05 julho 2023

Petrolândia/PE: O adeus ao Padre Zé Maria, o garanhuense que se apaixonou por Petrolândia e pelo Rio São Francisco; sepultamento teve homenagem do Coral Vozes do São Francisco

Durante o velório, o Coral Vozes do São Francisco, da Igreja Católica, cantou a música "Lembranças de Petrolândia", de autoria do padre, que foi maestro do coral durante sua passagem como pároco do município. A música foi composta por ele para um festival de música, promovido em 1984 pela Prefeitura de Petrolândia, na gestão de Dr. Francisco Simões de Lima. O festival foi realizado para selecionar a música que mais recordasse Petrolândia, cidade que vivia os últimos anos em sua antiga sede. A música composta pelo padre foi a vencedora (assista ao vídeo abaixo). - Fotos e vídeo: Assis Ramalho


Padre Zé Maria em frente ao altar da Igreja de São Francisco de Assis, na antiga Petrolândia (Fotos: Acervo pessoal de Cleidinha)

Amor à Petrolândia: Em sigilo, o Padre Zé Maria mandou construir seu jazigo no Cemitério São Francisco. ''A gente via essa catacumba sendo construída, mas não sabiamos que era dele. Soubemos hoje'', disse um dos coveiros do cemitério municipal, com quem nossa reportagem conversou. - foto: Assis Ramalho

Foi sepultado nesta quarta-feira, 05 de julho de 2023, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, sertão de Pernambuco, o corpo do padre José Maria de Almeida Leitão, mais conhecido como Padre Zé Maria. O sepultamento ocorreu no final da tarde, após o velório que aconteceu no Centro de Velório do Plano de Assistência Milênio (PAM), nesta cidade, onde foram prestadas as últimas homenagens ao padre que foi pároco de Petrolândia por cerca de cinco anos, nos anos 1980, antes da inundação de parte do município pela barragem de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

 Padre Zé Maria faleceu na última segunda-feira (03), no Hospital do Procape, no Recife. Antes de ser levado à capital, ele foi internado em Serra Talhada. Natural de Garanhuns, ele escolheu a cidade de Petrolândia para ser sepultado.

Durante o velório, o Coral Vozes do São Francisco, da Igreja Católica, cantou a música "Lembranças de Petrolândia", de autoria do padre, que foi maestro do coral durante sua passagem como pároco do município. A música foi composta por ele para um festival de música, promovido em 1984 pela Prefeitura de Petrolândia, na gestão de Dr. Francisco Simões de Lima. O festival foi realizado para selecionar a música que mais recordasse Petrolândia, cidade que vivia os últimos anos em sua antiga sede. A música composta pelo padre foi a vencedora. Vídeo abaixo

 

Durante o período em que foi pároco de Petrolândia, Padre Zé Maria também lecionou no Colégio Normal de Petrolândia, atual EREM Jatobá, professor de Ciências Sociais. Esse blogueiro e radialista Assis Ramalho foi um de seus alunos.
Antes da inundação da antiga Petrolândia, o padre retornou para sua terra natal, a cidade de Garanhuns. Após vários anos, ele decidiu voltar para Petrolândia, agora uma nova cidade, lugar escolhido por ele para o descanso eterno. Em sigilo, o Padre Zé Maria mandou construir seu jazigo no Cemitério São Francisco. ''A gente via essa catacumba sendo construída, mas não sabiamos que era dele. Soubemos hoje'', disse um dos coveiros do cemitério municipal, com quem nossa reportagem conversou. Padre Zé Maria foi homenageado em 1986 pelos concluintes de Magistério da Escola de Jatobá. A então formanda Cleide Souza (Cleidinha) revelou à nossa reportagem detalhes do evento. ''Lembro-me bem que ele foi o professor homenageado da nossa turma de Magistério do ano de 1986, da Escola de Jatobá (antes chamado de Colégio). Ele já tinha ido embora de Petrolândia, porém, foi o Patrono da nossa turma e veio de Garanhuns para celebrar a Missa de Solenidade de Formatura e Colação de Grau. Foi um momento de muita emoção para todos os formandos, equipe escolar, padrinhos, amigos e familiares, pois ele era muito querido, amado, estimado por todos. Um homem de uma sabedoria inigualável, excelente professor, amigo de todos, um padre talentoso, cheio de inspirações e realizações'', relembrou Cleidinha. Nicélia Menezes de Lima, integrante do Coral Vozes do São Francisco, foi secretária da Paróquia de São Francisco de Assis durante os cinco anos em que Padre Zé Maria foi pároco de Petrolândia. Bastante emocionada, ela fez um rápido relato à nossa reportgem sobre os tempos em que trabalhou com ele.
''Foi um convívio muito bom. Ele me respeitava, eu respeitava ele. Foi tudo de bom. Durante os cinco anos em que ele esteve em Petrolândia, eu fui sua secretária, eu fui escolhida por ele para ser secretária'', disse Nicélia, emocionando-se durante o relato.
  Descanse em paz, Padre Zé Maria, em Petrolândia, às margens das águas do Rio São Francisco que o senhor tão sensivelmente cantou.

Veja fotos vídeo da homenagem e despedida à Padre Zé Maria registradas por Assis Ramalho

Novo PAC vai incluir investimentos públicos e privados, diz Tebet


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, antecipou nesta quarta-feira (5) que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve ser anunciado pelo governo federal em breve, vai contar com três frentes: investimentos públicos, privados e parcerias público-privadas (PPP).

“O Brasil não tem investimentos públicos porque não controla suas finanças, o que nós estamos fazendo agora. Mas investimento público é insuficiente. O Brasil não tem dinheiro para resolver todos os seus problemas sozinho, até porque, viemos de uma pandemia, o Brasil saiu empobrecido, voltamos para o mapa da fome.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, Tebet citou um passivo muito grande “de não ações” que o atual governo encontrou no início do mandato. Segundo ela, o novo PAC vai funcionar como um pacote de projetos de investimento para fazer o país voltar a crescer.

“Teremos praticamente três linhas de frente: investimento público, com base no valor do orçamento, que é aquilo que o imposto do povo brasileiro paga; investimentos privados, através de concessões, rodovias, portos, aeroportos, ferrovias, capotagem, navegação. E também parcerias público-privadas, que a gente chama de PPP.”

“Estamos esperando o arcabouço ser aprovado para ver o quanto de espaço fiscal a gente vai ter – mais R$ 30 bilhões, menos R$ 30 bilhões – para falar o valor desse pacotão”, concluiu a ministra.

Por Agência Brasil

Cinco aeronaves buscam por passageiros e piloto de avião que desapareceu no Paraná


Aeronave que desapareceu na Serra do Mar/PR levava três pessoas - estão no avião Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, além do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.

De acordo com o Governo do Paraná, cinco aeronaves atuam nas buscas pelo monomotor que sumiu do radar na região da Serra do Mar, área de Mata Atlântica no Paraná.

O avião partiu de Umuarama, no noroeste do estado, com destino a Paranaguá, no litoral, na segunda-feira (3).

O reforço conta com um avião do modelo pelicano do Salvaero e um helicóptero Black Hawk, ambos da FAB, além de um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná e dois helicópteros com infravermelho do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

O apoio conta ainda com 16 militares do Corpo de Bombeiros que também realizam a varredura em solo.

Petrolândia: Poeta do povo, Tony Xavier é o aniversariante do dia e faz agradecimentos

 

Nesta quarta-feira, 05 de julho/2023, o poeta, compositor, cantor e blogueiro Tony Xavier completa mais um ano e recebe as felicitações de familiares e amigos.

Também faz agradecimentos, confira abaixo

Por mais um grande presente
Obrigado meu senhor
Guardarei dentro do peito
Com carinho e muito amor
Fico muito agradecido
Por você sou protegido
Obrigado meu senhor!


Poeta Tony Xavier
Obrigado sempre!

Blog de Assis Ramalho

Rogério Novaes, vice-prefeito de Petrolândia/PE lamenta a morte do padre José Maria de Almeida Leitão, que foi pároco do município na década de 80



“É com tristeza, que recebo a notícia do falecimento do padre José Maria de Almeida Leitão" (Padre Zé Maria), ex-pároco de Petrolândia, na década de 80.

Ele foi maestro do coral Vozes do São Francisco, e autor da música ''Lembranças de Petrolândia'', que venceu o concurso de música, em 1984 na velha e saudosa Petrolândia.

Querido pela comunidade, onde trabalhou junto aos que mais necessitavam durante toda a sua vida. Um pároco dedicado, de coração generoso, e cheio de alegria. Deixará saudades!

"Minhas orações e meus sentimentos pela sua perda”.

Rogerio Novaes
Vice- Prefeito
Petrolândia, 04/07/2023

Notícia relacionada