Deus a abençoe com muitos mais anos de vida, com saúde e lucidez.

Histórico
Expedita Jacobino Ramalho nasceu em 19 de novembro de 1922, no Sítio Cajazeiras, município de Ibiara, no sertão da Paraíba. Filha de Isaías Jacobino de Souza e Ana Ramalho de Souza, ficou órfã de mãe aos 20 anos de idade.

A convite do pai, Isaías, fizeram um passeio para visitar familiares que residiam na região de Tacaratu-PE. Nessa visita conheceu o jovem Antônio Nunes de Souza, filho único do tacaratuense Pedro Nunes de Souza e de Marcionila Gomes Souza, natural de Floresta-PE. Apaixonados, casaram-se pouco tempo depois.

Antônio e Expedita constituíram família e tiveram 11 filhos: Elita, Maria José, Eliêda, Socorro, Carminha, Aparecida, Naninha, Manoel (falecido), Pedro, Antônio e Isaías.

Antônio Nunes faleceu em 26/11/2001

Blog de Assis Ramalho

Ação da Codevasf gera emprego e renda em comunidade rural no Norte da Bahia

Foto: Divulgação/Codevasf

Roupas infantis, lençóis e panos de prato são alguns dos itens confeccionados por mulheres da Associação Comunitária e Assistencial dos Pequenos Agropecuaristas de Mônica, povoado a 34 quilômetros da cidade de Morro do Chapéu, município localizado no Norte da Bahia, a 391 quilômetros de Salvador. A produção é resultado de uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que estruturou a entidade com um kit de corte e costura.

O investimento do governo federal foi de R$ 14,2 mil – recurso do Orçamento Geral da União, destinado à Codevasf por meio de emenda parlamentar. O kit é composto por máquina portátil de costura 24 pontos, máquina Interlock industrial completa, máquina galoneira, ferro de passar a vapor industrial, mesa retangular para enfesto de tecido, máquina bordadeira computadorizada, duas tesouras industriais e fitas métricas.