04 março 2014

Petrolândia: Bonecos de Walney Araújo animam evento em Serra Talhada

Walney Araújo e seus bonecos

Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, o artesão Walney Araújo, de Petrolândia, levou seus bonecos para Serra Talhada, onde animou evento da Sertamol.

Os bonecos de Walney Araújo também têm feito a alegria de blocos e foliões nas ruas de Petrolândia neste carnaval.

Para ver mais fotos, clique aqui>Bonecos de Walney Araújo

Fotos: Reprodução Facebook Walney Araújo

Suape: promessas não cumpridas (1)

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco e
Coordenador geral do Fórum Suape Espaço Socioambiental

Promessas são compromissos assumidos por quem as faz. Seus ouvintes, em princípio, acreditam que serão cumpridas. Na política, lamentavelmente, não é assim. Faz parte de nossa cultura prometer algo que muitas vezes, sabe-se de antemão, não será cumprido. Mesmo assim se promete.

Em Pernambuco, de onde se “fala para o mundo”, se propagandeia que aqui nasceu a “nova política”. Que em nada difere da “antiga” praticada desde sempre. Todavia os marqueteiros batem nesta tecla, tentando arregimentar votos para o governador, pré-candidato na disputa presidencial.

Aqui se promete muito mais. E se cumpre menos ainda (será esta a “nova política”?). Vejamos o caso emblemático do Complexo Industrial Portuário de Suape, para alguns a redenção de Pernambuco, quiçá do Nordeste e do Brasil.

No modelo adotado busca-se atrair refinarias, estaleiros, termoelétricas e petroquímicas – empresas que estão no topo das que mais agridem o meio ambiente. Acontece que o território do Complexo era habitado, há mais de meio século, por mais de 15 mil famílias nativas, todas dependentes da agricultura familiar e da pesca. Para se livrar desses posseiros indesejados, se iniciou um processo de expulsão com sérios impactos socioambientais. E é aí que começam as promessas, tanto para os moradores como para a sociedade pernambucana, visando justificar a insanidade da brutalidade que se cometia, contra o meio ambiente e contra os moradores da região. Algumas dessas promessas são citadas a seguir.

Petrolândia: Amigos promovem 1ª Farra do Frango no tradicional encontro do Bar do Régi




Na noite desta segunda-feira de Carnaval, dia 3, o grupo de amigos que se reúne tradicionalmente às segundas-feiras durante a noite para saborear o frango do Bar do Régi, marcou a passagem do carnaval com a 1ª Farra do Frango.

Sem música, em respeito ao luto da família de Régi e Andréia Queiroz, a reunião foi animada com a alegria e descontração dos amigos reunidos que, com bom humor e criatividade, não deixaram o carnaval de 2014 passar em brancas nuvens.

Até estandarte foi confeccionado para celebrar a confraternização carnavalesca. Se Deus permitir, esta Farra do Frango foi a primeira de muitas que ainda virão.

A reunião semanal às segundas-feiras é um encontro para colocar em dia a conversa, relaxar e debater, no qual os amigos se revezam no pagamento do frango, vendido por Régi.

O Bar do Régi localiza-se na rua Bela Vista, nº 76, na Quadra 01 de Petrolândia..

Para ver mais fotos, clique aqui>1ª Farra do Frango no Bar do Régi

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier