07 novembro 2015

Paulo Afonso/BA sedia encontro dos Povos Indígenas do São Francisco de 2 a 4 de dezembro

Foto: Ricardo Follador/Ascom CBHSF

A cidade baiana de Paulo Afonso sediará, de 2 e 4 de dezembro, o IV Encontro dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco. A definição foi acordada na reunião desta quinta-feira (06.11), em Salvador (BA), envolvendo lideranças indígenas, o secretário executivo e o coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), respectivamente Maciel Oliveira e UiltonTuxá, e a agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo.

Este será o quarto ano que o organismo de bacia promove a iniciativa, tendo os recursos da cobrança pelo uso da água como fonte de investimentos. “São esperadas 150 pessoas distribuídas por representações indígenas dos cinco estados que compõem a bacia do São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe)”, disse Maciel Oliveira.

Entre os itens de pauta estão a discussão da atual situação fundiária dos povos indígenas e as ações e projetos do poder público voltado para o segmento social, entre outros. O evento acontecerá na sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada na rua Floriano Peixoto, 855, a partir das 8 horas.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Prefeito de Mariana diz que mineradora errou e vai cobrar responsabilidades

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Corpo de Bombeiros MG/Divulgação

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse hoje (7) que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues. “A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas”, destacou.

Duarte avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos. "Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico".

Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem.

Câmara dos Deputados cria CPI para investigar atuação da Funai e do Incra

Alceu Moreira diz que processos já apresentam erro de origem, ao não permitir que a outra parte tenha acesso aos conteúdos desde o primeiro momento. Deputados contrários à aprovação da PEC da Dermarcação de Terras Indígenas contestam e apresentam recurso para suspender a instalação da CPI.  (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Agora, os líderes partidários precisam indicar os nomes dos integrantes do colegiado, para que seja realizada a instalação e a eleição da Mesa da comissão.

Segundo o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que solicitou a instalação da CPI, há uma série de denúncias, envolvendo os dois órgãos, que apontam para irregularidades nos processos de demarcação de áreas indígenas e quilombolas.

Para haver a demarcação de uma terra indígena, a Funai deve antes de tudo elaborar estudos de identificação e delimitação, que precisam obedecer critérios técnicos que levam em conta toda a história de ocupação daquela terra.

Primeiro MBA em Logística do SENAI está com inscrições abertas até dezembro


Boa oportunidade para quem quer se qualificar e aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho. O Senai abriu no dia 27 de outubro as inscrições para 60 vagas no MBA de Gestão Estratégica em Logística, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu da instituição no estado. A pós será oferecida em parceria com o maior condomínio de logística da América Latina, o Cone S/A, onde as aulas vão ser realizadas a partir de janeiro de 2016.

As atividades do curso serão viabilizadas pela Faculdade de Tecnologia Senai Pernambuco, com apoio da Escola Técnica Senai Cabo. A primeira turma do MBA terá 16 meses de duração, com aulas nas terças, quartas e quintas-feiras, à noite, numa unidade vinculada instalada dentro do espaço físico do próprio Cone, localizado na BR 101, Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho.

Além de vivenciar toda a metodologia de ensino do Senai, os alunos terão a oportunidade de estar num dos maiores complexos logísticos do mundo, o Cone S/A, que agrega 65 empresas e mais de 6 mil profissionais. As inscrições podem ser feitas no próprio SENAI Cabo até 22 de dezembro; no Cone, somente às terças-feiras, até o dia 29 de dezembro; ou na Faculdade SENAI.

Inscrições para o Concurso Público da Facepe terminam neste domingo (8)

As inscrições para o Concurso Público da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Facepe – com 15 vagas no cargo de Analista em Gestão de Ciência e Tecnologia – AGCT – para profissionais de nível superior e 20 para Assistente em Gestão de Ciência e Tecnologia – ASCT para nível médio terminam neste domingo (8). O salário será de até R$ 3.763.

As provas serão executadas pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE -, através da sua Comissão de Concursos – Conupe. Para os cargos de nível superior haverá duas etapas, sendo a primeira constituída de uma prova objetiva de conhecimentos e a prova de redação, com caráter eliminatório e classificatório, e a segunda com a Análise de Títulos, apenas classificatório.

Defensor Público Geral de Pernambuco, Vice-Presidente do Condege, participa da XI Reunião Ordinária

 Fotos: Fátima Freire/Ascom-DPPE

Defensor Público Geral de Pernambuco, Vice-Presidente do Condege, Manoel Jerônimo de Melo Neto, participou da XI reunião ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) ocorreu entre os dias 5 e 6 de novembro, em Curitiba, Durante os dois dias, os Defensores Públicos Gerais de todo o país decidirão importantes temáticas para a categoria e instituição.

Dentre as pautas discutidas foram as deliberações acerca do termo de memorando entre o Condege e o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef); da possibilidade de realização para o dia 2 de dezembro, da VI reunião da Comissão Especializada de Execução Penal; da proposta da Defensoria Pública de Rondônia e da Defensoria Pública do Distrito Federal sobre a emenda constitucional que trata da criação do Conselho Nacional da Defensoria Pública, sendo conduzida pelo senador Valdir Raupp (PMDB).

Na ocasião, também foi escolhido o novo modelo de carteira funcional da categoria com chip, incluindo a proposta de orçamento e afins que serão apresentados pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, o professor e Reitor da Universidade de Roma - Tor Vergata, Federico Penna, fez uma explanação sobre a proposta de formação complementar internacional em Direitos Humanos para a Defensoria Pública da Bahia, no qual propõe um estudo comparado do sistema de justiça europeu e o latino-americano, para defensores públicos do Brasil.

Por fim, foram analisadas as deliberações sobre alteração da Lei Complementar nº 80, que trata da organização a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados. Foram definidas as decisões sobre o pedido do presidente do Colégio de Corregedores para apresentar propostas de alteração da Lei Complementar 80 em relação às Corregedorias. E ainda foram debatidas questões relacionadas à autonomia institucional, novas alternativas de orçamentos e apresentação de pesquisas acerca dos trabalhos realizados pelas Defensorias Públicas e parcerias com universidades.

Por fim, foram analisadas as deliberações sobre alteração da Lei Complementar nº 80, que trata da organização a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados. Foram definidas as decisões sobre o pedido do presidente do Colégio de Corregedores para apresentar propostas de alteração da Lei Complementar 80 em relação às Corregedorias. E ainda foram debatidas questões relacionadas à autonomia institucional, novas alternativas de orçamentos e apresentação de pesquisas acerca dos trabalhos realizados pelas Defensorias Públicas e parcerias com universidades.

Fonte: Ascom-Condege

SENAI-PE: Conecta abre inscrições para exames de Certificação de Pessoas até dia 20 deste mês


A Escola Conecta, um dos Centros de Certificação de Pessoas (CEC) do SENAI no país, está com inscrições abertas para os exames de certificação nas ocupações Motorista de Táxi e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, até o dia 20 de novembro.

É possível solicitar a inscrição de duas formas: pelo site www.senai.br/certificacao ou diretamente na secretaria do Conecta (Rua Ministro Mário Andreazza, 255, Várzea, Parqtel, em Recife). No ato da inscrição, o candidato teve ter em mãos uma cópia de um documento de identificação com foto, cópia de documento com o número do CPF, formulário de inscrição preenchido e assinado pelo solicitante e uma foto 3x4.

Mais de 3 mil dermatologistas participam de mutirão contra o câncer de pele

Foto: Agência Brasil

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove hoje (7) um mutirão em 23 estados para diagnosticar casos de câncer de pele. A ação vai reunir mais de 3 mil dermatologistas voluntários em mais de 120 postos de atendimento no país.

Os especialistas vão fazer consultas para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença. A ação ocorre a partir das 9h e vai até as 15h, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.

Nos postos de saúde, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como identificar sinais do câncer da pele. Segundo a SBD, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros e correspondendo a 25% do total de câncer.

Codevasf entrega 20 forrageiras a produtores rurais de Nossa Senhora da Glória (SE)

Foto: Codevasf/Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 20 forrageiras para agricultores do município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão de Sergipe. Doados à prefeitura local nesta quinta-feira (5), durante a abertura da 34ª Exposição Feiras de Animais da Região Norte, os equipamentos foram repassados a 20 produtores rurais e irão contribuir para a criação de animais, facilitando o manejo alimentar. Resultado de um investimento de R$ 29,5 mil, a ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

A ação da Codevasf contribui para fortalecer a pecuária leiteira, principal vocação econômica de Nossa Senhora da Glória e de outros municípios do Alto Sertão de Sergipe. Serão beneficiados agricultores em situação de extrema pobreza das comunidades Mucambo, São Clemente, Gameleira, Assentamento Nossa Senhora de Lourdes e Assentamento Paulo Freire II. Para ter acesso ao equipamento, o agricultor precisa estar cadastrado no CadÚnico e ter renda per capita familiar de até R$ 77 por mês. A Codevasf planeja, em breve, fornecer novas forrageiras para produtores rurais do município de Itabi.

Petrolândia: Andréa e Deba avisam que hoje tem munguzá salgado


Sábado é dia de almoçar o mais famoso munguzá salgado de Petrolândia, preparado por Andréa (Deá) e Deba, em seu estabelecimento, na rua São Francisco, próximo à Vidraçaria Nogueira. 

As sexta-feira é a vez do xerém com galinha. Os acompanhamentos são feijão, arroz, vinagrete e macarrão.

Ligue e peça o seu 99651-9451 ou 99958-8832,

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Andréa Hipólito

Petrolândia: Primeiro dia do Seminário de Piscicultura e I Workshop Interdisciplinar é realizado com sucesso


Nesta sexta-feira (06) foi realizado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o primeiro dia do 1º Seminário de Psicultura e Mostra Tecnológica de Produtos que aconteceu durante todo o dia,  no Centro de Referência de Petrolândia IF Sertão PE. Na abertura do evento tivemos na composição da mesa o Prefeito Lourival Simões, Anna Tereza Sec. de Ação Social, Rogerio Viana Sec.  de Des. Econômico e Turismo, Bruno Rocha Representando a CODEVASF, Andrea do SEBRAE, Ivo Mendonça do IPA, Kleyton representando o PRORURAL, Vereador Silvio Rogério, Jane Sousa Engenheira de Pesca e a cerimonialista foi Hislaine Menezes. Nas falas o prefeito fez a abertura oficial saudando todos e reforçando a importância de cada tema que seria visto neste evento e reforçou que esta é a melhor maneira de enfrentar a crise!

Na sequência tivemos as seguintes palestras:
“Aquicultura em Viveiros semi-escavados, uma nova oportunidade de Negócios em Itaparica" com o Palestrante: BRUNO ROCHA (CODEVASF)
“Ações do PRORURAL na cadeia produtiva da piscicultura na região de itaparica” com o Palestrante: KLEYTON (Engenheiro de Pesca - PRORURAL)
“Regulação e Licenciamento do empreendimento aquícola” com o Palestrante: IVO (Eng. De Pesca – IPA)
“Central de Negócios para Piscicultura” com o Palestrante: JOSÉ LUCAS (Eng. Agrônomo – Consultor SEBRAE)
“Comercialização e as Questões Tributárias” com o Palestrante: JENAINA (SEBRAE)

Ver fotos, clique> Primeiro dia I Seminário de Piscicultura e I Workshop Interdisciplinar no CR/IF Sertão PE

Confira a programação para este sábado (07)

09h:30 – Palestra 1: Saúde e Segurança do Trabalhador Rural
              Palestrante: Jonh Lenon Pereira Lima / UNEB
10h00 – Palestra 2: Sanidade e Inspeção na Indústria Pesqueira
              Palestrante: Msc. Susana Luz / UNEB
10h30 – Palestra 3: NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; Palestrante: Daniella Almeida / Saúde e Segurança

11h00 – Palestra 4: Recursos Naturais como Fonte Potencial para o Desenvolvimento, Biotecnológico da Agricultura Sustentável
Palestrante: Jéssica Fernanda da Silva / UNIVASF / EMBRAPA / FACEPE
12h00 – Almoço

13h30 ás 17:30 – Oficinas
18h00 – Apresentação de Trabalhos
18h30 - Encerramento
As inscrições terão o custo de 15,00 incluindo o almoço que será fornecido pelos alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho.

2. Oficinas
Oficina 1: Conhecendo o Rio São Francisco suas águas e a regularização do seu uso na atividade aquícola

Oficineiros: Marcela Pereira da Silva e
João Paulo de Santana Vieira (Pesquisadores do RioInova/FAPESB/UNEB)
Breve descrição: Abordará a regularização de pisciculturas em águas do Rio São Francisco, a importância e suas dificuldades, os órgãos envolvidos, documentação necessária e o seu passo a passo.

Oficina 2: Sistemas Domésticos de Aquaponia
Oficineiro: Manoel de Sousa Bispo
Breve descrição: Prática de produção integrada de peixes e hortaliças em sistema doméstico de recirculação com aproveitamento dos nutrientes disponibilizados na água.

Oficina 3: Embutidos com carne caprina
Oficineiro: Ana Rozilda (SENAR)
Breve descrição: Realização de atividades relacionadas à agroindústria da carne e suas tecnologias referentes a produção de embutidos de carne.

Oficina 4: Forragicultura
Oficineira: Vanessa Melo (SENAR)
Breve descrição: Práicas relacionadas a conservação de forragem e suas tecnologias, visando atender a grande demanda de conservação de alimentos produzidos na época da chuva e consumidos na época da seca.

Oficina 5: Genotoxidade
Oficineira: Kaline Catiely Campos
Breve descrição: A genotoxidade estuda os efeitos tóxicos nas células. Nesta oficina, utilizaremos sangue de peixe para avaliar a contaminação da água do rio.
Oficina 10: Fomento Capacitadores
Oficineira: Daniella Almeida (Coor de Segurança/Saúde e Segurança)
Breve descrição: Foco em métodos de capacitação de pessoas, fomentar multiplicadores de conhecimentos técnicos e éticos em segurança e saúde ocupacional.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: SEDETUR

Codevasf participa de curso em Alagoas sobre tecnologias de convivência com o semiárido

A Codevasf participa da segunda edição do Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município alagoano de Piranhas. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho de profissionais que atuam em ações voltadas ao semiárido e fomentar a troca de experiências entre as instituições participantes.

De acordo com o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas, Thiago Cedraz, a formação é de grande importância para o trabalho desenvolvido pela Companhia na região semiárida do estado. “O curso tem apresentado estratégias de ação do poder público junto à população do semiárido. Isso é importantíssimo porque, a partir da troca de experiências, a gente pode avaliar o nosso trabalho e adquirir novos contatos”, explica.