17 março 2015

Vazão do rio São Francisco sofrerá redução ainda maior; Chesf anuncia que meta é reduzir para 900 m³ por segundo

Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF

Aquilo que era tratado como testes pelo setor elétrico será materializado nos próximos dias. A vazão do rio São Francisco será reduzida dos atuais 1.100 m³ por segundo para 1.000 m³ por segundo. A solicitação já havia sido feita desde o ano passado, mas a Agência Nacional de Águas (ANA) aguardava um posicionamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), que emitiu parecer recentemente.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (17.03), durante reunião na sede da ANA, em Brasília. O órgão ambiental, representado pela coordenadora-geral Regina Generino, avalia que apesar de autorizar a defluência de 1.000 m³ por segundo, foram registradas alterações na calha do rio, a exemplo do aumento em até quatro vezes da presença de nitrato, especialmente na região do Baixo São Francisco. “Além disso, a cunha salina também apresenta alterações, especialmente na proximidade com a foz, no município alagoano de Piaçabuçu”, revelou Generino.

O nitrato, presente no esgoto doméstico e nos descartes de indústrias e pecuaristas, representa especial risco à saúde de crianças, causando danos neurológicos ou redução da oxigenação do corpo. Além disso, a presença excessiva de nitratos em rios ou mares estimula o crescimento de algas, fenômeno conhecido como eutrofização. Em casos extremos, essas algas podem colorir a água e emitir substâncias tóxicas para os peixes.

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz Lima, cardiologista, atende nesta quarta-feira (18) na Endocardio a partir das 08h30


O cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende nesta quarta-feira (18) a partir das 08h30 na Endocardio, em Petrolândia, no consultório da Odontomedic (Dr. Eudes Fonseca), na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no centro da cidade.

A Endocardio oferece serviço médico especializado, com profissionais qualificados para cuidar da sua saúde, atuando na prevenção e tratamento de doenças como infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol e triglicerídeos), doenças da tireóide, diabetes, obesidade, deficiência de crescimento na crianca e alterações hormonais. A Endocardio conta também com nutricionista e ortopedista.

Além de consultório, a Endocardio conta com equipamentos para realização de exames complementares para sua segurança e maior comodidade. Os exames disponíveis na Endocardio são Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, MAPA, Holter 24h, Ultrassonografia de Carótidas e Vertebrais e Ultrassonografia de Tireóide.

Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clinica do Dr. Eudes Fonseca)
Petrolandia - PE

Marcações para consultas e exames complementares
(87) 3851-2246 / (87) 9193-8770
e-mail: endocardio@outlook.bom
Fanpage Facebook: www.facebook.com/pages/Endocardio-Endocrinologia-Cardiologia
 

Jatobá realiza festa do Padroeiro São José nesta quarta-feira (18)


Hospital de Serra Talhada solicita ao governo de PE abertura de sindicância sobre foto de vereador morto no bloco cirúrgico da unidade.


A direção do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) já solicitou ao Governo de Pernambuco abertura de sindicância para apurar quem tirou fotos do vereador Cícero Fernandes (Cição) morto no bloco cirúrgico da unidade.

Em ofício enviado à Câmara Municipal de Serra Talhada, no último dia 13 de março, a diretora médica do Hospam, Mauriciana Pereira Ferreira, repudiou a atitude, que pode ter partido de um dos funcionários que teve acesso às dependências onde Cição estava. A leitura do ofício foi feita em sessão ordinária nessa segunda (16).

Mauriciana Pereira diz ainda que a Delegacia de Polícia Civil também foi acionada. O corpo do vereador Cição foi fotografado sem vestimentas, cravado de balas e com suturas na região do tórax a mostra. A foto acabou sendo repassada através da rede social WhatsApp.

Farol de Notícias

Petrolândia: Casa das Juventudes comunica o furto de duas caixas amplificadas de sua sede

Casa das Juventudes de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Cleidinha Santos, coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia, comunica ao público, que na manhã desta terça-feira (17/03), na sede da instituição, foi constatado o furto das 02 (duas) caixas amplificadas, pertencentes à Casa das Juventudes.

A coordenador pede que quem souber ou tiver informações sobre o caso, pode - inclusive de modo anônimo - entrar em contato com a Coordenação da Casa das Juventudes para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 

As caixas são da marca Selenium, modelo da foto ao lado.

A Casa das Juventudes de Petrolândia localiza-se na Rua da Matriz, nº 300, no centro da cidade.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Cleidinha Santos/Coordenadora da Casa das Juventudes

Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns, recebe prêmio do Ministério da Saúde


O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, estará representado na entrega do Prêmio INOVASUS, em Brasília-DF, no final de abril, quando o Ministério da Saúde reunirá os responsáveis pelos 30 melhores trabalhos apresentados na edição de 2014. O HRDM concorreu com instituições de todo o Brasil.

O trabalho vencedor foi apresentado pelas equipes que compõem a Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura com o tema: "Qualificação do Sistema de Saúde em Garanhuns-PE, através da implantação do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde - PRMIAS". O resultado foi divulgado no início de dezembro, e a premiação acontece agora. Segundo Bruna Souza, Coordenadora da Residência do HRDM, haverá também o lançamento do livro com todos os trabalhos apresentados, patrocinado pelo Ministério da Saúde. Bruna Souza e Kylma Fidelix, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, estarão em Brasília para os dois eventos, que acontecem nos dias 29 e 30 de abril.

Petrolândia/Tacaratu: Lojas Paulinelly lança Campanha Promocional 2015. Confira regulamento.

Período da promoção: 10 de março a 31 de dezembro de 2015

Confira abaixo o regulamento (clique na imagem para ampliar)

Prefeitura de Petrolina inscreve para cursos do Prodetur


A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, além do apoio logístico do SEBRAE, iniciem, na segunda semana do mês de abril, cursos de qualificação do Programa Nacional De Desenvolvimento Do Turismo (Prodetur) em Petrolina.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na Secretaria Executiva de Turismo, situada o primeiro piso do Centro de Convenções Nilo Coelho, localizado na região central de Petrolina. Como há um número limitado de 30 vagas para cada curso, o prazo de inscrição se encerra à medida que as turmas forem preenchidas.

Com o tema “Dos Arrecifes ao Vale do São Francisco”, os cursos visam aprimorar os conhecimentos do Trade Turístico para que o negócio deste seguimento e toda sua cadeia se beneficiem, impulsionando a economia local.

Ao todo serão seis as modalidades oferecidas: Enoturismo; Hospitalidade; Precificação e técnicas de venda; Qualidade no transporte terrestre no turismo, Qualidade no transporte aquático no turismo, Gestão de negócios em turismo.

Petrobras será excluída do Índice Dow Jones de Sustentabilidade


A Petrobras será excluída do Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World) a partir de 23 de março por causa das denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava Jato. A estatal foi comunicada da decisão do Comitê do Índice Dow Jones de Sustentabilidade e repassou a informação a investidores em comunicado divulgado ontem (16).

O Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World) é um índice mundial de sustentabilidade, que avalia práticas de gestão social, ambiental e econômica no mundo. A Petrobras fazia parte do índice desde 2006.

“A decisão do comitê foi baseada nas denúncias de corrupção investigadas no âmbito da Operação Lava Jato. O comitê informou que irá monitorar a evolução das investigações e o posicionamento da Petrobras ao longo deste ano, podendo reconsiderar a participação da companhia a partir de 2016”, diz o comunicado da estatal.

Em relação às investigações da Lava Jato, a Petrobras informou que “vem colaborando com os trabalhos das autoridades públicas, assim como atendendo a demandas de seus públicos de interesse, incluindo o Comitê do Índice Dow Jones de Sustentabilidade”.

Agência Brasil