21 janeiro 2015

Justiça decreta regime especial na Vara Regional de Execução Penal de Pernambuco

Desembargador Frederico Neves (Foto: Assis Lima)

A partir de hoje (21), a 1ª Vara Regional de Execução Penal de Pernambuco vai funcionar em regime especial. A medida foi decretada pelo presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Frederico de Almeida Neves. Na prática, isso significa que seis juízes vão ajudar os dois magistrados encarregados de analisar os cerca de 17 mil processos que tramitam na 1ª Vara.

O desembargador lembrou que as leis brasileiras asseguram a todos os cidadãos o direito a um julgamento processual rápido e eficiente. E, em caso de acúmulo ou volume excessivo de trabalho, o Conselho da Magistratura pode declarar regime especial em qualquer comarca ou vara.

Ao justificar a necessidade do regime especial, Neves citou anúncio feito ontem (20), pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. Em resposta às exigências dos presos do Complexo Prisional do Curado (antigo Presídio Aníbal Bruno), o governo estadual se comprometeu a contratar mais 20 advogados para atuar na Defensoria Pública, analisando os processos de execução penal dos detentos. Para o desembargador, a medida resultará em maior volume de trabalho para a 1ª Vara Regional de Execução Penal.

Petrolândia: Fátima Belém agradece apoios para participação da Associação Café com Arte na Fenahall 2015





Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte, entidade que reúne artesãos da cidade de Petrolândia, vem a público elogiar a organização da 12ª edição Fenahall 2015 e aos apoiadores da participação da associação no evento, realizado de 09 a 18 deste mês no Chevrolet Hall (Olinda – PE). 

A Associação Café com Arte participou pela primeira vez da feira de artesanato, por incentivo da artesã Ilga Carvalho (Artes do Sertão). adquirindo estandes no evento.

Fafá agradece aos artesãos que confeccionaram belíssimos trabalhos que fizeram muito sucesso no evento. Agradece também o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, na pessoa do prefeito Lourival Simões, ao empresário Armando Rodrigues (Grupo Sanfrancisco) por ter viabilizado o transporte, ao motorista José Geraldo, e - muito especialmente - à Sra. Socorro Simões, a "embaixadora" do artesãos petrolandenses. 

A Fenahall é realizada anualmente, com a venda de peças de decoração, roupas, acessórios, brinquedos e comidas regionais. Foram expostas obras de artesanato não só de Pernambuco, mas também de diversos países do mundo.

Além das exposições, a Fenahall contou com apresentações culturais de caboclinhos, maracatus, passistas, orquestras de frevo e shows de artistas locais, além de grandes shows com Adilsom Ramos, Almir Rouche, Andreia Luiza, Trepidants, Labaredas, Faringes da Paixão, Renato e Seus Blue Caps, Os Reginaldos, Los Cubanos e Orquestra das Mulheres.

Ver mais fotos>Associação Café com Arte na Fenahall 2015

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Fátima Belém e Fenahall 2015
Fotos: Fátima Belém

Embratur está “enferrujada” e precisa ser reformatada, diz ministro do Turismo


O ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse hoje (21) que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) precisa ser "reformatado" nos próximos quatro anos. Segundo ele, a Embratur se tornou "uma autarquia enferrujada" por falta de articulação com outros setores.

"A Embratur é hoje uma agência de promoção do Brasil, uma autarquia que está enferrujada na sua capacidade de cuidar da própria governança”, afirmou o ministro. Para ele, a Embratur está sem articulação com o setor privado, nem metas. "O esforço, o investimento feito é incipiente."

Lages usou como exemplo a presença de servidores do instituto no exterior: "99% dos servidores da Embratur vivem no Brasil. Ela só tem 13 pessoas terceirizadas em alguns países. Quer dizer: a nossa presença é insignificante para um país continental que tem um potencial enorme e pode atingir números muito maiores".

Petrolândia: Inauguração da loja 'Caverna do Rock' reúne músicos e aficionados pelo estilo musical

"Desintegrator"

O rock, em várias vertentes, foi a trilha sonora da inauguração da loja Caverna do Rock, aberta na noite dessa terça-feira, 20 de janeiro, no centro de Petrolândia, por Diego "Chorão" e família.

Caverna do Rock oferece moda urbana, estilo rock, reggae e rap, em confecções masculinas e femininas, bonés, skates e acessórios.

Situada em frente à Escola de Jatobá, a abertura da loja atraiu um público que não tem em Petrolândia espaço para tocar, ouvir e curtir este estilo de música, restrito às garagens e reuniões de aficionados do rock. 

Os músicos tocaram o bom e velho (eterno) rock, internacional e nacional, provando que nem todas as almas da cidade se renderam aos sertanejos, bregarrochas, forronejos e pagodes. Nossos parabéns aos jovens que compuseram o Desintegrator, banda improvisada na hora para animar o evento e a Gilmar (o Jerry Adriani de Petrolândia) que também empunhou o microfone solidário. 

Parabéns também ao jovem Diego que reuniu todo esse público sedento de rock e de reggae numa festa que, além de uma inauguração, foi uma verdadeira confraternização. 

Caverna do Rock
Rua da Matriz, nº 44 - Centro (em frente à Escola de Jatobá)
Petrolândia (PE)

Matéria relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Inauguração da Caverna do Rock acontece nesta terça, às 7 da noite

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

MDS investe na construção de 600 bancos de sementes crioulas

Objetivo é promover inclusão produtiva de pelo menos 12 mil famílias de agricultores da região

Até fevereiro de 2016, serão construídos 600 bancos comunitários de sementes crioulas no Semiárido com o objetivo de beneficiar pelo menos 12 mil famílias de agricultores que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Na ação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai investir quase R$ 21 milhões.

Com os bancos comunitários, os agricultores familiares terão acesso a sementes de qualidade (crioulas, adaptadas e varietais).

A expectativa é ampliar a produção de alimentos que garantam a segurança alimentar e nutricional das famílias que já têm acesso à água por meio do Programa Cisternas.

SecMulher-PE e Banco Mundial negociam financiamento de U$ 12,5 milhões


As gestoras da Secretaria da Mulher de Pernambuco - SecMulher-PE - estiveram reunidas, durante três dias, com a equipe técnica do Banco Mundial, debatendo o Financiamento Adicional ao Programa de Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública de Pernambuco (SWAp – Educar), coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com Secretaria de Educação e Secretaria de Administração, que vai beneficiar as mulheres de Pernambuco com a liberação de U$ 12,5 milhões.

Esses recursos serão investidos no desenvolvimento dos Núcleos de Estudos de Gênero, na campanha Maria da Penha vai à Escola e na Formação Sociopolítica de Mulheres.

Durante os três dias de reunião, as equipes técnicas discutiram as matrizes, os indicadores de resultado e de impacto, além de fazer ajustes de dados e repactuação, validação de indicadores e metas. A equipe técnica do Banco Mundial explicou como deve ser elaborado o Manual de Operações, minuciosamente detalhado, a fim de que as ações possam ser facilmente assimiladas.

Petrolândia: Empresário faz doação de material esportivo ao Independente F.C, que promete força total na temporada de 2015

Ivanildo Vieira do Nasciomento (Tuí) presidente e fundador do Independente F. C, veste com orgulho modelo do material esportivo doado pelo empresário Francisco Lourenço (Real) - Fotos: Assis Ramalho)
''Eu quero é gol, meu peixe!''

O Independente Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol da história de Petrolândia, foi contemplado, no início do ano, com um terno de futebol doado pelo empresário Francisco Lourenço de Souza, popularmente conhecido por Real.

O Independente F.C. promete para este ano de 2015 força total na disputa do Campeonato Municipal.

O Independente foi fundado no ano de 1973 pela família Vieira, e ainda hoje é presidido por Ivanildo Vieira, conhecido popularmente como Tuí.

Na década de 70 e 80 o Independente ganhou fama em toda a região por se tornar um time 'quase' que imbatível. Naqueles bons tempos do nosso futebol, grandes jogadores vestiram e honraram a gloriosa camisa do Indepa, a exemplo de Antônio de Eusébio, Agobar, Fedegoso, Fernandão, Ivaldo, Metralha, Lôxa, Pilta, França, Guga, Heron, entre outros grandes jogadores que tiveram a honra e o previlégio de vestir a gloriosa camisa da 'Serpente do Sertão'.

Entre outras grandes façanhas, o Independente se tornou o primeiro time a levantar a taça do Campeonato Itaparicano em 1981, época em que a construção da Barragem se desenvolvia a todo vapor, e o campeonato era super valorizado com a participação de grandes jogadores, entre eles, alguns com passagem por grandes clubes brasileiros.

Repetindo o feito de Itaparica, o Independente, também, foi campeão do primeiro Campeonato realizado na Nova Petrolândia no ano de 1989 ao bater na final da competição o Porto por 1 a 0, gol marcado por Heron, autor do primeiro gol do Estádio Manoel Anízio da Mota (O Galegão).

Sete anos depois, em 1996, o Independente ganhava o seu último campeonato importante da sua gloriosa história, ao sagrar-se campeão municipal daquele ano. Aquela temporada também ficou marcada como o último suspiro de uma geração que tantas glórias deu ao time e a sua torcida, mais que era chegada a hora de ''pendurar'' as chuteiras, abrindo espaço para que houvesse uma renovação de jovens 'valores' no elenco.

Infelizmente, a partir dali o Independente começou a entrar em decadência chegando ao fundo do poço, inclusive acumulando na sua gloriosa história dois rebaixamentos para a 2ª divisão do Campeonato Municipal de Petrolândia.

O que todos esperam, inclusive este blogueiro que, por quase 20 anos, defendeu a camisa do glorioso 'Indepa', é que os atletas que vão defender o clube neste campeonato e em outras competições, tenham o mínimo de respeito com a história de um dos mais consagrados times da história dos 106 anos de Petrolândia, cidade que sempre foi tida como um celeiro de grandes jogadores, mas que atualmente agoniza com a falta deles.

A exemplo de Serra Talhada, prefeitura de Limoeiro-PE também cancela investimentos no Carnaval


A Prefeitura de Limoeiro, Agreste pernambucano, decidiu cancelar os investimentos para o Carnaval 2015. A medida é necessária por conta da escassez de recursos e da definição de outras prioridades pelo prefeito Thiago Cavalcanti (PROS).

“Nesse momento o mais importante é definir prioridades. O repasse do FPM caiu muito agora em Janeiro. Além disso, teremos o aumento do salário mínimo e o novo piso para os professores. Diante desse cenário, vamos alocar o investimento de R$ 250 mil que seria feito no carnaval em outras ações”, esclareceu o prefeito.

Por conta da estiagem, Limoeiro precisou decretar estado de emergência.

“Também estamos fazendo um investimento para amenizar a seca em nossa cidade. Não podemos deixar o povo com sede para investir no Carnaval”, pontuou Thiago Cavalcanti.

Busca ativa de casos de hanseníase nas escolas deve começar em agosto


Pará, Mato Grosso, Maranhão, Bahia e Pernambuco responderam por mais de 80% do total de alunos com suspeita de hanseníase ou com diagnóstico confirmado nas unidades de saúde. 

O Ministério da Saúde decidiu manter este ano a estratégia usada em 2013 e em 2014 de busca ativa de casos de hanseníase nas escolas. A previsão é que as ações comecem em agosto em instituições de ensino fundamental da rede pública de municípios considerados endêmicos ou com indicadores sociais que tornem a região mais vulnerável.

Dados preliminares de 2014 indicam que a taxa de detecção da doença no país chegou a 12,14 para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 24.612 novos casos no Brasil. Na população menor de 15 anos, foram identificados 1.793 novos casos. A medição, nesse caso, é considerada estratégica porque uma criança doente sinaliza que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase.

Petrolândia: Posto de Lavagem Papai Noel ofereçe completo tratamento para manutenção do seu veículo





George

Geraldo Melinho e Romão - De pai para filho
D. Socorro - Esposa de Geraldo Melinha

Posto de Lavagem Papai Noel, parceria do Blog de Assis Ramalho, oferece completo tratamento para manutenção do seu veículo, com a garantia de bons serviços de quem se dedica a Petrolândia há anos.

No Posto de Lavagem Filtros, você encontra pneus, acessórios, manutenção, baterias, peças, reparação de veículos, câmara de ar, escapamento, injeção eletrônica, alinhamento, balanceamento e lavagem de bancos em geral. Tudo isto com o atendimento cordial da equipe do empresário Geraldo Severo, o popular Melinha.

Posto de Lavagem Papai Noel está localizado na rua Arthur Vieira, 144 - Centro de Petrolândia, esquina com a Avenida Djalma Wanderley (paralela à BR-316).

Para ver mais fotos, clique aqui>Posto de Lavagem Papai Noel

Posto de Lavagem Papai Noel 
Org. Geraldo Severo (Melinha)
Rua Arthur Vieira Lima, 144 - Centro
Petrolândia (PE)
Telefone: (87) 3851-2283
Posto de Lavagem Papai Noel - Loja filial na Av. Djalma Wanderley

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Mercado de restauração ecológica dá os primeiros passos, em Pernambuco

Expectativa é que, até o fim deste ano, produtores de mudas, compradores e órgãos de fiscalização ambiental estejam articulados, trabalhando para contribuir com o plantio de árvores nativas e gerando renda para pequenos viveiristas de mudas nativas da Mata Atlântica.

Atualmente as ações de restauração ecológica resultam principalmente pela busca ao cumprimento das obrigações legais relacionadas à adequação ambiental de propriedades , no que se refere a recuperação de áreas de preservação permanente – APP´s e reserva legal – RL e compensações florestais em função da supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo. Em Pernambuco, proprietários rurais, empresas e órgãos públicos necessitam comprar mudas para realizar atividades de restauração ecológica e se adequarem ambientalmente.

Ainda que um efetivo controle do cumprimento das obrigações legais seja a principal razão para o baixo número de iniciativas de restauração no estado, a ausência de uma organização do setor produtivo da restauração no Estado em nada contribui para reverter esse cenário, os produtores possuíam pouca estrutura técnica e administrativa para produzir mudas com essa finalidade. Com isso, os compradores daqui, quando motivados a realizar ações de restauração, muitas vezes, compram insumos no Sudeste do país, fazendo uso de espécies não regionalizadas e não contribuindo com o desenvolvimento da cadeia da restauração no estado.

Campanha orienta população a manter praias limpas

Movimento Praia Viva, lançado na Praia de Ipanema, busca mobilizar visitantes quanto a importância de preservar o meio ambiente

Calor e praia, uma combinação perfeita para essas férias. Mas muitas pessoas ainda mantêm um hábito ruim e prejudicial para a fauna marinha: jogar lixo na praia.

Foi pensando em combater essa prática que foi lançado nessa terça-feira (20), no Rio de Janeiro, o Movimento Praia Viva, entre os postos 7 e 8 da Praia de Ipanema.

O objetivo é conscientizar a população que frequenta as praias da cidade da necessidade de manter as praias limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

O movimento aproveitou a data de 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, para, traçando um paralelo com a proximidade das comemorações pelos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro, deflagrar ação “por mais 450 anos de praia, sem lixo”. A iniciativa é da Associação Brasileira de Lixo Marinho e da Casa Viva Eventos.

A sustentabilidade dos mananciais e a ética do uso da água, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)


Quando a lei brasileira de recursos hídricos 9.433/97 incorporou em seu texto o uso prioritário da água para consumo humano e a dessedentação dos animais (Art. 10, Inc. III), ela estava assimilando uma escala de valores. Quando falamos em valores – e numa hierarquia de valores -, então estamos falando de ética.

Esses princípios já existiam a partir de uma reflexão global (Princípios de Dublin), quando setores da humanidade deram-se conta que estávamos mergulhando numa crise da água. Ela faz parte de uma crise civilizacional maior, que sobre usa os bens naturais acima do que a natureza pode oferecer, ou num ritmo mais veloz do que ela é capaz de repor. É o que se chama de insustentabilidade.

Mas, há um vácuo na ética da água no Brasil. Não existe na lei brasileira de recursos hídricos nenhum parágrafo que normatize o cuidado com os mananciais, a não ser um princípio geral da referida lei que afirma ser necessária a gestão dos recursos hídricos integrada à gestão ambiental (Art. 30, Inc. III).

Medicamento '3 em 1' para Aids e HIV chega em fevereiro no Sertão de PE


A partir do mês de fevereiro em Petrolina, no Sertão pernambucano, pacientes que iniciarem o tratamento de HIV e Aids poderão receber gratuitamente o medicamento '3 em 1'. A nova droga combina três composições, Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). De acordo informações do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais de Petrolina, a novidade, que vai beneficiar 100 mil pacientes em todo país, visa melhorar a adesão ao tratamento da doença, facilitando a ingestão dos medicamentos.

A coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Raquel Costa, disse que a previsão de chegada da medicação e o início da entrega é para fevereiro, devido à questão logística e transporte até o município. “Não é um medicamento diferente do que já existia, o que muda é que eram três cápsulas e agora é um único medicamento”, lembra.