Um homem segura uma criança em Brasília durante o pôr-do-sol; Brasil vai ter mais uma onda de calor. — Foto: Adriano Machado/Reuters
Antes da chegada de uma nova onda de calor prevista para quinta-feira (18), áreas do Centro-Sul do país ainda devem registrar pancadas irregulares de chuva nesta quarta-feira (17), provocadas por áreas de instabilidades que se formam sobretudo no litoral do Sudeste.
No Centro-Oeste, a combinação de umidade vinda da Amazônia com temperaturas elevadas pode provocar pancadas rápidas e mal distribuídas no centro, oeste e norte de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul.
Há chance menor de chuva também em Goiânia e no Distrito Federal, mas os volumes devem ser baixos.
Campo Grande (MS) já marca 37 °C nesta quarta e repete o valor na quinta; na sexta (37 °C), há possibilidade de chuva rápida no fim do dia, com alívio pontual do calor.
Cuiabá (MT) varia de 24 °C/37 °C nesta quarta e pode bater 38 °C na quinta.
⛈️Cavados são áreas alongadas de baixa pressão. Esse fenômeno meteorológico acontece quando há uma corrente de vento que ajuda na formação de nuvens de tempestade.
A capital mineira deve registrar máxima de 30 °C com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.
No Rio de Janeiro, a quarta-feira deve ter sol e aumento de nuvens, com chance de chuva passageira e temperatura chegando a 27 °C.
Já em São Paulo, a previsão indica muitas nuvens durante o dia, aberturas de sol e baixa chance de chuva, com máxima de 26 °C.
Vitória também pode ter pancadas de chuva e trovoadas, com temperatura em torno de 29 °C.
No Sul, Porto Alegre (RS) tem uma quarta de 15 °C a 27 °C com tempo firme; na quinta, 28 °C e aumento de nuvens; na sexta e no sábado, novas áreas de instabilidade trazem chuva, trovoadas e risco de volumes altos em momentos do dia, com máximas entre 28 °C e 29 °C.
Em Curitiba (PR), a quarta vai a 24 °C, quinta a 25 °C e a sexta chega a 24 °C, com muitas nuvens; no sábado, há chance de chuva e 27 °C.