31 julho 2026

Datafolha em Pernambuco: Raquel Lyra tem 48% e João Campos, 42% no 1º turno para o governo do estado

Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) lideram intenções de voto — Foto: Montagem/g1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31) com as intenções de voto para o governo de Pernambuco mostra a governadora Raquel Lyra (PSD) com 48% das intenções de voto. Em seguida vem o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 42% das intenções de voto.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos e, com isso, os dois pré-candidatos estão tecnicamente empatados.

Na sequência, estão Ivan Moraes (PSOL) e Camila Falcão (UP), com 1%. O percentual de brancos/nulos/nenhum é de 5%. Além disso, 2% não sabem em quem vão votar.

O instituto ouviu 1.022 eleitores de 28 a 30 de julho. O nível de confiança a pesquisa é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Tribuna e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-04519/2026.

Veja os números na disputa do primeiro turno das eleições de 2026 para o governo de Pernambuco:

Raquel Lyra (PSD): 48%;
João Campos (PSB): 42%;
Ivan Moraes (PSOL): 1%;
Camila Falcão (UP): 1%;
Branco/nulo/nenhum: 5%;
Não responderam ou não souberam responder: 2%.

Segundo turno

Em eventual segundo turno nas eleições deste ano, o Datafolha apontou que a governadora Raquel Lyra fica à frente de João Campos. Ela aparece com 49% das intenções de voto (na anterior, eram 51%), enquanto ele tem 45% (antes eram 44%). Brancos e nulos somam 4%, e 2% não souberam ou não respondeu.

Rejeição

João Campos (PSB): 30%;
Raquel Lyra (PSD): 29%.
Ivan Moraes (PSOL): 22%;
Camila Falcão (UP): 20%;
Renan Hallais (Missão): 19%;
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%;
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%;
Não sabem: 7%.

Do Sertão à Capital: Portal R1 Notícias vai cobrir as convenções de Raquel Lyra e João Campos

 

Por R1 - Portal de Notícias

Fabiano Marques, prefeito de Petrolândia, assume presidência estadual do Cidadania em Pernambuco

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, é o novo presidente estadual do Cidadania em Pernambuco. A mudança, realizada nessa quinta-feira (30), ocorre em um momento de intensas articulações políticas no estado, com as eleições de 2026 se aproximando e a definição das alianças partidárias entrando na reta decisiva.

A chegada de Fabiano ao comando da legenda amplia sua participação no cenário político estadual e coloca o gestor petrolandense em uma posição estratégica dentro das discussões que envolvem a composição das chapas e alianças para o próximo pleito.

O Cidadania integra a Federação PSDB-Cidadania, que também tem papel importante nas articulações políticas em Pernambuco. A mudança no comando estadual do partido acontece em meio às movimentações em torno da disputa pelo Governo do Estado e pelo Senado.

Com a nova função, Fabiano Marques passa a ter influência direta nas decisões e nos rumos da legenda em Pernambuco, fortalecendo também o grupo político liderado por ele em Petrolândia e no Sertão do estado.

A nova posição ocorre ainda no contexto da pré-campanha de Bruno Marques, filho do prefeito, que se articula para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições de 2026. 

 Blog de Assis Ramalho, com R1 

ALUGA-SE – DOIS SALÕES COMERCIAIS EM PETROLÂNDIA, NA QUADRA 12


Excelente oportunidade para instalar o seu negócio!

Disponíveis para locação 2 salões comerciais, cada um com banheiro privativo, medindo 20 metros de comprimento por 4,4 metros de largura, oferecendo um espaço amplo e versátil para diversos tipos de comércio.

📍 Endereço:

Rua Senador Marcos Freire, nº 9, Quadra 12 – Petrolândia.

Destaques:

* Excelente localização;

* Fácil acesso;

* Espaço amplo e bem distribuído;

* Banheiro incluso em cada salão;

* Ideal para lojas, escritórios, depósitos, clínicas, academias, salões de beleza e outros segmentos.

Valor do aluguel: R$ 1.250,00 por salão.

📞 Contato:
(87) 99628-4588

Todas as cidades de Pernambuco têm alerta de vendaval no fim de semana; Inmet orienta como se proteger

Foto: Victor Hugo Corrêa
Aviso meteorológico entra em vigor à 0h deste sábado (1º) e segue até o fim da noite. Rajadas devem ser menos intensas do que as registradas no Sudeste nos últimos dias.

Por Júlia Montenegro, TV Globo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (31), um alerta de vendaval para grande parte do Nordeste, incluindo todas as 184 cidades de Pernambuco. O aviso meteorológico entra em vigor à meia-noite deste sábado (1º) e segue válido até as 23h59 do mesmo dia.

Segundo a instituição, o alerta tem a cor amarela, que indica "perigo potencial" e representa o grau mais leve de severidade do órgão. No estado, o instituto aponta que há baixo risco de queda de galhos de árvores.

De acordo com o Inmet, a velocidade dos ventos em Pernambuco deve variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, abaixo do nível registrado nesta semana na região Sudeste, onde as rajadas ultrapassaram os 100 km/h e causaram mortes, destruição e apagões. Ao todo, cinco pessoas morreram, sendo três em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.

De acordo com a Climatempo, a ventania registrada no país nesses últimos dias é consequência da passagem de uma frente fria, que atingiu, principalmente, o Sul e o Sudeste do país.

Recomendações de segurança

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população adote as seguintes medidas de precaução:

Não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Em situações de emergência, acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Por Júlia Montenegro, TV Globo

Petrolândia/Assis Ramalho: "É sempre muito bom reencontrar amigos!"

Amigos das antigas e da atualidade: No "retrato"; Lôxa, Naldão (Naldão de Zuleide) e Nestor Soares (Foto: Assis Ramalho)

A frase “quem tem amigos tem tudo” tem um significado na fase que segue os 60 anos de idade, ou mais. Afinal, a amizade não tem idade e torna a vida mais humanizada e dá um novo vigor. As amizades, por si, já são enriquecedoras em qualquer fase. Elas têm um envolvimento emocional significativo que favorece a autoestima e o apreço entre pessoas com interesses e histórias em comum.

Tudo isso tem a ver com esse blogueiro e radialista Assis Ramalho.

Hoje, casualmente, encontrei velhos amigos de convivência antiga, desde nossos tempos de juventude na velha Petrolândia, hoje submersa pela água do rio São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

Foram eles: Nestor Soares, do Canal You Tub Emoldurando Histórias - e Lôxa, um showman e um dos maiores craques da história do futebol de Petrolândia. Também foi bom reencontrar o amigo Naldão, popularmente conhecido por Naldão de Zuleide.

Veja abaixo o papo-resenha com os  amigos


Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho

1ª Reunião do Censo Agropecuário acontece em Petrolândia nesta sexta-feira (31) na Biblioteca Municipal

Imagem criada por inteligência artificial

PETROLÂNDIA/PE: 1ª Reunião do Censo Agropecuário de Petrolândia está sendo realizada nesta sexta-feira(31/07), com início às 10h30, na Biblioteca Municipal de Petrolândia.

Reunião teve início em Petrolândia na manhã desta sexta-feira (31) (Foto: Lúcia Xavier Ramalho)

Saiba sobre o Censo Agropecuário

Realizado a cada 10 anos, o Censo Agropecuário é o principal levantamento estatístico sobre a agropecuária brasileira. A pesquisa reúne informações sobre estabelecimentos rurais, perfil dos produtores, uso do solo, produção agropecuária, atividades florestais e aquícolas, além de dados sobre condições ambientais, gênero e sucessão familiar no campo.

Até novembro deste ano, o IBGE realiza provas piloto para testar os equipamentos, sistemas e questionários que serão utilizados na etapa oficial da pesquisa, prevista para 2027.

Os recenseadores já percorreram diversos municípios brasileiros e continuarão validando os procedimentos operacionais e logísticos antes do início da coleta definitiva.

O levantamento abrange propriedades de diferentes portes, formatos e localizações, em áreas rurais e urbanas, como as produções voltadas à comercialização e à subsistência familiar.

O questionário conta com 48 blocos temáticos sobre produção, mão de obra, tecnologia, uso da terra e características das propriedades rurais.

Os dados subsidiam políticas públicas voltadas ao setor agropecuário, como agricultura familiar, assistência técnica, crédito rural e planejamento territorial.

Identificação – Por conta da importância do Censo Agropecuário, a CNA também alerta os produtores para que fiquem atentos para à identificação dos profissionais.

Os recenseadores do IBGE trabalham sempre com crachá e vestimenta oficial da instituição. A recomendação é confirmar a identidade dos agentes para evitar golpes ou abordagens irregulares.

A coleta oficial ocorrerá entre março e outubro de 2027, com divulgação dos resultados preliminares em dezembro de 2027 e dos dados definitivos em dezembro de 2028.

Blog de Assis Ramalho, com informações da Assessoria de Comunicação CNA


Morre Franco Baresi, zagueiro lendário do Milan e da seleção da Itália


Franco Baresi, ex-jogador do Milan e da seleção italiana (REPRODUÇÃO/VÍDEO)

Um dos maiores zagueiros do mundo, Baresi conquistou 3 taças da Champions League com a camisa do Milan e a Copa do Mundo de 1982 com a Itália

O lendário zagueiro italiano Franco Baresi, emblemático capitão do Milan das décadas de 1980 e 1990, com o qual conquistou três títulos da Liga dos Campeões e seis campeonatos da Itália, morreu aos 66 anos, anunciou o clube milanês nesta sexta-feira (31).

"A história completa do Milan está de luto pela morte de Franco Baresi. Seu exemplo e sua integridade ficarão gravados para sempre no DNA do Clube, assim como sua icônica camisa de número 6", escreveu o clube em sua conta na rede social X.

O ex-jogador era vice-presidente honorário do clube desde 2020.

Serra Talhada (PE): Lançamento da 26ª ExpoSerra destaca novos espaços, mais experiências e foco em negócios


Evento: 26ª ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada
Data: 13, 14 e 15 de agosto de 2026

O lançamento oficial da 26ª ExpoSerra foi realizado na noite desta quinta-feira (30), no auditório do Senac Serra Talhada, reunindo empresários, patrocinadores, apoiadores, expositores, representantes de instituições parceiras e profissionais da imprensa. Durante o evento, foram apresentadas as novidades da próxima edição da maior feira de negócios do interior de Pernambuco, que acontecerá de 13 a 15 de agosto, no Armazém Social do Sesc Serra Talhada.

Entre as novidades desta edição estão a criação da Arena Gamer, ampliando a conexão da feira com o público jovem e o mercado da tecnologia; a participação do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE); a Cozinha ExpoSerra, reunindo experiências gastronômicas e demonstrações culinárias com os vencedores do Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú; além da ampliação da programação técnica, com palestras e experiências voltadas para empresários, empreendedores e visitantes.

Outra novidade é a abertura da feira a partir das 16h, ampliando o tempo destinado à realização de negócios, reuniões e construção de parcerias entre empresários, investidores e expositores.

Durante o lançamento, o presidente da CDL Serra Talhada, Maninho Ferreira, destacou que a ExpoSerra vive um novo momento, sem perder a essência que a consolidou como referência no calendário de negócios do Nordeste.

“A ExpoSerra chega à sua 26ª edição mostrando que tradição e inovação podem caminhar juntas. Estamos preparando uma feira ainda mais dinâmica, com novos espaços, novas experiências e mais oportunidades para quem quer empreender, fazer negócios e fortalecer sua marca. Nosso objetivo é fazer com que cada expositor e cada visitante saia daqui com a certeza de que valeu a pena participar.”

O presidente do SINDCOM Serra Talhada, Francisco Mourato, ressaltou a importância da união das entidades para fortalecer o desenvolvimento econômico da região.

A ExpoSerra é muito mais que uma feira. Ela representa a força do nosso comércio, da nossa indústria, dos nossos serviços e da capacidade empreendedora do Sertão. É um evento que evolui a cada edição e acompanha as transformações do mercado. Quem quer conhecer o que há de mais moderno, inovador e relevante no segmento de feiras de negócios encontra isso na ExpoSerra”.

Embora todas as novidades da 26ª ExpoSerra tenham sido anunciadas durante o lançamento oficial, a organização fará, nos próximos dias, uma série de publicações detalhando cada uma das atrações, espaços e experiências da feira. Para acompanhar todas as informações, basta seguir os perfis oficiais da ExpoSerra nas redes sociais e acessar o site do evento.

SERVIÇO

Lula diz que "não haverá privilégio" para Lulinha: Presidente afirmou que o filho terá de responder à Justiça como qualquer outro cidadão

Presidente Lula e seu filho Lulinha • Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, não terá privilégios se for acusado pela Polícia Federal no âmbito da investigação que apura desvios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

"Se o meu filho for acusado de qualquer coisa, ele será tratado como filho de qualquer pessoa. É o certo. Não haverá nenhum privilégio. Eu jamais pedirei para um delegado ou para um juiz não fazer as coisas corretas. Se ele estiver certo, ele vai ter ajuda minha", disse o mandatário em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O presidente disse confiar no filho e que Lulinha "jura todos os dias" que não está envolvido no escândalo do INSS. Segundo Lula, a vivência em casa durante o período em que foi condenado pela Operação Lava-Jato lhe deu o direito de "não errar".

"Se ele fizer coisa errada, ele sabe o que eu passei. Ele viveu dentro da minha casa o que eu passei. Ele sabe o que é um pai, com cinco filhos, ver a televisão chamar a família de ladrão o tempo inteiro. Ele sabe que a minha mulher morreu por causa da desgraça da Lava Jato. Ele sabe. Então ele não tem o direito de errar. Ele sabe disso. Ele jura para mim todo dia. Eu acredito nele", disse.

De acordo com o presidente, Lulinha está fora do país, mas, se for acusado, retornará ao Brasil e "não vai fugir".

"Se for julgado, ele virá para cá. Não vai se esconder, não. Não vou utilizar meu cargo para protegê-lo. Ele vai vir para cá. Ele vai ter que provar que é inocente. É o meu próprio filho. Vai ter que provar. E, se for culpado, vai pagar o que todo mundo tem que pagar quando erra", disse o mandatário.

Segundo Lula, essa não é a primeira vez que o filho é "usado" como uma forma de atingi-lo. No entanto, o presidente afirmou que, em todas as ocasiões anteriores, as acusações não foram comprovadas.

"Esse meu filho, desde 2006, vem sendo utilizado no contraponto. Quem quer me atacar começa atacando ele. Eu já ouvi várias histórias (...) É dono disso, é dono daquilo. Era dono de todos os gados da Friboi, dos gados da JBS, tinha carro de ouro."

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões; confira os números e demais sorteios desta quinta (30). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira



O sorteio do concurso 3038 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta (30), em São Paulo. O prêmio para as apostas que acertassem as seis dezenas seria de R$ 85.091.902,76. Entretanto, ninguém acertou e o prêmio para o próximo sorteio acumulou para R$ 100 milhões.

Veja os números sorteados: 38 - 50 - 35 - 39 - 30 - 46

5 acertos: 41 apostas ganhadoras, R$ 64.733,96
4 acertos: 2.549 apostas ganhadoras, R$ 1.716,31


Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade

Flávio Bolsonaro diz que pai não sabia de vídeo de IA e defende uso

Flávio Bolsonaro em live nesta quinta-feira (30) — Foto: Reprodução

O candidato do PL à Presidência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), saiu nesta quinta-feira em defesa do vídeo produzido com inteligência artificial (IA) que recriou a imagem e a voz do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi exibido durante a convenção nacional do partido, no último sábado.

Em meio ao questionamento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o uso da peça, o senador afirmou que a campanha estudou previamente a legislação eleitoral e concluiu que não havia qualquer irregularidade na iniciativa.

Segundo Flávio, Bolsonaro não tinha conhecimento de que o vídeo seria exibido durante a convenção. O senador afirmou que a decisão foi tomada pela campanha e sustentou que a peça respeitou as regras da Justiça Eleitoral por informar, logo no início da gravação, que a imagem e a voz do ex-presidente haviam sido recriadas por inteligência artificial.

— O presidente Bolsonaro não tinha a menor ideia de que iria passar um vídeo dele na convenção. Nós estudamos a legislação e vimos que não tinha nada de errado. A legislação diz, em tese, que durante as eleições você não pode usar IA para promover mentiras, fazer apoio a um candidato ou ataque sempre que tiver a intenção de ludibriar — afirmou durante uma transmissão nas redes sociais.

Na sequência, o senador voltou a afirmar que o vídeo atendia aos requisitos legais.

— Legalmente está tudo certo. Ele começa dizendo que é feito por inteligência artificial. E ele nada mais faz do que pedir apoio ao Flávio Bolsonaro.

Flávio também afirmou que a exibição do vídeo teve um significado pessoal diante da impossibilidade de o pai participar da campanha. Ele disse ter se emocionado porque s gravação permitiu que os apoiadores voltassem a ouvir a voz do ex-presidente após mais de um ano.

— Eu fiquei muito emocionado porque tem mais de um ano que vocês não ouvem a voz do meu pai. Então, quando apareceu o vídeo de IA, fiquei emocionado porque queria muito que ele estivesse com a gente.

As declarações reforçam a estratégia jurídica já adotada pela defesa de Bolsonaro e pela campanha do PL. Como mostrou o GLOBO, os advogados do ex-presidente informaram ao STF que ele não foi comunicado previamente sobre a produção nem sobre a exibição do vídeo e que toda a iniciativa partiu da campanha presidencial de Flávio e do Partido Liberal.

A manifestação foi enviada após Moraes determinar que a defesa esclarecesse se Bolsonaro autorizou o uso de sua imagem. Na decisão, o ministro apontou que, caso o ex-presidente tenha dado anuência ao vídeo, poderia haver descumprimento das medidas cautelares impostas para a manutenção de sua prisão domiciliar humanitária, que o impedem de fazer manifestações político-eleitorais, inclusive por intermédio de terceiros. Se não houve autorização, porém, Moraes indicou que caberá apurar eventual responsabilidade da campanha de Flávio e do PL pelo uso de conteúdo sintético sem consentimento.

Nos bastidores da campanha, aliados do senador reconhecem que a estratégia reduz os riscos para Bolsonaro, mas pode ampliar o foco das investigações sobre a campanha presidencial.

O Globo