10 setembro 2021

Prefeitura de Petrolândia aluga novos equipamentos para retirada de baronesas na orla Fluvial da cidade

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Há anos que existe em Petrolândia um problema ambiental recorrente, que é a proliferação da planta aquática conhecida popularmente como baronesa. A planta pode trazer ao rio e a população algumas consequências, como a queda na qualidade do ambiente e mau cheiro. Um outro problema é que quando essas plantas morrem, toda a poluição absorvida por elas é devolvida ao rio. Para que se faça o controle desta situação, o poder público precisa investir periodicamente na remoção do material, que após certo tempo multiplica-se novamente voltando a tomar as margens do Velho Chico.

Em busca de combater a terrível proliferação, a prefeitura de Petrolândia alugou novos equipamentos e deu sequência aos serviços de retirada da planta da Orla fluvial da cidade.

Os novos maquinários contratados é da empresa Ambiental Pires LTDA, especializada em retirada de baronesas de lagos, entre outros serviçoes prestados a quem procure os seus trabalhos. O contato é (75) 9.8830-3235


Os serviços foram acompanhado de perto - na manhã desta sexta-feira (10/09/2021) -  pelo prefeito Fabiano Marques e o vice Rgério Novaes.

''Alugamos equipamentos para ver se desta vêz a gente possa acabar, ou pelo menos diminuir com essas baronesas que invadiram o nosso rio São Francisco'' disse o prefeito Fabiano Marques.

Na quinta-feira (09) a nossa reportagem fez registros dos trabalhos. VEJA ABAIXO



A ORIGEM DAS BARONESAS

Câmara Municipal de Petrolândia emite nota de pesar pelo falecimento de Fátima Pariconha



NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Petrolândia, lamenta com profundo pesar o falecimento da Sra. Maria de Fátima Silva, carinhosamente conhecida por “Fafá Pariconha”, ocorrido na madrugada desta Quinta-feira, (09.09.2021).

Fafá, foi uma grande mulher, amiga, filha e irmã exemplar, cuja alegria e determinação de vida, contagiava a todos que com ela convivia.

Diante do ocorrido, só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superar este momento difícil e para conviver com tamanha saudade.

A Câmara Municipal de Petrolândia, através da Mesa Diretora, Vereadores e Servidores, se solidariza com seus familiares e amigos.

Na oportunidade, presta as sinceras condolências por tão grande perda.

Câmara Municipal de Petrolândia




Notícia relacionada


Blog de Assis Ramalho


Boletim desta sexta [10/09/2021]: Pernambuco registra mais 941 casos de Covid-19 e 14 mortes em decorrência da doença



Pernambuco registrou, nesta sexta-feira (10), mais 941 casos de Covid-19 e 14 mortes provocadas pela doença. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Pernambuco totaliza 612.680 casos confirmados e 19.511 óbitos ocorridos em decorrência da Covid-19.

Os 14 óbitos divulgados nesta sexta ocorreram entre 15 de abril e a quinta-feira (9). Entre os casos confirmados, 30 (3%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 911 (97%) são leves.

No boletim desta sexta, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) afirma que "a quantidade de casos leves representa um trabalho de atualização e limpeza no banco de dados feito pelos municípios, que fizeram resgate de casos de meses anteriores".

Ainda no texto, a SES diz que o sistema do Ministério da Saúde para notificação dos casos leves, o e-SUS, apresenta instabilidade.

Por G1 PE

Petrolândia: Aninha Araújo abre nesta sexta (10) a programação do final de semana no Maria Fumaça; confira as demais atrações

 


A cantora Aninha Araújo abre nesta sexta-feira, 10 de setembro de 2021, a programação de final de semana no Maria Fumaça; confira acima as demais atrações, de hoje até domingo (12).

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Multidão se despede de Fátima Pariconha no último adeus ao 'símbolo do alto astral'

Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR





O último adeus a Maria de Fátima Silva, popularmente conhecida por Fátima de Pariconha, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na tarde deste quinta-feira, 09 de setembro de 2021.

Após o velório realizado no espaço do Velório do PAM, no acesso ao Projeto Apolônio Sales, o cortejo fúnebre - acompanhado por uma grande quantidade de pessoas - dirigiu-se ao Cemitério de Petrolândia por volta das 17:30. Durante o percurso, o cortejo foi acompanhado por uma música  veiculada por um carro de som: "Canção da América", de Milton Nascimento: ''Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração''

Fátima faleceu na madrugada de quinta-feira (9) em uma unidade hospitalar do Recife, em decorrência de um câncer.

O seu falecimento gerou grande comoção entre familiares e amigos nas redes sociais (veja, abaixo da matéria, a integra de alguns deles.

Diversas pessoas manifestaram solidariedade e enviaram várias coroas de flores, que preencheram o túmulo do velatório. Em momento de muita emoção, o corpo foi sepultado sob aplausos à sua memória

Petrolândia perde uma das pessoas mais extrovertida e alegre de toda a sua história. Ela deixa uma legião de amigos, que com certeza sentirão muito a sua falta. 

Em sua página de  Facebook, a escritora Paula Francinete Rúbens escreveu a seguinte mensagem:

Como se não bastasse tanta tristeza, Petrolândia perde um símbolo do alto astral. Fátima Pariconha, alegre, extrovertida, verdadeira, cheia de iniciativa se foi... e com ela muitas histórias . Memórias de um tempo bom, do brinde, do riso, de amigos juntos e de um Carnaval que sem ela não será mais o mesmo. Lamento não ter aproveitado mais sua companhia. Que o céu a receba em festa!

À família enlutada, nossos pêsames.

Veja abaixo vídeo e fotos:

Petrolândia e Jatobá recebem visita técnica da Avant Turismo, em parceria com a Eu Vou Turismo

 


Nos dias 28 e 29 de agosto a agência Eu Vou Turismo, formada pelo casal Rafaela e Cleube, empreendedores da cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, recebeu o casal de amigos e parceiros Patrícia e Tiago, acompanhados por Isabela, filha do casal. Os visitantes são proprietários da Avant Turismo, sediada na capital Recife. A familia Avant Turismo realizou visita técnica para conhecer as cidades de Petrolândia e Jatobá, no Sertão de Itaparica, com objetivo de, juntamente com a Eu Vou Turismo, elaborar um roteiro turístico integrado nas duas cidades.

Durante a visita técnica, o casal Patrícia e Tiago, conheceram em Jatobá a Serra da Paz, o Mirante Nossa Senhora Aparecida e realizaram um passeio de barco pelo lago Moxotó, com visitas a pisciculturas.

Em Petrolândia, tiveram a oportunidade de conhecer a Café com Arte, associação de artesanato que confecciona peças em couro da tilápia, a Igreja parcialmente submersa, a rede hoteleira e, ainda, a Ilha de Rarrá. Foi uma visita muito rica, produtiva e que, sem dúvida, trará bons frutos. O casal ficou encantado com a beleza e potencial turístico de Jatobá e Petrolândia.

A Avant Turismo é uma agência especializada em Turismo Criativo, cujo objetivo é conectar pessoas e lugares através de experiências. Foi a primeira agência de viagens a firmar parceria para trabalhar roteiros em Jatobá, juntamente com a Eu Vou Turismo.

Em 2020, as agências realizaram o primeiro trabalho em parceria, no qual a Avant Turismo prestou consultoria para um de seus clientes, durante viagem de expedição a 20 cidades do estado de Pernambuco, dentre elas Jatobá e Petrolândia.

Em sequência ao trabalho conjunto, em fevereiro de 2021, Jatobá e Petrolândia entraram no roteiro e cartilha do projeto "Cabuetando Pernambuco", uma jornada em busca de encontrar e catalogar novos nomes para a herança da cultura popular e do turismo com o objetivo de incentivar e celebrar a produção pernambucana. O Cabueta Cultural percorreu 2.500 quilômetros com o olhar direcionado à produção local e ao turismo, no sertão e agreste pernambucano.

Também através da indicação da Avant Turismo, a agência Eu Vou Turismo realizou o receptivo do casal Natalia e Renato do @tripdehoje, com o projeto de viagem de carro por mais de 100 cidades de Pernambuco. Jatobá foi a 75ª das 100 cidades visitada pelo Trip de Hoje, dessa forma contribuindo e dando uma visibilidade no turismo do município.

@euvou.turismo @avantturismope


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Eu Vou Turismo

Fabrizio Ferraz apresenta voto de protesto à apresentadora por fala preconceituosa associada à carne de bode


Na última terça-feira (7), após uma edição do programa Masterchef Brasil, a apresentadora Ana Paula Padrão virou assunto na internet ao associar a carne de bode à fome. A jornalista falou sobre esta ser um tipo de carne comum no interior dos estados do nordeste brasileiro, como Pernambuco, sendo constantemente preparada e consumida por "pessoas que possuem pouco". Padrão sofreu duras críticas do público que a acusou de preconceito e repudiou sua fala.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Fabrizio Ferraz, que tem base no município de Floresta, no Sertão do Estado, região que se destaca na produção e criação de caprinos, apresentou um voto de protesto à apresentadora e à produção do programa.

“É lamentável que alguém que tenha acesso ao grande público dispare uma fala preconceituosa como essa. A senhora Ana Paula Padrão ofendeu a todos os nordestinos, sobretudo, os sertanejos. Nós repudiamos veementemente as colocações dessa senhora, que demonstrou total desconhecimento e desrespeito às tradições do nosso país”, disse Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Com Assessoria de comunicação