01 outubro 2025

Petrolândia: Dona Bezinha (93 anos) canta e encanta durante Missa do Idoso na Igreja Matriz - VÍDEO


Na manhã desta quarta-feira (1º de outubro de 2025/2023) a Igreja São Francisco do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou Missa em Ação de Graças para marcar a passagem do Dia do Idoso. 

A missa foi celebrada pelo Padre Luciano Aguiar, Pároco da Diocese de Floresta.. Como já é tradição, a Paróquia de Petrolândia realiza a Missa dos Idosos na programação da Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis. 

Alguns dos idosos, devido à fragilidade da saúde, recebem a ajuda de voluntários para fazer parte da celebração. 

Ao final da celebração, dona Bezinha, aos 93 anos, cantou ( 2 músicas) e encantou os presentes à missa, levando alguns às lágrimas. Foi muito emocionante!

VEJA  NO VÍDEO 

Petrolândia: Missa de ação de graças pelo dia do idoso é celebrada na Igreja Matriz - FOTOS E VÍDEOS


Fotos e vídeos: Assis Ramalho




Na manhã desta quarta-feira (1º de outubro de 2025) a Igreja São Francisco do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou Missa em Ação de Graças para marcar a passagem do Dia do Idoso. A missa foi celebrada pelo Padre Luciano Aguiar, Pároco da Diocese de Floresta..

Como já é tradição, a Paróquia de Petrolândia realiza a Missa dos Idosos na programação da Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis. Alguns dos idosos, devido à fragilidade da saúde, recebem a ajuda de voluntários para fazer parte da celebração.



Ao final da celebração,.houve bonitas apresentações do Grupo Serviços de Convivência/do CRAS, Grupo do Centro de Referência da Pessoa Idosa e, por último, dona Bezinha (93 anos) fechou com chave de ouro cantando duas músicas, arrancando bastante aplausos, e levando alguns às lágrimas.(VEJA NOS VÍDEOS ABAIXO). Também foi distribuído lanches para todos presentes à missa.

Veja abaixo vídeos e fotos

Petrolândia: Mensagem de Delano de Dona Santa no Dia do Vereador, celebrado hoje (1º/10)

Divulgação/Delano de Dona Santa 

Quem eram os homens que morreram por suspeita de intoxicação por metanol em Lajedo (PE)


Jonas da Silva Filho (esquerda) e Celso da Silva (direita) morreram por suspeita de intoxicação por metanol — Foto: Reprodução

Três homens de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, deram entrada no Hospital Municipal Maria da Penha no final de agosto e início de setembro, apresentando sintomas semelhantes que indicam uma possível intoxicação por metanol. Dois vieram a óbito e um sobreviveu. Eles foram identificados por Jonas da Silva Filho, de idade não informada, e os cunhados Marcelo dos Santos Calado, de 32, e Celso da Silva de 43 anos.

De acordo com a prefeitura de Lajedo, Jonas deu entrada no hospital municipal relatando dificuldades para enxergar, náuseas, pressão alta e taquicardia. Os sintomas são semelhantes aos causados pela intoxicação pelo metanol. Ele veio a óbito na madrugada do dia 29 de agosto, antes de ser transferido para o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O caso dele foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não foi confirmada.

Segundo a Secretaria de Saúde de Lajedo, Marcelo apresentava um quadro de vômitos, náuseas e visão turva. Ele deu entrada no HMV no dia 4 de setembro e teve alta no dia 23. De acordo com o hospital, ele apresentou uma melhora parcial da visão.

Celso deu entrada no HMV no dia 2 de setembro. O homem apresentava desconforto respiratório, dificuldades de enxergar, pressão alta e taquicardia. Após a internação, ele veio a óbito seis dias depois, em 9 de setembro.

Segundo o HMV, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) foi informado em 02 de setembro sobre os casos dos pacientes atendidos na unidade.

“Houve notificação através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) também já foi comunicada e segue com ações de fiscalização relacionadas à ocorrência”, diz trecho de nota emitida pelo Hospital Mestre Vitalino.

Por meio de nota enviada ao g1, a Secretaria de Saúde de Lajedo disse que está acompanhando os desdobramentos junto às autoridades competentes.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco não informou se a intoxicação está relacionada a consumo de bebida alcoólica, mas a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) disse que, a partir da notificação desses casos, iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas.

Sintomas iniciais de intoxicação por metanol

Segundo a Apevisa, os sintomas iniciais de intoxicação podem ser confundidos com os de ingestão de álcool comum, como náusea, vômitos, dor abdominal e sonolência.

No entanto, entre 6 e 24 horas depois do consumo da bebida contaminada, podem surgir sinais mais graves, incluindo visão turva, fotofobia, cegueira, convulsões e até coma.

A Apevisa informou, ainda, que a população deve ficar atenta aos sinais que podem identificar adulteração de bebidas. Para isso, é necessário:

verificar se a bebida possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária;
checar se o produto tem rótulo completo e lacre adequado;
comprar apenas em locais confiáveis;
redobrar a atenção com drinques prontos;
evitar produtos sem procedência ou com preços muito abaixo do valor de mercado.

Em caso de dúvidas, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-PE) funciona 24h através do número 0800 722 6001. Denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria da SES, pelo número 136; ao Procon no 0800 282 1512; e à Delegacia de Crimes contra o Consumidor pelo telefone (81) 3184-3835.

Fiscalização e orientações

A agência informou que orientou as equipes a intensificar a fiscalização em depósitos e pontos de vendas de bebidas, coletar amostras suspeitas para análise laboratorial, interditar preventivamente lotes e articular ações conjuntas com órgãos como o Procon, Ministério Público e forças de segurança.

Além disso, a orientação é que os serviços de saúde devem notificar todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs).

As unidades também devem fazer uma "busca ativa" de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem, além de capacitar os profissionais para o atendimento adequado desses casos, incluindo o uso de antídotos específicos e hemodiálise nas situações mais graves.

Por g1 Caruaru

Petrolândia: Paulo de João de Zeca foi o homenageado da missa do Vaqueiro 2025; conheça sua biografia





Na manhã deste domingo, 28 de setembro/2025, a vaqueirama de Petrolândia e região reuniu-se no Parque de Vaquejada João Pernambuco (Xodó do Vaqueiro) para a celebração da 51ºª Missa dos Vaqueiros, na programação da Festa em louvor do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis.

Antes da missa campal, os vaqueiros cavalgaram do Parque em procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade. Em frente à igreja, receberam a bênção do pároco local,Geraldino Rodrigues, antes de retornar ao parque de vaquejada.

A homenagem póstuma da Missa dos Vaqueiros 2025, celebrada por Frei Valdevan,
foi em memória do vaqueiro Paulo de João de Zeca. CONFIRA ABAIXO SUA BIOGRAFIA

Paulo José de Sá, conhecido popularmente como Paulo de João de Zeca, nasceu em 27 de fevereiro de 1954 no município de Tacaratu (PE), filho dos agricultores João Paulo Sobrimho e Maria Gomes de Sá. Desde a infância esteve imerso a vida do campo, ajudando seus pais na lida da roça, aprendendo a criar caprinos e ovinos e a trabalhar na plantação e colheita, adquirindo uma profunda conexão com a terra e seus valores. Devido a vida difícil na roça não teve a oportunidade de concluir os estudos formais, cursando apenas o ensino fundamental imcompleto.No entanto, sua sabedoria foi moldada pela experiência e compromisso com a comunidade.

Casou-se com Ana Maria Ferraz de Sá, pai de cinco filhos, Paulo Ewerton, Edson Fernando, Ana Paula (Eudes Gustavo e Ângela Maria - Im memeria ), e três netos, Anna Cellyna, João Gabriel e Benício. Durante muitos anos morou no sítio Quixaba Grande, mas com a indenização da CHESF em 1988, passou a residir com a família na agrovila 6 do bloco 2. Onde continuou com o ofício da agricultura e pecuária.

Apaixonado pela cultura sertaneja, tornou-se um grande promotor e patrocinador de vaquejada, pega de boi no mato e corrida de argola. Construindo sua pista de vaquejada (denominada Parque São Paulo). Destacou-se como vaqueiro tanto de pega de boi no mato, como de vaquejada montando o seu cavalo guararape, chegando a ganhar váris premiações. Ademais, contribuiu  efetivamtente na organização da missa do vaqueiro de Petrolândia juntamente com Clodoaldo  e Cícero Moura.

Apesar das limitações educacionais, compreendia a necessidade de ajudar e lutar pelos direitos  dos menos favorecidos, principalmente das comunidades rurais, para que todos pudessem viver com dignidade. Isso o impulsonou a ingressar na vida política.

Candidatou-se a vereador no município de Petrolândia em 1992. Exerceu a função de vereador durante dois mandatos de 1992 a 2000, destacando-se por sempre estar atento às necessidades da população. Sua presença constante ao lado dos eleitores e sua disposição em ajudar a todos o consolidou com a imagem de um representante dedicado e acessível.

Foi um dos idealizadores da feirinha do bode, evento que se tornou um marco para a ovinocultura da região, proporcionando um espaço de comercialização e fortalecimento da economia local. Em maio deste ano foi homenageado pela Câmara de vereadores, através do projeto do vereador Delano de Dona Santa, e aprovado pelos demais vereadores, onde foi nomeada a feira de animais de Petrolândia, de Paulo José de Sá (Paulo de João de Zeca).

Paulo José de Sá (Paulo de João de Zeca) faleceu em o7 de fevereiro de 2024, deixando um legado de dedicação às tradições nordestinas, à política e às causas sociais. Sua história permanece viva na memória da família, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua trajetória.

Blog de Assis Ramalho
Biografia gentilmente cedida pela Secretaria de Cultura de Petrolândia


* VEJA ABAIXO - MATÉRIAS SOBRE A PROCISSÃO E MISSA DO VAQUEIRO 2025 EM PETROLÂNDIA - REGISTROS DO BLOG DE ASSIS RAMALHO

Petrolândia: Dr Leonardo Feitosa ( Endocrinologista ) atende na Clínica e e Laboratório Jaques nesta quarta (1º/10/2025); veja agenda dos demais profissionais que irão atender na semana




A Clínica e Laboratório Jaques, localizadana em Petrolândia na Av. Djalma Wanderley, informa que Dr Leonardo Feitosa ( Endocrinologista ) atende nesta quarta-feira, 1º de outubro de 2025.

Também atende nestaa quarta-feira  (1º/10/2025): Marcelo Sandes (PSICOLÓGO)

DEMAIS ATENDIMENTOS DA SEMANA

*02/10 QUINTA-FEIRA:
Dr Danilo Santos (UROLOGISTA)
Marcelo Sandes (PSICOLÓGO)

* Quinta 02/10
Dr Tiago Gonçalves (NUTROLOGO)

* ATENDIMENTOS SEMAIS COM NUTRICIONISTAS, COLETA DE EXAMES,
PREVENTIVOS, ELETROCARDIOGRAMA, ELETROENCEFALOGRAMA, RAIO X, 
TONOGRAFIA, EXAMES LABORATORIAIS, TOXICOLOGICO PARA HABALITAÇÃO,
PODOLÓGA, REFLEXOLOGIA, FISIOTERAPIA.

Blog de Assis Ramalho
Informação:  Clínica e e Laboratório Jaques 



Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 7,5 milhões; confira os números e demais sorteios desta terça (30). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena 2921 com prêmio de R$ 3,1 milhões foi divulgado nesta terça-feira (30) em São Paulo, e ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulado vai a R$ 7,5 milhões no próximo sorteio que será realizado na quinta-feira (2).

Os números sorteados foram: 09 - 36 -14 - 16 - 26 - 12.

32 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 32.378,25. Os 2.240 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 762,43 cada.




Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade

Chega a Petrolândia a FORT, Segurança Eletrônica Privada com serviços profissionais de quem realmente entende do assunto

 

Petrolândia acaba de entrar na lista de mais de 40 cidades atendidas pela FORT, especializada em Segurança Eletrônica Privada, presente em Pernambuco, Sergipe e Bahia. A empresa oferece segurança patrimonial para proteger o que você valoriza, com serviços de alto padrão, prestados por profissionais da Segurança Pública. No vídeo abaixo, a apresentação da empresa é diferenciada.

CASA LIMPA oferece em Petrolândia amplo sortimento de produtos para limpeza de casa, piscina e automóveis, além de essências, utilidades e acessórios

 

Loja CASA LIMPA e Central das Caixas - situada na Rua Artur Vieira Lima, 38, de frente a Silvio Som e à C2 Academia, no centro de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho) 
 

A loja CASA LIMPA, situada na Rua Artur Vieira Lima, 38, em frente à C2 Academia, no centro de Petrolândia, oferece aos seus clientes grande variedade de produtos de limpeza e higiene para os cuidados de casa, estabelecimento, automóveis e piscina, entre outros produtos destinados à sanitização de ambientes.

A CASA LIMPA é distribuidora da Química Valença, com diversidade de produtos, alguns com embalagens de 2 ou 5 litros. 

Na CASA LIMPA encontra-se também a CENTRAL DAS CAIXAS, com vários modelos de caixas plásticas multiuso (contentores), indispensáveis para feirantes e comerciantes de hortifruti, entre outros usos. 

Mesas e cadeiras plásticas também estão no catálogo de produtos à venda na CASA LIMPA. 

Antes de fazer suas compras de materiais de limpeza, visite a CASA LIMPA. Contato: (87) 99634-2493 (inclusive WhatsApp). 

Confira abaixo a relação de produtos e fotos dos artigos que você pode encontrar na CASA LIMPA. 

Produtos de limpeza
• Desinfetante (2L e 5L)
• Cloro (2L e 5L)
• Água sanitária (2L e 5L)
• Detergente (2L e 5L)
• Multiuso (2L e 5L)
• Amaciante (2L e 5L)
• Sabonete líquido (2L e 5L)
• Sabão e pasta para limpeza
• Ácido para limpeza geral
• Limpador de alumínio
• Limpador de vidros
• Limpador de móveis

Piscina
• Produtos para tratamento e manutenção da água

Linha automotiva
• Produtos de limpeza automotivos

Essências e aromatizantes
• Essências para ambiente
• Aromatizantes
• Pastilhas sanitárias

 Utilidades e acessórios
• Papel higiênico
• Panos de chão
• Panos de prato
• Tapetes
• Recolhedor
• Vassouras
• Rodos

Utilidades plásticas
• Cadeiras plásticas
• Mesas plásticas
• Caixas plásticas (contentor)

Patrulha Escolar realiza palestra sobre semana nacional do trânsito em Petrolândia


Na tarde do dia 24 de setembro, a Patrulha Escolar da 4ª CIPM esteve na escola 1° de Maio em Petrolândia/PE, para ministrar uma palestra em alusão a semana nacional do trânsito.

O encontro teve como objetivo de promover a conscientização sobre a segurança e a vida no trânsito.

A Palestra teve início com a gestora da escola Sineide, que destacou a importância de começar pela base, e que o trânsito começa na escola, em seguida o CB Lucas deu continuidade destacando os papéis do pedestre e do condutor, bem como direitos e deveres de cada um no trânsito. Enfatizou ainda que, às crianças de hoje serão o futuro do amanhã.

A 4ª CIPM segue comprometida com ações preventivas e educativas em todos os municípios sob sua responsabilidade, promovendo segurança, informação e apoio à comunidade.