29 outubro 2023

Praia do Sobrado, em Petrolândia-PE: "Já era bom e agora ficou melhor com essa estrutura", diz petrolandense ao voltar à Noronha do Sertão, após quase 10 anos

Outubro de 2023: Luzanice e Luciano na Praia do Sobrado, zona rural de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho, Lúcia Xavier e Luciano Oliveira)
Praia do Sobrado em 2014

Abaixo, Praia do Sobrado em 2023
Agrovila Mundo Novo, no Sobrado

Moradora de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a professora Luzanice Xavier voltou a visitar Petrolândia este mês, acompanhada pelo marido e partner de dança Luciano Oliveira. No roteiro da estada de dois dias, uma visita à Praia do Sobrado, ponto turístico que Luciano ainda não conhecia. Em viagem anterior a Petrolândia, o casal foi à Ilha de Rarrá. Na Praia do Sobrado, a professora ficou encantada com as estruturas do local visitado por ela em janeiro de 2014. Assis Ramalho e Lúcia Xavier, irmã de Luzanice, serviram de guias no passeio feito de automóvel no dia 14, sábado. Ao chegar no empreendimento Praia do Sobrado, a professora surpreendeu-se com o antes e o depois do lugar, e fez comparações entre as duas fases da Praia do Sobrado. 

Em janeiro de 2014, a represa de Itaparica estava com nível mais baixo da água e a faixa de areia até chegar à água era bastante extensa. A areia quente e fofa queimava os pés, mesmo calçados. Agora, em outubro de 2023, o lago está em grande plenitude e a areia molhada convida para passeios ao longo da praia. 

Nove anos atrás, árvores eram raras perto do lago e não existiam bares, quiosques nem banheiros próximos ao rio. Os visitantes da praia do Sobrado improvisavam tendas e barracas com lonas plásticas e estacas de madeira, estendidas entre os arbustos ou presas a veículos mais altos. Comida e bebida tinham que ser levados, pois restaurantes e bares mais próximo estavam a muitos quilômetros de distância. 

Apesar de todas as dificuldades, ir à praia do Sobrado há quase 10 anos era uma aventura, um passeio inesquecível. A natureza selvagem, a paisagem belíssima, o banho de rio maravilhoso. Visitar o Sobrado hoje, de automóvel, ônibus, moto aquática, bike, moto ou catamarã, continua sendo inesquecível, com a natureza selvagem ao redor, a belíssima paisagem e o banho de rio maravilhoso. Mas agora existem restaurantes e opções de hospedagem e de lazer. 

"Já era bom e agora ficou melhor, com essa estrutura. Eu gostei em 2014 e gostei mais ainda agora", declarou Luzanice. Visitante da Praia do Sobrado pela primeira vez e entusiasta por viagens turísticas,  Luciano colocou a Praia do Sobrado entre os melhores lugares que conheceu. "É massa! E agora que a gente já conhece o caminho, vamos voltar, com certeza!", que deseja fazer o passeio sem pressa, na próxima vez, provavelmente com passeio de catamarã. 

No Sobrado, Luzanice e Luciano conheceram o Praia do Sobrado, empreendimento de Daniel da Paulinelly, localizado próximo às paisagens mais conhecidas desse cartão postal petrolandense. Para tornar a visita mais especial, entre um petisco e outro, gravamos um vídeo com o casal dançante. 


Horas depois, nos dirigimos para o Village Pé de Serra, situado a aproximadamente 500 metros depois da entrada do Praia do Sobrado, também margens do Lago de Itaparica. O empreendimento de Júnior da Jr Rações, tem uma área menor para banho, mas compensa isso com uma piscina próximo das mesas do restaurante. Bastante acolhedor e pontilhado de locais para boas fotos, inclusive um inusitado espelho no estacionamento, o Village é permeado por mensagens positivas. Elas estão espalhadas em todos os cantos, em placas, quadros e até nos nomes das palhoças à beira do rio, onde nosso grupo saboreou um delicioso almoço com peixe assado. 

Com vontade de ficar, mas com o tempo contado, nos despedimos das praias do Sobrado. Na volta, o casal visitante ainda foi levado para conhecer a agrovila Mundo Novo, no Assentamento dos Beneficiários do Projeto Miguel Arraes-Abama, a mais povoada do Sítio Sobrado. Ali reside há vários anos dona Elita Ramalho, mãe deste blogueiro. A ex-vereadora fez questão de contar aos visitantes a retirada de moradores não indígenas do povoado Mundo Novo e a criação do projeto de assentamento no Sobrado. O casal foi convidado para retornar à agrovila e ficar mais dias, hospedado na casa de dona Elita. 

Durante o retorno, Luciano fez uma observação interessante. Existem muitas placas indicativas no trajeto entre Petrolândia e os assentamentos e a praia do Sobrado, mas o caminho inverso não tem essa sinalização para orientar o visitante na volta à cidade. 

MAIS FOTOS DE 2014, ABAIXO

BNB e MDS assinam acordo para financiar produção agrícola de inscritos no CadÚnico para venda ao Governo Federal

Foto: Imprensa BNB

O Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmaram no dia 27, em Fortaleza, acordo que visa financiar atividades produtivas de agricultores familiares inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.
Por meio do convênio, assinado pelo titular do MDS, Wellington Dias, e pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, os produtores rurais poderão obter financiamentos do Agroamigo e comercializarem seus produtos nos programas de aquisição de alimentos do Governo Federal. A solenidade de assinatura contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Com o acordo, o MDS irá articular a entrada de agricultores familiares nos programas do Governo Federal que podem adquirir a produção, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além dos participantes do Bolsa Família, também podem ser beneficiados os produtores atendidos pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais e o de Cisternas. Os beneficiários poderão utilizar uma das diversas linhas de crédito oferecidas pelo Agroamigo, do Banco do Nordeste, que integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Saiba sobre a Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino - Por: Leonardo Ferraz Gominho, presidente da ABRAES


O brasao constitui-se de elementos típicos da estética sertaneja.

O centro do escudo é uma peça de couro de boi, que remete à colonização do Sertão, a civilização do couro, sua principal fonte de  economia. 

Ao centro, o sol, vermelho escaldante, símbolo maior do nosso Sertão, visto por uma estética da vestimenta do vaqueiro, assim como os demais ítens da composição do escudo. 

A sigla, ABRAES, feita no formato de ferro de gado, também remete à civilização do couro, bem como ao movimento armorial. A sigla também possui uma flecha, remetendo à nossa herança indigena e a resistência dessa cultura.

Na peça principal, há ainda a presença de 9 flores-de-lis, cada uma representando um estado do Nordeste, por onde passa o Sertão. Na Heraldica, a Flor-de-lis simboliza a honra e a lealdade.

O escudo é Coroado por um chapéu de vaqueiro, símbolo maior do povo sertanejo. Aqui, também somos vaqueiros, da história e da cultura sertaneja.

A asa-branca simboliza a  esperança do povo sertanejo frente ao dualismo seca-inverno, além da musicalidade.