01 junho 2023

Ação preventiva de combate à Sigatoka Negra visa proteger bananais em PE

A banana é destaque local com movimentação de R$ 500 milhões anualmente (Foto: Divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, criou uma Comissão para planejar ações de controle da SIGATOKA NEGRA, que atinge os bananais. “Vamos avaliar e realizar um diagnóstico, a fim de apresentar um plano de controle da doença”, destaca Aloísio.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, com participação da Adagro, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretárias Municipais de Agricultura, além de produtores de banana e suas associações.

A primeira reunião da Comissão foi realizada na terça-feira (30/05), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. Participaram da reunião: Elivano Feitoza e Manoel Araújo (SDA), representando o secretário Aloísio Ferraz, o diretor de Pesquisa do IPA, Henrique Casttelleti, a pesquisadora Regina Ceres, Jurandir Barbosa Cavalcante, pela Adagro, e Enázio Márcio de Lima, da cooperativa de Desenvolvimento Sustentável de São Vicente Ferrer -CODESF.

Petrolândia: Dia dos Namorados: Compre o presente do seu amor na Dbrum Modas e Concorra à prêmios


O amor está no ar e os descontos também! Aproveite as ofertas especiais de Dia dos Namorados da DBrum Moda se encontre o presente perfeito para demonstrar todo o seu carinho.

Compre o presente do seu amor na lojas DBrum Modas e concorra a uma linda cesta (Imagem acima).

A loja DBrum Modas fica situada na Avenida Manoel Borba, nº 74, ao lado da Eletroléo) no centro de Petrolândia.

APROVEITE!

Blog de Assis Ramalho
Informação:  Loja DBrum Modas

Petrolândia: Vereadora Adelina Martins solicita Instituir no Calendário de Datas Comemorativas do Município o dia de proteção e manifestação contra a violência doméstica e familiar


A Vereadora Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto apresentou em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, nesta segunda-feira (29/05/2023), indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques, Projeto de Lei Municipal, visando “Instituir no Calendário de Datas Comemorativas no âmbito do Município de Petrolândia-PE o dia de proteção e manifestação contra a violência doméstica e familiar.” .

INDICAÇÃO Nº 045/2023

A Vereadora Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto , nos termos do Artigo 156, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Petrolândia,

JUSTIFICATIVA DA VEREADORA

O pleito em epígrafe, visa reforçar o vínculo da família, com a escola e com a sociedade na formação integral do indivíduo para melhor se adaptar e respeitar as leis relativas à violência no ambiente doméstico e familiar.

Para tanto, necessário seria,estabelecer uma data no calendário oficial da cidade e de enfatizar a Lei Maria da Penha e demais leis, devendo ser de conhecimento de todo o povo pretrolandense que o Município de Petrolândia-PE, repudia qualquer ato de violência doméstica e familiar e que politicas publicas serão realizadas visando reduzir quaisquer tipos de agressão que ocorra no ambiente familiar, tudo isso em conjunto com as escolas e a sociedade.

Assim sendo, considerando os motivos acima elencados, justifico o presente pleito, dada a importância efetiva de sua viabilização com a máxima brevidade possível, razão pela qual, submeto a proposição em epígrafe à avaliação e inconteste aprovação dos Nobres pares.

Sala das Sessões, em 29 de Maio de 2023.
Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto
Vereadora PODEMOS

Blog de Assis Ramalho
 

                                  

Petrolândia e região: Secretário nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho cumpre agenda no sertão de Pernambuco

Cristiano Ramalho, secretário nacional da Pesca Artesanal -visita nesta quinta (1º) a Vila dos Pescadores em Petrolandia onde se reunirá com pescadores e pescadoras artesanais. Nesta sexta-feira, 02/06, na parte da manhã, o Secretário visitará o mercado do Peixe do Mercado Público de Petrolândia, para conhecer a infraestrutura de comércio onde Boa parte da producao pesca artesanal é comercializada.

O Secretário Nacional da Pesca Artesanal, órgão ligado ao Ministério da Pesca e Aquicultura (SNPA/MPA). O prof. Dr. CRISTIANO W. N. RAMALHO, cumpre agenda no sertão de Pernambuco com reuniões e vistas a comunidades pesqueiras da região.

Nesta quinta-feira (1º//06/2023), o Secretário visita a Vila dos Pescadores em Petrolandia onde se reunirá com pescadores e pescadoras artesanais integrante da Colonia Z 23 de Perrolandia para conhecer a dinâmica da pesca na região e a realidade de vida dos Pescadores e Pescadoras da região do São Francisco. 

Nesta sexta-feira, 02/06, na parte da manhã, o Secretário visitará o mercado do Peixe do Mercado Público de Petrolândia, para conhecer a infraestrutura de comércio onde Boa parte da producao pesca artesanal é comercializada.

Na parte da tarde, o  Secretário segue para   o município de Floresta, onde a aprtir das 14hs se reunim  com as lideranças d pesca artesanal das comunidades dos Sertão do São Francisco, Mocotó e Pajeu. Na ocasião se juntara ao Secretário o Ministro da Pesca e Aquicultura o Senhor André de Paula.

A atividade faz parte de uma articulada pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e a Articulação das Comunidades de Pescadores do Sertão de Pernambuco.  O objetivo geral da atividade é a apresentar para o órgão de gestão e controle da pesca a realidade da pesca artesanal desenvolvida no sertão do Estado. 

Estima-se que na região compreendida do sertão e parte do agreste Pernambuco a existência de 5 mil famílias que tem na pesca sua principal fonte de renda. No município de Floresta, com aproximadamente 270 Pescadores na atividade cadastro junto a Colonia dos Pescadores Z 29, a produção oriunda da atividade artesanal foi de aproximadamente 210 t de oescado em 8 meses de atividade. E estima-se que a pesca gerou e fez circular na economia do município d Floresta, R$ 1.5 milhão de reais.

As discussões e política  sobre a pesca em Pernambuco estão sempre centrada na pesca litorânea. A exemplo da política estadual de fortalecimento da Pesca Artesanal Criada em 2015 pelo governo Eduardo Campos e que até oomento não incluiu nas ações de implementação bem como nos espaços de controle social e gestao as comunidades pesqueiras. 

Pela primeira vez em 20 anos de idas e vindas do Ministério da Pesca e Aquiciltura que um ministro  é o secretário nacional, vem a região do sertão para conhecer e ouvir as demandas das comunidades pesqueiras.

Blog de Assis Ramalho