22 dezembro 2023

Em entrevista, prefeito de Petrolândia confirma chapa 2024 com dobradinha Fabiano Marques e Rogério Novaes pela terceira vez e anuncia projetos para 2024



Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, recebeu na chácara de sua mãe, dona Amélia, no Projeto Apolônio Sales, reportagens do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia e do Oxente News, de Alexandre Sertão, para café da manhã e coletiva de imprensa de prestação de contas de final de ano. O prefeito Fabiano, o vice-prefeito Rogério Novaes e nove dos 10 vereadores da base do governo municipal participaram do encontro que terminou pouco depois do meio dia. A matéria completa será postada em breve aqui neste blog.




Na entrevista, o prefeito Fabiano prestou contas das ações realizadas em várias pastas da Prefeitura, como Saúde, Educação e Infraestrutura, durante a primeira parte da conversa. Na segunda parte, dedicada às eleições de 2024, o prefeito deixou claro que vai ser candidato a reeleição tendo, pela terceira vez, como companheiro de chapa o produtor rural, ex-vereador e atual vice-prefeito Rogério Gomes de Sá, conhecido como Rogério Novaes ou Rogerinho. 

Além deste anúncio, o prefeito também antecipou os projetos da Prefeitura de Petrolândia para 2024, inicialmente, com base nos R$ 3,5 milhões conquistados em Brasília-DF, na última visita à capital federal, junto ao deputado federal licenciado Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. Confira abaixo alguns dos projetos da Prefeitura de Petrolândia para o próximo ano. 

Quadra da Agrovila 01 Bloco 01 dos Mandantes
Praça da Quadra 16
Praça da Quadra 08 
Praça do JUPE
Projeto Apolônio Sales - Pista de cooper iluminada, ao lado do campo 
Praça do Bairro Nova Esperança, em frente à Escola Itamar Leite
Praça do Matriz (Lado da Praça dos Três Poderes oposto à Praça de Alimentação, entre os prédios dos Três Poderes e Corpo de Bombeiros)  
Abrir dois acessos os prédios do Portal Cidadão para os carros circularem entre a Avenida dos Três Poderes e a Rua Pedro II. 
Reforma da Escola Municipal José Araújo
Asfaltamento das ruas de todas as ruas da Quadra 06 e parte das ruas da Quadra 04. 

Em breve postaremos a matéria da entrevista na íntegra, aguarde!




Redação do Blog de Assis Ramalho

Adutora do Agreste já leva água do rio São Francisco para Pesqueira e vai beneficiar Alagoinha em janeiro


A partir desta quinta-feira (21), a população de Pesqueira, no Agreste Central, passou a ter mais água nas torneiras e foi beneficiada com a diminuição do rodízio, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração (ETA). Operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a nova ETA entregue pela governadora Raquel Lyra, e a sua vice, Priscila Krause, está instalada nas dependências da Estação Rosas, localizada no bairro Vila Anápolis, em Pesqueira. O equipamento receberá água do rio São Francisco por meio da Adutora do Agreste.

Cerca de 40% da população de Pesqueira deverá sair do rodízio nos próximos dias, quando antes passavam 15 dias sem água na torneira. Quem continua no rodízio terá cinco dias seguidos com água. “Precisamos colocar água como prioridade porque, infelizmente, Pernambuco ainda tem dois milhões de pessoas sem acesso a ela. Isso não é mais aceitável em pleno século XXI. Uma entrega como essa é fundamental para que possamos garantir o direito à cidadania para o nosso povo, e também a oportunidade de utilizar a água para novos negócios, gerando emprego e renda. Estou emocionado em ver um braço do São Francisco ajudando a matar a sede do nosso povo do Agreste”, destacou Raquel Lyra.

A Companhia também promoverá, a partir de janeiro, a redução do rodízio em Alagoinha, um benefício para oito mil pessoas. O calendário atual, de dois dias com água e 28 dias sem, passará a ter uma melhoria significativa na distribuição da cidade, de acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa. Foram investidos R$ 8,5 milhões no equipamento, que está em fase de testes, e as mudanças nos calendários de abastecimento serão implementadas a partir do mês de janeiro.

Esse sistema de tratamento de água é um dos mais modernos do mercado e tem capacidade para tratar 50 litros de água por segundo. Esta é a segunda unidade deste modelo administrada pela Compesa. A primeira está instalada em Pedra, também no Agreste. “Pernambuco vive um esquema de rodízio que é o pior do Brasil. Cada entrega que fazemos em um município, representa mais famílias com cidadania e o direito a ter água em suas torneiras”, acrescentou o presidente da Compesa, Alex Campos.