quarta-feira, junho 07, 2023

Petrolândia: Barbosa Construções convida para inauguração na sexta feira 09/06 a partir das 08:00

 

Tá chegando o grande dia! traga você e toda a sua família para a nossa grande inauguração , que será nesta sexta feira 09/06 a partir das 08:00 🕗 você será o nosso convidado especial 😍 

#barbosaconstrucoespetrolandia

Blog de Assis Ramalho
Informação: Barbosa Construções

Bancos não abrem para atendimento ao público no Corpus Christi

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho

Agências bancárias de todo o país permanecem fechadas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a decisão segue resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Na próxima sexta-feira (9), as agências abrem normalmente para atendimento ao público. No sábado (10), somente as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Ainda de acordo com a Febraban, contas de consumo como água, energia e telefone, além de carnês com vencimento nesta quinta-feira, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, na sexta-feira. Caso a data não seja automaticamente ajustada, a sugestão é antecipar ou agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Por: Paula Laboissière - Agência Brasil

Educação é a base fundamental para o crescimento de um país, diz Lula durante inauguração de campus do Instituto Federal de Pernambuco


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta quarta-feira (7) para que os estudantes brasileiros façam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

"Queria começar pedindo para vocês estudarem, porque esse é o momento mais extraordinário da pessoa humana na sua passagem pela Terra. Adolescente não tem toda a responsabilidade do mundo pelas costas", disse. "Não existe país no planeta Terra que se desenvolveu sem antes investir na educação. A educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana e para o crescimento de um país", acrescentou.

A declaração foi feita a uma plateia de estudantes e professores durante a cerimônia de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na região metropolitana do Recife.

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos


O governo federal retomou nesta quarta-feira (7) o programa Farmácia Popular do Brasil, com a proposta de expandir a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Até o momento, eram disponibilizados medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes, enquanto os demais tratamentos eram oferecidos com preços mais baixos, no modelo de copagamento.

Confira a seguir as principais mudanças anunciadas:

Bolsa Família

A partir de agora, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no rol do Farmácia Popular. Para fazer a retirada, o usuário precisa procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, de acordo com o Ministério da Saúde, será feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Saúde da mulher

Outra novidade anunciada pelo governo federal é que, no novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Cálculos do Ministério da Saúde apontam que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Povos indígenas

O Farmácia Popular também passa a atender a população indígena. A proposta, de acordo com a pasta, é ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar, à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Com a ação, todos os 40 medicamentos do rol do programa passam a ser disponibilizados de forma gratuita para povos originários.

“Para evitar o deslocamento, um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos indicados. Assim, também não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território yanomami e, em seguida, expandida de forma gradual para as outras regiões. As ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena”, informou o Ministério da Saúde.

Demais públicos

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos.

Novos credenciamentos

A pasta retomou ainda novas habilitações, priorizando municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

Com as novas habilitações, a expectativa é que, até o fim do ano, o Farmácia Popular passe a ter unidades em 5.207 municípios, o equivalente a 93% do território nacional.

Por Agência Brasil

Lula relança Farmácia Popular no Recife com ampliação da gratuidade de medicamentos

Lançamento do novo programa Farmácia Popular, do Governo Federal - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O presidente Lula (PT) relançou, nesta quarta-feira (7), no Recife uma nova versão do programa Farmácia Popular, que distribui remédios gratuitamente ou vende com valores reduzidos.

Nesse formato novo, quem recebe Bolsa Família vai poder retirar de graça todos os 40 medicamentos incluídos no programa. "Ninguém vai ser tratado como de segunda classe", disse Lula, na ocasião.

Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:

Quatro anticoncepcionais;
Dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
Três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
Três alternativas para controle da rinite;
Fraldas geriátricas.

Celular de Mauro Cid tinha minuta e estudo para dar 'suporte' a um golpe

Mauro Cid tira celular do bolso de Jair Bolsonaro no Aeroporto de Guarulhos, em 2022 Caio Rocha/iShoot/Agência O Globo - De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, novo conjunto de mensagens traz documentos que dariam 'suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de Estado'

A Polícia Federal encontrou no celular do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o coronel Mauro Cid, a minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e alguns "estudos" que, segundo os investigadores, eram destinados a dar suporte a um eventual golpe de estado.

A GLO é uma operação militar que permite ao presidente da República convocar as Forças Armadas em situações de perturbação da ordem pública.

Segundo o que apurei, Cid esteve na sede da PF em Brasília nesta terça-feira para depor sobre esse novo conjunto de evidências, que ainda não se tornou público.

No despacho que autorizou a oitiva de Cid, o ministro Alexandre de Moraes diz que o ex-ajudante de ordens "reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de estado".

De acordo com o texto, o material trata "da possibilidade de emprego das Forças Armadas em caráter excepcional destinados a garantir o funcionamento independente e harmônico dos poderes da União".

A PF queria saber quem preparou os tais estudos e para quem eles estavam sendo compilados, entre outras coisas. Não há, por enquanto, sinal de que o material tenha sido enviado a Bolsonaro pelo celular.

A subprocuradora da República Lindora Araújo acompanhou o depoimento de forma virtual, mas Cid se recusou a falar. Preferiu se manter em silêncio.

Os documentos recolhidos por Cid estavam em mensagens trocadas com o sargento Luis Marcos dos Reis, preso junto com ele no início de maio na operação que apura fraudes nos cartões de vacinação de diversas pessoas, entre elas o ex-presidente e sua filha Laura. Reis deve ser ouvido nesta quarta-feira pela PF.

O material apreendido durante a operação dos cartões de vacinação deu origem a um novo inquérito, este sobre a participação do mesmo grupo em preparativos para um golpe de estado. Foi no âmbito dessa investigação que Cid foi ouvido nesta terça-feira (6).

Em áudios que já tinham vindo a público e que foram revelados pela CNN, Cid e o ex-major Ailton Barros, também preso, conversam com o coronel e ex-secretário executivo do ministério da Saúde Elcio Franco sobre como mobilizar o comandante do Exército para uma intentona golpista.

O assunto também domina essas novas mensagens sobre as quais a PF está debruçada. Além da minuta e dos pareceres que recebiam de diversas pessoas, Cid e Reis também trocam ideias sobre como convencer outras autoridades do Exército a aderir ou colaborar com a GLO.

Como esse novo conjunto de mensagens foi compartilhado em dezembro, a PF acredita que faziam parte de um esforço do grupo de auxiliares de Bolsonaro relacionado aos atos golpistas de janeiro.

Outra hipótese em investigação pela PF é de que o plano fosse editar o decreto de GLO e, depois, a chamada minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento apreendido no armário de Torres criava um "estado de defesa" no Tribunal Superior Eleitoral e dava a Bolsonaro poderes para interferir na atuação da corte, o que é flagrantemente inconstitucional.

Por O GLOBO

Tacaratu – PE: PRODETER - BNB participou de evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pela Regional do MST do Sertão de Itaparica/Pernambuco.


O Banco do Nordeste participou nesta segunda-feira, 05/06, de evento que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi realizado na Agrovila 5, no Assentamento Antônio Conselheiro I, no município de Tacaratu – PE

No evento, os convidados dialogaram embaixo do Umbuzeiro a árvore sagrada do Sertão, que simboliza a resistência e sabedoria, que tem grande importância para os trabalhadores/as nordestinos/as. Ao redor da árvore debateram sobre as boas práticas ambientais de preservação do meio ambiente, cuidados com a terra e uso racional da água, além da produção de alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos e conservação da natureza.

A comunidade foi contemplada com um viveiro da Reforma Agrária Popular, ambiente que vai produzir e oferecer mudas de árvores nativas da caatinga e frutíferas. Além disso, foi realizado coletivamente o plantio de mudas de árvores na comunidade. Entre as espécies de mudas plantadas, destacam-se a árvore da vida Baobá, Pau-Brasil, Umbuzeiro, Caraibeira, Cajueiro e Pitaya.
 

A iniciativa faz parte Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, que se propõe a plantar 100 milhões de árvores nos próximos 10 anos, de árvores nativas e frutíferas em assentamentos da reforma agrária e cidades vizinhas, uma parceria do MST e outras instituições para potencializar o reflorestamento como uma atividade essencial.

O evento contou com a presença da Coordenadora do Setor de Produção do MST Nordeste, Maria da Saúde, do Coordenador da Regional do MST Sertão de Itaparica, Clebson Gomes, do Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Agência Floresta - PE, Prodeter-BNB, Adelmo Azevedo, do Diretor de Política Agrícola do STR – Petrolândia – PE, Daniel Luiz; o evento foi prestigiado pelo Prefeito de Tacaratu, Washington Ângelo e pelo Secretário Municipal de Agricultura, Manoel Teixeira.


Ao final do evento, o prefeito Washington Ângelo, o Secretário Manoel Teixeira e o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, foram convidados para fazer o plantio da “Árvore da Vida Baobá” árvore milenar de origem Africana, simbolizando a vida, preservação da natureza, espiritualidades e costumes de nossos antepassados, e eternizando a importância do dia Mundial do Meio Ambiente.

Lula assina decreto que convoca 201 candidatos excedentes da Polícia Federal


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (6) um decreto que autoriza a nomeação de 201 candidatos excedentes do último concurso da Polícia Federal. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Além do presidente, constam no decreto as assinaturas dos ministro da Justiça, Flávio Dino, do Planejamento Simone Tebet e da Gestão, Esther Dweck. A autorização atende demanda para fortalecimento da força policial federal. Serão convocados 30 delegados, 90 agentes e 81 escrivães.

Ao longo dos últimos anos diversas manifestações pedindo reajuste e aumento de pessoal foram feitas por integrantes das diferentes carreiras de policial federal.

Por Correio Braziliense

Petrolândia: Compesa avisa falta d'água nesta quinta-feira (08) a partir das 06:00h para realização de limpeza dos reservatórios na ETA

 



A Compesa informa que realizará serviços de manutenção no Sistema de Abastecimento de Água de Petrolândia, na próxima quinta-feira (8), a partir das 6h. Entre os serviços executados estão manutenção nos conjuntos motobombas (sistema de bombeamento) e nos componentes elétricos da unidade operacional.

Em função das intervenções, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de água do município por seis horas. Após a conclusão dos trabalhos, às 12h, o abastecimento de Petrolândia será normalizado.

Farmácia Popular: quem recebe Bolsa Família terá acesso gratuito aos 40 medicamentos, diz governo

Farmácia Popular — Foto: Reprodução/RBS TV

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (7) que os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular.

Atualmente, as medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias. Parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.

Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:

Ex-deputado e candidato derrotado ao governo de PE, Danilo Cabral é nomeado superintendente da Sudene

Danilo Cabral em entrevista a Assis Ramalho (foto/arquivo: Lúcia Xavier)

O governo federal nomeou Danilo Cabral (PSB) como superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A nomeação do ex-deputado federal e ex-candidato ao governo de Pernambuco, nas eleições de 2022, foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.


A publicação da nomeação saiu na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial da União. Danilo Cabral tem 56 anos e substitui o ex-deputado federal Heitor Freire (União Brasil), que exercia o cargo de superintendente substituto da Sudene desde o dia 26 de maio.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira (07/06/2023)

 












Confira abaixo mais destaques dos principais jornais do país nesta quarta-feira 07 de junho de 2023

Em Pernambuco, Lula promete fazer indústria voltar a crescer

Lula faz discurso no Polo Automotivo de Goiana — Foto: Pedro Alves/g1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, na Zona da Mata Norte, disse, na tarde desta terça-feira (06), que o Brasil é para ter empresários que tenham coragem para investir e trabalhadorres trabalhando satisfeitos com aquilo que estão fazendo e brigando para cada vez ganhar mais e fazer mais. "Com o Estado crescendo, a cidade crescendo e o povo vivendo em um clima de paz e harmonia", afirmou.

O líder petista lembrou que quando foi presidente da outra vez, o Brasil chegou a ser a sexta economia do mundo, mas hoje voltou a décima segunda colocação no ranking. "Tudo isso porque fizemos uma política que colocava o pobre como sujeito da história e não como esquecido nas periferias", acrescentou. Segundo Lula, o milagre da economia brasileira no governo petista foi colocar o povo pobre no orçamento.

Lembrou que quando saiu da presidência em 2010, deixou o País com R$ 2,7 trilhões. "Quando eu, em 2010, fiz uma reunião com a indústria, estávmos vendendo 3,8 milhões de carros. Era recorde da indústria automobílistica. A previsão era de que em 2015 pudéssemos chegar a 5 ou 6 mihões de carros produzidos. Hoje, o Brasil produz menos de 2 milhoes", revelou.

Para Lula, esse dados mostram que também não cresceram os empregos, a massa salarial, o poder de consumo e o país só regrediu. "Nós voltamos para recuperar este País", prometeu.

Para Lula, o Braasil não merecia passar pelo que passou. "Merecia melhor sorte. Este pais era respeitado no mundo. "Voltamos para fazer o Brasil voltar a ser protagonista internacional", avisou.

Segundo Lula, os investimentos que o Brasil precisa deve vir da credibilidade do governo. "Como vou convencer o empresário a colocar dinheiro nesse país se eu não der para ele garantia?", indagou. De acordo com ele, não há nenhuma "explicação histórica para o Brasil ter os juros mais altos do mundo, de 13,75% , quando na verdade a inflação em doze meses está em 4,7% ".

Segundo Lula, quem perde com isso é não só povo, mas também o empresário, independentemente do porte, que quer investir. "Ele só pode ter acesso ao dinheiro se o dinheiro for barato. Se for caro, as pessoas não tomam dinheiro emprestado porque não podem pagar", esclareceu.

Segundo Lula, o Brasil tem hoje 72 milhões de pessoas na lista do Serasa. "Pessoas que fizeram dívida para comer, que usaram o cartão de crédito para isso e agora não podem pagar, por irresponsabilidade de um govenante que não soube entender a índole do povo brasileiro", disse, prometendo que o Brasil vai voltar a ter crédito barato. .

Lula prometeu tratar o Nordeste da mesma forma que o Sul. "Não é justo o Nordeste ser tratado como se fosse o segundo primo ou primo pobre deste País", afirmou. Antes de finalizar, o presidente lembrou que foi ele, junto com o ex-governador Eduardo Campos, que lançou a pedra fundamental da Stellantis.

"Eu fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer numa cidade do interior. Se depender do nosso governo, essa fábrica, pernambuco e o Brasil vão continuar crescendo", explicou.

Por Folha de Pernambuco

Lula em Pernambuco: presidente relança Farmácia Popular e inaugura Campus Paulista do IFPE

Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relança no Recife nesta quarta-feira (7) o programa Farmácia Popular, uma das marcas das gestões petistas. O presidente participará ainda de um evento para a inauguração de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Criado em 2004, o programa Farmácia Popular visa garantir o acesso gratuito a medicamentos ou com descontos para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, glaucoma, Parkinson, entre outras.

A PEC da Transição, aprovada no ano passado com uma intensa mobilização de aliados do petista, liberou R$ 16,6 bilhões para gastos com saúde, entre eles o Farmácia Popular. O programa atende mais de 20 milhões de brasileiros.

No orçamento de 2023, estruturado ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o programa tinha previsão de repasse de recursos equivalente a um terço do que ele recebeu em 2018, último ano do governo de Michel Temer. Naquele ano, foram destinados R$ 3,047 bilhões para a distribuição e subsídio de medicamentos. Para 2023, o montante separado era de R$ 1,018 bilhão.

Em Recife, o presidente também participará da inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, e outras áreas. Atualmente, cerca de 1.125 estudantes são atendidos pelo campus em educação profissional, científica e tecnológica.

Governo sem marca

O Farmácia Popular é mais um dos programas de destaque nas gestões petistas passadas que será relançado por Lula neste ano. O presidente segue sem conseguir imprimir uma nova marca para o seu governo e foi o único a chegar a cem dias no Palácio do Planalto apenas reembalando programas.

Desde o início do mandato Lula relançou, por exemplo, o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, o Mais Médicos e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, principais anúncios até aqui da gestão.

Por Folha de Pernambuco