22 agosto 2014

Grandes empresas poderão abater de parcelamentos prejuízos de anos anteriores


As grandes empresas poderão usar parte de prejuízos de anos anteriores para reduzir o valor de parcelamentos com a União. A autorização sairá em portaria conjunta da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) a ser publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (25).

Com a medida, as empresas que pagam tributos com base em estimativas mensais e em declarações de ajustes, categoria que abrange as grandes companhias, poderão quitar os saldos dos parcelamentos por meio do prejuízo fiscal do Imposto de Renda (IR) e da base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). As empresas, no entanto, só poderão usar o mecanismo se quitarem pelo menos 30% da dívida total em dinheiro assim que aderirem ao parcelamento.

A possibilidade de uso de prejuízos de anos anteriores para diminuir o saldo devedor de parcelamentos estava prevista na Medida Provisória 651, que tramita no Congresso Nacional. A medida, no entanto, ainda precisava ser regulamentada pela Receita e pela PGFN. O benefício vale para todos os parcelamentos, tanto os ordinários, em que o contribuinte parcela a dívida em até 60 meses, como o Refis da Crise, que prevê o parcelamento em 15 anos com desconto nas multas e nos juros.

Eleição UPE 2014: Pedro e Socorro visitam Campus da Universidade e somam mais apoios‏


A Chapa 2, que conta com Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, candidatos a reitor e vice da Universidade de Pernambuco, começou a visitar as unidades de ensino da UPE, apresentando ideias discutidas por gestores e lideranças acadêmicas, mas principalmente buscando sugestões para o plano de trabalho que está sendo finalizado, e que estará publicado no site da chapa, que aliás, já está no ar, onde também é possível deixar sugestões: http://www.pedroesocorro2014.com.br/

Acompanhados de professores, servidores e diretores de diversas unidades, Pedro e Socorro estiveram na UPE Campus Garanhuns, visitando salas de aula e fazendo reuniões. "É um momento de apresentação, de mostrar a união e o grupo que está acreditando neste projeto para a universidade" - registra Pedro Falcão, "Queremos a participação de todos, por isto as reuniões com alunos, servidores e professores da UPE, que teremos com frequência". No site também é possível deixar sugestões para o plano de gestão.

Na terça-feira, o grupo prestigiou a posse da nova diretoria do Campus Mata Norte, As professoras Maria Auxiliadora Leal e Maria do Rosário, diretora e vice, fizeram um evento prestigiado para a posse. A Chapa 2 conta com o apoio da maioria dos servidores, professores e estudantes na unidade. "Luiz Alberto fez um trabalho importante para o desenvolvimento da universidade em Nazaré da Mata, e está conosco, apoiando este novo projeto para a UPE" - lembra a professora Socorro Cavalcanti. O ex-diretor da UPE Mata Norte esteve na visita a Garanhuns.

Nível de represas pode estar mais baixo do que divulgado, devido ao assoreamento de rios e reservatórios

Técnicos apontam que está ocorrendo assoreamento nos reservatórios e isso não está sendo medido. O assoreamento ocorre quando detritos, como, por exemplo, a areia, vão parar no fundo do rio e consequentemente nos reservatórios. Às vezes, basta apenas uma chuva para aumentar a quantidade de areia no fundo do rio e dos reservatórios.

A baixa situação dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste pode ser ainda pior, segundo pelo menos três técnicos do setor elétrico que preferiram não se identificar. O motivo é simples: não está sendo realizada a batimetria – o exame que indica a profundidade real desses reservatórios – com regularidade. “É evidente que há um assoreamento e a situação pode não ser a que é informada como a real”, diz o presidente do conselho temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger.

Ele argumenta que a iniciativa ideal seria não só fazer a batimetria, mas a dragagem desses reservatórios para eles voltarem a ter uma capacidade maior de armazenamento. A diminuição da água armazenada nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste está sendo um problema desde 2012, quando começou uma estiagem que diminuiu a quantidade de chuvas na “caixa d’água” dessas hidrelétricas dessas regiões.

Somente como exemplo, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) não faz o exame de batimetria com frequência porque não há um indicativo de que ocorra algum comprometimento, segundo informações do superintendente de Operações da estatal, João Henrique Franklin. “No São Francisco, não há indicativo de que seja necessária uma ação desse tipo”, argumenta. A Chesf tem várias hidrelétricas no Rio São Francisco e a situação da estatal não é uma exceção. As demais empresas que administram e produzem energia a partir da água não estão medindo a capacidade dos seus reservatórios constantemente, de acordo com técnicos do setor.

Estado de Pernambuco inicia capacitações de servidores públicos para atendimento à pessoa com deficiência


Seis municípios pernambucanos receberão a partir da próxima segunda-feira (25) capacitações educativas para o atendimento adequado às pessoas com deficiência. A primeira cidade que será realizada a ação com o tema: “Orientação para atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco” é o Recife. O evento da próxima segunda é direcionado a servidores estaduais e municipais da capital pernambucana e Região Metropolitana e ocorrerá no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, das 8h às 17h. Além da capital pernambucana, no mês de setembro cinco outras cidades receberão as capacitações: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

As formações serão realizadas numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), e a Secretaria das Cidades, por meio do Detran e a Compesa.

Desta forma, o Estado busca corrigir a deficiência através de capacitações que beneficiam todos os órgãos públicos e incluem na programação vídeos educacionais, palestras sobre os direitos da pessoa com deficiência e os desafios do serviço público em Pernambuco, debate sobre a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, além de oficina de atendimento, apresentação de normas de acessibilidade entre outros assuntos.

Petrolândia: Secretaria da Saúde promove atendimento para homens no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


A Secretaria da Saúde de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou nesta quinta-feira, 21 de agosto/2014 um grande Mutirão da Saúde para o público masculino.

O evento foi realizado no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima,e prestou os seguintes serviços: Aferição de pressão arterial, glicemia capilar, consulta médica, atendimento odontológico, vacinação, marcação de exames, teste rápido de HIV, entre outros serviços.

Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos.

Ver fotos do evento >Secretaria M. de Petrolândia promove saúde do homem

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Com apresentações de danças, Casa das Juventudes e Associações de Artesãos prestam homenagens póstuma a Eduardo Campos


Na noite desta quinta-feira (21/08), os jovens da Casa das Juventudes de Petrolândia prestaram homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, falecido no dia 13 deste mês em acidente aéreo, no litoral de Santos (SP). 

Após a Missa em memória às vítimas, celebrada na Igreja Matriz pelo pároco local, pe. Fernando, foram realizadas apresentações do Maracatu Sertão, de Frevo e do Grupo de Crianças Aquarela do Brasil, com exibição de uma faixa com a frase que Eduardo Campos usava como referência de sua luta pelo país: "Não vamos desistir do Brasil!".

Também fizeram homenagem ao ex-governador, alunos das Escolas Estaduais Delmiro Gouveia, EREM Maria Cavalcanti Nunes e as Associações de artesãos: Arte da Nossa Gente, Artes do Sertão, Café com Arte, Riquesas da Terra e União Arte.

O momento de maior emoção aconteceu na hora em que alunos da Escola de Jatobá puxaram o frevo Madeiras do Rosarinho (Madeira que Cupim não Rói), composição de Capiba, música preferida de Eduardo Campos. ''Quando essa música começava a tocar na FENEARTE, no Recife, todos nós ficávamos sabendo que Eduardo Campos estava chegando no evento", disse a artesã Ilga Carvalho, que emocionada leu uma mensagem em homenagem a Eduardo Campos, destacando o apoio que o ex-governador sempre deu às associações de artesãos de Petrolândia.

O cerimonial do evento foi realizado pela Diretora de Turismo do Município de Petrolândia, Hislaine Menezes.

Fotos do Blog de Assis Ramalho>Apresentações culturais na Praça da Matriz
Fotos Equipe Casa das Juventudes>Homenagem a Eduardo Campos

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Casa das Juventudes/Divulgação

Prefeita Rorró Maniçoba abre oficialmente a 26ª Exposição Regional de Caprinos e Ovinos de Floresta


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Floresta

Guilherme Coelho intensifica caminhadas em Petrolina


A noite dessa quinta-feira (21) foi bastante movimentada no bairro Pedra Linda, na Zona Norte de Petrolina. Cumprindo extensa agenda de campanha, o candidato a deputado federal, Guilherme Coelho passou pelo bairro mantendo contato direto com a comunidade.

Foi durante sua gestão como prefeito de Petrolina que o candidato implantou a rede elétrica de alta e baixa tensão no bairro Pedra Linda. Guilherme realizou ainda diversas ações em benefício dessa comunidade.

Além do Pedra Linda, nesta semana Guilherme visitou os bairros São Gonçalo e Cosme e Damião. Dando seguimento a sua campanha rumo ao congresso nacional, Guilherme Coelho estará hoje (22) com os moradores do bairro Quaiti I. A concentração será em frente a caixa d’água do bairro, a partir das 17h30.

Assessoria de Comunicação/Guilherme Coelho.

Petrolândia: CRAS entrega certificados do Curso de Cabeleireiro realizado na Agrovila 01 do Limão Bravo

Foto: CRAS-Petrolândia/Divulgação (Arquivo)

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Petrolândia, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, fez a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Cabeleireiro, promovido na Agrovila 01 do Limão Bravo, qualificação profissional com três meses de duração.

Junto com os certificados, os participantes receberam kits com material para iniciarem seu trabalho.

"O curso foi bastante proveitoso. Antes de concluir, alguns participantes já estavam ganhando a sua renda, com os conhecimentos adquiridos na capacitação", afirmou a coordenadora Socorro.

Informações: CRAS-Petrolândia

Paulo ampliará ações de apoio aos dependentes de drogas

O candidato também assumiu o compromisso de continuar, cada vez, investindo em políticas de prevenção, principalmente na Educação (Foto: Aluísio Moreira)

As ações para reintegração de dependentes químicos à sociedade ganharam força nos dois mandatos do ex-governador Eduardo Campos. Esse trabalho será ampliado por Paulo Câmara (PSB), candidato da Frente Popular ao Governo do Estado. Em visita, nesta sexta-feira (22), ao Centro de Acolhimento Intensivo, do Programa Atenção Integral no Tratamento dos Usuários de Drogas e seus Familiares (Atitude), no Cabo de Santo Agostinho, o socialista afirmou que, em sua gestão, cada uma das 12 microrregiões do Estado terá uma unidade daquele tipo. "O Atitude é um projeto que dá certo e tem ajudado muita gente. O problema das drogas precisa ser enfrentado com decisão. Vamos ampliar o número de equipes de apoio e aumentar o número de vagas oferecidas pelo programa", informou.

Paulo ouviu dos usuários acolhidos pelo núcleo suas experiências com o consumo de drogas e como o Atitude tem ajudado na reintegração à família e à sociedade. "Nosso sonho é que, no futuro, estruturas como esta sejam cada vez menos necessárias. Para isso, continuaremos investindo cada vez mais em políticas de prevenção. Principalmente na Educação. As escolas de tempo integral, por exemplo, às quais terão acesso todos os alunos interessados em se matricular, serão uma arma essencial nesse combate, oferecendo conhecimento, integração, qualificação e mantendo os jovens afastados do mundo das drogas", explicou o candidato.

Turismo será nova fronteira de desenvolvimento do país, prevê ministro


O ministro do Turismo, Vinicius Lages, declarou hoje (22) que 85% do Orçamento do ministério estão voltados à infraestrutura turística. Para ele, o setor vai impulsionar, no futuro, a economia do Brasil. “Será a nova fronteira de desenvolvimento no país, assim como foi o agronegócio nos anos 1960”, declarou.

Lages foi à capital paulista acompanhar evento de divulgação do balanço do setor aéreo doméstico promovida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O levantamento apontou que a demanda doméstica por transporte aéreo foi praticamente estável no período da Copa.

Ao falar sobre o novo plano de expansão do ministério, Vinicius Lages disse que identificou pontos de estrangulamento como aeroportos ineficientes em pontos turísticos, como Foz do Iguaçu.

Atualmente, os passageiros de turismo respondem por 35% dos assentos ocupados no transporte aéreo. Mesmo assim, o ministro considera importante alavancar a participação desse público no setor.

Fábrica de acessórios para banheiros e cozinha inicia atividades no município de Escada, na Mata Sul de PE

Inauguração da fábrica da Duda Damewer em Escada (Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI)

Com dez anos de existência, voltados para a produção de acessórios em resina plástica e PVC para banheiros e cozinhas, a empresa carioca Duda Damewer inaugurou sua primeira filial no Nordeste ontem (21/08). A fábrica, que recebeu cerca de R$ 16 milhões em investimentos, foi construída em Escada, na Mata Sul, e gerará de imediato primeiro 120 empregos diretos. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador João Lyra Neto, que esteve na unidade acompanhado dos secretários Márcio Stefanni (Desenvolvimento Econômico) e Romeu Baptista (Turismo), além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães.

Após visitar as instalações da empresa, o governador destacou que a instalação da Duda Damewer em Pernambuco é fruto de uma política do Governo do Estado de interiorização do desenvolvimento. "Esta foi uma decisão de governo tomada, em 2007, por Eduardo Campos e por mim. Foi um compromisso que assumimos em praça pública e, esse aqui, é mais um resultado", afirmou João Lyra Neto, que também lembrou a presença, no Distrito Industrial de Escada, da empresa Tigre, líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no País.

Responsável pela fabricação de uma extensa linha de produtos em resina plástica e PVC para banheiros e cozinhas - como saboneteiras, porta-toalhas, assentos sanitários, caixas de descarga, tubos extensivos -, a unidade da Duda Damewer em Escada começa a operar com mais 7.200 metros quadrados de área construída e um terreno de 42.000 metros quadrados, que foi recebido através de doação feita pela Prefeitura do município. As expectativas são de que a unidade pernambucana deva gerar dentro de três anos 180 funcionários, todos os contratados são moradores de Escada.

TRE-PE inaugura cartórios eleitorais móveis


Na manhã de quarta-feira passada (20), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na unidade da Rui Barbosa, inaugurou dois cartórios móveis, em cerimônia solene com presença da imprensa pernambucana. A estrutura foi adaptada em dois ônibus, onde cada um conta com quatro kits biométricos, com capacidade de atender cerca de 100 eleitores, em seis horas.

O Presidente do TRE-PE, Desembargador Fausto Campos certificou que o serviço já está pronto e partir de 3 de novembro de 2014, data em que o sistema de cadastro eleitoral reabre, após eleições de outubro, os ônibus começam a circular. "Este serviço facilitará a vida dos eleitores pernambucanos, pois, com os postos móveis, será possível atender aos eleitores em municípios, bairros e vilarejos que ainda não possuem cartório", comentou o presidente.

Em Pernambuco, são 151 cartórios eleitorais distribuídos em 123 cidades. Portanto, 61 cidades no Estado não possuem cartório eleitoral e o eleitor desses locais precisa se deslocar de outra cidade para poder ser atendido. Com a nova medida, a partir de novembro os eleitores serão contemplados em seus próprios municípios pelos dois ônibus eleitorais.

Luiza Erundina assume coordenação-geral da campanha de Marina Silva

Ex-petista, como Marina Silva, Luiza Erundina (PSB) assume coordenação geral da campanha

A deputada Luiza Erundina (SP) foi designada pelo presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, como coordenadora-geral da campanha da coligação Unidos Pelo Brasil, que tem Marina Silva como candidata à Presidência e Beto Albuquerque como vice. A notícia foi divulgada na noite de ontem (22) em nota oficial no site do PSB.

Luiza Erundina substitui Carlos Siqueira, que abandonou a coordenação-geral da campanha de Marina Silva pouco após a nomeação da ex-senadora como candidata à Presidência no lugar de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no litoral de Santos no último dia 13.

De acordo com o site do PSB, os deputados federais Luiza Erundina e Márcio França assumiram, respectivamente, as coordenações geral e financeira da campanha do PSB para eleger Marina Silva e Beto Albuquerque à Presidência da República. Walter Feldman segue na coordenação adjunta da campanha.

Agência Brasil e PSB

Petrolândia: Loja Difátima, nova parceria do Blog, tem tudo para sua elegância e é correspondente Bradesco Expresso

Fátima Freire e Naldo, o casal Difátima




A Difátima, boutique localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 12 de Petrolândia, uma das mais tradicionais lojas da cidade, sob a organização de Fátima Freire e Naldo, é a nova parceria do Blog de Assis Ramalho.

A loja Difátima oferece tudo para a beleza e elegância do homem, da mulher e das crianças. De confecções para o dia a dia (casual) ou eventos que exigem esporte fino e social. Lingeries, roupa de dormir (do confortável ou ao sensual) e moda praia, bem como jóias, óculos, bolsas, bonecos de pelúcia, perfumaria e acessórios.

Para atender plenamente seus clientes, a Difátima é correspondente Bradesco Expresso. São prestados serviços de recebimento de propostas de abertura de conta corrente, empréstimos e cartões de crédito, recarga de celular pré-pago, saques e depósitos com cartão e recebimento de contas de consumo (água, luz, telefone e gás), DARF, GPS e boletos de cobrança.

Tem mais: a Difátima trabalha com o Programa de Indicação para Revendedoras da AVON e recruta vendedoras para o tradicional catálogo Hermes. Procure a Difátima e seja uma revendedora AVON e Hermes. Mais informações: 9929-7823.

Difátima tem tudo isso, num só lugar, com atendimento simpático e eficiente.

Ver mais fotos>Loja Difátima de Petrolândia

DIFÁTIMA
Org. Fátima Freire e Naldo
Av. Auspício Valgueiro Barros, 517 - Quadra 12
Petrolândia (PE)
Telefone: (87) 3851-2151
Celular: (87) 9929-7823


Redação
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Curso de Manicure e Pedicure promovido pelo CRAS é concluído no Bairro Nova Esperança

Foto: CRAS-Petrolândia/Divulgação (Arquivo)

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, entregou os certificados às concluintes de mais um curso promovido pela instituição no Bairro Nova Esperança, com o objetivo de incentivar a geração de rendas para beneficiários atendidos pelo Programa Bolsa Família.

Através do Projeto "Gerando Trabalho e Renda", foi oferecido à comunidade o Curso de Manicure e Pedicure, com duração de três meses. No final da capacitação, as participantes receberam kits com material para o início da atividade profissional.

Socorro, coordenadora do CRAS, avaliou a validade da aplicação do curso no Bairro Nova Esperança. "Durante os três meses de cursos, vimos que já houve um bom desempenho das alunos, com algumas participantes já começando a desenvolver profissionalmente o que estavam aprendendo, adquirindo uma renda extra para o orçamento familiar."

Informações: CRAS-Petrolândia

Petrolândia: Alunos da Escola de Jatobá realizam passeata contra o bullying e a violência contra a mulher






Na manhã de terça-feira, uma passeata composta por estudantes e professores da Escola de Jatobá Ensino Fundamental e Médio, percorreram as ruas do Centro de Petrolândia com panfletos e cartazes com a frase '' Basta de Violência contra a Mulher, “Bullying não é brincadeira”.
O evento fez parte das comemorações do Dia do Estudante, celebrado nacionalmente em 11 de agosto

Um dos objetivos foi explicar à população a origem do termo bullying, os tipos de violência, as consequências, como ela ocorre e as formas de prevenção.

A Escola pretende orientar as famílias sobre o que fazer ou como perceber se o seu filho está sendo vítima do problema. A ideia da direção da escola é mostrar como a mudança de comportamento e o respeito às diferenças é um importante meio de prevenção ao bullying.

Bullying
Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. A prática se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros. 

Ver fotos >Caminhada combate violência contra a mulher

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Estão abertas as inscrições para 1º Baile Comunitário de Debutantes


Permanecem abertas as inscrições para o 1º Baile Comunitário de Debutantes de Petrolândia que será realizado no dia 1º de novembro de 2014. Podem participar do projeto garotas indicadas pelos programas sociais, alunas das escolas municipais e estaduais ou meninas que residem na zona urbana ou rural do município, que completaram ou venham a completar 15 anos de idade de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014. 


Mais de 70 garotas já estão inscritas, o que indica que será um grande e inesquecível evento. Participe da Noite dos Sonhos 2014! Inscreva-se!

Inscrições e informações com Sílvia, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania, Infância e Juventude (87-9934-5440), com Neide Sandes, na Sandes Modas (87-3851-1107) ou nas secretarias das escolas e dos programas sociais.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Projeto Gerando Trabalho e Renda, do CRAS, finaliza Curso de Pintura em Tecido

Fotos: CRAS-Petrolândia/Divulgação (Arquivo)

O Centro de Referência da Assistência Social de Petrolândia (CRAS), de Petrolândia, fez a entrega de certificados de mais um curso realizado na sede do CRAS, tendo como objetivo promover a geração de renda a famílias oriundas do Programa Bolsa Família no município.

Por meio do Projeto "Gerando Trabalho e Renda", foi realizado o Curso de Pintura em Tecido, com duração de três meses, no qual foram apresentadas as principais técnicas. Ao final da capacitação, as alunas estão prontas para produzir e vender peças para uso próprio ou comercialização, reforçando a economia doméstica.

Informações: CRAS-Petrolândia

A armadilha do progresso humano e os impasses do desenvolvimento, artigo de José Eustáquio Diniz Alves


“A floresta precede os povos e o deserto os segue” (Chateaubriand)

“Há um padrão no passado, uma vez que civilização após civilização desgasta suas relações com a natureza, super povoando, super expandindo-se e superexplorando seu ambiente” (Ronald Wright)


A civilização Rapa Nui na ilha de Páscoa é muito citada para indicar o colapso de uma cultura complexa que construía os belos Moais – as estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão Rano Raraku – dispostas em diversos santuários. A construção e o culto religioso aos Moais exigiu o uso de troncos de árvores, que utilizadas em grande escala e muito rapidamente desmatou toda a ilha, ficando o solo nu e sujeito ao açoite dos ventos, destruindo toda a terra fértil, transforma em um deserto inóspito, que inviabilizou a vida e provocou o colapso da isolada civilização.

O artigo é de José Eustáquio Diniz Alves, publicado no site EcoDebate, em 20/08/2014.

Atualmente as pessoas se perguntam como os habitantes da ilha de Páscoa foram tão míopes e não perceberam que seus recursos finitos não sustentariam o crescimento descontrolado da população e suas obras vis-a-vis ao esgotamento dos recursos naturais. Mas o que muita gente não percebe é que a civilização urbano-industrial está caminhando, de maneira semelhante, para um caminho que pode levar ao mesmo tipo de colapso.

Petrolândia: Missa em homenagem a Eduardo Campos é celebrada na Igreja Matriz


Foi celebrada, na noite desta quinta-feira (21), em Petrolândia, na Igreja de São Francisco de Assis, missa em memória do ex-governador Eduardo Campos e seus acompanhantes de voo, o ex-deputado Pedro Valadares, Marcos Martins, os jornalistas Alexandre Severo Gomes e Silva e Carlos Augusto Ramos Leal Filho e os pilotos Geraldo Barbosa da Cunha e Marcelo de Oliveira Lyra, mortos na quarta-feira (13), em acidente aéreo no litoral de São Paulo .
  
O prefeito do município, Lourival Simões, a Primeira Dama Anna Tereza, a vice-prefeita Janielma Souza Rodrigues, dona Socorro Simões, mãe do prefeito, Dona Santa, vereadora do município, entre outras lideranças comunitárias, compareceram ao evento com  camisetas brancas, estampadas com a  frase "seus ideais permanecem vivos em cada um do nós”.

A missa foi celebrada pelo pároco local, Fernando Nivaldo Batista, que falou da importância de Eduardo Campos na política pernambucana, e lembrou às famílias que alí estavam e que tinham perdidos entes queridos, que até Jesus chorou com a morte de um amigo. "Se até Jesus chorou quando perdeu um dos seus amigos, por que nós não podemos chorar, quando perdemos alguém que gostamos? Mas é bom a gente lembrar que, não há sofrimento na terra que o Céu não possa curar", disse Padre Fernando.

O prefeito Lourival Simões falou da importância de Eduardo Campos para Pernambuco e principalmente para Petrolândia. "Eduardo, que para nós vai ser sempre o nosso Dudu, vai estar vivo na memória de cada cidadão de Petrolândia, porque ele conseguiu agregar e unir as pessoas em prol dos objetivos e interesses do município. Talvez na minha geração não tenha nem vá aparecer, um político como ele", disse Lourival, que ainda lembrou das conversas que sempre teve com a mãe e a esposa de Eduardo Campos. "Lembro de todas as conversas que tive com a sua mãe, dona Ana Arraes, e com a sua esposa, dona Renata Campos. Sei o quanto eles eram unidos, o quanto toda a família era unida, e aproveito para parabenizar a bravura de dona Ana Arraes e dona Renata Campos, desejando muita força para esses duas mulheres guerreiras", disse.

Ao final da missa, Alunos das Escolas Estaduais, Casas das Juventudes e artesãs, fizeram apresentações culturais em homenagem a Eduardo Campos em evento realizado em frente a Igreja Matriz. (A matéria completa será postada em uma outra reportagem)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho