10 fevereiro 2023

Desmatamento da Amazônia cai 61% em janeiro


A área agregada de desmatamento na Amazônia Legal, em janeiro, foi de 167 quilômetros quadrados, uma redução de 61% em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando chegou a 430 quilômetros quadrados. Os dados preliminares foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base nos alertas feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Com uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 59% do território brasileiro, a Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins e parte do Maranhão.

O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo Inpe.

Estudante de Frei Miguelinho/PE conquista nota mil na redação do Enem 2022

 

Foto: Divulgação

Pernambuco teve uma redação com a nota máxima do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O mil foi conquistado por Carina Moura, 18 anos, moradora da cidade de Frei Miguelinho, no Agreste pernambucano. Com o sonho de cursar medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carine se dedicou aos estudos durante toda sua vida e no ensino médio decidiu se preparar ainda mais para o vestibular.


Como estudante do interior, a dificuldade de uma educação de qualidade existia e ela precisava ir à cidade de Limoeiro todo dia para suas aulas na escola. Morando e estudando em cidades diferentes, Carina viajava 70 quilômetros diariamente para continuar se preparando. Durante um tempo, ainda teve que se mudar para uma pensão em Limoeiro para diminuir esse trajeto entre as duas cidades.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; Túnel do Tempo – Recordar é viver!

 



Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, cujo centro da antiga cidade e alguns povoados estão hoje submersos no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em águas do rio São Francisco, entre Pernambuco e Bahia.


CLIQUE AQUI e veja acervo do quadro do Blog de Assis Ramalho ''Veha Petrolândia uma saudade que não passa''