domingo, julho 23, 2023

Família procura por mulher desaparecida em Tacaratu/PE


Aparecida da Silva Queiroz, filha de Benedito é Marlene, mora em Tacaratu na rua do INSS, por trás da academia da cidade, apelido Aninha. Número pra contato: (87)99631-2053. Foi vista pela última vez por volta das 13:00 horas pedindo carona pra ir para Caraibeiras,e foi vista indo a pé. Vamos ajudar essa família por favor.🙏🏼

Informação: Família

Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 23/07/2023

 Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 23 de julho de 2023





















Blog de Assis Ramalho

Trama contra Alexandre de Moraes: conheça as versões e contradições de Bolsonaro, Silveira e Do Val


Os três atores políticos envolvidos em suposta trama contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e em um plano de golpe de Estado prestaram depoimento a investigadores da Polícia Federal (PF) nos últimos dias.

Marcos Do Val (Podemos-ES), Daniel Silveira (PTB) e Jair Bolsonaro (PL) expuseram suas versões acerca de reunião ocorrida em 8 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada. O detalhamento dos fatos, porém, muda de acordo com a pessoa que os narrou. Nem o próprio delator das suspeitas conseguiu manter suas afirmações.

Marcos Do Val já tinha ido e vindo em suas informações, ao apresentar pelo menos quatro versões diferentes. Diante da divergência de relatos, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito para apurar a situação.

Inicialmente, o senador Marcos Do Val afirmou que teria se reunido com Silveira e Bolsonaro em uma trama para deflagrar um golpe de Estado destinado a anular as eleições presidenciais de 2022, nas quais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito.

Havia ainda a denúncia da suposta tentativa de gravar Moraes, na expectativa de que ele falasse algo que o comprometesse, a fim de abrir caminho para o que seria uma intervenção militar no país. No entanto, os depoimentos à Polícia Federal apontam um ninho de contradições.
A reunião

Em oitiva à Polícia Federal, em 12 de julho, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou ter se reunido com os dois, mas negou qualquer plano contra Moraes. Afirmou que, em conversa de 20 minutos, tratou tudo dentro das “quatro linhas da Constituição”.

O depoente ainda ressaltou não ter intimidade com Do Val; por esse motivo, Daniel Silveira teria marcado a reunião entre os três. O ex-deputado, por sua vez, contou versão diferente.
por taboola

Disse à PF que o então presidente “não foi avisado com antecedência que Do Val iria ao seu encontro”. Falou ainda que a conversa durou entre “7 e 10 minutos” e que atuou apenas como mero espectador.

Segundo depoimento na íntegra ao qual o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, teve acesso, Silveira afirmou que Do Val o procurou e “insistiu”, por telefone, para conseguir uma agenda com Bolsonaro.

Na ocasião, Daniel comunicou ao senador a data em que se encontraria com o então presidente, no Palácio da Alvorada. “Se Marcos Do Val tivesse interesse, que aparecesse por lá”, relatou Silveira à PF. O senador, então, teria aguardado o ex-deputado na entrada da residência oficial.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; memórias eternizadas – Recordar é viver!

 




Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!

Confira abaixo


Rua Regente Feijó, a rua da feira livre, onde ficava localizada boa parte do comércio 


As largas ruas da cidade

Visão mais ampla da Feira Livre da inesquecível Velha Petrolândia


Salão do Coral da Voz do São Francisco: ''Aqui os petrolandenses ouviam as 18 horas, a hora da Ave Maria''


Cine São Francisco ( O Cinema de Valmir). O anúncio no cartaz avisa que é dia de filme bang-bang. na foto aparece o locutor Rivaldo Sobreira em bate papo em frente ao local onde trabalhava.

Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa Velha Petrolândia


 






Conheça a história de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1859, em busca de apoio político para sustentar-se no poder, o Imperador D. Pedro II visitou o Norte, mais especialmente a região hoje conhecida por Sertão do Submédio São Francisco, com longa excursão por cidades ribeirinhas entre as atuais margens de Alagoas, Sergipe e Bahia. Da margem onde atualmente está situada Delmiro Gouveia, o Imperador conheceu a cachoeira de Paulo Afonso.

Após a visita, o Dom Pedro II distribuiu títulos nobiliárquicos na região e, tempos depois, autorizou a construção de uma ferrovia na região, que seria denominada Paulo Afonso, para ligar economicamente o Alto e o Baixo São Francisco, separados por obstáculos naturais, como cachoeiras e corredeiras, que impediam o transporte fluvial.

Em Petrolândia foram construídos um cais e uma estação da ferrovia. Esta linha era uma ferrovia isolada das outras e foi construída no início dos anos 1880 - mais exatamente, foi inaugurada em 1883 - para ligar os dois pontos do rio São Francisco onde, entre eles, não era possível a navegação.

A estação local recebeu o nome de Jatobá, nome do povoado onde foi construída. O porto fluvial para receber e embarcar cargas que vinham pelo rio e que seguiam de ou para Piranhas, cerca de 115 km rio abaixo, ponto final da ferrovia, em Alagoas, onde ficava a maior parte da ferrovia, que não cruzava o rio São Francisco, percorrendo sempre sua margem esquerda.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu foi transferida para o povoado de Jatobá, pela primeira vez, devido ao crescimento e desenvolvimento do povoado, causado pela ferrovia. No entanto, as lutas políticas entre grupos da região e mais a construção de outras ferrovias, em Juazeiro e Pirapora, também nas margens do rio, cidades que passaram a ser ligadas por vapores fluviais, o comércio em Jatobá decaiu bastante. Para piorar, em 1906 e em 1919 o rio transbordou e destruiu diversas casas em Jatobá. Como resultado, a sede do município voltou novamente para Tacaratu, em 1928.

Em 1935, Jatobá passou a se chamar Itaparica, nome de uma das cachoeiras próximas. A estação ferroviária mudou de nome também e, em 1943, Itaparica voltou a ser a sede do município. No final desse mesmo ano, mudou outra vez de nome. Passou a ser Petrolândia, em homenagem a Dom Pedro II.

Em 1964, a ferrovia encerrou suas atividades, sob alegação de ser altamente deficitária. Os rumores desse fechamento vinham desde 1942 e somente por pressões políticas a ferrovia continuou funcionando por mais 20 anos.

No dia 6 de março de 1988, a sede administrativa de Petrolândia foi oficialmente transferida para uma a nova cidade, construída às margens da BR-316. O centro da antiga cidade e vários povoados situados em áreas próximas ao rio foram alagados para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, posteriormente renomeada Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A população foi reassentada em bairros da Nova Petrolândia, em agrovilas e projetos de irrigação.

A partir do enchimento do Lago de Itaparica, além das atividades pecuárias e agricultura de sequeiro tradicionais, novas atividades foram implantadas ou cresceram em importância no município, como a piscicultura em tanques redes e a fruticultura irrigada.

Das principais atividades econômicas destacam-se a agricultura na produção de fruticultura irrigada, também o comércio, a indústria, a pecuária, a piscicultura e o turismo.

Confira abaixo fotos da atual cidade de Petrolândia-PE





Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia: Facebook Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva
Divulgação internet

Vídeos: Blog de Assis Ramalho e TV Divulga Mais.


Coreano que encontrou namorada no sertão cearense manteve relação virtual por meses com tradutor on-line

Yang Seok, o Yan, 28 anos, e a universitária cearense Luíza Vitória Ribeiro, de 20 anos. — Foto: Arquivo pessoal

Uma brasileira do sertão cearense e um coreano, sem falar a língua um do outro, mantiveram namoro virtual durante meses antes de se encontrarem pela primeira vez. Yang Seok, de 28 anos, viajou da ilha de Jeju, na Coreia do Sul, até a cidade de Sobral, no interior do Ceará, para se conheceram pessoalmente.

Para vencer a barreira linguística, ambos estudaram inglês, que eles acreditavam ser mais fácil para ambos, e utilizaram aplicativos de tradução. "Eu não falo coreano e nem ele português, então o tradutor ajuda a gente se comunicar. Ele disse que quer aprender o português e já ensaia falar algumas palavras", disse a universitária namorada de Yank, Luíza Vitória Ribeiro, de 20 anos.

Após 10 meses de namoro virtual, eles teriam de vencer a distância, mais precisamente 16 mil quilômetros, que requereu três viagens de avião do país asiático a Fortaleza e uma viagem de táxi de 220 quilômetros até Sobral.

Assim como os protagonistas das produções audiovisuais dramáticas -- os doramas, como são conhecidas as novelas no país asiático --, o enredo de Yan e Luíza também ganhou a torcida dos quase 1 milhão de seguidores das redes sociais do casal, que acompanham a estadia do gamer no Ceará.

E assim o casal teve um dorama - nome das novelas coreanas - com final feliz.

Segundo Luíza, os dois se conheceram em um aplicativo de conversação em inglês e se tornaram amigos. Com o passar do tempo, a amizade evoluiu para um namoro, que ultrapassou a distância dos continentes com a chegada de Yan em Sobral no dia 14 de julho.

"Em agosto ele me pediu em namoro e ficamos namorando à distância, por videochamada. Dois meses depois ele falou que iria se organizar para me encontrar. No início eu não acreditei, até ele chegar e a gente se encontrar. Foi mágico poder estar com a pessoa que eu gosto", relatou Luíza.

Para ir ao encontro da namorada virtual, Yan enfrentou três dias de viagem, em quatro voos e um táxi.


Gamer viajou da Coréia até a cidade de Sobral, no interior do Ceará, para se encontrar com a namorada pela primeira vez. — Foto: Arquivo pessoal

Além da namorada, Yan está tendo a companhia da família de Luíza, que apoia o relacionamento e está apresentando a cultura local para ele.

"Ele já comeu muitas comidas típicas, levei nos pontos turísticos, e ele até andou de moto com o meu pai. Todo mundo gostou dele", falou a jovem.

Conforme a cearense, a previsão é que Yan fique no Brasil por três meses, tempo da permissão do visto dele. Depois irá retornar a Coreia, para tirar um novo visto e voltar ao Ceará.

Mesmo com todos os elementos de um dorama, Luíza disse que só passou a assistir às produções coreanas depois que conheceu o amado. Para ela, o casal ganhou repercussão nas redes sociais por outros motivos.

"Não foi planejado ter um namorado coreano, foi algo que aconteceu e foi através dele que eu passei a assistir. Além disso, existem vários outros casais de brasileiros com coreanos. Acho que repercutiu mais por eu ser nordestina", falou a jovem.



Casal tem rede social com quase 1 milhão de seguidores que acompanham a estadia de Yan no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal


Por Lena Sena, g1 CE

Futebol: Confira resultados deste sábado (22/07) da Série A, B, C e D, Copa do Mundo Feminina, jogos deste domingo e classificação


Grêmio vence o Atlético-MG e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Na noite deste sábado (22), Grêmio e Atlético-MG fizeram jogo disputado e com chance para os dois lados. No entanto, o Tricolor Gaúcho saiu vencedor com o placar de 1 a 0, com gol de Ronald, em sua estreia na equipe principal.

Com a vitória, o Tricolor Gaúcho assume a vice-liderança com 29 pontos, ficando a 10 do primeiro colocado, o Botafogo, que ainda joga na rodada. O Atlético, com o resultado adverso, caiu para a 13ª colocação om 21 pontos e vê a distância para o G4 aumentar para sete pontos.

Confira os demais resultados deste sábado (22/07) da Série A, B, C e D, jogos deste domingo e classificação

 

>> Clique e confira jogos e classificação da Série A





Blog de Assis Ramalho, com Rede Brasil de Notícias e Globoe Esporte (ge)

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena, e prêmio vai a R$ 70 milhões; veja os números e os demais sorteios deste sábado (22/07/2023) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena com prêmio de R$ 59.627.878,97 milhões foi divulgado neste sábado (22), em São Paulo, e ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulado vai a R$ 70 milhões no próximo sorteio que será realizado na terça-feira (25).

Os números sorteados hoje foram: 14 - 26 - 40 - 42 - 46 - 52

70 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 80.398,82. Os 5.774 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 1.392,42 cada.



Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.