Lúcia ladeada pelos estudantes (Foto: Severino Correia/foto cortesia para o BlogAR)
Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Paulo Afonso, realizaram uma série de entrevistas com moradores da antiga Petrolândia. Entrevistada na última sexta (11), Lúcia Xavier Ramalho (Blog de Assis Ramalho e Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia-IGHP) conversou sobre os jovens sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, cujas ruínas são hoje o principal cartão postal da cidade. As entrevistas integram um trabalho estudantil dos jovens no IFBA.
Pré-candidato a deputado estadual, ao lado do pai e prefeito de Petrolândia, destaca conexão com o povo e valorização das tradições do interior pernambucano
O fim de semana foi de intensa movimentação para o pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, que percorreu cidades do Sertão pernambucano participando de encontros com lideranças políticas, eventos culturais e manifestações de fé popular. A agenda reforça seu compromisso com as raízes sertanejas e com o fortalecimento das tradições locais.
Ao lado do pai, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, Bruno marcou presença no 19º Festival de Frio da Borborema, em Tabira, onde foi recebido com entusiasmo por lideranças e moradores da cidade. O momento foi de confraternização e troca de ideias com o prefeito Flávio Marques (PT), o vice-prefeito Marcos Crente, o vereador Kleber Paulino e o líder comunitário Gildo Borborema, entre outros presentes.
Nos dias 8 e 10 de julho, as cidades de Paulo Afonso e Salvador, na Bahia, foram palco de importantes plenárias eleitorais para a escolha dos representantes dos povos indígenas e comunidades quilombolas no novo mandato do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O processo eleitoral, marcado pelo diálogo e pela busca do consenso, reforçou o compromisso do Comitê com a valorização e a participação ativa desses grupos tradicionais na gestão do Velho Chico.
A manhã do dia 8 de julho foi dedicada à plenária eleitoral dos povos indígenas, realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Paulo Afonso. O evento reuniu um expressivo número de lideranças que, há milênios, se dedicam à proteção e preservação do Rio São Francisco e seus ecossistemas.
A plenária foi coordenada pelo advogado Marcelo Ribeiro, membro da Comissão Eleitoral, em conformidade com as regras estabelecidas na Resolução DIREC nº 184/2025, que disciplina o processo eleitoral do CBHSF. “Os povos originários uma vez mais demonstraram maturidade em debater exaustivamente os nomes que foram apontados como os seus representantes, chegando a uma decisão que consideraram ideal para o próximo quadriênio 2025/2029. Por sua vez, o CBHSF proporcionou que o processo decisório democrático ocorresse com transparência e sem sobressaltos, reiterando o seu compromisso inarredável com todos os segmentos integrantes do Comitê, notadamente os povos indígenas, sua cultura e modo de vida, sob a égide de uma gestão democrática, descentralizada e participativa”, afirmou Ribeiro.
Somos templos de saudades onde a vida se conjuga passando, futurando e eternizando pessoas e acontecimentos.
Saudade é engrenagem que promove o andamento dos ponteiros. Saudade da mãe que se foi, do filho distante que há tempos não o vê pessoalmente, da cria que partiu prematura.... É espaço não configurado, não conceitual, imensurável. É como que, labirinto por onde recolhemos pedaços, fragmentos do desassossego das ausências.
A saudade assusta. Resulta do saber-se finitos. Ela é filha do tempo. Argumento final de toda partida, recrutamento oficial de toda chegada. Saudade é lugar onde só chega quem ama.
O médico Dr. João Lopes divulgou na tarde desta segunda-feira (14), em rede social, um vídeo no qual agradece a todos que colaboraram com os primeiros-socorros, atendimento e internação em Paulo Afonso e no Recife, após acidente com um cavalo em sua propriedade, há algumas semanas.
Com momentos de forte emoção, o médico compartilhou as consequências do acidente ao qual sobreviveu e atribuiu a Deus sua recuperação. "Um livramento! Vivi em Cristo, renasci em Cristo. Toda honra e glória seja dada a Deus", declarou Dr. João. Ele ainda revela que, antes do ocorrido, passou por um período de presságio de algo negativo prestes a acontecer em sua vida, algo compartilhado com os familiares.
Dr. João agradeceu às pessoas que o socorreram e conduziram aos hospitais, aos médicos que o atenderam em Petrolândia, Paulo Afonso e Recife. Ele agradeceu ainda a todos que enviaram mensagens de apoio, vibrações positivas e orações em prol do restabelecimento de sua saúde.
No acidente, Dr. João foi atingido com um coice no rosto e sofreu vários ferimentos, com múltiplas fraturas e hemorragia cerebral. Graças ao socorro imediato, o médico foi rapidamente encaminhado para atendimento.
Deputado Federal Túlio Gadêlha concedeu entrevista a Assis Ramalho na hora do almoço na Churrascaria Brasília, em Petrolândia
Por volta do meio dia desta segunda-feira, 14 de julio de 2025, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia conversou com o deputado federal do REDE - PE, Túlio Gadêlha. O parlamentar cumpre agenda hoje em Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, onde vai anunciar a retomada do programa "Água Para Todos", do Governo Lula, que vai beneficiar, segundo ele, dez mil famílias com um investimento de cerca de 18 milhões de reais.
Na entrevista, entre outros assuntos pertinentes aos municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, Gadêlha falou do cenário político nacional e teceu duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tarifa de 50% aos produtos brasileiros.
Confira no vídeo abaixo a entrevista do deputado federal Túlio Gadêlha concedida a Assis Ramalho.
SAIBA SOBRE O PROGRAMA MAIS ÁGUA PARA TODOS DO GOVERNO FEDERAL
Na noite deste domingo, 13 de julho de 2025, a população de Petrolândia/PE pode aproveitar mais uma edição do"Domingo na Orla", um evento especial da prefeitura que tem como objetivo movimentar a cidade com atrações para toda a família.proporcionando momento de lazer e cultura às margens do Rio São Francisco, na Orla da cidade.
A iniciativa faz parte de um projeto de incentivo ao turismo e a cultura do município. Durante o evento, a população pode conferir uma feirinha de artesanato, diversas barracas de pipoca e comidas típicas, além de apresentações culturais, levando alegria e resgatando tradições pernambucanas.
Entre outras atrações, o evento deste domingo(13) teve como atração a bonita exibição da quadrilha junina Brilho Matuto, que apresentou uma história emocionante e profunda, criada e projetada pelos produtores culturais Edinilson Barbosa e Pedro Araújo, com o tema “Do passado ao presente: Petrolândia entre o Sol, a Chuva e a enchente”, que retrata as transformações da cidade, marcadas pela construção da barragem de Itaparica. Essa narrativa, que também ecoa em outras cidades atingidas na região, emocionou a todos, conectando o público com a identidade e a memória de Petrolândia.
A reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia esteve presente e fez registro da linda exibição. VEJA VÍDEOS MAIS ABAIXO.
Saiba sobre a Quadrilha Junina Brilho Matuto
Criada como quadrilha tradicional, a Junina Brilho Matuto evoluiu em 2019, ano em que estreou como primeira quadrilha estilizada de Petrolândia, a partir daí, a JBM contribui para manter acesa a chama da tradição junina, resgatando a história da nossa região.
VEJA VÍDEOS ABAIXO DA BONITA EXIBIÇÃO NA NOITE DESTE DOMINGO (13/07/2025) NA ORLA DE PETROLANDIA