11 janeiro 2021

Petrolândia: Trailer de Gilberto, na prainha, reúne petrolandenses e turistas no 2º domingo do ano 2021


O ano de 2021 começou como terminou 2020, ou seja, com muito calor. O tempo abafado fez com que o rio São Francisco fosse uma das grandes opções de curtição no segundo domingão do ano 2021. Para conferir isso, nossa reportagem visitou neste domingo (10/01/2021) o principal ponto de banhos na Orla Fluvial de Petrolândia, a Prainha, onde estava o Trailer Rio Lindo, do amigo Gilberto.

A barraca atrai muitos turistas que visitam a cidade e aproveitam para se refrescar às margens do São Francisco. Por lá encontramos pessoas de outras cidades. Os visitantes, junto com os petrolandenses, se divertiam em clima de muita satisfação.

Trailer Rio Lindo

Além de peixe com baião-de-dois, o Trailer Rio Lindo serve carne de bode, assada na hora, tira-gostos e salgadinhos, e, claro, a tradicional cerveja gelada. O Trailer Rio Lindo do amigo Gilberto, funciona somente aos domingos e feriados.

Conheça Petrolândia, conheça o Trailer do Gilberto, localizado na Orla Fluvial da cidade.

Veja abaixo mais fotos registradas pela nossa reportagem no segundo domingo de 2021





Redação do Blog de Assis Ramalho

Ford anuncia que vai encerrar produção de veículos no Brasil. Ao todo, a empresa possui 6.171 funcionários no país


A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller.

A marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

Questionada pelo G1, a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina — o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil.

Ao todo, a empresa possui 6.171 funcionários no Brasil. Em Taubaté, 830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.


Especialista comenta saída da Ford do Brasil

A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté, onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte.

Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.

A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Nos últimos meses, a montadora já havia confirmado os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.

Reestruturação global

De acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo de seu processo de reestruturação global.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.

No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.

Encerramento em São Bernardo do Campo

No Brasil, o primeiro passo da reestruturação, em 2019, foi o encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52 anos. Em outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.

Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões na América do Sul. A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses, apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos.

Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem às necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no negócio.

Impactos no mundo

O plano de reorganização da empresa também afetou outros países nos últimos anos. Foram fechadas fábricas na Austrália, após 91 anos no país, e na França, em Blanquefort. Na Europa e Estados Unidos, a montadora anunciou demissões em 2019.

Repercussão

A associação das fabricantes, a Anfavea, disse que não vai se pronunciar sobre o encerramento das atividades.

"A Anfavea não vai falar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil", disse a associação em nota.

Por G1

Petrolândia: Grupo Rical inaugura novo empreendimento na cidade, o Posto R3



O Grupo Rical inaugura mais um novo empreendimento, o Posto R3 , localizado na avenida Djalma Wanderley em frente a Marcos Pneus e a loja Pisebem funcionando 24 horas para maior conforto e comodidade dos clientes com um atendimento e qualidade garantida pelo Rical.

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Secretaria de Agricultura divulga balanço dos primeiros serviços realizados em 2021





A secretaria municipal de agricultura e meio ambiente da prefeitura de Petrolândiar, desempenhou um trabalho eficiente durante a primeira semana de gestão, regularizando o abastecimento de água na zona rural e cadastrando novos piscicultores.

O secretário municipal de Agricultura, Eder Campos, também esteve presente juntamente com a secretária de esportes, Maria Helena, vistoriando intervenções no gramado do estádio municipal.

A prefeitura trabalhando por Petrolandia, é o começo de uma nova história.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia.

Prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé, é eleito Presidente do Consórcio dos municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó; cargos de vice-presidente e secretário serão ocupados por Washington Ângelo, prefeito de Tacaratu, e Rogério Ferreira, prefeito de Jatobá

 

Aconteceu, nesta segunda (11), e eleição que definiu os membros que irão compor a direção do Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó - COMSIM para o biênio 2021-2022. Para o cargo de presidente, Gustavo Caribé, atual prefeito de Belém do São Francisco, foi o escolhido. Washington Ângelo, prefeito de Tacaratu, e Rogério Ferreira, prefeito de Jatobá, ocuparão os cargos de vice-presidente e secretário, respectivamente. A nova diretoria tem em comum um forte aliado, o deputado estadual Fabrizio Ferraz, que, mais uma vez, demonstra sua força política na região.

COMSIM – O Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó- COMSIM é responsável por promover ações que contribuam para o desenvolvimento local e abrange temas como gestão administrativa, meio ambiente, resíduos sólidos e saneamento básico, economia, agricultura familiar, educação, saúde e outros. Os municípios consorciados são: Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, e Tacaratu.


Por Assessoria

Mulher morre vítima de choque elétrico em Floresta (PE)

 

Uma mulher identificada como “Luzia” faleceu na manhã desta segunda-feira (11) vítima de choque elétrico em Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, a fatalidade aconteceu numa casa no bairro DNER numa área que pertencia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O acidente aconteceu por volta das 12h.

Após tomar o choque a mulher chegou a ser socorrida para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, no centro da cidade, mas já chegou sem vida. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Via Blog do Elvis/NE10

Petrolândia: Programa Acordando com a Notícias receberá o poeta pernambucano Elvis Amancio no próximo sábado (17/01)

No próximo sábado (17) o programa Acordando Com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia, não poderia ter uma recepção diferente. O programa, - ancorado por Assis Ramalho -  receberá o pernambucao Elvis Amâncio, jovem conhecido como poeta popular. Natural de Garanhuns iniciou cedo sua carreira artística através do teatro, depois migrou para música com aulas de teclado e percussão e entrou para área da comunicação como locutor. Por incentivo de sua professora descobriu aptidão para poesia. E seus poemas curtos enaltece o que mais ama: paixão pela cultura pernambucana.

Hoje, Elvis exerce trabalhos de garoto propaganda de empresas de sua cidade natal bem como cidades circunvizinhas do Pernambuco. Também desenvolve um trabalho como digital influencer, chegando à marca dos 30 mil seguidores no instagram, onde muito dos seus vídeos passam das 50 mil visualizações, e até ultrapassando de 1 milhão de visualizações no instagram e Facebook.

Para essa conquista nos dias 16 e 17, através da agencia Maria Bonita Turismo, o poeta vem a cidade de Petrolândia conhecer os pontos turísticos e comemorar sua nova conquista nas redes sociais pelos 30 k de seguidores e promover parcerias. Sua rota está baseada em conhecer a praia do Sobrado, Ilha de Rarrá, Igreja quase submersa e Parque das Pedras.


O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.
.
Redação do Blog de Assis Ramalho


Boletim desta segunda (11/01/2021): Pernambuco registra 719 novos casos e 11 mortes nas últimas 24h



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (11), 719 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 17 (2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 702 (98%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 232.756 casos confirmados da doença, sendo 29.841 graves e 202.915 leves.

Também foram confirmados 11 óbitos, ocorridos entre os dias 21/12/2020 e 10/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 9.851 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha de Pernambuco

Comporta libera água do Rio São Francisco para o Riacho Seco, em Missão Velha (CE)

A comporta que libera água do “Velho Chico” para Riacho Seco, em Missão Velha, através do chamado “eixo emergencial” do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), foi aberta na última semana, pela primeira vez. A ação estava prevista pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) para instalação de um equipamento que impede vazamento de água pelos drenos horizontais profundos (DHP). A intervenção não afeta a integridade da obra. 


Os moradores foram surpreendidos, na última quarta-feira (06), com a chegada das águas do Rio São Francisco, finalmente, ao Riacho Seco, alternativa encontrada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH) para garantir o aporte do açude Castanhão. O recurso hídrico será transportado, seguindo os cursos naturais dos rios Salgado e Jaguaribe. Porém, por enquanto, isso não aconteceu de forma permanente.

O diretor de Águas Superficiais da Sohidra, Antônio Madeira Lucena, detalha que houve reparo, apenas na instalação do equipamento chamado de "CAP", na boca dos drenos, em razão do aquífero que circunda o túnel Veneza, que se encontra sem água. “Esse dreno começa absorver um pouco de água do túnel e a maneira salutar para combater esse empasse é colocar o CAPs. Se no futuro necessitar dos mesmos, basta desconectá-los”, explicou.

Estes drenos têm a função de aliviar a pressão, já que o aquífero adjacente ao túnel se encontra com água em grande profundidade. “Os DHP’s começam a ter a funcionalidade inversa, mas se em determinado período o aquífero for submetido a uma recarga expressiva, os drenos, ora tamponados, voltam para o fator que foram concebidos originalmente”, ressalta o diretor da Sohidra. Os Caps colocados tem diâmentro que varia de 50 mm a 60 mm.


Em todos os nove túneis do CAC, existem dispositivos como este, porém esta intervenção só aconteceu neste túnel. “Nada disso afeta a integridade física desse segmento de obra. Está tudo dentro do padrão técnico compatível e esperado para uma dessa magnitude, embora edificada em uma região de uma geomorfologia, geologia e geotecnia diferenciada”, completou Lucena.
Incerteza

Apesar da disponibilidade e expectativa pela transferência das águas do Rio São Francisco, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) admite que a liberação do recurso hídrico, este ano, é incerta. “Existe um pré-acordo com o governo do Estado e essa questão não está fechada”, explicou Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh.

Por outro lado, o Ministério do Desenvolvimento Regional garante a disponibilidade para transferência do recurso hídrico ainda no primeiro semestre de 2021, a depender da demanda do Estado. A oferta é de 10 m³ por segundo.

Já os custeios de operação e manutenção, segundo o Ministério, aguardam a negociação com os estados, que segue em fase final, junto à Câmara de Conciliação e Arbitragem (CCAF/AGU), para formalização 

de contrato no primeiro bimestre de 2021. Os termos preveem o início de cobrança ao Ceará após o período de teste do Eixo Norte.

Diário do Nordeste