20 outubro 2018

Aplicação do Enem terá quatro horários diferentes; Em Pernambuco portões fecham às 12h00


Horário de verão começa no dia do exame, por isso, é importante ficar atento 

O Ministério da Educação (MEC) alerta os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 que a partir do primeiro dia da aplicação das provas, 04 de novembro, o país terá quatro fusos horários diferentes. Devido ao horário de verão, que entrará em vigor no mesmo dia da prova, os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados.

O relógio deverá ser adiantado em uma hora à meia noite de sábado (3) para domingo (4) pelos estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Neste grupo de estados, com exceção de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a abertura dos portões dos locais das provas será às 12 horas e o fechamento às 13h.

Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio solicita à prefeitura construção de calçada no espaço da feira livre da Av. Auspício Valgueiro de Barros


Fotos: Assis Ramalho/BlogAR
 

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite de quarta-feira (17), o vereador Toinho de Eugênio [SD] apresentou indicação para solicitação à Prefeitura pleiteando a Construção de calçadas na área total da feira livre entre as quadras 10 e 13, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros.

Na mesma reunião o vereador também apresentou indicação para solicitação à Prefeitura pleiteando a Construção de abrigos nos pontos de paradas de ônibus, vans, táxi e mototáxi no Bairro Nova Esperança.

Notícias relacionadas a Sessão Ordinária da Câmara de Petrolândia na quarta-feira (17)
>Petrolândia: Com pouco público presente, Câmara Municipal realiza reunião com discursos acalorados; veja o que foi discutido (vídeos)

Assista ao vídeo do discurso do vereador Toinho de Eugênio na reunião Ordinária do dia 17/10/2018


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

DIA DO POETA: Parabéns á todos os poetas de Petrolândia e de todo Brasil

Poeta Tony Xavier

Parabéns á todos os Poetas
Por Tony Xavier - O Poeta do povo

Me sentindo feliz junto a vocês
Eu expresso a minha alegria
Numa data importante deste mês
Que relembra o Poeta neste dia
Me sentindo assim iluminado,
E por Deus que nos tem abençoado
Ao nos dá esse dom da poesia.

Sou eterno aluno deste tema
Que enriquece a nossa região
Esse dom já não é nenhum problema
Pode ser na verdade a solução.
Pois a rima me trás a alegria,
Transformando assim a poesia,
Na beleza que existe no sertão.

Esse dom, não fui eu que escolhi
Na verdade foi Deus que me ensinou
O com ele assim eu aprendi
Á seguir os caminhos que indicou
E assim vou vivendo com alegria,
Escrevendo feliz, á Poesia,
Nesse dom genial que ele criou

Sou feliz sou Poeta sou assim
E pra sempre á ele agradeço
Pelo dom que ofereceu para mim,
Na verdade nem sei se eu mereço;
Escrever me faz bem me faz sonhar,
E só cabe a mim, eu aceitar,
Cada dia é um novo recomeço

Dia Mundial da Osteoporose: especialistas explicam como evitar a doença que atinge 15 milhões de brasileiros


Condição é caracterizada pela diminuição da capacidade óssea, tornando a pessoa mais suscetível a ter fraturas.

Neste sábado (20/10) é lembrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A data, instituída pela Federação Internacional da Osteoporose (IOF), em 1997, visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção e cuidados com a doença. Esta doença se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

De acordo com a IOF, a cada três segundos, uma pessoa sofre uma fratura decorrente da osteoporose, responsável por 8,9 milhões de fraturas por ano no mundo. Estima-se ainda que uma em cada três mulheres ou um em cinco homens com mais de 50 anos sofreram ou ainda vão sofrer alguma lesão osteoporótica.

No Brasil, a doença atinge 15 milhões de pessoas. O médico ortopedista, subespecialista em cirurgia de coluna menos invasiva, da Ortosul, Rodrigo Souza Lima explica que esta é uma doença que não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Segundo ele, a osteoporose só aparece com o agravamento da doença ou quando há fraturas. "Os indícios podem ser: a diminuição da estatura ao decorrer dos anos, fraqueza nos ossos, dor na região lombar e torácica decorrentes de fratura nos ossos da coluna vertebral e encurvamento da postura", pontua.

Petrolândia: Keven Vip é atração hoje no Bar e Restaurante Maria Fumaça; amanhã é a vez de Edy Ferreira e Keco Cavalcanti


Venha curtir o Final de Semana mais animado da cidade no Maria Fumaça com as melhores atrações musicais.

O Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.
Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Aniversariante do dia, garotinho Vitor Gabriel completa 9 anos e recebe mensagem de parabéns da mãe Suely


Neste sábado, 20 de outubro/2018, o garotinho Vitor Gabriel completa 9 anos de vida. Na oportunidade, a mãe  Suely felicita o filho com bonita mensagem.

Hoje posso afirmar com toda a certeza que não existe nada maior, melhor e mais verdadeiro que o amor de uma mãe para um filho. Você é a minha maior motivação para ser uma pessoa melhor a cada dia. Eu estarei com você até o último dia da minha vida!

Suely e Cícero

Crânio de Luzia é encontrado nos escombros do Museu Nacional

A direção do Museu Nacional anunciou que encontrou o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, com cerca de 11 mil anos, nesta sexta-feira 19

A direção do Museu Nacional anunciou que encontrou o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, com cerca de 11 mil anos, nesta sexta-feira 19.

O anúncio foi feito pela arqueóloga Cláudia Rodrigues, que coordena a escavação dos escombros do museu, que pegou fogo no dia 2 de setembro.

Claudia informou que o crânio sofreu alterações em razão do incêndio, que consumiu a maior parte do acervo de 20 milhões de itens.

"Nós conseguimos recuperar o crânio de Luzia. É claro que, em virtude do acontecimento, ele sofreu alterações, tem alguns danos. Mas nós estamos comemorando", disse a arqueóloga. "O crânio foi encontrado fragmentado, e a gente vai trabalhar na reconstituição. Pelo menos 80% dos fragmentos foram identificados."

Diário de Pernambuco

Raposa, gavião, preguiça, papagaios e cascavéis são entregues à CPRH

Com exceção dos papagaios, que eram criados em cativeiro, animais silvestres foram resgatados no Grande Recife (Foto: CPRH/Divulgação)

Uma raposa encontrada em um galpão, três papagaios que eram criados em cativeiro, uma preguiça que apareceu em um condomínio, um gavião ainda filhote visto preso em arbustos e duas cascavéis – uma resgatada pelo Corpo de Bombeiros e outra entregue ao mesmo grupamento por um morador. Esses são os novos animais silvestres – encontrados no Recife e municípios da Região Metropolitana – que passarão por avaliação e acompanhamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), antes de serem devolvido à natureza.

A raposa comum (Cerdocyon thous), que chegou a ser confundida com um cachorro, foi vista na noite da quinta-feira (18) entocada em ferragens de um depósito de uma divisão do Consórcio Grande Recife que fica próximo à Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. Foi então resgatada e alimentada. A entrega foi feita na manhã desta sexta (19) pelo supervisor de Manutenção Robson Oliveira no próprio Cetas, no Bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife.