11 outubro 2025

Intoxicação por metanol: Pernambuco registra mais 7 casos suspeitos, com uma morte. Em Tacaratu, paciente deixou o hospital sem cumprir tratamento



Pernambuco investiga casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado — Foto: TV Globo/Reprodução

Óbito foi registrado em Olinda. Desde 30 de setembro, estado acumulou 44 suspeitas de intoxicação associada ao consumo de bebidas adulteradas. Um paciente deixou o hospital sem cumprir tratamento, em Tacaratu, no Sertão

Por g1 Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta sexta-feira (10), que registrou mais sete casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco, incluindo uma morte. Com isso, o número de notificações em investigação subiu de 24 para 31. Outros quatro foram descartados.

Desde 30 de setembro, quando foram feitos os primeiros registros, o estado acumulou 44 suspeitas de intoxicação associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 17 foram descartados após análises laboratoriais. Nenhum foi confirmado.

Segundo a SES, os sete novos casos são:

* um paciente, que já recebeu alta, no Recife;

* dois pacientes, que receberam alta, em Bodocó, no Sertão;

* um paciente, que também recebeu alta, em Pedra, no Agreste;

* um paciente, que segue internado, em Lagoa do Ouro, no Agreste;

* um paciente, que deixou o hospital sem cumprir tratamento, em Tacaratu, no Sertão;

* uma morte em Olinda.

Trabalhadores da Compesa aprovam greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (13); veja reivindicações


Após assembleias realizadas no Recife, em Caruaru e Petrolina, os trabalhadores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado.

A partir da próxima segunda-feira (13), as unidades operacionais serão paralisadas e os cargos gerenciais serão entregues. Além disso, haverá mobilização em frente à Sede Administrativa da Compesa, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e nas gerências regionais do interior.

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), em boletim divulgado na quinta-feira (9), a decisão reforça o compromisso “com a luta coletiva por respeito, valorização e por um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) justo”.

A categoria rejeitou as duas propostas apresentadas pela Compesa e destacou o “descontentamento com a falta de avanços concretos nas negociações”.

Dentre as reivindicações dos profissionais, estão:

Reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Ganho real nos salários