04 janeiro 2023

Cantora e compositora Rita de Cássia é velada em cerimônia aberta ao público em Alto Santo, no Ceará


A cantora e compositora Rita de Cássia, falecida na noite desta terça-feira (3), é velada nesta quarta (4) em Alto Santo, cidade natal da artista. A cerimônia começou às 10h30 e deve ocorrer até 17h no Ginásio Lafaiete Anselmo.

Reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, com mais de 500 canções escritas, a artista morreu vítima de uma fibrose pulmonar. O sepultamento ocorre a partir das 17h no Cemitério Novo.

A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias e fechou repartições públicas a cidade no período da tarde desta quarta. A medida, porém, não afetou os serviços essenciais da cidade.

Petrolândia: Keven Vip & Kesia Dulene, Pagode Pra Recordar e Aninha Araújo são as atrações do Maria Fumaça para o final de semana; funcionamento desta quarta (04) é até às 23h

Keven Vip & Kesia Dulene (sexta), Pagode Pra Recordar (sábado) e Aninha Araújo (domingo) são as atrações do Maria Fumaça para o final de semana; funcionamento desta quarta (04/01/2023) é até às 23h00

Sem cobrança de Couvert, o primeiro domingo do ano de 2023 no Maria Fumaça será animado pela cantora Aninha Araújo partir das 17h30; vai ser show!

Ambiente mais badalado e frequentado da cidade, o Maria Fumaça oferece as melhores opções em refeições e petiscos, tem excelente carta de bebidas, além da opção de curtir a melhor programação musical.

Deputado pernambucano Diogo Moraes toma posse como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos-Unale

O parlamentar assumiu o compromisso de defender e ampliar o poder dos legisladores e legislativos estaduais durante a sua gestão (Foto: Jessen Peixoto)

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tomou posse como presidente da Unale na tarde de ontem. Ele foi eleito para o cargo, por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na 25ª Conferência Nacional da Unale, no último mês de novembro, em Recife.

O parlamentar assumiu o compromisso de defender e ampliar o poder dos legisladores e legislativos estaduais durante a sua gestão e ressaltou que tem grandes perspectivas para as bandeiras defendidas pela Unale e que vai continuar primando pela maior proximidade com todas as Casas Legislativas.

Petrolândia: No dia em que é comemorado o Dia Mundial do Braille, o Blog de Assis Ramalho presta homenagem póstuma à profª Lúcia Barros


Nesta quarta-feira (04), é celebrado o Dia Mundial do Braille. Na oportunidade, o Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia presta homenagem póstuma a  professora e intérprete de braille e Libras, Lúcia Barros, falecida no dia 20 de janeiro de 2017.  Relembre aqui > Petrolândia: Sepultamento do corpo da profª Lúcia Barros comove familiares, amigos, alunos e colegas de profissão

4 DE JANEIRO

Dia Mundial do Braille

Aumentar a consciencialização sobre a importância do braile como meio de comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão foi o objetivo principal da criação da efeméride. O Sistema Braile nasceu na França, em 1825, por Louis Braille, e de lá para cá continua sendo usado em todo o mundo por pessoas com deficiência visual.

Trata-se da representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos que possibilitam a escrita e leitura, através da combinação de 1 a 6 pontos entre si. É lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos e tradicionalmente escrito em papel relevo. Por ser uma linguagem universal, pode ser adaptado a diversos alfabetos. Além de livros e publicações especializadas, é possível encontrar informações no sistema braile em elevadores, museus, cardápios de restaurante, entre outros.

No Brasil, o método foi introduzido por José Álvares de Azevedo, idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no Brasil, o Imperial Instituto de Meninos Cegos – o atual Instituto Benjamin Constant. No dia 8 de abril, aniversário de José Álvares de Azevedo, é comemorado o Dia Nacional do Braille.

Além de pioneira na educação para cegos, o IBC foi responsável pela produção dos primeiros livros em braile no país. E o Sistema Braile continua sendo valorizado no Instituto Benjamin Constant, não só na alfabetização de crianças. A gráfica do IBC, por exemplo, produz material para diversas instituições. Em 2020, foram mais de dois milhões de folhas impressas em braile e milhares de materiais especializados distribuídos para todo o Brasil. Vale ressaltar, ainda, a realização do primeiro estágio supervisionado de revisor de braile e a avaliação de quase 300 livros para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em ações desenvolvidas pelo Departamento Técnico-Especializado (DTE).

Blog de Assis Ramalho

Morre no Ceará compositora de 'Meu Vaqueiro, Meu Peão' e 'Saga de um Vaqueiro'

Rita de Cássia compôs sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de um Vaqueiro". — Foto: Divulgação

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3) em Fortaleza. Rita foi internada no mesmo dia em um hospital particular da capital cearense. Conforme o empresário da artista, Fernando Ivo, ela faleceu em decorrência de uma fibrose cística.

Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, tendo suas músicas gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. É dele composições como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Saga de um Vaqueiro" e "Jeito de Amar".

Por meio das redes sociais, artistas como a cantora Taty Girl lamentaram a morte de Rita de Cássia. "Não consigo acreditar. #ForródeLuto. Descanse minha poeta", postou.

A atriz e cantora Lucy Alves gravou um vídeo comentando sobre Rita de Cássia. "Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes. (...) Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante pra gente. Viva Rita de Cássia".

Xand Avião também mostrou os sentimentos sobre a morte da cantora. "Quando chega a noite vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações".

A banda Mastruz com Leite, que gravou vários sucessos de Rita de Cássia, prestou homenagem nas redes sociais. "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno Rita de Cássia".

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também lamentou. "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. (...) Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos, e fãs por todo o país", disse.

Por G1 CE