16 julho 2019

Petrolandenses coordenam concurso Miss Teen Pernambuco Internacional 2019, no Recife




No último sábado (13), foi realizado no Recife, pela primeira vez, o concurso Miss Teen Pernambuco Internacional, sob coordenação das petrolandenses Zenaide Sá e Rebeka Evellin. Entre as 12 candidatas, representantes de todas as regiões do estado, foi eleita a jatobaense Lourrany Eskarllate, 16 anos. A vencedora vai representar Pernambuco, em novembro, no Miss Teen Brasil Internacional, a ser realizado em Vitória, capital do Espírito Santo, em concurso que nunca contou com a beleza teen pernambucana.

Na ocasião também foi eleito, por aclamação, o Mister Teen Internacional, Mateus Santos, representante de São José da Coroa Grande, que também estará no concurso nacional em novembro.

O concurso elegeu ainda: Miss Teen Simpatia Pernambuco Internacional Lavínia Fernanda (Miss Teen Abreu e Lima Internacional), Miss Teen Fotogenia Pernambuco Internacional Lilian Luna (Miss Teen Fernando de Noronha Internacional, Miss Teen Popularidade Pernambuco Internacional Lourrany Eskarllate (Miss Teen Jatobá Internacional) e Princesa Teen Pernambuco Internacional Vitória Santos (Miss Teen Sertânia Internacional).

"A vitória de Lourrany Eskarllate, uma jovem do sertão pernambucano, trouxe para a região , a esperança para meninas e meninos que sonham em participar de concursos de beleza e consequentemente seguir a carreira de modelo", afirmam as coordenadoras do evento. "A franquia internacional que tem sua sede em Vitória, no Espírito Santo, vêm para Pernambuco mudar o conceito dos concursos teens no estado, onde a maioria dos coordenadores só pensam em ganhos próprios deixando de lado as candidatas", acrescentam. De acordo com a organização, a franquia é afiliada à 8D Agency Model Management, agência de modelos de Recife, onde as candidatas podem seguir uma carreira de modelo.

Com o slogan, "realizamos sonhos de verdade", o Miss Teen Pernambuco Internacional torna os sonhos das candidatas em realidade, já que os concursos de beleza são a primeira experiência para o mundo de modelo, segundo a coordenadora Zenaide Sá. "Nós, da franquia internacional em Pernambuco, nos juntamos à agência 8D, para que as misses que têm interesse em seguir a carreira tenham acesso direto com a agência, por isso que realizamos sonhos de verdade", conclui.

Veja mais fotos abaixo.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Divulgação/Coordenação Concurso Miss Teen PE Internacional

Petrolândia: Empresário musical Dão Sobreira agradece pelo sucesso do Show Beneficente 'Todos Por André'

Divulgação/ Dão Sobreira

OAB e Conselhos Profissionais se unem Pernambuco em contra Projetos de Lei


O Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco (FCPS) se reuniu, nesta segunda (15), na sede do Conselho Regional de Biologia da 5° Região (CRBIO5) para tratar dos Projetos de Lei e PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pretendem enfraquecer os conselhos profissionais colocando em risco a sociedade.

Na ocasião o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão, pediu apoio e mobilização dos conselhos profissionais ao Projeto de Lei n° 4011/2019 da Senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) que altera o art. 282 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para tipificar o exercício ilegal das profissões de saúde de nível superior.

Paulo Câmara participa de missa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo

Celebração aconteceu nesta terça, 16 de julho, dia da Padroeira do Recife na Basílica da santa localizada no Centro (Foto: Heudes Regis/SEI)

Fé que se renova em momentos difíceis. Em meio a uma multidão de fiéis, o governador Paulo Câmara compareceu, na manhã desta terça-feira (16.07), à missa solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Carmo 2019, com a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O governador destacou a importância desse momento de fé para o povo pernambucano.

"É sempre bom estar aqui celebrando Nossa Senhora do Carmo. E, ao mesmo tempo, pedindo por dias melhores, por mais justiça, por mais igualdade e com muita fé que tudo vai melhorar sob as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo", afirmou Paulo Câmara.

Petrolândia: Quinzena do Descontão Pisebem já começou; Aproveite e faça economia!


A Pisebem Revestimentos vai zerar os estoques. Chegou a hora de você comprar o melhor em pisos e revestimentos com o menor preço da região. De 15 a 31 de julho, a loja toda estará com 20% de desconto à vista, e nas compras no cartão de crédito são 10% de desconto.

Aproveite! É agora que você vai renovar sua casa! Mas corra porque não vai sobrar nada!

Pisebem Revestimentos sempre presente na realização dos seus sonhos! Fone: 87 99642-4177.

A Pisebem Revestimentos de Petrolândia está localizada na Avenida Manoel Borba, ao lado do Banco Bradesco.

Centro de Hemodiálise de Serra Talhada será entregue em dezembro e vai gerar 100 empregos diretos


O Centro de Hemodiálise que está sendo construído em Serra Talhada, no bairro Borborema, já tem data para ser entregue e servir a população. A confirmação partiu do médico e diretor da Casa de Saúde São Vicente, Clóvis Carvalho (Dr. Clovinho), durante entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM.

O prazo para o término da obra, que custa cerca de R$ 2 milhões, é dezembro deste ano, e além de gerar cerca de 100 empregos diretos, e beneficiar 120 pacientes, num primeiro momento.

“Me foi feito uma pergunta sobre a morosidade nas obras [em Serra Talhada], que começavam e depois perdiam o ritmo, foi dado o exemplo do aeroporto e outras obras. Mas essa obra é totalmente privada e vai ter o vínculo público porque vai funcionar através do credenciamento com o Sistema Único de Saúde SUS)”, disse Dr. Clovinho, explicando como será feita a parceria co, a prefeitura.

“A nossa parceria com o município de Serra Talhada é que está havendo uma grande ajuda em relação a burocracia que a prefeitura tem tido a total boa vontade, no sentido de dar celeridade. A burocracia realmente atrasa muito o ritmo, principalmente o de uma obra. Licença, fiscalização e uma série de outras coisas, mas isso aí já está havendo a colaboração do município. Quero dizer que não existe nenhum tipo de investimento por parte do município, nem do governo do estado”, reforçou Carvalho.

Por Farol de Notícias

Ipem-PE orienta indústrias de panificação sobre normas em relação aos produtos comercializados


Representantes do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) participaram, na última quarta-feira (10), de uma palestra sobre as ações do órgão nas panificadoras. O evento, realizado pela Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco, em conjunto com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco, reuniu profissionais do setor com objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre às normas vigentes em relação aos produtos comercializados por padarias.

“Nosso objetivo maior é proteger o consumidor, que é sempre o lado mais fraco nas relações de consumo. Portanto, estamos realizando uma série de ações orientativas em parceria com as instituições representativas do setor de panificação para minimizar os erros por conta de desconhecimento da legislação, assim todos saem ganhando”, comenta o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins.

Assessoria Ipem Pernambuco

Ministério da Saúde suspende contratos com laboratórios para distribuição gratuita de 19 remédios

Fábrica de medicamentos do governo federal, Farmanguinhos, em Jacarepaguá, será uma das impactadas Foto: Michel Filho / Agêcia O Globo

O Ministério da Saúde suspendeu, nas últimas 3 semanas, contratos com sete laboratórios públicos nacionais para a produção de 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Documentos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo apontam suspensão de projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) destinados à fabricação de remédios para pacientes que sofrem de câncer e diabete e transplantados. Os laboratórios que fabricam por PDPs fornecem a preços 30% menores do que os de mercado. E já estudam ações na Justiça.

Associações que representam os laboratórios públicos falam em perda anual de ao menos R$ 1 bilhão para o setor e risco de desabastecimento – mais de 30 milhões de pacientes dependem dos 19 remédios. A lista inclui alguns dos principais laboratórios: Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp.

Além disso, devem ser encerrados contratos com oito laboratórios internacionais detentores de tecnologia, além de laboratórios particulares nacionais. Isso porque cada laboratório público, para desenvolver um produto, conta com dois ou três parceiros. Depois, esses laboratórios públicos têm o compromisso de transferir a tecnologia de produção do medicamento ao governo brasileiro. Essa lista inclui referências da indústria como a GlaxoSmithKline Brasil Ltda. (GSK) e a Libbs, além de Oxygen, Nortec, Biomm, Cristália, ITF, Axis e Microbiológica Química e Farmacêutica Ltda.

Transitório

Procurado, o Ministério da Saúde informou que as PDPs continuam vigentes. Segundo a pasta, foi encaminhado aos laboratórios um ofício que solicita “manifestação formal sobre a situação de cada parceria”. O órgão federal ainda informou que “o chamado ‘ato de suspensão é por um período transitório”, enquanto ocorre “coleta de informações”. O jornal, porém, teve acesso a um dos ofícios em que o ministério é categórico ao informar o encerramento da parceria.

O documento, do dia 26 de junho, é assinado por Denizar Vianna Araújo, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. a Bahiafarma é informada que, com base em um parecer da Advogacia-Geral da União e da Controladoria-Geral da União, “comunicamos a suspensão da referida PDP do produto Insulina Humana Recombinante Regular e NPH, celebrada com a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos e solicitamos manifestação formal da instituição pública quanto à referida decisão, no prazo improrrogável de dez dias úteis”.

O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, disse que os laboratórios já estão tratando as parcerias como suspensas. “Os ofícios dizem que temos direito de resposta, mas que a parceria acabou. Nunca os laboratórios foram pegos de surpresa dessa forma unilateral. Não há precedentes”, afirmou.

Consequências

O entendimento da associação de laboratórios é que a entrega de remédios já programada continua garantida. Isso significa que não deve haver interrupção imediata no fornecimento. Segundo ele, a maior parte pretende fazer um questionamento jurídico. “A primeira medida que a gente pretende tomar é no âmbito judicial. Nossa linha deve ser alegar a arbitrariedade da forma que isso se deu”.

Já o representante de um laboratório de São Paulo, que falou com o Estado sob a condição de não ter o nome divulgado, disse que a suspensão das parcerias vai criar um problema de saúde e afetar uma cadeia econômica “imensa”, expondo o Brasil à insegurança jurídica.

Ele cita como exemplo uma planta industrial no valor de R$ 500 milhões, construída em uma parceria de um laboratório privado com o Instituto Butantã e financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Essa planta toda fica obsoleta. Toda cadeia econômica está severamente afetada”, disse.

O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, vê retrocesso para a indústria nacional de medicamentos e um risco para a saúde de milhões de pacientes. O laboratório é um dos que tiveram seus contratos suspensos.

O representante do setor destaca que as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) também funcionam como um regulador de preço no mercado. Ele explica que a Bahiafarma, por exemplo, vende insulina a um preço três vezes menor que laboratórios estrangeiros. Dias ressalta que um processo de compra de medicamento no Ministério da Saúde costuma demorar até 11 meses para ser concluído. Por isso, haveria até risco de desabastecimento.

G1

Paulo Afonso (BA): Moradora completa 113 anos e pode ser a mulher mais velha do Brasil

 

Não é de hoje que a longevidade é um assunto que encanta as pessoas. Até mesmo na Bíblia Sagrada nós temos referência sobre a pessoa mais velha que já existiu na face da terra. Matusalém, personagem do Antigo Testamento, conhecido por ser o que mais viveu, pois teria falecido aos 969 anos. Filho de Enoque, pai de Lameque, avô de Noé é conhecido até os dias atuais.

Pois não é que o radialista e diretor da Rádio Angiquinho, Giuliano Ribeiro e o cinegrafista DJ D`juby, descobriram nesta segunda-feira, 15, a mulher mais antiga do Brasil e uma das mais antigas do mundo, segundo comparativo do site Wikipédia. Vamos agora fazer o processo para colocá-la no Livro dos Recordes (Guinness Book), disse Giuliano. Dona Inocência Vieira de Jesus é moradora da cidade de Paulo Afonso na Bahia. Baiana, negra, agricultora aposentada do Sertão do Nordeste. Sua festa de aniversário foi muito bonita, e ela completou exatamente 113 anos de vida.


Nascida no dia 15 de julho 1906, no Sítio Barra na também baiana cidade de Glória (antigamente Paulo Afonso, Forquilha, pertencia a esta cidade). Filha de Cícero e Joana Leite da Conceição (falecidos). Casou com Antônio Teotônio (esposo já falecido) e tiveram oito filhos sendo uma adotiva, apenas quatro filhas estão vivas, duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Paulo Afonso. A mulher mais “velha” do Brasil tem dezesseis netos, trinta e quatro bisnetos, quinze tataranetos e um tetraneto.

Dona Inocência de Jesus (até no nome é abençoada), chegou aos sete anos na antiga Barroca, vinda de Glória, e depois foi para atual casa onde mora há 106 anos na localidade, conhecida como Pedra Comprida no Bairro Oliveira Brito em Paulo Afonso.

Alegre, lúcida, ela ainda tem disponibilidade para caminhar, não é portadora de nenhuma doença e tem uma memória invejável. Dona Inocência ainda lembra do seu tempo de infância e conta histórias de Lampião, Maria Bonita (sua conterrânea) e dos cangaceiros que viveram nesta região do Nordeste.

A mulher com mais idade no Brasil disse que o segredo para viver muito é comer alimentos naturais e sem veneno (agrotóxicos).

Durante a festa organizada por seus familiares, Dona Inocência de Jesus teve direito a um bolo com vela indicando sua idade de 113 anos. A supercentenária festou agradecendo a Deus por tudo o que já viveu. E quem pensa que ela está satisfeita, se engana. Ela quer viver muitos anos ainda pela frente.

Por PA4.COM.BR
Texto: Dimas Roque (www.dimasroque.com.br)
Reportagem e fotos: Giuliano Ribeiro e DJ D’juby

Floresta: Empresa de mineração deverá adotar medidas de reparação ambiental em minas abandonadas



Os técnicos da FPI/PE fiscalizaram, na manhã de segunda-feira (15), duas minas abandonadas na zona rural de Floresta. De acordo com a equipe que visitou os empreendimentos, ficou evidente que as atividades de extração de brita foram encerradas há vários meses; a empresa que é dona das minas, deve efetuar as medidas de recuperação do passivo ambiental na localidade.

Legalmente, se a empresa não está explorando comercialmente a mina, ela deve informar a interrupção das atividades, providenciar o cercamento da área e a recuperação do dano ambiental. Somente esta última providência não foi adotada. Tal trabalho deve ser iniciado com a elaboração de um projeto para recomposição do solo e recuperação da cobertura vegetal da área, além da retirada de rochas soltas e outros elementos que possam representar risco a pessoas e animais que venham a passar pela região.

FPI/PE visita comunidades tradicionais em Itacuruba







A equipe Comunidades Tradicionais da Fiscalização Preventiva Integrada da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) se reuniu com representantes de comunidades quilombolas e indígenas no município de Itacuruba, no Sertão do Itaparica. Os técnicos promoveram dois encontros, em que foram ouvidos representantes quilombolas dos Negros de Gilu e Poço dos Cavalos, além de indígenas dos povos Tuxá e Pankará.

Nas duas reuniões, a equipe levou aos participantes esclarecimentos sobre o objetivo da FPI, além de ouvir as demandas relacionadas ao atendimento das necessidades das comunidades, relacionadas à educação, programas assistenciais, saúde e, principalmente, demarcação das terras. Atualmente, estima-se que 54% da população de Itacuruba, que possui cerca de 4.600 habitantes, são formados por povos indígenas e quilombolas, que são distribuídos, ao todo, por seis comunidades.

Outro assunto discutido nas reuniões foi a possível instalação de usina nuclear em área vizinha à ocupada pelos Tuxá, também afetando outros povoados da região. A implantação da usina foi proposta há quase dez anos, mas o assunto teria sido retomado, de acordo com as lideranças, pelo Ministério de Minas e Energia e pela empresa estatal Eletronuclear.

FPI – Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente - Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Por FPI/PE

Prefeitura de Petrolândia divulga potencial turístico do município na 20ª Exposerra e anuncia 5ª edição da Exposertão




A Prefeitura marcou presença na 20ª Exposerra - Feira da indústria, comércio e serviços de Serra Talhada, com estande para divulgar o potencial turístico da nossa cidade e anunciar a 5ª edição da Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - Exposertão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2019.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: 2º Encontro de Conscientização do autismo do Grupo MAAP acontece nesta quinta (18), no Centro Cultural


Divulgação/ Grupo MAAP

Animais silvestres são resgatados em operação conjunta em Petrolândia

Um total de 56 pássaros foram apreendidos em uma operação conjunta em Petrolândia. Iniciativa reúne mais de 20 órgãos públicos e entidades não-governamentais — Foto: PRF/Divulgação 

Uma operação conjunta de combate aos crimes ambientais resgatou 56 pássaros, nove jabutis e um macaco sagui, na segunda-feira (15), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Intitulada de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), a iniciativa está na segunda edição no estado e reúne diversos órgãos que atuam na preservação ambiental.

Os animais foram encontrados em uma residência do município e o proprietário foi autuado por manter os animais confinados, sem a devida autorização do órgão ambiental. Os bichos foram recolhidos e encaminhados a um centro de tratamento da região, onde serão examinados e reintegrados à natureza.

Inscrições abertas para a Oficina de Crítica Cinematográfica do Festival de Cinema de Triunfo


Interessados podem se inscrever via e-mail até o próximo dia 26 de julho (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE)

Estão abertas as inscrições para uma das três atividades de formação cultural do 12º Festival de Cinema de Triunfo - cujas sessões e mostras competitivas acontecem entre os próximos dias 5 e 10 de agosto, no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú. A Oficina de Crítica Cinematográfica será ministrada pelo professor Rodrigo Carreiro, de 29 de julho a 2 de agosto, das 14h às 18h, na Fábrica de Criação Popular do Sesc Triunfo. A inscrição é gratuita.

Para realizar a inscrição, os interessados devem encaminhar, até o dia 26 de julho, um e-mail para festivaldetriunfope@gmail.com com algumas informações como nome completo, idade, contatos (telefone e e-mail) e uma carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina. Os selecionados, além de participar da oficina, posteriormente formarão também o Júri Popular do Festival.

Governo libera verba para casas atingidas por rachaduras em Maceió


Rachaduras em prédio no bairro Pinheiro

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), liberou R$ 7 milhões para a prefeitura de Maceió a fim de conceder aluguel emergencial a 1.479 famílias nos bairros Mutange e Pinheiro que tiveram suas moradias atingidas por rachaduras e afundamentos no solo da região. A decisão foi publicada na edição dessa segunda-feira (15) do Diário Oficial da União. A lista dos beneficiários é elaborada pela prefeitura da capital alagoana.

De acordo com o ministério, a cidade de Maceió obteve o reconhecimento federal de situação de emergência no dia 28 de dezembro de 2018. Em janeiro, o governo federal disponibilizou o primeiro recurso para aluguel emergencial no valor de R$ 2,9 milhões, atendendo 493 famílias do bairro Pinheiro que viviam nas regiões mais afetadas pelo fenômeno.

Governo de Pernambuco apresenta Programa Propriedade Legal

A iniciativa visa emitir mais de 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado (Fotos: Hélia Scheppa/SEI)

Com o objetivo de assegurar o direito à moradia em Pernambuco, o governador Paulo Câmara lançou, na última quarta-feira (10/07), o Programa Propriedade Legal. Com um investimento de mais de R$ 19 milhões, a iniciativa visa emitir mais de 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado, evitando conflitos pela posse do imóvel e da terra. Serão beneficiadas mais de 270 mil pessoas em 100 municípios pernambucanos, abrangendo todas as 12 regiões de desenvolvimento.

“O Programa Propriedade Legal é um desafio muito importante, necessário e justo. Através dele, vamos ter condições de dar a garantia da escritura para a pessoa saber que aquele pedaço de chão, que aquela casa, vai poder ser passada para os seus filhos e seus netos. E quem produz na agricultura familiar também vai ter, na escritura, a garantia de conseguir melhorar sua produção tendo acesso ao crédito”, declarou Paulo Câmara.

Petrolândia: Aniversariante, Geni Oliveira recebe felicitações da sobrinha Jéssica Oliveira


No último domingo, 14 de julho de 2019, Geni Oliveira, moradora do Projeto Apolônio Sales, comemorou mais um ano de vida. Na oportunidade, Jéssica Oliveira felicita a tia com bonita mensagem.

Feliz aniversário, tia querida! Espero que seu dia tenha sido cheio de luz que nem você. Seu alto-astral é algo cativante e espero que seu aniversário tenha sido repleto dessa energia boa. Aproveite muito, continue comemorando com amigos, família e quem mais você quiser.

Portanto, desfrute cada momento da alegria que é fazer aniversário. Parabéns, tia! Que Deus abençoe a senhora infinitamente mais!

Jéssica Oliveira - Quadra 04 de Petrolândia

Prefeito (e ginecologista) é afastado por denúncias de abuso sexual

Moradores pediram por afastamento do prefeito e médico de Uruburetama, no Ceará. — Foto: João Pedro Ribeiro/TV Verdes Mares

Ginecologista e atual prefeito de Uruburetama, a 110 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, José Hilson de Paiva foi afastado temporariamente de suas funções, nesta segunda-feira, depois de receber denúncias de abuso sexual contra dezenas de mulheres durante as consultas. A reportagem da TV Verdes Mares, exibida na noite desse domingo pelo Fantástico, da Rede Globo, teve acesso a 63 vídeos gravados por Hilson em que ele abusava de suas pacientes na cidade a qual administra e em Cruz, distante 150 quilômetros.

Os vereadores de Uruburetama votaram nesta segunda-feira pelo afastamento do médico e prefeito do município por 90 dias. A população foi ao local pedir votos pelo afastamento. A sessão extraordinária - a Câmara se encontra em recesso - contou com a presença de nove dos 11 vereadores. Todos votaram pelo afastamento.