11 outubro 2024

IGHP celebra pioneiros do cinema na 18ª Primavera de Museus com exposição em Petrolândia


O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP) teve papel de destaque na 18ª Primavera de Museus, evento de alcance nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com o tema “Cinemas de Petrolândia”, o encontro foi realizado no último dia 28 no Café Cultural João e José, reunindo diferentes gerações para celebrar a história dos cinemas da cidade e os pioneiros dessa arte, em um emocionante encontro intergeracional e inclusivo.


A exposição, parte da programação oficial do evento, contou com a presença do poeta Zé Luiz e de familiares dos primeiros exibidores de filmes da cidade, como Livino e Valmir. Desde a década de 1940, os cinemas Cine São Francisco e Cinema de Livino marcaram profundamente a vida cultural de Petrolândia, e o IGHP organizou o evento para reviver essas memórias, provocando uma rica troca de histórias e lembranças.


O ponto alto da noite foi a roda de conversa que, antecipadamente, iniciou-se após um inesperado apagão. A queda de energia deu ao local uma atmosfera de cinema à moda antiga, favorecendo o relato de memórias de maneira informal e envolvente. A escuridão trouxe à tona momentos emocionantes, hilários e por vezes tensos, vividos nas salas de cinema que marcaram gerações de petrolandenses.


Durante o evento, o IGHP aplaudiu as novas iniciativas, como a do Cine Clube Velho Chico, destacando a importância de manter viva a tradição cinematográfica na cidade. O instituto também prestou homenagens aos pioneiros do cinema local, entregando certificados de menção honrosa aos familiares de figuras icônicas, como Livino e Valmir, homenageados postumamente, e ao poeta Zé Luiz, reconhecendo suas valiosas contribuições para a sétima arte. Além disso, foi anunciado o lançamento, em breve, do livro “Cinemas de Petrolândia”, que promete aprofundar ainda mais essa rica trajetória e consolidar a importância cultural dos cinemas na história do município.


A exposição e o encontro reafirmam o papel fundamental do IGHP em preservar e promover a história cultural de Petrolândia, conectando o passado ao presente e perpetuando a memória dos cinemas que tanto impactaram a vida da cidade.

Por Paula Rubens

Pega o Guanabara e vem para Petrolândia: ANTT autoriza passagens da linha Salvador/Recife entre várias cidades da Bahia e de Pernambuco

Os passageiros que se deslocam entre Salvador e Recife, e algumas cidades situadas na rota dessa linha da Expresso Guanabara, terão deslocamento facilitado com os destinos autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a medida, Petrolândia recebe ligação interestadual com as cidades baianas de Cícero Dantas, Feira de Santana, Jeremoabo, Ribeira do Pombal, Salvador, Serrinha e Tucano. 

Através da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS), a ANTT concedeu a adequação da Licença Operacional da Expresso Guanabara e emitiu Termo de Autorização para a empresa prestar o serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros, na linha SALVADOR(BA) - RECIFE(PE), com seções (itinerários) autorizados entre cidades da Bahia e de Pernambuco. Veja a lista completa no final desta postagem.  

Advogado e produtor cultural petrolandense Gabriel de Lisboa é palestrante na Feira do Empreendedor em São Paulo, neste sábado (12)


Gabriel de Lisboa, advogado e produtor cultural de Petrolândia, é um dos palestrante da Feira do Empreendedor 2024, evento com extensa programação realizada pelo SEBRAE-SP, no São Paulo Expo, de 11 a 14 de outubro, das 10h às 20h. 

Neste sábado (12), o petrolandense vai apresentar talk show no Palco Crie Sebrae, na programação do eixo temático Comportamento Empreendedor/Inovação e Tecnologia, apresentando a palestra "Economia criativa nos territórios - a experiência de Petrolândia", das 10h30 às 11h10, com mediação de Carol Narchi, do Sebrae-SP. 

Empreendedor na Sótchau Produções Artísticas, Gabriel tem sólida e bem sucedida experiência no setor cultural, tanto como projetista na captação de recursos, quanto como realizador de projetos, entre eles, o Cine Clube Velho Chico, iniciativa mantida em parceria com o prof. Daniel Filho. 

A Feira do Empreendedor conta com mais de mil espaços de exposição e atrações em vários eixos de debate. São esperados este ano cerca de 120 mil visitantes que terão a oportunidade de conferir uma programação com palestras e painéis dos mais variados temas, consultorias, possibilidade de negócios e network. A programação completa do evento está no site feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Com intensa atuação no setor cultural, Gabriel de Lisboa é ainda presidente do Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia e representante titular do Audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Petrolândia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Alunos de Pernambuco representam o Brasil em competição da NASA, nos Estados Unidos

Jovens estudantes do Nordeste participam de competição na Nasa — Foto: Cauã Gonzaga
Aluno de Caruaru irá participar de competição da Nasa — Foto: Renan Oliveira

Jovens estudantes de Pernambuco irão participar de uma competição na Nasa, entre os dias 11 e 18 de outubro, nos Estados Unidos. Um deles é o caruaruense Mateus Lima Trigueiro. Eles foram selecionados para participar de uma semana de competições com estudantes de diversas partes do mundo em atividades de Robótica, Engenharia, Logística e Matemática.

O programa é uma imersão ao cotidiano da Nasa. Além das competições, os jovens terão a oportunidade de conversar com engenheiros, astronautas e demais profissionais que atuam no centro de treinamento e tirar dúvidas sobre questões técnicas e sobre o dia a dia de descobertas e inovações. Ao final da semana, as equipes vencedoras serão escolhidas e todos receberão seus certificados de participação da semana de intercâmbio no Johnson Space Center.

"Estou com uma alta expectativa para essa viagem com a Nasa. Vamos desenvolver projetos que envolvem engenharia, aerodinâmica e outras áreas de conhecimento. Também acredito que vou melhorar o meu inglês, minha capacidade de interagir com as pessoas e aprender mais sobre a cultura norte-americana nessa viagem" afirmou Matheus.

Além do Caruaruense, outros três alunos de João Pessoa, três de Aldeia, Parnamirim e Recife e 11 alunos de Petrolina também integram o grupo. Todos são estudantes do colégio GGE.

“Os alunos que irão participar do NASA Young Leaders são estudantes do Colégio GGE que integram os projetos Hands-On, que incluem robótica, cultura maker e a vivência dos laboratórios. Essa metodologia é um diferencial no currículo desses estudantes e fez com que eles fossem selecionados para representar o Brasil nessa experiência única, que irá contribuir sobremaneira com o empoderamento tecnológico e com o pensamento inovador desse grupo. Matheus será nosso representante de Caruaru”, destacou o diretor do GGE Caruaru, Tárcio Farias.

Tárcio também destaca que o NASA Young Leaders é um passo importante para o futuro dos alunos e muitos deles já apresentam o desejo de cursar o ensino superior em instituições de ensino fora do país. “Com o certificado que eles irão receber da Nasa, ao ingressar no programa de Graduação no Exterior, desenvolvido pelo GGE, eles terão essa experiência inédita em seus currículos acadêmicos que serão avaliados por universidades no exterior. Essa semana de intercâmbio será um marco na vida dos nossos estudantes e por isso estamos muito orgulhosos”, finalizou.

Por g1 Caruaru