30 julho 2025

Vereador de Petrolândia Naldo da Ambulância agradece ao prefeito atendimento de indicação para melhorias na Agrovila 08 do Bloco 03, no Projeto Icó-Mandantes


Indicação atendida!

Quero agradecer ao prefeito Fabiano Jaques Marques, Ao Vice-Prefeito Rogerio Novaes por atender à minha Indicação nº 073/2021, que solicita melhorias para calçamento da agrovila 08 bloco 03 projetos ico-mandantes.

Fico muito feliz em ver essa demanda sendo atendida, pois sei da importância dessa melhoria para os moradores da agrovila 08 bloco 03. Bem como as demais, Cada indicação que apresento na Câmara é fruto da escuta e do compromisso com a nossa gente.

Seguimos firmes, com responsabilidade e dedicação, trabalhando por uma Petrolândia cada vez melhor!

Ednaldo Cruz Oliveira
Naldo da Ambulância
Vereador - PSD


Via Assessoria Édio Braga Brasil

Raquel Lyra recebe participantes do 8º Grito da Terra e reforça compromisso do Estado com os trabalhadores rurais pernambucanos

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra atendeu, nessa terça-feira (29), participantes do 8⁰ Grito da Terra Pernambuco, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetape), em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRs) e com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado (Fetaepe). Segundo a organização, o ato contou com cerca de dois mil trabalhadores rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Uma comissão levou as reivindicações do grupo à governadora, que as ouviu e garantiu que serão trabalhadas no âmbito da gestão estadual, dando um importante passo em direção à justiça social e à sustentabilidade no campo e na cidade. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença do deputado federal Carlos Veras e do deputado estadual Doriel Barros.

“Nós teremos uma agenda de diálogo permanente com a mulher e o homem do campo, e quero desde já agradecer a confiança de todos os que participaram desse ato. Eu não tenho dúvida nenhuma que no nosso governo há total disposição para o trabalho em todas as frentes aqui apresentadas, o que inclusive já temos conseguido fazer, mas vamos buscar fazer de forma mais integrada. Estamos juntos, pois queremos que o trabalhador rural possa viver e incrementar a sua renda. Contem conosco em todas as pautas aqui colocadas”, observou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, a reunião foi muito importante porque diversas pautas de interesse dos agricultores familiares pernambucanos puderam ser discutidas. “Algumas dessas pautas foram a regularização fundiária e o crédito fundiário, que continuarão a ser amplamente priorizados pelo Governo do Estado. Tratou-se também da expansão do programa CNH Rural, do apoio técnico e da assistência técnica para o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. Ou seja, o Governo de Pernambuco, mais uma vez, reforça seu compromisso com a agricultura familiar”, pontuou o secretário.

Famílias que Construíram Petrolândia - Episódio 11/13


> 🎖️ Famílias que Construíram Petrolândia

🎬 Episódio 11/13


🌸 MATRIARCAS - Hoje apresentamos mulheres que representam todas as demais que, no silêncio do dia a dia, construíram nossa história.

Trabalharam, criaram filhos, deixaram raízes.

Seguimos florescendo com elas.

👉 Vai lá na postagem e conta o que você conhece sobre elas. Assim, você ajuda a manter viva essa memória!

#Matriarcas #HistóriaViva #IGHPetrolândia #MulheresDoPovo



35 Segundos...Por: Fernando Batista


A existência feminina mais uma vez sofre os agravos da violência. Foram 35 segundos e 61 socos. A jovem moça atacada brutalmente por um ser vil, covarde e desprezível, sem nenhuma chance de ser libertar do flagelo que a acabrunhava.

Qualquer que seja a pena, nunca será tempo suficiente para que o agressor pague imperdoável ato. Os 35 segundos para a vítima foram uma eternidade. Não conseguiu gritar sua independência, correr atrás da alforria que lhe abriria a porta do elevador para que permitisse a fuga do corpo ensanguentado.

A reconstrução do seu rosto será possível a partir da medicina. Os destroços de sua alma e do seu psicológico levará mais tempo. Porém, as cicatrizes contarão uma história de superação que haverá de ser celebrada.

35 Segundos...
Por: Fernando Batista

Com adiamento e exceções, governo e empresários recebem tarifaço com alívio cauteloso


Lula e Alckmin - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Agência O Globo

A confirmação do tarifaço sobre os produtos brasileiros pelos Estados Unidos foi recebida com um alívio cauteloso pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva e por empresários. Donald Trump decidiu impor a taxa de 50% daqui a sete dias, e não em 1º de agosto, o que dá mais tempo para a negociação, e ainda retirou uma série de produtos da medida, como laranja, aviões, aço e combustíveis.

A avaliação inicial do Palácio do Planalto, da equipe econômica e da diplomacia é de que houve uma "inflexão" do governo americano em relação aos impactos econômicos, o que é lida como uma "pequena vitória" do governo brasileiro e dos setores mais afetados. No entanto, os integrantes do governo dizem que a situação ainda inspira cuidados, até porque produtos importantes foram afetados, como carne e café.

Roberto Carlos confirma show no Recife, no Geraldão, em outubro; veja como comprar ingressos


Roberto Carlos faz show no Recife em outubro - Foto: Caio Girardi/Divulgação

O Rei Roberto Carlos desembarca no Recife com a turnê ''Eu Ofereço Flores'' no dia 11 de outubro, às 20h, no Ginásio Geraldão. O cantor capixaba traz no repertório a música-título e muitos clássicos da carreira, como ''É Preciso Saber Viver'' e ''Lady Laura''. Venda de ingressos começa nesta quinta-feira (31), a partir das 12h, através do site Eventim (www.eventim.com.br) e nos quiosques da Ingresso Prime, no Shopping RioMar.

Em dezembro passado, Roberto Carlos realizou a abertura da Virada Recife 2025, reunindo milhares de pessoas na praia do Pina, incluíndo os aficionados que acamparam durante o dia para garantir um bom lugar na apresentação do Rei. O show ''Eu Ofereço Flores'' é fruto do lançamento da canção de mesmo nome, em 2023, como forma de agradecimento aos fãs.

Em mais de seis décadas de carreira, Roberto Carlos lançou 70 álbuns no Brasil, se consolidando com canções românticas, contendo diversos sucessos que viraram trilha sonora de novelas da televisão, como ''Abrazame Así'', "A Volta", "A Mulher que Eu Amo" e "Esse Cara Sou Eu". O show na capital pernambucana vai atravessar diversas gerações, reunindo clássicos e músicas em diferentes idiomas.

Não vão faltar candidatas(os) para a acirrada disputa pela rosa beijada e jogada pelo Rei, em um dos momentos mais aguardados da noite. Quem vai tentar a sorte?

SERVIÇO
Roberto Carlos - Turnê ''Eu Ofereço Flores''
Quando: 11 de outubro, 20h
Onde: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Av. Mal. Mascarenhas de Morais,7787, Imbiribeira
Ingressos: a partir de R$ 90 no site Eventim e nos quiosques da Ingresso Prime, no Shopping RioMar
Informações: @festacheia.

Folha de Pernambuco

Petrolândia: Deta Agricultura tem toda a linha de material para tornar a produção rural mais eficiente; Faça uma visita

 

Faça uma visita a Deta Agricultura e conheça toda a linha de material para tornar a produção rural mais eficiente, com foco em produtos para irrigação.

Deta Agricultura conta com uma vasta gama de produtos para atender ao homem do campo e da cidade. Trabalha com produtos para irrigação a exemplo de bombas, motores, adubos, tubos e conexões etc..

Deta Agricultura tem bom preço, bom atendimento e faz entrega em domicílio!

Deta Agricultura
Rua São Francisco. - centro de Petrolândia
Tel. para contato: (87) 99802-0362 - WhatsApp

Quem era Dayana Lima, diretora de marketing digital de Pablo e É o Tchan, que morreu em acidente na Bahia



Dayana Lima era responsável pelo marketing digital de Pablo, É o Tchan e outros artistas — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por g1 BA

A diretora de marketing digital Dayana Nataly Bezerra Lima, que morreu em um acidente de carro nesta terça-feira (29), na Bahia, era sócia de uma empresa que trabalhava com diversos artistas baianos, como o cantor de arrocha Pablo e a banda de pagode É o Tchan.

A vítima, de 37 anos, voltava da cidade de Feira de Santana, vizinha a Amélia Rodrigues, com a equipe de Pablo, quando o carro saiu da pista e capotou. Além dela, dois homens, que não tiveram os nomes divulgados, estavam no veículo. Eles ficaram feridos. O artista já estava em Salvador.

Além do cantor de arrocha Pablo e da banda de pagode É o Tchan, o grupo Toque Dez e o cantor Silfarley, ambos do arrocha, o grupo Cheiro de Amor e o cantor Felipe Papazoni também eram atendidos por Dayana Lima.

Com Pablo, Dayana estava há mais de três anos. Nas redes sociais, ela aparece com o cantor em vários momentos. Em um desses registros, no início deste ano, a profissional classificou o grupo como "segunda família" dela.

Em dezembro do ano passado, a diretora de marketing digital vibrou pelo alcance de 3,5 bilhões de streams no canal de Pablo no YouTube. "Maior artista do arrocha", descreveu na legenda.

Petrolândia: Dr. Waldir Tenório (Cardiologista) atende na Petroclínica nesta quinta (31)

 


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que o Cardiologista Dr. Waldir Tenório irá atender nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025.

Informações e agendamentos pelo (87) 9.9634-2910 ( Dra Jacilene), ou (87) 9.9805 0774 (Atendente da Petroclínica).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Mães de Pernambuco: governo abre 1.788 vagas para mulheres receberem R$ 300 mensais; veja como participar

Cartão do programa Mães de Pernambuco — Foto: Vinicius Lins/Divulgação

O governo do estado abriu mais 1.788 vagas no programa Mães de Pernambuco, que oferta auxílio de R$ 300 para mulheres de baixa renda. Só pode participar quem recebe o Bolsa Família, e é possível se inscrever até o dia 24 de agosto, pela internet.

De acordo com o governo estadual, desde o lançamento desse programa, em março, mais de 128 mil mulheres foram beneficiadas.

As mulheres selecionadas terão o pagamento do auxílio liberado no dia 5 de setembro. As beneficiárias serão selecionadas por um ranking formado com dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, considerando aspectos que as põem em maior situação de vulnerabilidade social.

No momento do cadastro, ao informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento, o sistema informa imediatamente se a mulher será contemplada, ou a posição da candidata na lista de espera do programa.

Quem pode se cadastrar

Podem se inscrever no programa Mães de Pernambuco as mulheres que cumprem, simultaneamente, os seguintes critérios:

* Ser responsável familiar;

* Morar em Pernambuco;

* Receber Bolsa Família, com dados do CadÚnico atualizados;


* Estar gestante, ou ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;

* Não ter emprego formal.

Como se inscrever

* É preciso acessar o site e, em seguida, informar o NIS e a data de nascimento;

* O sistema, de forma automática, vai informar se a mulher está elegível e dentro das vagas. Caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera;

* Os cartões para recebimento do benefício serão entregues na casa das beneficiadas, mas, em caso de não recebimento, o valor também pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, apresentando documento com foto;

* Também é possível movimentar o valor por meio do aplicativo Caixa Tem;

Em caso de dificuldades, é possível entrar em contato com a Ouvidoria Social pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou por meio de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e NIS.

Por g1 Pernambuco

Pelos braços da lembrança - Por Fernando Batista

 

Pelos braços da lembrança 

Por Fernando Batista
 
Hoje amanheci com minhas memórias acesas. Elas ardem como que lenhas na lareira. Não há ordem no que me recordo, mas é interessante como o passado flui tal qual rio impetuoso e apressado.
 
Um volume imenso de horas vividas, estações terminadas. Vêm à memória como correnteza, arrastadas pelos quatro cantos do meu corpo. Alegrias, tristezas, cheiros e choros,rostos que a memória alcança e preenche com a voz.
 
´ É involuntário este retorno aos inícios. Sou amparado pela pedagogia das lembranças. Em seus braços sou carregado ao cerne do meu credo, ao coração do meu estatuto

Alvo de Trump, Moraes não tem conta, bens nem investimentos nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro Alexandre de Moraes — Foto: Fotos de Tasos Katopodis/Getty Images via AFP e Brenno Carvalho/O Globo

Alvo da aplicação da Lei Magnitsky, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não tem bens, nem conta, nem investimentos nos Estados Unidos. Além disso, o ministro não fez questão de renovar seu visto para entrada no país, pois não é um frequentador assíduo.

A sanção a Moraes, por meio da Magnitsky, consta no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que administra e aplica programas de sanções, e também no site do Departamento de Tesouro. A lei é usada para punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afetam os sancionados principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas.

De acordo com o governo dos EUA, qualquer empresa ou bens relacionados ao ministro nos EUA estão bloqueados. Cidadãos norte-americanos também estão proibidos de fazer negócios com o ministro.

Em 18 de julho, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, havia anunciado a revogação de vistos de ministros do STF e de seus parentes, com a citação nominal a Moraes.

Na justificativa das ações contra ministros do STF, e especificamente contra Moraes, o governo norte-americano cita o processo na Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que virou réu por tentativa de golpe de Estado após perder a eleição de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trump chegou a dizer que a Justiça brasileira promovia uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

Por Manoela Alcântara - Metrópoles



Tarifa de 50% dos EUA tem longa lista de exceções: veja quais

 Foto: Joédson Alves/Agência Brasil e Evan Vucci/AP

Por g1 — São Pualo

Apesar de ter anunciado uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, o governo dos Estados Unidos decidiu deixar vários itens de fora da cobrança. (Confira na lista abaixo)

A lista de produtos isentos foi divulgada nesta quarta-feira (30), junto com o decreto oficial assinado pelo presidente Donald Trump.

Segundo o texto, continuam livres da tarifa extra produtos como alimentos enviados como suco de laranja, combustíveis, veículos, peças de avião e alguns tipos de metais e madeira.

Essas exceções foram incluídas no anexo da ordem executiva e valem a partir da data em que a medida entra em vigor.

A taxação deve impactar significativamente as exportações brasileiras. No entanto, a lista de isenções pode representar um alívio para setores como o aeronáutico, energético e agrícola.

Confira os principais itens que não serão afetados pela alíquota adicional

EUA sancionam Moraes com lei Magnitsky, usada pelo país para punir estrangeiros

© Antônio Augusto/STF


Por Redação g1

O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, sancionou nesta quarta-feira (30) o ministro do STF Alexandre de Moraes com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA — usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mencionou diretamente uma suposta "caça às buxas" tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro como alvo por parte do ministro.

"Alexandre de Moraes assumiu para si o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos Estados Unidos e do Brasil", disse Bessent.

“Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos judicializados com motivação política — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará responsabilizando aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, afirma o secretário, em comunicado.

No último dia 18, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, havia anunciado a revogação de vistos americanos de ministros do STF e seus parentes, citando Moraes nominalmente.

Para justificar a medida, o secretário americano citou o processo que corre no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é tornou réu por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Lula (PT) em 2022.

Trump assina decreto que impõe tarifa de 50% ao Brasil

Montagem mostra Trump e Lula — Foto: Eduardo Munoz/Reuters; Ricardo Stuckert/Divulgação via Reuters

.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida oficializa o percentual mencionado pelo republicano em carta enviada ao presidente Lula neste mês.

Segundo a Casa Branca, a medida foi adotada em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. (veja abaixo a íntegra do texto)

O comunicado afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.

A Casa Branca cita “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, classificando essas ações como “graves abusos de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é citado no texto como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF”.

“Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento”, diz o comunicado.

Além disso, a Casa Branca também cita o caso do blogueiro Paulo Figueiredo, residente nos EUA e alvo de processo criminal no Brasil por declarações feitas em território americano, como exemplo de violação à liberdade de expressão.

“O presidente Trump está defendendo empresas americanas contra extorsão, protegendo cidadãos americanos contra perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana contra censura e protegendo a economia americana de ser sujeita a decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico”, afirma a Casa Branca.

Além das tarifas, o comunicado justifica o bloqueio de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal, por serem considerados responsáveis por “censurar a liberdade de expressão protegida nos EUA”.

No dia 18, os EUA revogaram os vistos americanos dos ministros Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi sancionado. Os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux ficaram de fora da lista.

Segundo a Casa Branca, preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender empresas americanas contra “censura forçada” continuará sendo prioridade na estratégia de política externa de Trump.

“O presidente Trump ordenou ao secretário Rubio que revogasse os vistos pertencentes ao ministro Moraes, seus aliados no Tribunal e seus familiares imediatos por seu papel em permitir as violações de direitos humanos contra brasileiros e violações de liberdade de expressão contra americanos”, diz o texto.

Veja o comunicado da Casa Branca na íntegra

Pé-de-Meia: nascidos em maio e junho recebem nesta quarta (30) o pagamento da quinta parcela de R$ 200

© Antônio Cruz/Agência Brasil

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Os participantes do programa Pé-de-Meia nascidos nos meses de maio e junho recebem nesta quarta-feira (30) o pagamento da quinta parcela, de R$ 200, ​​​correspondente ao incentivo-frequência às aulas. O valor é destinado a estudantes da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, nesta etapa, cerca de 3,3 milhões de alunos de escolas públicas receberão o benefício.

Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem até o dia 4 de agosto, conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

Petrolândia: Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende na Climagem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras a partir das14h; agende já sua consulta

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que  Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras a partir das 14 hs

As consultas podem ser agendadas - com antecedência - no local ou pelo (87) 9.9818-5164.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize.

A CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Também tem nutricionista, psicóloga, entre oitros especialistas. Venha você também cuidar da sua saúde!

Por Redação Blog de Assis Ramalho



Famílias que Construíram Petrolândia. Episódio 10/13


Uma medalha.

Um gesto simbólico.

Um reencontro com o passado que ainda pulsa entre nós.

📍As famílias homenageadas representam tantas outras — invisíveis aos olhos do presente, mas profundamente presentes na alma da cidade.

🌆 Entre o ontem e o agora, o que nos une é a memória que resiste ao tempo, à mudança, à água que levou, mas não apagou.

📽️ Assista. Relembre. Compartilhe.

Porque memória também se constrói em movimento.

https://www.instagram.com/reel/DMtKgEnJulb/?igsh=MWZ3b3E4MGFtaDlzag==

🎖️ Famílias que Construíram Petrolândia.

Episódio 10/13

Uma medalha.

Um gesto simbólico.

Um reencontro com o passado que ainda pulsa entre nós.

📍As famílias homenageadas representam tantas outras — invisíveis aos olhos do presente, mas profundamente presentes na alma da cidade.

🌆 Entre o ontem e o agora, o que nos une é a memória que resiste ao tempo, à mudança, à água que levou, mas não apagou.

📽️ Assista. Relembre. Compartilhe.

Porque memória também se constrói em movimento.



Blog de Assis Ramalho

VEJA TAMBÉM

Tarifaço: governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com Lula


© Divulgação/Porto de Santos

Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Os governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para discutir o tarifaço sobre as exportações brasileiras anunciado pelos EUA. Segundo o consórcio, diante do anúncio, foi dado início a uma articulação “emergencial” com a APEXBrasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o objetivo de proteger os setores produtivos da região e evitar prejuízos à economia e ao emprego nos estados nordestinos.

A iniciativa visa um maior alinhamento com o governo federal em torno das medidas a serem tomadas para enfrentar o tarifaço. Os encontros estão previstos para a terça (5) e quarta-feira (6) da próxima semana após o prazo dado pelo governo estadunidense para impor a taxação de 50% sobre todas as exportações brasileiras, na sexta-feira (1º).

Segundo a articulação dos governadores nordestinos, as tarifas norte-americanas atingem diretamente cadeias produtivas estratégicas da região, como fruticultura, apicultura, setor têxtil, calçadista, metalmecânico e indústria automotiva.

“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Número de ressarcimentos pelo INSS chegará a 1,2 mi até 31 de julho

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

Até a próxima quinta-feira (31), cerca de 1,2 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos serão ressarcidos, disse nesta terça-feira (29) o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. Em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), ele apresentou o balanço atualizado das restituições.

Segundo Queiroz, o número de 1 milhão de pagamentos foi alcançado nesta terça-feira (29). O ministro afirmou que o número de aposentados e pensionistas que receberão de volta o valor descontado subirá para 1.238.779 até o fim do mês. Isso equivale a 91,4% das adesões ao acordo de ressarcimento. “É muita coisa em menos de dez dias”, afirmou o ministro.

Até agora, informou o INSS, 1.354.616 segurados aderiram ao acordo de ressarcimento, o que equivale a 58,1% das pessoas aptas. De acordo com o órgão, 2.330.094 comunicaram ter recebido descontos indevidos de entidades de aposentados e pensionistas e não foram ressarcidos pelas associações, requisito para aderir ao acordo.

O ressarcimento custará R$ 3,3 bilhões ao governo em créditos abertos por medida provisória. Por se tratar de créditos extraordinários, o dinheiro está fora do arcabouço fiscal e não contará para o cumprimento das metas de resultado primário nem de limite de gastos do governo.

Terremoto de magnitude 8,8 provoca tsunami na Rússia, Japão e Havaí; países do Pacífico estão sob alerta

Ponto vermelho mostra local de tremor de magnitude 8,8, na costa leste da Rússia, em 29 de julho de 2025 — Foto: USGS

Por Wesley Bischoff, g1 

Um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira (30), pelo horário local — noite de terça-feira (29), no Brasil. O fenômeno também foi registrado no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos. Autoridades emitiram alertas para risco de ondas destrutivas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico.

No Havaí, as ondas atingiram a costa na madrugada. Voos foram cancelados em Maui e toda a atividade comercial foi suspensa.