13 maio 2022

Petrolândia: Enfermeiro João Vicente coordena neste sábado (14) Semana de Enfermagem no plenário da Câmara Municipal das 07:00 às 12:00hs



O enfermeiro João Vicente coordena neste sábado (14/05/2022) Semana de Enfermagem no plenário da Câmara Municipal, das 07:00 às 12:00hs

O evento terá participação de Dr. Cleobenysson Cruz (Tema:Cardiologia), Dr Paulo Sobreira (Tema: Pediatria) e Dr Paulo Henrique dos Santos (Tema: Cancer de Mama).

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: É SHOW! Maria fumaça não cobrará Couver Artistico neste final de semana; Nathyblue abre a programação nesta sexta (13)

 

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, avisa aos seus clientes que não cobrará Couver Artistico neste final de semana. Nesta sexta (13) o agito fica por conta de Nathyblue, a partir das 20 horas. O funcionamento é até 1h.

Rahmpn Lima (sábado) e Edson Souza (domingo), completam com chave de ouro o final de semana no espaço mais badalado da cidade.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Petrolândia: Santo Terço com as Famílias será neste sábado (14) às 19h


 Divulgação/ Igreja Matriz de São Francisco

Saudades da Velha Petrolândia - Por Manoel Gabriel Neto


Essa saudade que não passa..

Das brincadeiras nas barrancas do Pontilhão....
Das cheias e águas turvas do São Francisco...
Das águas diáfanas e areias brancas da prainha do São Francisco (roça de João Rodrigues)
Do espiar entre as pedras da cachoeira o lindo corpo
da cabocla tomando banho...
Do banho após pelada de futebol no Campinho do Delmiro Gouveia ou da Gameleira, sob a luz da lua nas escadarias do cais...
Do zagueiro Assis Ramalho, aplicando a refinada técnica do valente beque “xerife” Moisés do Vasco da Gama-RJ “zagueiro que se preza não pode ganhar o troféu Belfort Duarte”.... para o deleite do saudoso farmacêutico Valter de Barros, com seu estoque de Iodex e Bálsamo Benguê...[Vale explicar que o troféu Belfort Duarte era, na época um prêmio concedido a um atleta brasileiro que passasse 10 anos sem ser expulso pela arbitrágem).
Das mestras iniciadoras do sexo “Peloca” “Picolé de Onça”...estejam em paz, mitigadoras dos instintos concupiscente primata...
Do “Shell”... Pretinha...Benzota... ao som da eletrola, Genival Santos, Bartô Galeno...Amado Batista...
Da voz estridente do seresteiro Bedé...
Do satirista “Bilau”...sorríamos fácil...
Do bom humor do sapateiro “Mila”...parceiro do saudoso Nogueira...
Da beleza natural das jovens estudantes de uniformes azul e branco passeando numa boa pela Trav. D. Pedro II....(Rosi, Conceição, Fátima, Marcia...)

Petrolândia: São João 2022: 4ª CIPM informa aos organizadores de Eventos Juninos link para solicitar o apoio da segurança pública

 

São João em Petrolândia/; Fotos arquivo/ Assis Ramalho/BlogAR


A 4ª CIPM informa aos organizadores de Eventos Juninos (02JUN22 a 03JUL22) que está aberto o link para solicitar o apoio da segurança pública.

O requerimento para solicitação de policiamento deverá ser feito até o dia 25/05/2022 através do site
https://eventos.sds.pe.gov.br/

Lembramos ainda que as regras para os eventos de São João 2022 estão reguladas pela Portaria SDS nº 2768 de 03MAI22 - GT SÃO JOÃO e os organizadores devem se planejar de acordo com as diretrizes da SDS, disponíveis no link https://drive.google.com/file/d/1ZNzBJXYPQE8bXK-Qrc_Lkof_PNSo1667/view?usp=sharing

Blog de Assis Ramalho
Informação: 4ª CIPM

Petrolândia e região: Construção civil e especialidade em pisos (cerâmica, porcelanatos, lajotas e nervuras); Ligou chegou!

  •  

Blog de Assis Ramalho
Informação: PRÉ-MOLDADOS E SERVIÇOS

Parabéns, Tacaratu/PE! pelo 68º aniversário de Emancipação Política comemorado nesta sexta (13/05/2022)

A história registra que, já no século XVII, Tacaratu era considerada uma maloca ou ajuntamento de índios das tribos Pankararus, Umaús, Vouvêa e Geriticó, todos do grupo linguistíco Kariri. A maloca dominava-se "Cana-Brava". Depois, foram os índios aldeados no lugar chamado "Brejo dos Padres" (onde deu origem à freguesia de Tacaratu), pois ali foi organizada uma missão dirigida por padres da congregação de São Felipe Nery. Com esses elementos se iniciou o povoamento da antiga Vila de Tacaratu, primitiva área do município.

>Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica
>Tacaratu-PE: Cidade charmosa, escondida entre as serras do Sertão de Itaparica
>Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local

Através de documentos, vê-se que em 1752 existia ali uma pequena capela consagrada a Nossa Senhora da Senhora da Saúde, provavelmente erigida pelos padres que serviam na missão de catequese.

Em 1760 os moradores já dirigiam uma petição ao Bispo D. Francisco Xavier Aranha, solicitando a criação de uma freguesia. Atendidos, foi Tacaratu elevada àquela categoria no ano de 1761, somente se dando sua instalação em 1764, pelo Padre Antônio Teixeira de Lima. Depois de reformas recomendadas, a primitiva capela passou à condição de igreja matriz.

Tacaratu hoje é conhecido por sua produção artesanal em tecelagem, onde se destacam as redes, mantas, tapetes, colchas etc., exportados para diversos Estados Brasileiros e até para outros países. O município também revela vocação para o ecoturismo, oferecendo a cachoeira do Salobro, as serras de belos mirantes, grutas, fontes e bicas.

Os naturais de Tacaratu e do seu município são chamados TACARUENSES.