27 setembro 2025

Procissão dos pescadores em Petrolândia foi realizada neste sábado (27) em lovor da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis com participação de grande público

Na tarde deste sábado (27/09/2025), aconteceu em Petrolândia, no sertão de Pernambuco, a procissão de embarcações no Lago de Itaparica, um dos mais belos momentos da Festa em louvor do Padroeiro São Francisco de Assis. Na segunda festa ao padroeiro do pároco Geraldino Rodrigues, algumas inovações foram notadas, como fogos de artifício no percurso até a Orla Fluvial e o catamarã que conduziu grande número de fiéis.


Veja vídeo


A procissão partiu da orla e seguiu até a Igreja Semi-submersa, ponto de retorno das embarcações de volta à Orla, ondeo andor com a imagem de São Francisco de Assis foi retirado do barco e levada, a muitas mãos, ao som da Banda Adolfo Alexandre de Melo, para o altar instalado às margens do Lago de Itaparica. Ali, o bispo Adriano, junto com o páraco Geraldino, presidiu a Celebração Eucarística, com grande número de fiéis, com a participação do Coral Vozes do São Francisco.

A procissão dos barcos é tradição trazida da antiga cidade de Petrolândia, quando o andor com a imagem do Santo Padroeiro era conduzida da Igreja Matriz, hoje submersa, até uma canoa na beira de rio, de onde partia para um trajeto sobre as águas, sob salvas de fogos e cânticos, à frente de outras canoas com os fiéis.

Depois da celebração na orla fluvial, os fiéis seguiram o andor do Padreiro de volta à Igreja Matriz, em procissão.

VEJA TAMBÉM

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/PE: No último dia do Motofest 2025, Assis Ramalho entrevista motociclistas/turistas de várias partes do Brasil. Evento foi um sucesso e movimentou a economia do município.


O primeiro MOTOFEST Petrolândia/2025 movimentou a economia do município ao atrair um grande número de motociclistas e visitantes, gerando um impacto positivo nos setores de hospedagem, alimentação, comércio e serviços. Isso ocorreu porque os hotéis e restaurantes registraram uma alta ocupação, e o comércio local, como lojas e postos de combustível, se beneficia com o aumento do consumo. Além do aspecto econômico, o MOTOFEST Petrolândia também fortaleceu o turismo e a identidade do município como um polo do motociclismo e aventura.

Realizado com apoio da prefeitura de Petrolândia, o Moto Fest contou com a organização do grupo petrolandense Agulhões do Asfalto.

O encerramento do evento, que faz parte dos festejos do Padroeiro São Francisco, aconteceu na tarde deste sábado (27) com som ao vivo e feijoada em frente a La Casa , na Orla da cidade de Petrolândia.

Na oportunidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou vários participantes que vieram de várias partes do país. VEJA NO VÍDEO

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/PE: Assis Ramalho entrevista turistas de várias partes do Brasil na chegada do catamarã na Orla da Prainha; " Felizes por conhecer e desfrutar da Ilha de Rarrá" - VÍDEO



PETROLÂNDIA (PE): Nossa reportagem entrevistou turistas de várias partes do Brasil na chegada do catamarã na Orla da Prainha de Petrolândia. O registro foi feito na tarde deste sábado (27/09/2025), momento em que os visitantes chegavam da Ilha de Rarrá. Todos se mostravam satisfeito com o passeio. CONFIRA NO VÍDEO


SAIBA SOBRE A ILHA DE RARRÁ

Entre a Bahia e Pernambuco, no município de Glória (BA) fica um paraíso que tem atraído o olhar de visitantes ávidos por banho de águas transparentes, passeios sob dunas de areias finas e contato com a natureza: a Ilha de Rarrá, um paraíso entre as águas do São Francisco, represadas para dar espaço ao Lago de Itaparica. O local é um desenho onde a mão humana interviu e, junto com o natural, o Lago artificial de Itaparica convive harmoniosamente com a beleza são-franciscana da localidade.

O passeio começa ainda no embarque em catamarãs na orla da pernambucana Petrolândia. Depois de pouco mais de meia hora de brisa, sombra e muita água, o turista verá uma paisagem de montes e elevados ao longe e, mais perto, a primeira parada para contemplação: a igreja semissubmersa do Sagrado Coração de Jesus. As torres da antiga igreja da cidade de Petrolândia é símbolo de resistência e se transformou num ponto turístico da região do Médio São Francisco.

A cidade de Petrolândia/PE foi submersa pelas águas do rio São Francisco em 1988, após mais de 11 mil habitantes terem que deixar suas casas e partirem para a localidade onde hoje está a Petrolândia. As águas deram espaço ao Lago de Itaparica, que abastece as turbinas da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Em 2014 parte da igreja emergiu ao público e se transformou num ponto turístico nordestino, símbolo de resistência da antiga cidade para a passagem a uma nova Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: 39º Festa dos Colonos será realizada dia 18 de outubro/2025; confira programação


Blog de Assis Ramalho
Informação: Osnir. Presidente da Associação dos Colonos Agropecuaristas de Petrolândia - ACAMP

Exportação de café: decreto de Trump e aceno a Lula renovam otimismo do setor por isenção de tarifas


Veleiro para exportar café e cacau para a Europa — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Ordem assinada por Trump no começo de setembro inclui café entre produtos com chance de isenção, e aproximação entre líderes na ONU elevou esperanças de exportadores.

Por Marcelo Tuvuca, g1

Quase dois meses após o tarifaço de Donald Trump, o setor do café brasileiro voltou a ter esperança de que as exportações aos Estados Unidos serão retomadas.

Entidades do setor como a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e o Conselho de Exportadores de Café (Cecafé) apontam dois fatores, que estão ligados, por trás do otimismo:

* um decreto assinado por Trump no começo de setembro que inclui o café entre produtos que poderiam ter tarifas zeradas;

* o aceno do líder americano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia-Geral da ONU, na terça-feira (23), citando a possibilidade de uma reunião entre os dois.

Trump discursou na ONU logo após o brasileiro. Em sua fala, o líder americano disse que teve "uma química excelente" com Lula e mencionou que ambos concordaram em se reunir na próxima semana. A data e o formato ainda não foram definidos.

Decreto abre espaço para isenção