24 julho 2026

Após acidente que matou 7 pessoas, ônibus do TFD de Petrolândia chega esvaziado ao Recife


A agricultora aposentada Rosilda Soares, 58, há sete meses acompanha o marido no tratamento fora do domicílio (Karol Rodrigues/DP Foto)

O ônibus que faz o transporte dos pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, veio parcialmente vazio ao Recife, nesta sexta-feira (24). Das 32 vagas indicadas como reservas no Centro Especial de Acolhimento Humanizado (Cesah), localizado no bairro da Boa Vista, área central da capital, estima-se que somente tenham sido ocupadas cerca de 15. O local acolhe pacientes de seis cidades do Sertão e uma do Agreste.

“A cidade está comovida. Muitas pessoas estavam com medo de prosseguir com a viagem [após o acidente] e há quem tenha ficado para acompanhar os velórios”, indicou o diretor do Cesah, Thulio Santana. O acidente que ocorreu na PE-360, na quinta-feira (23), no trecho entre Floresta e Ibimirim, vitimou sete pessoas. Quatro pessoas sobreviveram. Entre elas, duas mulheres e uma criança de cinco anos. No sinistro colidiram um caminhão-baú e a van que fazia o transporte de pacientes em direção ao município de Arcoverde, também no Sertão.

Os dois condutores faleceram. Ricardo Eduardo de Souza, 56, era o motorista de ambulância e assumia o volante naquela ocasião. “Ele era muito experiente. Motorista de ambulância é sempre muito atento”, declarou Thulio, ao recordar o bom humor de “Cal” - como era conhecido o motorista - nas passagens pelo espaço.

Apreensão cotidiana

Há sete meses, a agricultora aposentada Rosilda Soares, 58 anos, acompanha o esposo de 79 ao Recife, onde ele faz tratamento no Hospital do Câncer. Residente de Petrolândia, ela já perdeu as contas de quantos dias está na capital. Visivelmente comovida, ela comenta a experiência.

“É muito difícil a gente ter que se locomover de lá, por ser longe e a doença geralmente ser grave. Não tem socorro lá, então mandam pra fora”, relata antes de destacar o medo da estrada.

“A gente já vem assustado, por ser longe, por ter muitos caminhões na pista. É difícil, é sofrido, é cansativo, mas, infelizmente, não tem outra saída”, conta. “A gente entrega a Deus e ele é quem sabe”, finaliza a aposentada, que deverá voltar para casa - a 413 km da capital - junto do marido nos próximos dias.

A Prefeitura de Petrolândia divulgou uma nota de pesar na qual indica que direciona esforços para o amparo dos familiares das vítimas e para o acompanhamento da recuperação dos sobreviventes. O município declarou luto de três dias.

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um programa instituído para assegurar o encaminhamento do paciente atendido na rede pública do SUS para tratamento médico em outra localidade, quando esgotados meios locais e em distâncias maiores que 50 km.

A Portaria SAS nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, editada pelo Ministério da Saúde para garantir o acesso de pacientes de um município a serviços assistenciais de outro município. Denúncias sobre irregularidades podem ser dirigidas à Ouvidoria-Geral do SUS, no telefone 136 ou na plataforma Fala.BR.

Guto Moraes - Diario de Pernambuco 

Datafolha: Lula tem 48% no 2º turno contra 43% de Flávio Bolsonaro

 

Presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro — Foto: Ricardo Stuckert e Raul Spinassé/Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" mostra que o presidente Lula (PT) tem 48% das intenções de voto no 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL). Os números mostram um cenário de estabilidade na disputa.

Lula x Flávio Bolsonaro

Lula: 48% (eram 47% em junho)
Flávio Bolsonaro: 43% (eram 43%)
Em branco/nulo/nenhum: 9% (eram 8%)
Não sabem: 1% (era 1%)

Datafolha 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro - julho/26 — Foto: Arte g1

Lula x Ronaldo Caiado (PSD)

Lula: 47% (eram 47% em junho)
Ronaldo Caiado: 40% (eram 41%)
Em branco/nulo/nenhum: 11% (eram 10%)
Não sabem: 2% (eram 2%)

Datafolha 2º turno - Lula x Ronaldo Caiado - julho/26 — Foto: Arte g1

Lula x Romeu Zema (Novo)

Lula: 48% (eram 48% em junho)
Romeu Zema: 40% (eram 39%)
Em branco/nulo/nenhum: 10% (eram 11%)
Não sabem: 2% (eram 2%)

Datafolha 2º turno - Lula x Romeu Zema - julho/26 — Foto: Arte g1

O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 22 e 24 de julho, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-01166/2026.

Cenário de 1º turno

Lula lidera no 1º turno, com 40%, e Flávio Bolsonaro tem 32%. Mais uma vez, os números mostram estabilidade.

Lula (PT): 40% (eram 41% em junho)
Flávio Bolsonaro (PL): 32% (eram 31%)
Ronaldo Caiado (PSD): 4% (eram 3%)
Romeu Zema (Novo): 3% (eram 2%)
Renan Santos (Missão): 3% (eram 3%)
Augusto Cury (Avante): 2% (eram 2%)
Samara Martins (UP): 1% (eram 2%)
Cabo Daciolo (Mobiliza): 1% (era 1%)
Rui Costa Pimenta (PCO): 1% (era 1%)
Hertz Dias (PSTU): Não pontuou
Edmilson Costa (PCB): Não pontuou
Leonardo Avalanche (PRTB): Não pontuou
Em branco/nulo/nenhum: 8% (eram 7%)
Não sabem: 3% (eram 4%)

Datafolha 1º turno para presidente - julho/26 — Foto: Arte g1

Rejeição dos candidatos

Flávio Bolsonaro (PL): 48%
Lula (PT): 46%
Romeu Zema (Novo): 13%
Cabo Daciolo (Mobiliza): 12%
Ronaldo Caiado (PSD): 12%
Renan Santos (Missão): 12%
Rui Costa Pimenta (PCO): 11%
Samara Martins (UP): 9%
Edmilson Costa (PCB): 8%
Leonardo Avalanche (PRTB): 8%
Augusto Cury (Avante): 7%
Hertz Dias (PSTU): 7%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 2%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%
Não sabem: 3%

Por Redação g1

Fabrizio Ferraz fortalece grupo político em Tuparetama e amplia alianças no Pajeú


O deputado estadual Fabrizio Ferraz (Podemos) cumpriu agenda nesta quinta (23) em Tuparetama, no Sertão do Pajeú, onde participou de um jantar com lideranças políticas, marcando mais um importante avanço no fortalecimento do seu grupo político na região.

A visita consolidou novas adesões ao projeto de reeleição do parlamentar, ampliando sua base de apoio no município e reforçando um trabalho construído por meio do diálogo, da presença constante no interior e do compromisso com as demandas da população.

Durante a agenda, Fabrizio destacou que o crescimento do grupo é resultado de um mandato municipalista, voltado para ouvir as necessidades de cada cidade e buscar investimentos que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população.

“É uma alegria receber o apoio de pessoas que conhecem de perto a realidade de Tuparetama e que compartilham do mesmo propósito de trabalhar pelo desenvolvimento do município. Esse fortalecimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade e renova o compromisso de continuar lutando por mais investimentos, ações e oportunidades para a população”, afirmou.

Com a ampliação do grupo em Tuparetama, o parlamentar segue consolidando sua articulação política em Pernambuco, fortalecendo alianças em diferentes regiões do estado e ampliando a rede de apoios ao projeo para as eleições de 2026.

(Assessoria)

Petrolândia: Sob forte comoção, avó e neta, vítimas do acidente de van do TFD da Prefeitura de Petrolândia foram sepultadas na tarde desta sexta (24)

Fotos e vídeos: Assis Ramalho (BlogAR)

Hilda Maria de Lima, de 67 anos, e a neta dela, Maria Luiza Cerqueira Ferraz, de 15 anos — Foto: Reprodução/Redes sociais

A tarde desta sexta-feira, 24 de julho de 2026, foi marcada pela despedida de Hilda Maria de Lima, de 67 anos, e da neta Maria Luiza Cerqueira Ferraz, de 15 anos. Elas foram duas das sete vítimas do acidente entre uma van do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura de Petrolândia e um caminhão-baú, ocorrido na manhã de quinta-feira (23), na PE-360, entre Floresta e Ibimirim, no Sertão de Pernambuco.

Após o velório realizado no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na quadra 01 de Petrolândia, o cortejo fúnebre da avó e da neta, acompanhado por familiares e amigos - dirigiu-se ao Cemitério de Petrolândia por volta das 16:00h.

Na chegada ao cemitério, os corpos foram aplaudidos por todos presentes, em um momento de muita dor e emoção.

Além da avó Hilda Maria de Lima, e da neta Maria Luiza, também faleceram no trágico acidente o
motorista da van do TFD, Ricardo Eduardo de Souza (Kal), além de Josefa Ferreira da Silva, Luzilene Maria Silva Mira e Francisca Maria da Silva Cruz. Todos moradores de Petrolândia.
 
Também morreu no acidente o motorista do caminhão-baú, identificado por Edvaldo, de 51 anos, natural da cidade de Igarassu (PE).

Veja abaixo vídeos do último adeus da família e amigos a Hilda Maria de Lima e Maria Luiza Cerqueira Ferraz.




Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho

PSD Pernambuco realiza convenção no dia 2 de agosto

Foto: Divulgação

Maior partido do estado, o PSD Pernambuco realiza sua convenção no próximo domingo (2), a partir das 9h. O evento reunirá lideranças de todas as regiões de Pernambuco no Parador, no Bairro do Recife, e oficializará a candidatura da governadora Raquel Lyra à reeleição. O credenciamento para a cobertura da imprensa será divulgado em breve.

SERVIÇO – CONVENÇÃO DO PSD PERNAMBUCO
Quando: domingo, 2 de agosto
Horário: 9h
Onde: Parador – Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife.

Assessoria PSD

Prefeitura de Petrolândia lança licitação para contratar empresa de apoio à operacionalização da PNAB

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (24/07) o aviso de Dispensa de Licitação Eletrônica para contratação de pessoa jurídica especializada para prestação de serviços técnicos de apoio à Operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB. 

As propostas podem ser entregues até as 23h59m do dia 29/07/2026 e a sessão acontecerá no dia 30/07/2026, às 10h00.  

Confira mais informações abaixo. 

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO

PROCESSO Nº 063/2026, DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 004/2026, OBJETO: Contratação de Pessoa Jurídica especializada para Prestação de Serviços Técnicos de Apoio à Operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB no Município de Petrolândia/PE, A Licitação será através de DISPENSA, na forma ELETRÔNICA, com o critério de Julgamento MENOR PREÇO GLOBAL, Limite para acolhimento de propostas: 29/07/2026 às 23:59 (Vinte e Três horas e cinquenta e nove minutos), Data da Sessão: 30/07/2026 às 10h:00 (Dez horas). O Edital completo e seus anexos estarão disponíveis para consulta e cópia na internet nos endereços: www.licitapetrolandia.com.br e www.petrolandia.pe.gov.br/transparência.

Petrolândia/PE, 23 de Julho de 2026.

EMILLY ROBERTA BATISTA CARVALHO
Agente de Contratação

Blog de Assis Ramalho

Vítimas de acidente na PE-360, entre Floresta e Ibimirim, são sepultadas nesta sexta (24) em Petrolândia e Custódia


Cemitério Municipal São Francisco de Assis, Petrolândia/PE
(Foto: Google Street Views)

Familiares, amigos e moradores se despedirão, nesta sexta-feira (24), das vítimas do acidente entre uma van do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura de Petrolândia e um caminhão-baú, ocorrido na manhã da quinta-feira (23), na PE-360, entre Floresta e Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. Os sepultamentos serão realizados em Petrolândia e Custódia.

Em Petrolândia, Francisca Maria da Silva Cruz, de 59 anos, será velada na residência da família, no bairro Nova Esperança, e sepultada às 17h30, no Cemitério Municipal São Francisco de Assis. Luzilene Maria da Silva Mira, de 54 anos, é velada na casa de velório do PAM e enterrada às 17h, no mesmo cemitério.

João Gomes cancela shows em Salgueiro e na Bahia após diagnóstico de Influenza

João Gomes no Arraiá do Povo em Aracaju — Foto: João Victor/ Governo de Sergipe

O cantor João Gomes cancelou o show que faria nesta sexta-feira (24) no festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. O artista, que está internado no Real Hospital Português, localizado no bairro do Paissandu, na área central do Recife, foi diagnosticado com Influenza.

Cantor João Gomes foi levado a hospital - Foto: Instagram Ary Mirelle/Reprodução

Nas redes sociais, Ary Mirelle, esposa de João Gomes, publicou imagens do cantor em um hospital do Recife, nesta sexta. “Meu bichinho tá dodói”, escreveu a influenciadora na foto em que aparece ao lado do marido.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a equipe de João Gomes informou que a decisão ocorreu “após avaliação médica e confirmação do diagnóstico de Influenza”.

📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
João Gomes é internado em hospital no Recife

Segundo a nota, os médicos orientaram que “o artista permaneça em repouso, mantenha adequada hidratação, cumpra integralmente o tratamento prescrito e suspenda temporariamente apresentações, ensaios e demais compromissos presenciais”.

A organização do festival divulgou um texto para desejar pronta recuperação ao artista. A cantora pernambucana Raphaela Santos vai se apresentar no lugar de João Gomes.

Além da apresentação no município pernambucano, João Gomes cancelou o show que faria em Riachão do Jacuípe (BA) neste sábado (25).

Por g1 Petrolina

Contrato de R$ 312,8 milhões impulsiona novo trecho da Transnordestina em Pernambuco

Transnordestina representa o sonho de integração de toda a região (Rafael Vieira/DP Foto)

A construção da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco avançou mais uma etapa com a contratação da empresa que ficará responsável por elaborar o projeto executivo e concluir as obras de infraestrutura de um trecho de 73,3 quilômetros entre os municípios de Custódia e Arcoverde, no Sertão do estado.

O contrato, no valor de R$ 312,8 milhões, foi firmado entre a Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Consórcio ACA Transnordestina. A formalização foi publicada no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (22), e tem vigência de 57 meses.

Nesta fase, caberá ao consórcio elaborar o projeto executivo, documento que reúne os cálculos, especificações e soluções técnicas que orientarão a execução da obra, e concluir os serviços de infraestrutura remanescentes do chamado lote SPS 04. O escopo inclui atividades como terraplenagem e a construção das chamadas obras de arte especiais, categoria que abrange estruturas como pontes e viadutos.

O trecho integra a ligação ferroviária entre Salgueiro e o Porto de Suape, considerada estratégica para ampliar a capacidade logística do Nordeste. A expectativa é a de que, quando concluída, a ferrovia reduza a dependência do transporte rodoviário para longas distâncias, diminua os custos de frete e facilite o escoamento da produção agrícola, mineral e industrial até o litoral pernambucano.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta-feira (24) e faça o seu pedido

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta-feira (24/07/2026) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site. https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada


Ministro Alexandre de Moraes manda PF prender técnica agrícola de Petrolina (PE) por descumprir cautelares

O ministro Alexandre de Moraes do STF - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) prenda a técnica agrícola Taís Simone Prado Leal após concluir que ela descumpriu medidas cautelares impostas no processo que apura os atos do 8 de Janeiro.

A ordem foi expedida pelo gabinete do ministro após a acusada deixar de cumprir as determinações judiciais e não ser localizada para intimação. Taís é de Petrolina (PE).

Taís havia firmado acordo de não persecução penal (ANPP) com a Procuradoria-Geral da República (PGR) em março de 2024, no qual confessou participação no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, onde manifestantes pediam intervenção militar.

Federal (PF) extrair dados do celular da acusada. Para a PGR, os novos elementos indicam que Taís teve participação mais ampla nos atos do 8 de Janeiro do que a admitida na confissão apresentada para firmar o acordo.Entre no canal de WhatsApp da Coluna Manoela Alcântara

Caminhoneiro morador de Igarassu/PE é a sétima vítima identificada do acidente de van do TFD da Prefeitura de Petrolândia


Moradores estavam sendo levados para consultas em Arcoverde, no Sertão. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Mais uma vítima do acidente entre um caminhão e uma van do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura de Petrolândia foi identificada. O caminhoneiro Edvaldo, de 51 anos, conhecido como "Val", está entre as sete vítimas fatais da tragédia.

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), na PE-360, entre os municípios de Floresta e Ibimirim, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações divulgadas nas redes sociais, Edvaldo era natural de Igarassu. A morte dele foi confirmada pela família após a publicação de uma nota de pesar.

As outras vítimas fatais estavam na van. São elas: Ricardo Eduardo de Souza, Hilda Maria de Lima, Maria Luiza Cerqueira Ferraz, Josefa Ferreira da Silva, Luzilene Maria Silva Mira e Francisca Maria da Silva Cruz.

Ricardo Eduardo de Souza conduzia a van. Funcionário da Prefeitura de Petrolândia, ele estava de folga, mas foi contratado para realizar a viagem.

Diario de Pernambuco

Raquel Lyra e João Campos lamentam acidente com 7 mortos em acidente envolvendo van do TFD da Prefeitura de Petrolândia

Raquel Lyra e João Campos se manifestaram nas redes sociais após o acidente que deixou sete mortos na PE-360. - Fotos: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco e Edson Holanda/Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos (PSB), lamentaram, por meio das redes sociais, o acidente envolvendo uma van do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura de Petrolândia e um caminhão-baú, na madrugada desta quinta-feira (23), na PE-360. Segundo a administração municipal, sete pessoas morreram na colisão.

Em nota, a governadora destacou que o governo de Pernambuco permanece mobilizado para prestar assistência ao município e às vítimas, além de manifestar solidariedade às famílias atingidas pela tragédia.

“Recebi com muita tristeza a notícia do grave acidente [..] Já telefonei para o prefeito Fabiano Marques e expressei minha profunda solidariedade comunicando as providências já realizadas pelo governo e reafirmando que o Estado continuará à disposição neste momento tão difícil para o povo sertanejo.”, afirmou.

João Campos também se manifestou publicamente por meio das redes sociais. Em publicação, o prefeito do Recife lamentou o acidente e deixou uma mensagem às vítimas da tragédia.

“É difícil encontrar palavras diante de uma tragédia tão dolorosa. Sete pessoas perderam a vida em um acidente envolvendo uma van que transportava pacientes de Petrolândia [..] Neste momento de profunda dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas, com toda a população de Petrolândia e também com o prefeito Fabiano Marques”

Acidente

O acidente ocorreu por volta das 5h, na PE-360, entre os municípios de Floresta e Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. A van do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) seguia para Arcoverde, transportando pacientes que realizariam atendimento médico, quando colidiu com um caminhão-baú. Com o impacto, o caminhão pegou fogo e a van ficou completamente destruída. As circunstâncias da colisão serão investigadas pela Polícia Civil.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), 11 pessoas estavam envolvidas no acidente. Sete morreram no local e quatro ficaram feridas. Entre as vítimas fatais estão o motorista da van, cinco passageiros e o condutor do caminhão, que foi encontrado carbonizado após o incêndio no veículo.

Folha de Pernambuco




Ninguém acerta as seis dezenas, e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 70 milhões; confira os números e demais sorteios desta quinta (23). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira



O sorteio do concurso 3035 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (23), em São Paulo. O prêmio para as apostas que acertarem as seis dezenas seria de R$ 61.587.911,42. No entanto, ninguém levou a faixa principal e o valor estimado acumulou para R$ 70 milhões.

Veja os números sorteados: 07 - 56 - 17 - 59 - 51 - 05

5 acertos: 49 apostas ganhadoras, R$ 41.401,04.
4 acertos: 2.287 apostas ganhadoras, R$ 1.266,03.


Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade